segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

“Medalhas do Triatlo em 2020”


O Triatlo nacional destacou-se em 2020, com alguns dos nossos triatletas a alcançar pódios internacionais.

Em 2021 assistimos a um ano muito duro para o Triatlo e para o desporto em geral, com um calendário internacional incerto e intermitente. Apesar das escassas provas, os nossos Triatletas mostraram que estão preparados para competir a alto nível!

 

As medalhas dos Triatletas (Elites)

5 de setembro

Vasco Vilaça ficou na história do Triatlo nacional ao sagrar-se vice-campeão do mundo na WTS de Hamburgo, etapa única do campeonato mundial em 2020. Prova muito disputada em que o jovem atleta, de apenas 20 anos, superou tudo e todos, ficando apenas 2’’ atrás do campeão do mundo, Vicent Luis, triatleta que renovou o título mundial nesta competição.

 

13 de setembro

Vasco Vilaça iguala a proeza na Taça do Mundo de Karlovy Vary, na República Checa, ao alcançar a medalha de prata. Esta prova, com um nível competitivo elevadíssimo, foi disputada na distância standard.

 

10 de outubro

disputou-se em Portugal, Alhandra, o Campeonato do Mediterrâneo, com Melanie Santos a conquistar a medalha de ouro. Vasco Vilaça venceu a competição masculina, alcançando o título de Campeão do Mediterrâneo. Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista, ambos com boas prestações, conquistaram a medalha de prata subindo ao segundo lugar do pódio, ao lado dos seus compatriotas.

 

11 de outubro

Na prova por estafetas do Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo, o Sport Lisboa e Benfica sagrou-se vice-campeão em título, uma competição marcada por uma aparatosa queda de bicicleta de Vasco Vilaça, o último elemento a entrar em prova. O triatleta continuou em prova mesmo depois de cair, proeza que valeu a segunda posição à equipa nacional. Equipa constituída por: Melanie Santos, João Silva, Vera Vilaça e Vasco Vilaça.

 

Medalhas triatletas (juniores)

7 de março

Alexandre Silva sagrou-se vice-Campeão da Europa de Duatlo Júnior, prova realizada em Punta Umbria, em Huelva, província de Espanha.

 

21 de agosto

Alexandre Montez conquista a medalha de prata na Taça da Europa de Olsztyn, Polónia, com o compatriota Gonçalo Balbino a alcançar o bronze.

 

6 de setembro

Os nossos juniores foram até Espanha para disputar a Taça da Europa de Banyoles, onde Alexandre Montez, com uma grande performance, conquistou a medalha de ouro. Maria Tomé alcançou a prata, demonstrando a sua boa forma.

 

11 de outubro

Beatriz Santos, Gonçalo Oliveira, Maria Tomé e Alexandre Montez foram a melhor equipa em prova do Campeonato Europeu de Clubes por Estafetas mistas, alcançando a medalha de ouro, uma competição realizada no nosso país em Alhandra.

Desejamos que todos os triatletas concretizem os seus objetivos desportivos!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Campeonato Nacional de Ciclocrosse”


Por: José Carlos Gomes

Nacional de Ciclocrosse disputa-se em redor do velódromo e da pista de Bmx, o Campeonato Nacional de Ciclocrosse disputa-se no próximo domingo, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, na freguesia de Sangalhos.

Os corredores vão lutar pelos primeiros títulos de 2021 num circuito desenhado em redor do Velódromo Nacional e da Pista Olímpica de BMX. Cumprindo as determinações do estado de emergência, apenas poderão participar ciclistas da categoria absoluta UCI, nos setores masculino e feminino.

Estão já inscritos mais de 30 atletas, em representação de 12 equipas. Estarão presentes coletivos de todo o país, entre os quais as formações profissionais Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport e Tavfer-Measindot-Mortágua.

Entre os homens, a lista de inscritos provisória permite antever algum favoritismo de Mário Costa e Vítor Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO). No entanto, tratando-se de um início de época sem competições prévias, as surpresas podem sempre apimentar a luta pelo pódio.

O mesmo fator surpresa pode ter um papel importante na corrida feminina, que tem em Rafaela Ramalho (Clube BTT Matosinhos), Joana Monteiro e Marta Branco (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) os principais nomes numa lista de inscritos que poderá ainda ser alargada até às 24h00 de quarta-feira.

As corridas vão realizar-se na manhã de domingo. As femininas partem às 10h00 e os masculinos às 11h15.

Serão tomadas todas as medidas de segurança sanitária, incluindo a limitação da equipa técnica de cada equipa a um máximo de duas pessoas. O público não terá acesso ao circuito da competição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“George Bennett conquista Nacional da Nova Zelândia”


José Morais

O ciclista da Jumbo-Visma campeão neozelandês de ciclismo de estrada George Bennett, venceu sozinho pela primeira vez, a prova com partida e chegada à cidade de Cambridge, com 174,4 quilómetros.

Depois de ter conquistado na sexta-feira a medalha de prata, Bennett de 30 anos de idade, tinha vencido com o tempo de 4:15:17, sendo seguido pelo britânico Mark Stewart com mais 1:48, e Michael Torckler, com mais 1:49.

Já duas vezes vice-campeão neozelandês, Bennet entrou na fuga do dia, lançando-se em todos os ataques, apesar de ter algumas dificuldades em diversas subidas, não baixou os braços, e conseguiu fugir, pedalou sozinho até a chegada.

George Bennett, o novo campeão, fez o seu ataque decisivo a oito quilómetros da meta, e confessou que à cerca de uma semana não estava bem, sentia-se mal, desanimado, mas a sua força de vontade, a sua aposta, deu-lhe animo, e era um título que perseguia já há dez anos, e este ano consegui, disse Bennett.

“Ciclistas britânicas afetadas pelo Brexit”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Com a entrada do Brexit, as ciclistas britânicas necessitam agora de suporte para poderem viajar do Reino Unido para a Europa, com o fim de poderem competir e treinar com base nos seus contratos de trabalho com equipas femininas registadas na UCI.

A Cyclists 'Alliance (TCA) está trabalhando com a British Cycling está a fornecer suporte as atletas britânicas, oferecendo as ciclistas que necessitem de ajuda, a fim de conseguirem as respetivas licenças de viagem e trabalho após o Brexit

Já confirmada está a Associação feminina de ciclistas que formaram um novo concelho de ciclistas eleitos, onde se incluem Marianne Vos, Amanda Spratt e Haley Smith, a mesma formada para ajudar individualmente, para que possam treinar, correr e em segurança legalmente na Europa, estando também a trabalhar e a colaborar com os diretores das equipas´, como ciclistas britânicos, apoiando assim com uma solução correta, este é um trabalho em nome das ciclistas profissionais as quais possuem contrato com equipas da UCI, podendo assim cumprir as obrigações dos contratos de trabalho que possuem.

Desta forma a TCA oferece as atletas britânicos três serviços, garantido assim as suas viagens para fora do Reino Unido, como os vistos, as autorizações de trabalho, como a Processo de Solicitação de Declaração de Isenção com a British Cycling. 

A Associação de ciclistas femininas TCA, já ganhou notoriedade para a união do ciclismo feminino, com um trabalho muito positivo que tem realizado e desenvolvido no mesmo, com a Associação a dotar as atletas femininas tanto com contratos como apoios educacionais, orientação profissional, assistência jurídica, e de aposentação, como de recursos relacionado com abusos no desporto, tudo isto já tem fruto, já que os seus membros já cresceram, desde a sua criação no final de 2017.

Foi recentemente criada na Associação o Concelho de Ciclistas, sendo eleitas dez atletas, onde se incluem, Marianne Vos, Audrey Cordon-Ragot, Christine Majerus, Ellen van Dijk, Amanda Spratt, Haley Smith, Agua Marina Espinola, Leah Kirchmann, Ariane Lüthi e Marcella Toldi.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com