terça-feira, 30 de maio de 2023

“Bernardo Vieira e Telmo Pinão fecham participação lusa na taça do mundo de paraciclismo”


Bernardo Vieira e Telmo Pinão fecharam a participação lusa na Taça de Mundo de Paraciclismo que decorreu em Huntsville, Alabama, Estados Unidos da América, com um sexto e um sétimo lugares, nas provas de fundo de C1 e C2, respetivamente.

Na prova de C1, Bernardo Vieira precisou de 2h02m18s para percorrer as seis voltas, num total de 72,6 quilómetros. O português ficou em sexto, a 56 segundos de Ricardo Ten Argiles, espanhol que terminou na primeira posição. O estadunidense Aaron Keith e o brasileiro Carlos Alberto Soares fecharam o pódio.


Já em C2, Telmo Pinão terminou na sétima posição, tendo percorrido os 72,6 quilómetros em 1h52m27s, mais 5m05s que o primeiro classificado, o francês Alexandre Leaute. O pódio ficou completo com o belga Ewoud Vromant e o grego Nokolaos Papangelis.

Este domingo, Flávio Pacheco e Luís Costa competiram nas respetivas provas de fundo. Flávio Pacheco, em H4, terminou a prova na 14.ª posição, com 1h55m10s, mais 10m42s que o líder Jonas Van de Steene (Países Baixos). Já Luís Costa, em H5, terminou na sexta posição, com 1h58m53s, mais 4m54s que o neerlandês Mich Valize, dono do melhor tempo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Relíquia de Joaquim Agostinho autografada por João Almeida”


Momento simbólico na chegada do ciclista a Portugal

 

Por: Record

Foto: David Cabral Santos

Antes de João Almeida aparecer na porta de desembarque do aeroporto de Lisboa, Eduardo Graça monopolizava as atenções da comunicação social. Além de um cachecol com as cores de Portugal, trazia com ele também a camisola que Joaquim Agostinho envergou quando foi 3º no Tour de 1979.

"Fui amigo dele, e por isso deu-me a camisola. Eu é que o levava para todo o lado em França", recorda este emigrante, para depois falar de João Almeida. "Vai conseguir vencer uma Grande Volta. Gostava que fosse a Volta a França, passei 65 anos naquele país. Sofremos mais no estrangeiro e vibramos com os feitos dos nossos", disse muito emocionado Eduardo Graça. "O João precisa de um pouco mais de experiência, e ter uma boa equipa para o ajudar. O Agostinho mesmo quando foi líder trabalhava para os outros", conta ainda este emigrante, que foi para França com 13 anos em 1965. Mal o ciclista da Emirates apareceu, pediu-lhe que autografasse a camisola que Agostinho envergou há 44 anos.

Fonte: Record on-line

“Festa do Ciclismo em Viana do Castelo”


A formação de Roriz venceu o Encontro Inter Regional de Escolas de Ciclismo Zona A realizado em Viana do Castelo em simultâneo com o 24º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração. Numa tarde de festa do ciclismo de formação, a Princesa do Lima recebeu mais de uma centena de jovens praticantes da modalidade desde os pupilos/benjamins até aos juvenis.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi o vencedor do 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, prova do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo Zona A e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração contou com a participação de cerca de uma centena de atletas que deram uma animação e colorido diferente ao Campo da Agonia, em Viana do Castelo.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact venceu a competição ao somar 12 pontos, conquistando uma vitória, em pupilos/benjamins, e um segundo lugar, em juvenis.

A Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep alcançou a segunda posição, também com 12 pontos, enquanto o Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em termos individuais, Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o vencedor da prova de juvenis.

O ciclista de Viana do Castelo fez o melhor tempo no cômputo das duas provas contrarrelógio e prova em linha – e garantiu o primeiro lugar do pódio.

Gonçalo Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), que venceu a prova em linha no sprint com Rodrigo Afonso, garantiu o segundo lugar, enquanto José Dias (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi terceiro.

Em femininos, Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) e Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube) nos lugares imediatos.

Duarte Ribeiro (Paredes/Fortunna) e Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) foram os vencedores em infantis.

Duarte Ribeiro, que no cômputo das duas provas (destreza e prova em linha) fez a marca de 19:07.600m, superiorizou-se ao seu colega de equipa Rodrigo Brandão. Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em femininos, Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) impôs-se a Matilde Fernandes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e a Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).

Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) foi o mais rápido em iniciados. Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi segundo e Estevão Almeida (Santa Maria da feira/Segmento D’Época/Reol) terceiro.

Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) completou a prova com o tempo de 14:52.250m.

Em pupilos/benjamins a vitória sorriu a Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), enquanto Afonso Correia e Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) preencheram os restantes lugares do pódio.


Sérgio Fernandes, chefe de Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo


Sérgio Fernandes, chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, salientou a importância do ciclismo e deste prémio para o Município.

“Este evento já é um legado, já tem uma tradição muito forte no nosso território. Um território que ama o ciclismo e que trabalha para o ciclismo, modalidade que retribui com uma imagem positiva para a cidade e que leva as pessoas, neste caso, as nossas crianças a praticar a atividade desportiva”.

Sérgio Fernandes salientou que “este encontro destina-se às escolinhas e é por aqui que tudo começa. É a base de todo e qualquer desporto. É nestes escalões que temos de trabalhar e investir. E nós, Municípios, temos que o fazer porque sem o nosso apoio, que é incondicional, a nível destes escalões etários sabemos que não haverá um resultado final muito forte. É isto que temos de promover e é um investimento e aposta do município”.


António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo


António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, faz um balanço positivo do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração,

“Tentamos fazer o nosso melhor e penso que correu muito bem. Esta foi a 24.ª edição deste prémio, que este ano está inserido no programa Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. Gostávamos de ter tido mais jovens em competição, mas esta é a realidade que temos hoje em dia”.

António Antunes referiu que “o objetivo deste Encontro Inter-Regional é passarmos uma imagem para a população do que é o ciclismo de formação e, ao mesmo tempo, conseguir atrair mais jovens para a prática da modalidade. Mostrar a nossa escola de ciclismo, porque somos a única escola de ciclismo de formação do concelho de Viana do Castelo”.

Curiosamente, ou talvez não, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração realizou-se no mesmo dia em que Iúri Leitão atleta de Viana do Castelo que fez a sua formação no Santa Marta, venceu a terceira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela…

“O Iúri Leitão passou por este Prémio Viana do Castelo Fica no Coração nas primeiras edições e representou a Escola de Ciclismo de Santa Marta. E isso enche-nos o ego porque vemos que contribuímos para o futuro dele. Claro que sabemos nem todos chegam lá, uns ficam pelo caminho, outros conseguem chegar a profissionais, mas o que é importante é que nós estamos aqui, que existimos para formar atletas e para os ajudar”.  


Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo


Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, fez questão de marcar presença na competição organizada pela equipa da terra…

“Em Santa Marta temos a Escola de Ciclismo que é a escola mais antiga do país, tem uma grande tradição na formação de atletas e este prémio mostra isso mesmo. O que vemos aqui é o trabalho que a Escola de Ciclismo de Santa Marta está a fazer e este prémio é o culminar do trabalho que vão fazendo ao longo do ano”.

Sobre o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração o autarca destacou “para além do desporto salutar e a competição entre as várias equipas, o convívio entre atletas de várias zonas do país, que é de salutar. É uma alegria poder ver estas crianças contentes e fazer um desporto que tanto diz aos vianenses e à população de Santa Marta”.

O 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração teve o apoio do Município de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 Cidade Europeia do Desporto, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europe, ACES Portugal, IPDJ, Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho


“Ciclismo: Palmeira recebe a Taça de Portugal de Juniores”


A Taça de Portugal Júnior ruma a norte com a realização da terceira etapa em Palmeira, no sempre difícil traçado bracarense onde as dificuldades de montanha são acrescidas com subidas ao Bom Jesus e Sameiro. A homenagem a uma velha glória do ciclismo, Peixoto Alves, continua a ser ponto de honra da organização.

Palmeira é palco no próximo sábado (3 de junho) do 20.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, terceira prova da Taça de Portugal de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira, este tradicional circuito homenageia uma velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, natural desta freguesia de Braga.

Numa prova que promete muita emoção e disputa pelas melhores posições e pelos vários prémios (Metas Volantes e Montanha), o pelotão de juniores tem pela frente uma viagem de 97 quilómetros, em que se destacam as subidas ao Bom Jesus e ao alto do Sameiro, bem como a sempre difícil subida final para a linha de meta.

O Circuito de Palmeira/ Prémio Peixoto Alves arranca pelas 14h28 da Rua da Japoneira e termina pelas 17h03 junta à igreja de Palmeira, seguindo-se a cerimónia de prémios.

Em Palmeira “já tudo está preparado”, disse César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, que salientou que “esperamos, como já é habitual, uma grande festa do ciclismo" na tarde de sábado”.

César Gomes lembrou que “este prémio homenageia um grande nome do ciclismo de Palmeira, um homem que venceu a Volta a Portugal e que merece todo o nosso carinho”.

Sobre percurso referiu que “vamos ter, como sempre, um circuito muito interessante e desafiante para os ciclistas. Este o percurso sofreu uma pequena alteração por motivo de obras, mas acaba por regressar a um traçado que foi usado há quatro anos e que leva o pelotão pela estrada velha de Nogueiró”.

Certo é que “esperamos uma boa corrida, muito competitiva e disputada pelos atletas, como aliás tem sido habitual”.

O 20º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves tem o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Município de Braga, Caetano Auto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ana Santos brilha na Taça de Portugal XCM em Estremoz”


Por: David Simo

Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo  

Num dia emocionante da Taça de Portugal Credibom MTB Marathon (XCM), que decorreu em Estremoz, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) sagrou-se vencedora na categoria de elite depois de uma prestação espetacular a rolar do início ao fim a um ritmo sensacional na sua moto Liv Piqué com a qual tantas vezes alcançou grandes resultados no XCO e a partir de agora também na modalidade XCM.


O jovem corredor de XCO experimentou esta disciplina pela primeira vez, e conseguiu brilhar na maratona alentejana. Santos completou o exigente percurso de 75 quilómetros num tempo impressionante de 3 horas, 45 minutos e 12 segundos, deixando a vice-campeã Maaris Meier (Korpo Ativo/Penacova) 11 minutos e 12 segundos atrás. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) ficou em terceiro lugar, a 18 minutos e 6 segundos da vencedora.

Santos continua com sua preparação específica para os objetivos mais importantes da temporada, o campeonato nacional e o campeonato mundial de XCO que será disputado em meados do verão.

Fonte: X-Sauce Factory Team

“30ª Volta a Portugal do Futuro – 3º Grande prémio CMTV”


30 anos a fazer Campeões

 

“Sustentabilidade Sobre Rodas” é, mais uma vez, o mote da principal competição portuguesa de ciclismo Sub-23 que decorre de 1 a 4 de junho. A 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV foi apresentada esta terça-feira no complexo Desportivo Abraço Verde, em Caldas da Rainha apadrinhada por João Almeida, ciclista que fez história este domingo ao terminar o Giro no terceiro lugar do pódio. “A Volta ao Futuro é uma das corridas mais importantes em Portugal. Não temos muitas corridas de Sub-23 no nosso país e acho que esta merece destaque. Temos o exemplo do Rúben Guerreiro que venceu a Volta a Portugal do Futuro e que agora está lá fora”, declarou o ciclista natural de Caldas da Rainha na cerimónia de apresentação.

O evento é uma parceria Podium Events e o Grupo Cofina e assinala o 10º aniversário da estação televisiva. A CMTV terá acompanhamento em direto das partidas e chegadas aliando o esplendor da paisagem à vertente competitiva e outros órgãos do grupo, nomeadamente Jornal Record e Correio da Manhã vão potenciar a cobertura mediática do evento.


A Sociedade Ponto Verde dá nome à Camisola Amarela que será discutida em quatro etapas por 120 ciclistas de 20 equipas. A Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela PSG enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha, contará com o apoio da Exclusivagora. Os Jogos Santa Casa serão os responsáveis pela Camisola Branca correspondente à classificação da juventude.

A prova que desde 1993 tem dado a conhecer boa parte dos principais ciclistas portugueses das últimas décadas começa a 1 de junho, em Caldas da Rainha, e termina no domingo, dia 4, em Águeda, ao fim de quase 550 quilómetros.


                                                   

 

4 Dias, 4 Etapas, 4 Vencedores

 

A 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV terá quatro camisolas em discussão, tantas quantas as classificações que o pelotão vai atacar nos quatro dias de competição.

Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde - Classificação Individual por Tempo

Camisola Verde PSG – Classificação por Pontos

Camisola Azul Exclusivagora - Classificação da Montanha

Camisola Branca Jogos Santa Casa - Classificação Juventude (nascidos até 1 janeiro 2003)

 

1ª Etapa / 1 de junho – Caldas da Rainha – Pombal (142, 4 km)

 

A primeira etapa da 30ª Volta a Portugal do Futuro/3º Grande Prémio CMTV levará o pelotão de Caldas da Rainha até Pombal. A jornada de 142,4 quilómetros, a mais longa da competição, vai começar às 12h00, hora de partida de todas as etapas. A chegada está prevista para as 15h45. É uma etapa com metas volantes, em S. Martinho do Porto, Praia da Vieira e Mata Mourisca e duas contagens de montanha na passagem pela Nazaré (4.ª cat.) e Ereiras (3.ª cat.). Este último Prémio de Montanha está a menos de 17 quilómetros da chegada, o que pode fazer alguma seleção entre os corredores na parte final do percurso.


 

2ª Etapa / 2 de junho – Figueiró dos Vinhos – Castelo Branco (140,7 km)

 

Ao segundo dia, o jovem pelotão parte de Figueiró dos Vinhos em direção a Castelo Branco. Serão 140,7 quilómetros na região centro do país com três metas volantes, Castanheira de Pêra, Sertã e Oleiros, e três contagens de montanha. Duas de 3.ª categoria e a última, a 13 quilómetros da meta, de 4.ª. categoria. A chegada vai acontecer no empedrado da Avenida Nuno Alvares que em Castelo Branco é o palco privilegiado dos finais de etapa da Volta a Portugal dos profissionais.

 

3ª Etapa / 3 de junho – Sernancelhe – S. Pedro do Sul/Serra São Macário (127,5 km)

 

A terceira tirada tem concentração e partida em Sernancelhe, Terra da Castanha. Será a mais curta da competição, mas provavelmente a mais decisiva pelo final em São Pedro do Sul. Os 127,5 quilómetros terão dificuldades logo de início com a subida de 3.ª categoria no Carregal. A meio da corrida há uma nova subida de 3.ª cat. em Vilar do Monte e a nove quilómetros da chegada, a subida mais dura da competição, acontece em plena Serra de São Macário. A meta coincide com contagem de primeira categoria. Nesta etapa ainda se destacam as metas volantes de Vila Nova de Paiva, Bodiosa e São Pedro do Sul.

 

4ª Etapa / 4 de junho – Murtosa – Águeda (136 km)

 

No último dia de prova, o pelotão fará a ligação entre a vila da Torreira (freguesia do município da Murtosa), na região de Aveiro e Águeda, num percurso com 136 quilómetros. É uma etapa quase toda em formato de circuito com três passagens pela meta, antes da chegada. Serão três passagens contabilizadas como metas volantes que podem gerar luta acesa pelos pontos e segundos de bonificação. Além das passagens pela linha de chegada, o pelotão enfrentará igualmente três passagens pelo Prémio de Montanha de 4.ª categoria em Belazaima do Chão que vai ajudar a decidir as contas da classificação do Rei dos Trepadores. A avenida 25 de Abril, em Águeda, irá aplaudir o final da etapa e consagrar os diversos vencedores da 30ª Volta a Portugal do Futuro/3º Grande Prémio CMTV Camisola Amarela.

 

 

Equipas Participantes

 

EQUIPO ESSAX

CREDIBOM LA ALUMINIOS MARCOS CAR

ÓBIDOS CYCLING TEAM

PORTOS WINDMOB

SANTA MARIA DA FEIRA SEGMENTO D'ÉPOCA

FONTE NOVA FELGUEIRAS

SUPERMERCADOS FROIZ

ACDC TROFA

GLASSDRIVE Q8 ANICOLOR

PORMINHO TEAM SUB 23

RETELEC AMBILAMP TEAM CYCLING GALICIA

ABTF BETÃO FEIRENSE

BICICLETAS RODRIGUEZ EXTREMADURA

HIGH LEVEL GSPORT GRUPO TORMO

KELLY SIMOLDES UDO

MAGLIA TECNOSYLVA BEMBIBRE

MAIA

RADIO POPULAR PAREDES BOAVISTA

RIAS BAIXAS

ZAMORA ENAMORA CYCLING TEAM

 

Vencedores de outras Edições

 

1ª edição 1993 Joaquim Gomes (Recer - Boavista)

2003 Daniel Moreno (De Borla)

2013 António Carvalho (LA Alumínios – Antarte)

               

2018 Venceslau Fernandes (Liberty Seguros – Carglass)

2019 Emanuel Duarte (LA Alumínios)

2021 André Domingues (Efapel)

2022 Gabriel Rojas (Essax)

 

A 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV tem como patrocinadores oficiais das Camisolas a Sociedade Ponto Verde, Jogos Santa Casa, Exclusivagora e PSG.

São patrocinadores oficiais a Carclasse, Continental, Lusíadas Saúde, Vitalis, Delta Cafés, Thule, Cube, Doublet, Pacto, Atlaticare, Instituto Geográfico do Exército e Infraestruturas de Portugal.

O parceiro institucional é o Turismo do Centro e os parceiros de média a CMTV, Jornal Record e Correio da Manhã.

Os municípios anfitriões são Caldas da Rainha, Pombal, Figueiros dos Vinhos, Castelo Branco, Sernancelhe, São Pedro do Sul, Murtosa e Águeda.

Fonte: Podium

“Agenda de Ciclismo”


Volta a Portugal do Futuro e decisões nas Taças marcam semana

 

Por: Vasco Moreira

O calendário de ciclismo desta semana ficará marcado pela 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV, que vai decorrer entre os dias 1 e 4 de junho, mas também pelos momentos de decisão na Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano e na Taça de Portugal de Juniores de Estrada, agendadas para o fim de semana.

A 30.ª Volta a Portugal do Futuro, prova reservada a atletas da categoria sub-23, arranca já esta quinta-feira, às 12h, com uma etapa de 142,4 quilómetros que liga Caldas da Rainha a Pombal e ficará marcada por um prémio montanha a 16,6 quilómetros da meta, tendo chegada prevista para as 15h49. No segundo dia, às 12h, os ciclistas arrancam de Figueiró dos Vinhos para a segunda etapa, com destino a Castelo Branco, num total de 140,7 quilómetros, estando a chegada prevista para as 15h45.

Para sábado, 3 de junho, está reservada a etapa rainha. Também terá início às 12h, em Sernancelhe, e terminará em São Pedro do Sul, por volta das 15h46, num total de 127,5 quilómetros. A chegada com uma subida de mais de nove quilómetros e com um Prémio Montanha de primeira categoria na meta será o grande destaque da etapa. A Volta chega ao fim no domingo, 4 de junho, com uma etapa em circuito de 136,9 quilómetros, entre Murtosa (Torreira) e Águeda, agendada para decorrer entre as 12h e as 15h34.

Ainda na Estrada, o próximo fim de semana será de decisões na Taça, com a realização da 3.ª e 4.ª Taças de Portugal de Juniores, as duas últimas provas. A terceira etapa será realizada no sábado, em Palmeira, no 20.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves. No trajeto de 97 quilómetros, com início agendado para as 14h28 e chegada prevista para as 17h03, destacam-se as subidas ao Bom Jesus e ao alto do Sameiro, bem como o final em subida.

Para domingo está reservada a quarta e última prova da Taça de Portugal de Juniores de Estrada, no Grande Prémio de Penafiel. A prova de 93,9 quilómetros tem partida marcada para as 11h e chegada prevista para as 13h28, em frente à sede da ADRAP. Esta será a última prova da Taça de Portugal de Juniores, pelo que ditará o grande vencedor da competição.

No fim de semana também merece destaque a quarta prova da Taça de Portugal XCO Credibom, na 4.ª edição do XCO Fundão, uma prova cronometrada realizada num circuito fechado com cerca de 4,2km de comprimento. A prova vai abranger as categorias masculinas e femininas de Elite + Sub-23, Juniores, Cadetes e Masters 30, 40, 50 e 60 (esta última categoria apenas no masculino), bem como a categoria D de Paraciclismo. As provas estão agendadas para domingo, com a primeira a ter início às 9h00 e a última às 14h30.

No entanto, o grande destaque de BTT no próximo fim de semana será a 5.ª e última Taça de Portugal Downhill presented by Shimano, em Porto de Mós, Leiria, nos dias 3 (apenas treinos) e 4 de junho. O percurso de 2,1 quilómetros conta com uma descida de 480 metros e um declive de 25%, tendo um tempo médio de 3m43s. A qualificação terá início às 11h e final às 14h30.

Os olhos estarão focados na categoria de Elite. No masculino, Gonçalo Bandeira, Jack Reading (Gravity School Racing by SR Suntour), Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira), Tomás Barreiros (Wildboyw |Riding Addiction|) e Dan Slack (Gravity School Racing by SR Suntour) são os cinco ciclistas ainda com possibilidades de vencer o troféu, com favoritismo para Gonçalo Bandeira e Jack Reading, atuais líderes destacados, com 557 e 554 pontos, respetivamente. No feminino, as irmãs Zoe e Kira Zamora (4rt) são as únicas ciclistas ainda na luta pelo título, sendo que Zoe parte como favorita, tendo 192 pontos de vantagem.

 

Mais eventos oficiais

 

3 de junho: II Taça do Algarve de Rampa, Alte, Loulé

3 de junho: II Taça do Algarve BMX Race, Quarteira

3 de junho: IV Encontro Inter Escolas, Lagos

3 de junho: 3 Horas Resistência BTT – A.Cu.R.A./Centro Funerário Godinho, Avidos, Vila Nova de Famalicão

3 de junho: Troféu Resistências Beirão 2023 - 3ª Prova, Aguiar da Beira

3 de junho: Dia Mundial da Bicicleta, Monsanto, Lisboa

4 de junho: 10º Prémio Juvenil da UF Charneca de Caparica/Sobreda, Charneca de Caparica

4 de junho: XCO#5 Salsiçor 2023 - Nordeste, São Miguel, Açores

4 de junho: 3º Encontro de Escolas de CE - Água de Pena 2023, Água de Pena, Machico, Madeira

4 de junho: 1# Encontro Regional Escolas BTT - À Descoberta do Vale, Felgueira, Vale Cambra

4 de junho: 1# Carvacity BTT, Carvalhal, Alhadas, Figueira da Foz

4 de junho: 12º Passeio de BTT e Caminhada - Trilhos da Raia, Chaves

4 de junho: Passeio 41º Aniversario ACNorte, Porto

4 de junho: Rota do Barro Preto 2023 – Molelos, Tondela

4 de junho: I Passeio de BTT “Rota dos Castanheiros”, Paredes da Beira, São João da Pesqueira

4 de junho: GMR Challenge BTT / TRAIL, Santiago de Mascotelos, Guimarães

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mais de um milhar de ciclistas no “Pulmão” de Portugal”


Gerês Granfondo, “único por natureza”

 

Fotos: © Bikeservice/Matias Novo/Tiago Ferreira

Numa edição comemorativa que assinala os 10 anos de existência e o torna no mais antigo evento desportivo do género realizado em Portugal, vai para a estrada no próximo domingo, quando forem 9h00, o Reconco Gerês Granfondo. A prova tem início naquela vila minhota, junto ao Centro Termal, e será também ali que ficará localizada a meta para as três distâncias que a organização desenhou: Minifondo, Mediofondo e Granfondo, respetivamente, com trajetos de 46, 96 e 150 km, todos eles marcados pela beleza ímpar que a região oferece.


Para esta incursão pela única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional (Peneda-Gerês), são esperados mais de um milhar de ciclistas oriundos de todo o país, havendo ainda a registar, entre os inscritos, um número muito significativo de atletas espanhóis. Manuel Zeferino, director da organização, fala de uma prova “acessível” e “fácil de concretizar por todos os participantes”, uma vez que não tem alta montanha. As dificuldades que poderão determinar os vencedores do Reconco Gerês Granfondo estão localizadas em Fafião e na Ermida, já na fase final da prova. São duas subidas que, apesar da curta distância, têm fases em que a inclinação supera os 10%. Nuno Morgado (Brinox) é apontado como favorito a vencer a prova “rainha” deste Granfondo.


A par do imenso verde que faz do Gerês uma floresta singular a nível nacional, a edição deste ano 'mergulha' nos rios e ribeiras que se agigantam nas albufeiras de algumas das barragens por onde a prova tem passagem assegurada, o que faz deste Granfondo, nota a organização a cargo da Bikeservice, um evento “único por natureza”.

Depois de deixarem para trás as pontes do rio Caldo, os atletas sobem as Cerdeirinhas em direção à cada vez mais turística EN103, rumo a Venda Nova. É aqui que, atravessando a barragem, o Mediofondo prossegue ao encontro de outra albufeira desta feita, a de Paradela, enquanto o Granfondo toma o caminho das Alturas do Barroso. Antes de alcançarem Montalegre, fazem uma incursão pela barragem dos Pisões, contornando de seguida a segunda maior albufeira de Portugal, logo a seguir ao Alqueva. 


Com a chegada à Aldeia Nova do Barroso, a corrida retoma a EN103 e inverte o sentido até completar a circunscrição ao imenso espelho de água do Alto Rabagão, seguindo depois por Contim, Vilaça e Fiães do Rio após a passagem por Viade de Baixo e viragem à direita. De Paradela em diante o percurso volta a ser comum ao Mediofondo. E o mesmo acontece quando as duas maiores distâncias entrarem em Fafião, onde também chegam os atletas do Minifondo quando abandonarem a EN103 para atravessarem o rio Cávado através da barragem de Salamonde.

O Reconco Gerês Granfondo tem o apoio do Município de Terras do Bouro.

Fonte; Bikeservice




“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“Exposição a Bicicleta, Trabalho, Desporto e Lazer” …”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo “Exposição a Bicicleta, Trabalho, Desporto e Lazer” …”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“Exposição a Bicicleta, Trabalho, Desporto e Lazer”


Por: José Morais

Fotos: Revista Noticias do Pedal

A Câmara Municipal do Cartaxo quis este ano assinalar o “Dia Internacional dos Museus”, com uma exposição temporária alusiva à bicicleta, denominada de “Bicicleta, Trabalho, Desporto e Lazer”, propondo a sustentabilidade e o bem-estar, bem como no combate às mudanças climáticas.

Inaugurada no passado dia 20 de maio, a mesma vai estar patente ao público até ao dia 25 de junho no “Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo”, o mesmo fica situado na Quinta das Pratas no Cartaxo, o qual faz parte de um complexo desportivo e cultural, uma área de 20 hectares, onde em tempos foi uma antiga quinta, e que recria uma propriedade agrícola portuguesa do século XX, a exposição pode ser visitada de terça a domingo entre as 9,30 e as 12,30 horas e entre as 14,30 e as 17,30 horas., com entrada gratuita.

E o que pode o visitante encontrar nesta bela exposição, uma breve história da bicicleta, onde pode encontrar e rever alguns exemplares de bicicletas antigas, as tradicionais “pasteleiras”, onde eram utilizadas nas diversas profissões, fosse pelos trabalhadores rurais, como pelo padeiro, leiteiro, ourives, carteiro, barbeiro, o tanoeiro, GNR, o amolador, entre outras, onde ao longo dos anos fizeram histórias artesãos, onde a bicicleta era a solução para realizarem as suas tarefas, sendo o seu modo de subsistência.


Mas não só a bicicleta foi utilizada para esse fim, no desporto a mesma foi e continua a ser importante, seja na prática de lazer, amadora ou profissional, e nesta exposição o visitante pode encontrar em destaque a história de grandes ciclista portugueses do concelho do Cartaxo, e vencedores da Volta a Portugal em Bicicleta, o caso de José Maria Nicolau, Alfredo Trindade, Francisco Valada, e Marco Chagas, onde exibem alguns dos seus trofeus, as suas bicicletas, e a sua história dedicada ao ciclismo.


Por fim, o visitante também pode apreciar outro tipo de bicicletas, e rever um pouco a história das mesma, modalidades como o Bmx, Btt, Down Hill, pista, estrada, elétrica, ou bicicleta de gravel, estão patentes nesta exposição, onde se pode visualizar a evolução da bicicleta ao longo dos tempos, podendo ainda a assistir a filme projetados em diversos monitores que prendem qualquer amantes da bicicleta.

Ao visitar esta exposição, o visitante pode aproveitar para visitar o museu, o qual se recomenda, onde o mesmo pode apreciar e descobrir muitos utensílios utilizados na agricultura de antigamente, as fases de produção de vinho, entre muitas surpresas que não iremos revelar, e que o visitante terá de descobrir, onde deixamos a nossa sugestão, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, que tem sido um laboratório museológico há 25 anos, onde rapidamente se tornou num pólo de atração turística para o Ribatejo.


Em final de reportagem, agradece à Câmara Municipal do Cartaxo, e ainda um agradecimento especial à Dona Celestina Silva, responsável pelo Museu, pela forma como nos recebeu, e pela disponibilidade dada para fazermos esta reportagem, o nosso obrigado.

Recordamos que podem visitar esta exposição até ao dia 25 de junho.

 

Pode ver as fotos desta reportagem em:

https://photos.google.com/share/AF1QipM7RQkFYQM5qHGHJY0WRgRLxAaZv24hp6Rdl4aSvdjtLMSO5YcuYad6GqoCj9WXzA?hl=pt-PT&key=MzdBaHoxaFZNS2dfNV8wWVhHV3A2REdwOUxQOVJ3

 

Pode ver o vídeo desta exposição no YouTube, em:

https://www.youtube.com/watch?v=1D_fW7NtMp4

 

Podendo ainda assistir a outros vídeos em:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos 

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código “531450”, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com