quarta-feira, 3 de maio de 2017

“Comunicado: Novas regras para provas jovem”

Informam-se os clubes, treinadores e atletas que, no que concerne às provas jovem e às limitações das bicicletas a utilizar nestes escalões, serão aplicadas novas regras que resultam de uma especificação/clarificação da regulamentação anterior.

Assim, no que diz respeito aos escalões de Benjamins e Infantis, os atletas terão de competir com pneus com uma largura mínima de 1,75 polegadas.

Quanto ao escalão de Iniciados, os atletas que compitam com bicicletas de BTT não terão limitações ao nível dos andamentos, excetuando se competirem com pneus de espessura inferior a 1,75 polegadas. As bicicletas de BTT equipadas com pneus de espessura inferior a 1,75 polegadas não poderão usar desmultiplicação superior a 7,02 metros (46X14 ou equivalente).

De acordo com a reunião realizada após a prova jovem de Abrantes e com o que aí se decidiu, estas especificações terão efeitos já a partir da prova da Amora, no próximo dia 6 de Maio.

Fonte: FTP

“Reações negativas 'anulam' prémio para o melhor descedor”

Organização do Giro volta atrás e cancela a grande novidade da 100.ª edição da prova

Foto: EPA

A 100.ª edição do Giro arranca esta sexta-feira e os últimos dias antes das primeiras pedaladas da prova deste ano já ficam marcados pela polémica. É que a organização anunciara na terça-feira a criação de uma nova classificação para premiar o melhor ciclista nas descidas mas foi obrigada a alterar os planos devido às reações negativas.

A UCI, a federação belga e muitos corredores mostraram-se indignados com a criação do referido prémio, numa altura em que a segurança dos ciclistas é uma das prioridades em todas as competições. Assim, os responsáveis da Volta a Itália anunciaram esta quarta-feira que esta inovação não irá para a frente.

"Nós queríamos simplesmente criar uma classificação suplementar e dar mais interesse aos adeptos. Infelizmente, algumas pessoas não compreeenderam completamente a ideia deste prémio", adiantou Mauro Vegni, o máximo responsável da RCS Sport, entidade organizadora do Giro.

Ainda assim, Vegni continua a defender que premiar o melhor descedor era "uma boa ideia". "Nós não queremos levar os ciclistas a correr riscos suplementares, mas apenas recompensar aqueles que raramente têm destaque", acrescentou.

Refira-se que a esta inovação recupera uma proposta lançada há cerca de 15 anos, quando o então diretor da prova queria fazer um contrarrelógio a descer. Uma ideia rejeitada de imediata pela Associação de Ciclistas, que ameaçou mesmo com uma greve se aquela avançasse.

Segundo a proposta avançada na terça-feira, este ano pretendia-se atribuir pontos aos cinco ciclistas mais rápidos, em dez descidas previamente escolhidas (entre a 8.ª e a 20.ª etapas). Para além de 500 euros que seria atribuído ao mais rápido em cada troço, seriam atribuídos 8, 5, 3, 2 e 1 pontos aos cinco primeiros nesta classificação em cada dia. No final, o vencedor receberia 5.000 euros, enquanto o 2.º teria direito a 3.000 e o 3.º ficaria com 2.000 euros.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Bmx”

Bruno Cardoso estreia-se na Taça do Mundo de BMX

Bruno Cardoso vai estrear-se na Taça do Mundo de BMX, nos próximos dois fins-de-semana, em representação da Equipa Portugal. O corredor luso participa nas duas primeiras provas da Taça do Mundo, nos dias 6 e 7, em Papendal, Holanda. Uma semana depois compete nas etapas três e quatro, em Zolder, Bélgica.

Sendo o BMX uma vertente olímpica e estando no início o ciclo olímpico que culminará nos Jogos de Tóquio em 2020, a presença da Seleção Nacional nas quatro primeiras etapas da Taça do Mundo dá o tiro de partida para um período de aprendizagem e evolução ao mais alto nível, através de um corredor elite de primeiro ano.

“É a preparação do futuro que está em jogo. Estamos na abertura de um ciclo olímpico e vão estar presentes ciclistas e seleções de todos os continentes. Pensamos que é o momento adequado para colocar um jovem com potencial em competição com os mais fortes, para iniciar o processo de adaptação ao nível da Taça do Mundo. Sabemos que não vamos discutir finais, mas é um trabalho de base importante”, considera o selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida.

“Passar a primeira ronda de qualificação e entrar na fase de eliminatórias é um objetivo exequível”, conclui Alexandre Almeida.

Fonte: FPC

“Up Stairs Challenge 2017”

Campeão Nacional de Trial Bike cumpre o último e mais difícil desafio e sobe 400 degraus em bicicleta

Por: Carolina Borges

Era o desafio mais exigente e esperado do Up Stairs Challenge 2017. João Sousa, penta campeão nacional de Trial Bike, conseguiu escalar em bicicleta os 400 degraus do edifício da Câmara Municipal da Maia, o maior edifício camarário em Portugal e o quinto mais alto do país.

Sem nunca colocar os pés no chão ou desmontar a bicicleta durante a prova, João Sousa chegou ao 20º andar do edifício em 12 minutos e 50 segundos, cumprindo assim um feito inédito.

Ao longo do percurso, o atleta da equipa Trial Portugal recorreu a técnicas e manobras de Trial Bike, passando por áreas de trabalho dos colaboradores da autarquia, que lhe deram todo o apoio para cumprir o objetivo.

No final, João Sousa admitiu ter vivido um esforço sem precedentes: “Não sabia se ia conseguir, na verdade. Nunca tinha feito nada assim. Só foi possível cumprir este objetivo com o apoio de todos os que assistiram a este momento e à Liberty Seguros que acreditou neste projeto desde início. Muito obrigado!”

Aurora Cunha, ex-atleta olímpica, foi a madrinha desta ação desde o primeiro desafio, na sede da Liberty Seguros, em Lisboa. Tendo acompanhado os três desafios, deu os parabéns ao João Sousa pelo feito alcançado: “Foi espetacular o que tu conseguiste, João!”.

O Up Stairs Challenge é uma iniciativa pioneira em Portugal, criada pela equipa Trial Portugal com o apoio da Liberty Seguros. Ao promover a subida de grandes edifícios em bicicleta, numa lógica de “degrau a degrau”, os atletas pretendem transmitir uma mensagem de superação das adversidades através da dedicação e empenho, trabalho e concentração.

A ideia concretizou-se pela primeira vez no ano passado, quando João Sousa subiu os 200 degraus do edifício PRIMAVERA, em Braga. Este ano, o atleta escalou ou 251 degraus do edifício da Liberty Seguros, em Lisboa, em 7 minutos e 7 segundos. Depois seguiu-se o edifício central da Câmara Municipal de Lisboa, no Campo Grande, onde o Campeão Nacional de Trial Bike subiu os 281 degraus em 11 minutos e 15 segundos. Com este último feito na Câmara Municipal da Maia, o Up Stairs Challenge 2017 chega ao fim. Para o ano há mais novidades!

Sobre a Liberty Seguros

A Liberty Seguros está presente em Portugal desde 2003, com a aquisição da antiga Europeia ao grupo Suíço Credit Suisse.

A empresa comercializa soluções de seguros para os segmentos particulares e empresas, dos ramos vida e não vida, e conta atualmente com 510 colaboradores, distribuídos entre a sede, em Lisboa, o Polo Técnico no Porto, os 36 espaços Liberty Seguros existentes em todo o território nacional e ilhas, e mais

de 1550 agentes profissionais de seguros que funcionam como Parceiros de Negócio sendo o seu canal preferencial de distribuição.

A Liberty Seguros ocupa em Portugal a 5ª posição no ranking das seguradoras Não Vida, com uma quota de mercado de 7%.

Fonte: LLORENTE & CUENCA/Liberty Seguros

“Bombarralense Lutou Até ao Fim!”

No dia 1 de Maio, o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense marcou presença no 32º Circuito de Ciclismo Hermínio Marcelino, em Vila Chã de Ourique.

A equipa marcou presença com os ciclistas Francisco Duarte, Guilherme Simão, Rodrigo Pereira, Leonel Firmino, Rafael Costa, António Pintassilgo, Rodrigo Duarte, Francisco Guerreiro, Bruno Valentim e Wilson Esperança.

A equipa partiu para a prova com o objectivo de levar a corrida para um sprint final, onde o nosso sprinter Francisco Duarte fosse capaz de erguer os braços. O circuito tinha 2,2 quilómetros e era percorrido 20 vezes.

A prova contou com a presença de muitos atletas, nomeadamente do Sul do país. A táctica da equipa era controlar o pelotão e anular as diversas fugas, para o pelotão chegar compacto ao sprint final. A equipa anulou algumas fugas e controlou a corrida. No entanto, num momento inesperado, Pedro Lopes (Alcobaça) atacou e levou Diogo Bandeira (Mato – Cheirinhos) consigo. O duo colaborou na frente, não tendo sido possível alcança-los, levando Pedro Lopes o triunfo. Num dia em que nenhuma formação colaborou com o Bombarralense, o desgaste impossibilitou a anulação dos últimos ataques. Francisco Duarte finalizou a prova no 6º lugar, sendo o 2º elemento a chegar do pelotão. Por equipas, registámos o resultado do 4º lugar.

A equipa encontra-se obviamente insatisfeita com os últimos resultados obtidos e irá começar a inverter a situação já no próximo fim-de-semana, altura em que decorrerá o nosso estágio de equipa do mês de Maio.

Fonte: Bombarralense

“Comunicado: Triatlo de Macedo de Cavaleiros adiado”

A Federação de Triatlo de Portugal comunica a necessidade de adiar a prova agendada para o próximo dia 7 de Maio em Macedo de Cavaleiros. Parte integrante do circuito Triathlon Tour Try Portugal a etapa não garantiu número suficiente de inscrições e, consequentemente, o organizador decidiu adiar a mesma.

A data final de realização do evento encontra-se sob discussão pelo que a intenção do organizador será de transferir o evento para os meses de verão, em data a comunicar brevemente. Com esta alteração o circuito já se encontrará numa fase mais avançada e será possível uma maior e melhor promoção da prova.

Fonte: FTP

“Bernardo Rasquilha, um sacerdote no triatlo”

Challenge de Lisboa vai contar com a sua presença

Por: Ana Paula Marques

Foto: DR Record

O Parque das Nações e o Meo Arena serão palco, no próximo domingo, do Challenge de Lisboa, prova de triatlo de longa distância, que conta com a participação da vice-campeã olímpica em Pequim’2008, Vanessa Fernandes, que se estreia nesta variante, e João Pereira, 5º no Rio’206. Mas também lá estará Bernardo Rasquilha.

Sacerdote da Fraternidade Missionária Verbum Dei, de 44 anos, vai competir pelo amor ao desporto e ainda por uma boa causa: angariar fundos a favor de uma missão que trabalha com crianças e jovens nos Camarões.

A residir em Madrid, Bernardo Rasquilha tem sido treinado por uma ex-atleta olímpica (quatro participações), Carla Sacramento, para conseguir, da melhor maneira, fazer os 1,9 km de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida.

Rasquilha é sacerdote desde os 21 anos e um amante do desporto. Futebol, surf, ski, râguebi são algumas das suas paixões, tendo mesmo sido federado na modalidade da oval pela Agronomia.

Na sua página do Facebook – Bernardo Telo Rasquilha –, o sacerdote vai partilhando os posts sobre os treinos e outros pormenores sobre a sua presença no Challenge.

Fonte: Record on-line

“BTT: Madeira recebe Campeonato do Mundo de Enduro”

Os melhores desta variante competem a 13 e 14 deste mês

Por: André Gonçalves

Foto: Jacob Gibbins

A Madeira prepara-se para receber o Campeonato do Mundo de Enduro, uma variante do BTT que tem crescido nos últimos anos. A competição vai decorrer a 13 e 14 deste mês de maio, com nove etapas especiais e perto de 90 km de trilhos distribuídos pelos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Machico, com o ‘quartel-general’ a estar situado neste terceiro município.

Esta é a primeira vez que Portugal recebe a competição. Chris Ball, diretor do Enduro World Series, já visitou a Madeira e enalteceu a "enorme variedade de terreno e paisagens numa pequena ilha". "A Madeira já está no mapa como um dos melhores lugares do Mundo para a prática da modalidade", apontou.

Para este evento são aguardados cerca de 370 ciclistas, entre eles o top 50 do ranking mundial, onde se destaca o norte-americano Richie Rude, duas vezes campeão do Mundo. Na vertente feminina, nota para a presença da francesa Cecile Ravanel, a atual campeã mundial. A representar as cores nacionais estarão, entre outros, o madeirense Emanuel Pombo ou José Borges, atual 12.º classificado do Campeonato do Mundo.

Esta é a terceira prova do calendário de 2017, que já passou pelo hemisfério sul, com eventos na Nova Zelândia e na ilha da Tasmânia, na Austrália. Depois da Madeira, seguir-se-ão passagens por Irlanda, França, Estados Unidos da América, Canadá e Itália.

A competição vai decorrer apenas nos dias 13 e 14 e está inserida num 'Bike Festival', que inclui várias atividades relacionadas com o desporto já a partir do próximo dia 8, em Machico.

Fonte: Record on-line

“José Gonçalves entre os eleitos da Katusha-Alpecin”

Equipa do português será liderada pelo russo Ilnur Zakarin

Por: Lusa

Foto:  Filipe Farinha

O português José Gonçalves figura entre os inscritos, esta terça-feira divulgados, da equipa Katusha-Alpecin para a Volta a Itália, que decorre de sexta-feira a 28 de maio. A equipa, cujo diretor-geral é o antigo ciclista português José Azevedo, será liderada pelo russo Ilnur Zakarin, que em 2015 venceu a etapa inaugural da prova.

Na edição do ano passado, o ciclista de 27 anos era quinto quando esteve envolvido numa queda a três dias do fim, tendo agora nova oportunidade de procurar a camisola rosa. Na equipa russa, registada na Suíça desde o início do ano, destaque ainda para a sétima participação do veterano espanhol Ángel Vicioso, 17 anos depois da estreia.

Gonçalves, de 28 anos, junta-se a Rui Costa, que vai liderar a UAE Team Emirates, e a José Mendes, da Bora-Hansgrohe, na lista de portugueses, sendo que todos vão participar pela primeira vez na prova italiana, que vai para a 100.ª edição.

Fonte: Record on-line

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara” realizada este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=44918  do evento: do evento: ou em: http://jornalciclismo.com/ onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Estatísticas”

Mais uma vez as nossas audiências do Facebook voltaram a aumentar, em especialmente nas últimas duas semanas, com destaque para o passeio do dia 30 de abril, depois de termos feito uma paragens forçada nas nossas reportagens, as visitas, o alcance e as pessoas envolvidas disparam, assim os resultados  aqui ficam.

Só temos uma palavra, OBRIGADO…  

 

Visitas na Página:                            +  ↑68,5%

Alcance total por semana:               + ↑98,5%

Pessoas envolvidas:                         + ↑1050,0%

Número total de Gostos da Página: + ↑10,1%

A redação

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com