segunda-feira, 19 de junho de 2023

“Medalha de Bronze para Portugal em triatlo em Izvorani, Roménia”


Portugal conquistou um brilhante terceiro lugar na prova de estafetas mistas, na Taça da Europa Júnior de Izvorani (Roménia), com os triatletas nacionais Manuel Bartolomeu, Cassilda Carvalho, José Ferreira e Catarina Santos.

Ontem na prova individual feminina, Cassilda Carvalho foi 4ª, Catarina Santo 6ª, Ana Carapeta 11ª e Matilde Tomás 18ª. Nos Masculinos, Manuel Bartolomeu foi 15º, José Ferreira 21º, Afonso Ferreira 27º e Francisco Carvalho 28º.

Todos os resultados da prova podem ser consultados no site da World Triathlon aqui: www.triathlon.org/results/result/2023_europe_triathlon_junior_cup_izvorani

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Roberto Ferreira e Marta Branco venceram no 10.º BTT XCO de Paredes de Coura”


A pista permanente de Vascões, Centro Cyclin de Paredes de Coura, que no próximo mês de julho recebe os Campeonatos Nacionais de BTT XCO, consagrou como vencedores Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) nas corridas de elites.

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Marta Branco (AXPO/FirstBike Team) foram os vencedores em elites do 10º BTT XCO Paredes de Coura, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, que decorreu este domingo na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.


Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, o 10º BTT XCO Paredes de Coura contou com a presença de cerca de duas centenas de atletas que deram um ânimo diferente à pista permanente de XCO de Vascões, antecipando aquilo que acontecerá durante os dias 15 e 16 de julho, fim-de-semana em que decorrem os Campeonatos Nacionais de BTT XCO no município minhoto.

Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB, foi o protagonista da prova de elites masculinos. O ciclista de Valongo dominou a corrida de princípio a fim, terminado com uma vantagem de mais de três minutos sobre João Rocha (Clube BTT Matosinhos).


Na terceira posição ficou José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) que travou uma disputa renhida com o campeão do Minho Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Marta Branco (AXPO/FirstBike Team) venceu a corrida feminina, fazendo as quatro voltas ao percurso em 1:07:24h. Na segunda posição ficou a sua colega de equipa Catarina Lopes enquanto Jéssica Costa (Guilhabreu MTB) foi terceira.

Em sub-23, Beatriz Sousa e João Silva, ambos do Guilhabreu MTB, saíram vencedores.

Beatriz Sousa foi mais forte que a sua colega de equipa Íris Chagas.


Em masculinos, João Sousa deixou nos lugares imediatos Hélder Laranjeira e Rui Rêgo, ambos do Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike.

Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) venceu em juniores, deixando na segunda posição o seu colega de equipa Guilherme Barros. Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) foi terceiro.

Em femininos a vitória sorriu a Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB).

Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em Cadetes.

Margarida Vasconcelos fez a corrida em 53:50m e subiu ao primeiro lugar do pódio.

Hugo Ramalho travou uma acesa disputa, desde os primeiros metros do traçado da pista permanente de Vascões, com Lucas Angélico (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team), acabando por ser mais forte na parte final da terceira e última volta e cortou a meta na primeira posição, deixando o ciclista transmontano na segunda posição a uma curta distância. Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi terceiro.


Casimiro Oliveira (TocAndar) e Catarina Borges (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) impuseram-se em master 30.

O ciclista de Barcelos liderou a corrida e cortou a meta ao fim de 1:28:33 h de prova. Na segunda posição ficou César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), enquanto Hugo Ferreira (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.

Catarina Borges realizou a sua corrida em 1:01:05h e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Em master 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi o mais forte, numa prova em que Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) fez segundo lugar e Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terceiro.

Raquel Cunha (União Ciclista de V. N. Famalicão) impôs-se na corrida feminina, deixando Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) na segunda posição.

António Viana (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) venceu em Master 50, deixando nos lugares imediatos António Sousa, Campeão Nacional e que corre como individual, e Rodolfo Lopes (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike).

Em Master 60, Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi o mais rápido. Francisco Eiras (CC Cambre), Campeão do Minho, fez segundo lugar e Américo Liberal (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.


Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) venceu a respetiva categoria em Paraciclismo.

Por equipas o Guilhabreu MTB conquistou o primeiro lugar, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi segunda e o Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike subiu ao terceiro lugar do pódio.

 

A Escola de Ciclismo BilaBiker’s foi a vencedora por equipas da prova de escolas do 10º BTT XCO de Paredes de Coura

 

A equipa de Vila Real venceu em três escalões – juvenis, infantis femininos e iniciados femininos – deixou nos lugares seguintes do pódio a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde e Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact.

Em termos individuais o destaque vai para a vitória de Pedro Martins (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) em juvenis. O ciclista de Vila Real teve no bracarense Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) o seu mais direto competidor, acabando por se superiorizar no sprint final. Diogo Maia (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Em femininos a vitória sorriu a Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos), que deixou nos lugares imediatos Diana Silva (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) e Lia Magalhães (Azurbike Mangualde Team).

Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Matilde Correia (Escola de Ciclismo BilaBiker’s) foram os vencedores em infantis.

Tiago Nogueira impôs-se a Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Gaspar Campelos (Clube BTT Matosinhos).

Matilde Correia foi a mais rápida na corrida feminina, deixando nos lugares imediatos Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) e a Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Em iniciados venceram Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Beatriz Cigarrosa (Escola de Ciclismo BikaBiker’s).

Afonso Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceram em pupilos/benjamins.

 

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) vencedor em elites masculinos

 

Roberto Ferreira, do Guilhabreu MTB, estreou-se na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura com uma vitória categórica.

O ciclista de Valongo explicou que “hoje acabou por ser uma vitória mais fácil porque não estavam cá os concorrentes diretos. Cheguei aqui um pouco cansado dos treinos, tenho tido uma preparação dura para a segunda metade da época, mas vim cá, essencialmente, para reconhecer a pista para ter uma noção para o Campeonato Nacional”.

Afirmando que “gostei bastante da pista, do ambiente, do público”, Roberto ferreira referiu que “foi uma boa prova e saio satisfeito com o resultado”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, marcou presença em Vascões e faz um balanço positivo do 10º BTT XCO Paredes de Coura.

“Gostei muito do que vi nesta prova. Particularmente porque recebemos também a prova de escolas e vi um número elevado de jovens ciclistas em ação. Mais de 70 crianças a praticar ciclismo e isso chamou muito a atenção, até porque, infelizmente, não é uma regra. Para quem gosta e se envolve cada vez mais e acha que a bicicleta pode ter um papel importante no futuro, como veículo, como instrumento de lazer ou desportivo, formar 70 crianças é um bom indicador de que estamos a fazer a coisa certa. Não se trata de uma questão competitiva, mas de um bom exemplo que o desporto pode dar a estas crianças… e permitir-lhes que durante uma manhã inteira elas possam brincar, aprender e preparar-se mais para aquilo que vão fazer no futuro”.

Do ponto de vista competitivo: “foi interessante ver o número de participantes, que vem em crescendo. É verdade que isso também teve a ver com o facto de recebermos o Campeonato Nacional e os ciclistas vieram conhecer a pista, ver como ela está, o envolvente. Isso tornou esta prova mais interessante”.

O autarca de Paredes de Coura referiu que estas provas servem para mostrar “um bocadinho do que o concelho tem para oferecer. O nosso objetivo com a criação desta pista permanente foi no fundo tornar este ponto como algo que que dê uma imagem do que podem encontrar no resto do concelho quando percorrerem um trilho, qualquer trilho, do Centro Cyclin”.

O 10º BTT XCO de Paredes de Coura teve o apoio da Município de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Raquel Queirós e Ricardo Marinheiro representam Portugal no Europeu”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai competir no Campeonato da Europa de BTT, no próximo domingo, com Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). As provas integram o programa dos Jogos Europeus, que decorrem em Cracóvia-Malopolska, Polónia.

O Hill Park de Krynica-Zdrój foi o local escolhido para as competições de cross country olímpico (XCO). A corrida feminina abre o programa, às 9h30 de domingo. Às 12h15 será dado o tiro de partida para a prova masculina de elite.

“O nosso objetivo é representar o melhor possível Portugal, com a responsabilidade acrescida de, além de estarmos a disputar um Campeonato da Europa, integrarmos a missão portuguesa aos Jogos Europeus”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.


O responsável técnico adianta que, em termos de resultados, a meta passa por “melhorar o desempenho conseguido no Campeonato da Europa de 2022. Será também importante para percebermos o nível a que nos posicionamos, o que ajudará a definir a eventual participação no Campeonato do Mundo na categoria de elite”.

No ano passado, Ricardo Marinheiro foi o melhor corredor português na prova masculina de elite do Campeonato da Europa de XCO, terminando na 42.ª posição. Joana Monteiro foi a representante nacional na prova feminina, acabando também no 42.º posto.

As corridas do próximo domingo terão transmissão em direto no Eurosport 1.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas na taça da Europa de triatlo em Izvorani (Roménia)”


Manuel Bartolomeu conquista medalha de bronze na Roménia

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

 

Medalha de Bronze para Manuel Bartolomeu, na Taça da Europa de Triatlo em Juniores, que se realizou em Izvorani na Roménia, no fim-de-semana, 17 e 18 de junho.

Manuel Bartolomeu, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, participou na equipa de estafetas mistas da seleção nacional de juniores, juntamente com 2 atletas do Benfica, Cassilda Carvalho e Catarina Santos, e 1 atleta do Sporting, José Ferreira, e subiram ao pódio no 3º lugar, conquistando a medalha de bronze para Portugal.

No sábado, realizou-se a prova individual, e Manuel Bartolomeu esteve em bom plano ao alcançar o 15º lugar, enquanto Francisco Carvalho, na sua primeira internacionalização pela seleção nacional de triatlo, terminou na 28ª posição, numa prova disputada em formato super-sprint (400m/natação, 11km/ciclismo e 2,5km/corrida).


Mais 2 atletas do Clube de Natação torrejano a competirem ao mais alto nível do triatlo internacional, na categoria de juniores, mas ainda com a idade de cadetes (escalão abaixo de juniores), a demonstrar que o trabalho e o plano de carreira desenvolvido junto dos jovens atletas torrejanos, pela equipa técnica torrejana, liderada pelo técnico Paulo Antunes, coadjuvado pelo jovem técnico Marco Carreira, continua a dar os seus frutos, comprovados pelas mais de 250 internacionalizações, alcançadas por 21 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, que já representaram as cores nacionais integrados em seleções de triatlo.

E no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de junho, teremos mais 4 atletas do clube torrejano a participarem em competições internacionais. Maria Tomé estará na WTCS (World Triathlon Championship Series) em Montreal no Canadá, enquanto Tiago Fonseca em elites, Gustavo do Canto e Pedro Afonso Razões em juniores, estarão presentes na Taça da Europa de Triatlo em Wells na Áustria.

Isto é… Triatlo de Torres Novas!!!

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“António Carvalho mostrou-se em bom nível no GP Douro Internacional”


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

De quarta a domingo, a ABTF Betão-Feirense esteve a disputar o 3º Grande Prémio Douro Internacional, uma competição de cinco etapas e 714,2 quilómetros, na qual António Carvalho se mostrou a um bom nível, estando presente na fuga das duas últimas etapas e procurando a vitória na linha de meta do último dia, fechando a jornada de Lamego no quarto lugar.

“Partimos com o objectivo principal de lutar pela vitória de etapa e com um olho na classificação geral. Quando percebemos que a geral estava fora do alcance, partimos com o foco nas etapas e nas últimas duas estivemos na disputa directa com o Carvalho e a ajuda dos colegas de equipa. Não conseguimos a vitória, mas saímos satisfeitos com a atitude da equipa”, esclareceu o director-desportivo Joaquim Andrade.


 

Classificação Geral:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 18h44m30s

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo) a 21s

3º Joaquim Silva (Efapel Cycling) a 26s

26º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 8m26s

39º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 33m42s

47º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 41m11s

53º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 54m38s

65º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 1h27m09s

66º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 1h35m58s

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 56h15m08s

11ª ABTF Betão-Feirense a 1h05m58s

 

Geral Montanha:

 

1º Rodrigo Caixas (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar) 25

5º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 6

13º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Geral Combinado:

 

1º André Ramalho (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar) 44

4º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 50

10º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 108

 

Geral Pontos:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 114

19º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 24

29º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 8


 

“Pedro Andrade perto da vitória da última etapa do GP Abimota”

 

Foto: GP Abimota

No fim-de-semana anterior, de 9 a 11 de Junho, a ABTF Betão-Feirense disputou o 43º Grande Prémio Abimota, onde esteve em destaque Ivo Pinheiro, que se manteve entre os dez primeiros da geral até à derradeira jornada, na qual uma avaria o afastou de obter um melhor resultado compatível com a sua boa performance. Também Pedro Andrade esteve em evidência com o segundo lugar alcançado na derradeira etapa, em Águeda.

 “No Grande Prémio Abimota tínhamos o Ivo Pinheiro bem posicionado na geral e era a nossa aposta para conseguir um lugar entre os primeiros, mas no último dia sofreu uma avaria, que o afastou dessa possibilidade. Tentámos a vitória da última etapa com o Pedro Andrade. Esteve na disputa até ao risco final, acabando em segundo”, resumiu o diretor-desportivo Joaquim Andrade.

 

Classificação Geral GP Abimota:

 

1º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) 8h18m16s

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 11s

3º José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO) a 14s

...

24º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) 4m52s

42º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 20m03s

44º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 20m13s

50º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 20m56s

66º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 34m42s

89º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 56m19s

 

Geral Equipas:

 

1ª Kelly-Simoldes-UDO 24h56m29s

9ª ABTF Betão-Feirense a 25m32s

 

Geral Juventude:

 

1º Afonso Lopes (Porminho)

20º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

“Afonso Eulálio com Seleção Nacional no pódio da Corrida da Paz”


 

Foto: FPC

O campeão nacional sub-23 Afonso Eulálio esteve a disputar a Corrida da Paz, na Chéquia, com a Selecção Nacional. O jovem ciclista da ABTF Betão-Feirense foi o melhor posicionado na classificação geral ao fechar a prova da Taça das Nações no 7º lugar. Para além deste lugar de destaque, Afonso Eulálio juntou-se aos companheiros de Selecção para subir ao pódio como vencedores por equipas. Desta forma, ficou garantida a qualificação directa para a Volta a França do Futuro. O francês Antoine Huby foi o vencedor da Corrida da Paz.

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça conquista o 3.º Grande Prémio Douro Internacional com grande prestação de toda a equipa”


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor sagrou-se em Lamego o vencedor da 3.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional. Foi João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) quem venceu a 5.ª Etapa, mas o 12.º lugar do corredor da estrutura de Águeda, a 30 segundos, foi suficiente para garantir a Camisola Amarela que assumiu desde a 1.ª Etapa, defendida com muita garra e o trabalho incansável de toda a equipa. Dia após dia, a equipa teve total entrega na estrada, desde o quilómetro zero até ao fim, sendo premiada também com a Geral coletiva.


A última tirada da prova teve 144,4 km de percurso, com partida e chegada em Lamego e prometia muitas movimentações, por ser o dia de todas as decisões. Com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a assumir a corrida, um grupo de nove corredores conseguiu destacar-se aos 31 km. Pouco depois juntaram-se mais duas unidades, aumentando para 11 o número de fugitivos.

A vantagem estabilizou nos dois minutos e foi nos últimos 10 km que três fugitivos atacaram e passaram para a cabeça de corrida. Aguentaram até ao fim e discutiram entre si a vitória, ao sprint, com João Medeiros a vencer. Luís Mendonça foi o 12.º classificado, mas a Camisola Amarela estava garantida, conquistando assim a Geral Individual e dos Pontos, Camisola Verde. No Top 10 da Geral ficaram também Frederico Figueiredo (4.º classificado) e Artem Nych (8.º lugar).


Luís Mendonça: “Foi uma etapa demorada, sempre na ansiedade de querer fazer bem e não querer cometer erros. Até um furo na altura errada podia deitar tudo a perder. Tive uma super equipa do meu lado, houve uma fuga que tivemos de estar sempre a gerir até chegar a Lamego, para respirar fundo e dizer que ganhei o prémio. São cinco etapas de Camisola Amarela, de facto era um prémio sem chegadas em alto, mas explosivas, que encaixavam bem nas minhas características. A 1.ª Etapa já a tinha debaixo de olho. Mas depois o dia-a-dia foi sempre a estudar o livro, ver tudo ao pormenor para nada falhar. Não estava a contar com quebras físicas grandes. Mas confesso que talvez hoje me senti mais fraco fisicamente. Ou então era o nervoso miudinho para deixar-me com dúvidas. Dedico esta vitória a toda a equipa, tive todos do meu lado, foram incansáveis, sempre a acreditar em mim. Fizeram um trabalho incansável desde o primeiro dia, eu ia confortável, só tinha de tentar rematar, mas eles tinham de ir concentrados desde o quilómetro zero e sei bem o que isso é”.


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma grande vitória de toda a equipa! Não me canso de enaltecer o grande trabalho deste grupo. É uma vitória que serve aos sete, neste caso seis, porque foram os que terminaram a prova, mas incluo o Fábio Costa que também iniciou. É uma vitória de todos: Fábio, Mauricio, Sergio, James, Artem, Frederico e Mendonça, todos estiveram a um grande nível e é uma recompensa de todo o trabalho do grupo. Penso que isso é fundamental para os nossos patrocinadores e parceiros que nos acompanham, porque esses são os valores da nossa equipa”.


 

CLASSIFICAÇÕES:

3.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DO DOURO INTERNACIONAL

5.ª ETAPA: Lamego – Lamego» 144,4 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 03h29m17s

2.º Carlos Salgueiro (AP Hotels-Tavira-Farense), mt

3.º Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), a 02s

12.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30s

14.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

23.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

30.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

68.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m00s

69.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa)


 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18h44m30s

2.º Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), a 21s

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 26s

4.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29s

8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37s

18.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m50s

43.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 37m28s

57.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01h07m09s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 56h15m08s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 114 Pontos

2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 88 Pontos

16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 27 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 14 Pontos

7.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Óbidos Cycling Team cinco dias de aprendizagem no GP Douro Internacional”


Miguel Carvalho e Tomás Bauwens foram os resistentes da Óbidos Cycling Team em destaque na classificação da juventude

 

Por: Helera Dias

Foto: Miguel Pereira /Global Imagens

A 3ª edição do Grande Prémio Douro Internacional representou uma grande aprendizagem para os ciclistas da Óbidos Cycling Team, que abordou a exigente competição com uma jovem equipa. Miguel Carvalho e Tomás Bauwens foram os grandes resistentes a terminarem a prova nos destacáveis 6º e 13º lugares na classificação da juventude.

Com uma época abundante em competições, a equipa da Região Oeste enfrentou mais esta prova ciente das dificuldades e do nível elevado de cada etapa. O exigente percurso desenhado no Douro começou em Marco de Canaveses, seguindo por Tabuaço, Armamar, Pinhão, Alijó, Resende e com término em Lamego, num total de 714,2 quilómetros.

A Óbidos Cycling Team viu-se reduzida a dois ciclistas no final da terceira etapa, que fez uma travessia entre Pinhão e Alijó com duas montanhas de 1ª e 2ª categorias a deixarem a sua marca nos mais jovens integrantes do pelotão. Aliás, dos 34 atletas do pelotão a contar para a camisola da juventude, somente 18 terminaram o Grande Prémio. Este facto demonstrou o bom momento em que se encontram os dois ciclistas da Óbidos Cycling Team, Miguel Carvalho e Tomás Bauwens, que aproveitaram os cinco dias no Douro para assimilarem mais conhecimento, numa corrida tão dura como esta se revelou, tendo também em mente o próximo objectivo da época que são os Campeonatos Nacionais de Estrada, entre os dias 23 e 25 de Junho.

 

Classificação Geral:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 18h44m30s

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo) a 21s

3º Joaquim Silva (Efapel Cycling) a 26s

50º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 50m50s

67º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 1h40m40s

 

Geral Juventude:

 

1º Alexandre Montez (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar)

6º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

13º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Bruno Silva 5º na Geral e Gonçalo Carvalho vencedor das Metas Volantes no Douro Internacional”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação do GP Douro Internacional, com uma ligação de 144,7 quilómetros com partida e chegada a Lamego. Um dia encurtado pela organização, onde a equipa esteve muito ativa e garantiu a presença no pódio final com Gonçalo Carvalho, vencedor da Classificação das Metas Volantes.

Ao quilómetro 31 de corrida um grupo de 11 corredores conseguia vantagem sobre o pelotão, onde rodavam Ángel Sanchez e Gonçalo Amado. Após o quilómetro 90 de corrida, ambos tentaram a sua sorte, mas sem sucesso pois viriam a ser absorvidos de novo pelo grupo de escapados. No final Gonçalo Amado fechou a etapa na 7ª posição, enquanto Ángel foi 10º com o pelotão mesmo aos seus calcanhares.

O pelotão chegaria 30 segundos mais tarde, onde chegou bem inserido Bruno Silva que selava assim o seu 5º posto na Classificação Geral. Uma prova extremamente positiva para a equipa que esteve todos os dias na luta pelas etapas com vários Top-5 e que viu Gonçalo Carvalho subir ao pódio final para vestir a Camisola Laranja. Também Bruno Silva foi 5º na Classificação Geral e a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua foi 5º na Classificação por Equipas.


 

Classificação Etapa

Lamego - Lamego: 144,7 Kms

 

1.º João Medeiros (Credibom/LA/Marcos Car), a 3h29m17s 7.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13s 10.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 29s 15.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 30s 31.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 36s 34.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

62.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m29s 63.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

Classificação Geral

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 18h44m30s 5.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 36s

14.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m29s 23.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m58s 31.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13m50s 44.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 39m30s

45º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 40m04s

46º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 41m11s

 

Classificação por Equipas

 

1º Glassdrive-Q8-Anicolor, 56h15m08s

5º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, a 5m44s

 

Classificação Metas Volantes

 

1.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 8 pts

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com