quarta-feira, 7 de outubro de 2020

“Estoril Praia Credibom e CNATRIL Campeões Nacionais de Longa Distância”


Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Média Distância

Filipe Azevedo, do Estoril Praia Credibom, especialista em longa distância e há alguns anos sem competir no calendário nacional de triatlo, conquistou o título de Campeão Nacional e Campeão Ibérico de Longa Distância 2020, com o tempo de 03:43:54. Na segundo posição ficou João Ferreira, do CNATRIL Triatlo, com a marca de 03:47:51, Campeão Nacional em 2019. Pedro Gaspar, do Alhandra Sporting Club, alcançou a terceira posição passando a meta com 03:58:21.



«Consegui sair bem do primeiro segmento, apesar de ter sido um percurso mais duro do que pensava, não foi muito fácil, mas saí da água com o Pedro Gaspar que é uma boa referência na natação», conta Filipe Azevedo, que no ciclismo impôs o seu ritmo, cumprindo os objetivos, alcançando uma vantagem de cerca de 2’30’’, que no final se traduziu em 3’57’’ em relação ao segundo lugar.

Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, conseguiu uma excelente estreia na distância, com o tempo de 04:20:44, conquistando o título de Campeã Nacional Individual e Vice-Campeã Ibérica. Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, alcançou o segundo lugar na prova nacional com 04:37:24 enquanto Vanessa Pereira, do Estoril Praia Credibom, ficou na terceira posição com 04:37:50.


A triatleta do CNATRIL, Raquel Rocha, explica que ‘partiu forte na água, conseguindo sair entre as primeiras na natação, no ciclismo cumpriu o ritmo que tinha planeado com o treinador e na corrida sentiu-se bem, mantendo a primeira posição no campeonato nacional e a segunda no campeonato ibérico’.

Hugo Ribeiro, treinador do CNATRIL, realçou a importância de cumprir o calendário previsto, individual e coletivo, o que «implicou um grande esforço por parte dos organizadores e da Federação de Triatlo de Portugal» Quanto à qualidade da prova, o técnico afirmou que se tratou de um dos Campeonatos Nacionais de Longa Distância mais disputadas de sempre, nos dois sexos, o que é um fator muito positivo para a modalidade.

No que respeita à prestação do CNATRIL, confirmou-se o favoritismo como candidatos ao pódio por equipas femininas, com a excelente prestação de Raquel Rocha, que se estreou na média distância e ainda as boas provas das restantes atletas de equipa– Tuxa Negri e Ana Filipa Santos, ambas recentemente mães, que tiveram uma extraordinária recuperação para estar atualmente a competir com grande nível.


Todos os atletas da equipa tiveram capacidade para cumprir o plano tático predefinido e inteligência no desempenho, ao longo da prova, traduzindo o trabalho anteriormente desenvolvido, demonstrando a dimensão do CNATRIL na longa distância, assumindo-se na discussão dos títulos femininos e masculinos.

 

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo de Média Distância

O Estoril Praia Credibom, repetindo o êxito de 2019, sagrou-se Campeão Nacional de Distância Longa, com Filipe Azevedo, Rafael Domingos com 03:58:31 e José Cabeça, com 04:01:00.

Bruno Pais, coordenador do Estoril Praia Credibom, declarou que só a realização do Triatlo de Caminha já é uma situação muito positiva, quando são poucas modalidades que, no momento em que vivemos, conseguem  concretizar provas no nosso país. «Uma competição mítica e desafiante que este ano conseguiu alcançar ainda maior participação quantitativa e qualitativa, de atletas  portugueses e espanhóis, pelo que os organizadores estão de parabéns.»


O coordenador do Estoril Praia Credibom considerou que as metas foram plenamente alcançadas: «Cumprimos o principal objetivo da época, com a participação dos melhores atletas, entre eles Filipe Azevedo, que aceitou o convite para estar presente, sendo atualmente o melhor triatleta nacional de longa distância».

O CNATRIL conquistou o título de vice-Campeão Nacional, com os atletas João Ferreira, com 03:47:51, José Estrangeiro com 03:59:46 e Sérgio Dias com o tempo de 04:04:25.

O OutSystems Olímpico de Oeiras ficou em terceiro na classifição, com André Duarte com 04:04:33, Pedro Lomba, com 04:14:39 e Rui Narigueta com 04:16:26.

Clube de Natação e Triatlo de Lisboa conquistou o título feminino com Raquel Rocha, com 04:20:44, Tuxa Negri, com o tempo de 04:42:08 e Ana Filipa Santos que passou a meta com 04:43:30. O Núcleo do Sporting da Golegã foi vice-campeão Nacional com as atletas Liliana Veríssimo, com o tempo de 04:37:24, Susana Mateus com 04:44:41 e Hanna de Sousa com a marca de 04:49:01. Na terceira posição ficou o Estoril Praia Credibom, com Vanessa Pereira com 04:37:50, Priscila Gonçalves com 05:01:11 e Aline Correia, com o tempo de 05:19:52.


 

Campeonato Nacional de Paratriatlo

No Campeonato Nacional de Paratriatlo, Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, venceu a categoria PTDF com o tempo 06:08:43.

 

Vencedores por escalão

Referência para os/as atletas vencedores/as na sua categoria, que, nos escalões femininos, foram Sofia Cruz, Raquel Rocha, Liliana Veríssimo, Ana Filipa Santos, Hanna De Sousa, Fernanda Marques Santinha, Filomena Gomes e Maria João Lima e que, em masculinos, as melhores classificações foram para João Menino, José Cabeça, Filipe Azevedo, José Estrangeiro, Rafael Gomes, Sérgio Dias, Luis Mira Nunes, José Rui Galvão, Carlos Silva, José Domingos e Fernando Feijão.

O Triatlo de Caminha foi uma prova organizada pela Câmara Municipal de Caminha, pela Associação de Triatlo de Caminha e pela Federação de Triatlo de Portugal.

Parabéns a todos e continuação de bons treinos e melhores provas!

O VIII Triatlo de Caminha, que se realizou no dia 3 de outubro de 2020, contou com elevado nível competitivo.

Sendo uma prova emblemática e a única de longa distância do calendário deste ano, foi grande a adesão por parte dos atletas e clubes que totalizaram os 460 participantes.

A prova incluiu o Campeonato Ibérico Individual de Média Distância, o Campeonato Individual de Triatlo e de Grupos de Idade de Média Distância e o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo de Longa Distância. O evento contou ainda com uma prova na distância standard.

As regras de distanciamento dos atletas obrigaram a uma série de procedimentos diferentes, como a falta de pódios ou a partida sem Ferryboat. Mas o desafio da prova e o grande nível competitivo, aliados à beleza natural do percurso, motivaram os atletas que mostraram o trabalho desenvolvido ao concretizarem bons resultados.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Thomas Pidcock continua a crescer: vence a Copa do Mundo de Mountain Bike Elétrico"


Um dos ciclistas mais projetados

Por: EFE

O jovem britânico Thomas Pidcock confirmou seu status como uma das promessas mais fortes e multifacetadas do ciclismo mundial, depois de ser proclamado nesta terça-feira como o campeão mundial de mountain bike elétrico na cidade austríaca de Leogang.

Um triunfo para somar à medalha de prata que Pidcock conquistou em fevereiro passado nas Copas do Mundo de ciclismo ou a vitória que assinou há apenas um mês no 'Giro Baby', um teste de estrada reservado para ciclistas com menos de 23 anos. O Ciclista de Leeds brilha em todas as especialidades, mesmo no mais novo, como o mountain bike elétrico, que viveu na terça-feira em Leogang sua segunda edição mundial, depois de estrear no ano passado o programa oficial da Federação Internacional.

Uma breve história que permitiu que veteranos como o francês Jean Pierre Bruni, pai do campeão mundial Loic Remi, de 58 anos, vissem um grupo heterogêneo de participantes, de jovens como o próprio Pidcock, que completou 21anos. Sem esquecer, o também francês Julien Absalon,bicampeão olímpico de mountain bike nos Jogos de Atenas e Pequim 2008 de 2004, ou o belga Sven Nys, o mítico "Canibal de Baal", lenda viva do ciclocross.

Nomes de um teste em que os ciclistas têm a ajuda de um pequeno motor de uma potência máxima de 250 watts que é ativado por pedalar e que para de funcionar quando os pilotos atingem 25 km/h. Mas não com essa pequena ajuda alguém poderia acompanhar o jovem Pidcock, nem mesmo o francês Jerome Grilloux, que chegou como número um no ranking mundial, depois de prevalecer em março passado em Mônaco, o único teste da Copa do Mundo que foi possível disputar este curso como resultado da pandemia coronavírus.

Vantagem de Gilloux, líder em destaque após duas voltas. Um sinal favorito de que Gilloux, prata na Copa do Mundo disputada no ano passado em Mont-Sainte-Anne (Canadá), parecia confirmar nas duas primeiras voltas do tour, que fechou em primeiro lugar com uma vantagem de 40 segundos sobre Pidcock. Mas o britânico não estava disposto a ninguém para privá-lo do suéter arco-íris e começou a aparar sua desvantagem até que ele caçou o francês antes da conclusão do terceiro turno.

Na verdade, Thomas Pidcok já estava passando a Gália por 28 segundos no final da terceira volta, um rendimento que aumentou para 35 ao cruzar a linha de chegada. O pódio foi completado pelo dinamarquês Simon Andreassen, que alcançou o terceiro lugar, após assinar o tempo de 1h 02:30, 49 segundos a mais que Pidcok, e 14 a mais que Gilloux, que, como aconteceu com ele em 2019, no Canadá, teve que se conformar com a medalha de prata. Pugin, vitória das mulheresA francesa Melanie Pugin conquistou o triunfo na categoria feminina, após vencer as suíças Kathrin Stirnemann, segunda, e Nathalie Schneitter, terceira. Pugin, que fechou a primeira volta do tour apenas dois segundos atrás do suíço Schneitter, o defensor do título, quebrou a corrida na segunda curva com uma barra de azeitona que lhe permitiu escapar dos corredores suíços.

Uma vantagem que a francesa não parou de aumentar até o fim como testemunhada pelos 27 segundos em que superou Kathrin Stirnemann na linha de chegada e os 1,15 minutos em que superou a também helvetica Nathalie Schneitter, que afundou na última volta do tour.

Fonte: Marca

“João Almeida, um líder que quer mais: "Vou dar tudo o que tenho até o fim"

 


Jogou o sprint pelo segundo lugar e acrescentou quatro segundos de bônus

Por: EFE

O português João Almeida (Deceuninck Quick Step), líder do Giro d'Italia, ficou "relaxado" depois de chegar ao terceiro lugar na quinta etapa do Giro e aumentar suas diferenças à frente do general. "Eu estava me sentindo bem. Acho que foi um bom dia. No final eu tinha boas pernas e queria disputar a melhor posição possível para provar que também estou aqui para isso e não apenas para ir sentado na moto. Vou dar tudo o que tenho até o fim", disse ele.

 

Agora tenho um bom buraco, então estou calmo. Tenho certeza que a camisola rosa me fortalece mentalmente. Isso me dá confiança e é sempre uma motivação extra"

 

Almeida, de 22 anos, lidera a classificação do Giro com uma vantagem de 43 segundos sobre o espanhol Pello Bilbao (McLaren do Bahrein) e 48 sobre o holandês Wilko Kelderman (Sunweb). Durante a etapa desta quarta-feira, os portugueses se beneficiaram da queda que perdeu tempo na segunda do general, o equatoriano Jonathan Caicedo. "Eu sabia que Jonathan Caicedo tinha caído, então ele estava relaxado. Agora tenho um bom buraco, então estou calmo. Tenho certeza que a camisola rosa me fortalece mentalmente. Isso me dá confiança e é sempre uma motivação extra", disse ele.

Fonte: Marca

“Ganna cumpre desejo de Thomas: "Ei Pippo, você tem que tentar ganhar outra etapa"


O italiano trocou mensagens de humor ontem com o galês, retirado após uma queda

Fonte: EFE

O italiano Filippo Ganna (Ineos), vencedor da quinta etapa do Giro d'Italia, chamou sua vitória solo em Camigliatello Silano de "incrível", um triunfo com o qual ele cumpriu um desejo de seu companheiro galês Geraint Thomas, que teve que se aposentar após uma queda.

"Ontem eu estava enviando uma mensagem ao Geraint Thomas e ele disse: 'Ei Pippo, você tem que tentar ganhar outra etapa.' Hoje eu tentei e é uma vitória incrível para mim e para a equipa", disse ele.

 

No rádio eu não tive tempo para os outros, eu estava pensando, 'Ok Pippo, gás total e todo o caminho.

 

O campeão mundial de 24 anos é um ciclista de 1,93 metros de altura, mas no Valico di Montescuro ele escalou como o melhor alpinista. "Foi muito difícil porque 82 quilos não são fáceis de mover para cima. Fiz um grande crono até a linha de chegada. No rádio eu não tive tempo para os outros, eu estava pensando: 'Ok Pippo, gás total e todo o caminho', explicou.

Fonte: Marca

“Carlos Coloma: "Estou claro sobre meu retiro e será através da porta grande"”


Ciclista riojan e o triatleta Roberto Sánchez, novos embaixadores da Breitling

As agendas de todos os grandes eventos de 2020, especialmente eventos desportivos, têm sido conturbadas nos últimos tempos. Uma situação histórica que afetou completamente o desporto e em que os grandes afetados são os atletas que viram seus horários de competição e treinos alterados.

Conversamos em Madrid com os novos embaixadores do Breitling Endurance Pro, o veterano Carlos Coloma e o jovem promessa Roberto Sánchez Mantecón que apoiam o lançamento do Endurance Pro, ostentando em seu pulso o relógio desportivo e leve da linha profissional de Breitling. "Embora não tenha sido fácil nos últimos meses, conseguimos remar contra a maré e as competições estão voltando lentamente e este é um desafio para todos.

O confinamento mais longo nos coloca em desvantagem em relação a alguns competidores que conseguiram trabalhar antes ou diretamente não pararam de treinar", diz Carlos Colom, que acaba de ser confirmado para liderar a equipa espanhola de revezamento na Copa do Mundo de Leogang, na Áustria.

Roberto Sánchez espera o retorno da alta concorrência. "Uma vez que o normal é retomado, o objetivo é maximizar os treinos. Começamos a competir e estamos recuperando sensações. Tenho certeza que os resultados vão acabar saindo", diz o triatleta. O veterano Carlos Coloma foi a imagem da Rio 2016. Sua icônica entrada no teste de Mountain Bike ao ganhar a medalha de bronze já faz parte do imaginário nacional. O plano era ficar de lado depois de Tóquio 2020, mas a pandemia atrasou alguns meses.

"Eu não quero me aposentar a meio, nem cobrir o caminho para um jovem. Eu sou claro sobre como eu quero me aposentar e vai ser através da porta grande. É por isso que eu quero começar a pré-temporada, ver como eu estou no próximo ano e, se eu sou realmente o melhor e eu estou aqui para fazer uma medalha, eu vou, mas se houver alguém que esprema mais, é claro que ele tem a porta aberta", diz o ciclista riojan.

Roberto Sánchez Mantecón, é o futuro do triatlo. Membro consolidado do tri-arranjado, ele veste com orgulho a camisa de arco-íris que conquistou em 2019 após o 23º campeão mundial. Você sabe como é vencer o cobre na série mundial, onde você não foi capaz de mostrar o seu melhor nível. Um processo de aprendizado que o valenciano enfrenta com o maior entusiasmo.


"Em 2020 planejamos participar de algumas séries mundiais, mas não poderia ser, então corremos no Campeonato Mundial de Hamburgo, que não alcançamos nas melhores condições porque foi tudo muito imprevisto. E a médio e longo prazo, quero ser o mais regular possível no Campeonato Mundial, disputar um pódio no ano que vem e, diante dos jogos de Paris, tentar me classificar para eles", confessa o triatleta.

O Breitling Endurance ProO Breitling Endurance Pro combina uma caixa breitlight de 44 milímetros ultraleve® com um Super Quartz termo compensado com dez vezes mais preciso do que um quartzo convencional. Oferece conforto ideal, precisão e funcionalidade sem precedentes que atrai atletas profissionais e fãs de desportos. Projetado para mulheres e homens que combinam mentalidade profissional e estilo de vida esportivo, o Endurance Pro faz jus aos desafios do treinamento rigoroso, enquanto em um estilo moderno adequado para uso diário.

Fonte: Marca

“Australiana Grace Brown prevalece em Brabanzone Arrow”


Scott ciclista impôs galinha sozinha na frente de duas mulheres Sunweb

Por: EFE

A australiana Grace Brown (Mitchelton Scott) se aplicou sozinha na quinta edição da Seta Brabanzona Feminina de 121,9 quilômetros de extensão entre Sint-Kwintens-Lennik e Overijse.Brown, de 28 anos e segundo no recente Liege-Bastogne-Liege, venceu o clássico belga à frente da alemã Liane Lippert (Sunweb) e do holandês Floortje Mackaij (Sunweb).

Brown ficou na vanguarda da corrida nos quilômetros finais e afirmou uma pequena vantagem que não deu escolha aos seus perseguidores. Atrás perseguiu a alemã Liane Lippert e a holandesa Floortje Mackaij, duas corredoras da sunweb, que não conseguiram alcançar o australiano, apesar de unirem forças para tentar neutralizar a fuga final.A belga Lotte Kopecky (Lotto Soudal Ladies) e a sueca Emilia Fahlin (FDJ-Nouvelle-Aquitaine-Futuroscope) completaram o top 5.

Fonte: Marca

“Espanha enfrenta o Campeonato Mundial de Ciclismo de Montanha sem parte da equipe técnica pelo positivo do time”


Seis membros da expedição isolados por serem contatos diretos; Espanha em 10º em revezamentos

Por: A. García

A Federação Espanhola de Ciclismo anunciou que Cristóbal Sánchez, diretor técnico da RFEC e equipa nacional de mountain bike, testou positivo para COVID-19. A seleção está localizada em Leogang (Áustria), onde começou nesta quarta-feira o Campeonato Mundial de Especialidades.

"Depois de todos esses anos vamos levar isso adiante. Vai ser uma semana diferente e todos nós vamos ter que nos acostamento e se apoiar nisso porque vamos perder boa parte da equipe", disse Carlos Coloma .

 

Vai ser uma semana diferente e todos nós vamos ter que carregar nossos ombros disse Carlos Coloma.

 

Cada um dos componentes da equipa espanhola de ciclismo foi feito antes da viagem um PCR com resultado negativo. Ao chegar da viagem, após novos testes, o diretor técnico testou positivo. Ele entrou em confinamento solitário junto com outras seis pessoas na expedição com a qual ele teve contato.

Um segundo PCR, resultado que foi conhecido ontem à tarde, o diretor técnico novamente deu um resultado adverso, enquanto os outros seis membros da equipe nacional continuaram a oferecer um resultado negativo. As autoridades austríacas estão atualmente mantendo todos em quarentena, incluindo aqueles que deram negativo, incluindo um ciclista, Roger Ferrer.

 

Ele está contando muito com os dois mecânicos e da minha parte eu lhe disse a ele, que ele me pegou para o que for preciso disse Carlos Coloma.


 

"Em todos esses anos eu sempre estive com o verificador mão-a-mão trazendo minha experiência para os mais jovens. Agora ele não vai estar lá, ele está contando muito com os dois mecânicos e da minha parte eu disse-lhe que ele me pegou para o que for preciso", explica Coloma, que enfrenta sua consecutiva World Watch.

Além dos dois mecânicos, a equipa também poderá contar com dois massagistas que não viajaram da Espanha. Eles fizeram isso da República Checa, como parte da equipa que competiu neste fim de semana na Copa do Mundo de Nove Mesto.

 

Espanha, décimo em revezamentos.

A equipa terminou na décima posição o teste de revezamento. Ele participou com uma equipa composta por Coloma, Alberto Barroso (júnior), Fransesc Barber (júnior), Rocío del Alba, Nuria Bosch (com menos de 23 anos) e Lucía Gómez (júnior), que desempenharão seu posto nesta ordem. A ausência de Jofre Cullell (sub 23), que não pôde viajar porque deu positivo para coronavírus, motiva dois juniores do sexo masculino a participarem deste teste.

"Hoje temos que dar uma boa imagem, fazer o nosso melhor, que não há contratempo e focar nos testes individuais porque no revezamento temos muito dificuldade", explicou Coloma antes do teste. Coloma fez o primeiro post. Ele terminou em quinto lugar em um circuito enlameado e no qual a chuva fez uma aparição durante a corrida.

Alberto Barroso foi testemunha no segundo turno. Com um ótimo passeio, ele alcançou a linha de chegada em terceiro lugar. Com Francesc Barber em conteúdo, a equipa espanhola completou uma nova virada sem perder uma vaga.

Depois foi a vez de Rocío del Alba García. O corredor da BH Templo Cafés UCC assinou uma volta espetacular para colocar a Espanha em segundo lugar, atrás da França. Nuria Bosch, oitava, e finalmente a júnior Lucía Gómez levaram a Espanha à décima colocação. O ouro foi para a França, seguido pela Itália e Suíça.

Fonte: Marca

“Ciclista hospitalizado depois de acidente com helicóptero em Itália”


Acidente ocorreu durante uma etapa do Giro

O ciclista Luca Wackermann foi levado, esta quarta-feira, para o hospital com ferimentos múltiplos, isto depois de um helicóptero de um canal de televisão ter voado demasiado baixo e ter provocado um acidente no final da quarta etapa do Giro

A aproximação do veículo provocou fortes rajadas e dois ciclistas foram atingidos pelas barreiras metálicas que separavam o público dos atletas.


Etienne van Empel, da equipa Vini Zabu-KTM, sofreu pequenas escoriações nas mãos, ao contrário do companheiro de equipa, Luca Wackermann, que sofreu lesões mais graves.

"O Wackerman foi transportado para o hospital, mal estava consciente", contou Andrea Citracca, chefe da equipa, à televisão RAI2.

Wackermann abandonou mesmo a corrida com um nariz fraturado e ainda suspeitas de fraturas na anca.

Fonte: Sapo on-line

“Alaphilippe vence La Flèche Brabançonne mas volta a festejar antes de tempo”


Desta feita sem consequências

Por: Lusa

Foto: Action Images

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), campeão do mundo de fundo em título, venceu esta quarta-feira a clássica La Flèche Brabançonne, num 'sprint' em que voltou a festejar antes de tempo, desta feita sem consequências.

Na primeira das clássicas das Flandres, este ano noutro espaço temporal devido à pandemia de covid-19, foi o francês, de 28 anos, a impor-se numa chegada a três, à frente do holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), segundo, e do francês Benoit Cosnefroy (AG2R La Mondiale), terceiro.

Estreou-se a vencer com a camisola 'arco íris' e espantou a 'maldição' que, no mundo do ciclismo, se associa ao campeão do mundo, mas não se livrou de nova polémica: poucos dias depois de celebrar antes do tempo na La Flèche Walonne, injustificadamente, uma vez que foi segundo, e ter sido desclassificado até ao quinto lugar, voltou a fazer o mesmo.

O ciclista francês cumpriu os 197 quilómetros entre Lovaina e Overijse de forma exemplar, mas quase 'borrava a pintura', após um 'sprint' em que se superiorizou sem dificuldades aos adversários, com Van der Poel a 'falhar' o tempo de lançamento do 'sprint'.

A clássica foi mexida desde o início, com um sexteto em fuga que nunca chegou a ameaçar fugir ao pelotão para chegar isolado à meta, sendo apanhados a 60 quilómetros, quando os nomes 'grandes' para a vitória se lançaram para a frente.

Aquele trio acabou por chegar isolado após a derradeira passagem pelo Moskestraat, com o resto dos participantes a chegarem a 'conta gotas': Rui Oliveira (UAE Emirates), único luso em prova, foi 26.º, a 32 segundos.

A prova feminina, durante a manhã, foi arrebatada pela australiana Grace Brown (Mitchelton-Scott). A 'caravana' masculina e feminina aguarda agora por domingo, pela Gent-Wevelgem.

Fonte: Record on-line

“Giro/João Almeida resiste ao primeiro grande teste e ainda faz 3.º na etapa”


Português mantém-se líder no Giro

Por: Ana Paula Marques

João Almeida resistiu esta quarta-feira ao primeiro grande teste que teve como líder da Volta a Itália, ao conseguir chegar com o grupo dos favoritos na chegada a Camigliatello Silano, final da sexta etapa.

O ciclista português, de 22 anos, chegou a estar mais na cauda do grupo na principal dificuldade do dia, a 17 quilómetros da meta (contagem de montanha de primeira categoria), e mesmo sem ter grande ajuda da equipa (Deceuninck-Quick Step), manteve-se dentro do grupo, para terminar a tirada...em terceiro, conseguindo assim mais segundos de bonificação, aumentando a vantagem na classificação geral.

A etapa, que começou em Mileto e com 225 quilómetros foi ganha pelo italiano Filippo Ganna (Ineos), que foi o primeiro camisola rosa do Giro, quando bateu João Almeida por 22 segundos no contrarrelógio. Ganna coroou com sucesso uma fuga da qual fez parte, para vencer com 34 segundos sobre o grupo dos favoritos, com Almeida a atacar para ser segundo, mas depois superado em cima da meta por Patrick Konrad (Bora).

João Almeida parte para a sexta etapa com 43 segundos de vantagem, agora sobre o espanhol Pello Bilbao (Barhain).

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Seleções nacionais de pista e de BTT em ação até dia 12”


Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete em duas frentes nos próximos dias. A seleção nacional de BTT participa, entre hoje e domingo, no Campeonato Mundial, em Leogang, Áustria. Entre amanhã e segunda-feira, Portugal estará também representado no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, em Fiorentuola d’Arda, na província italiana de Piacenza.

A presença nacional no Campeonato do Mundo de BTT começa já na tarde de hoje, com a participação de três corredores da Miranda Factory Team – Emanuel Pombo, José Borges e Tiago Ladeira - na prova de cross country olímpico (XCO) para bicicletas de assistência elétrica.

Amanhã, ainda na disciplina de XCO, a Equipa Portugal estará presente nas provas de juniores. Às 12h30 compete Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir). Hora e meia mais tarde entram em pista Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Às 9h30 de sexta-feira, Gonçalo Bandeira e Nuno Reis, ambos cedidos à seleção pela Miranda Factory Team, participam na qualificação de Downhill (DHI) para juniores. Apenas os 60 mais rápidos na manga de apuramento poderão participar na final, marcada para as 8h25 de domingo. No sábado Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) é a esperança da Equipa Portugal na prova de XCO para sub-23 femininas.

“Exceto nas bicicletas elétricas, temos uma seleção muito jovem, quase toda composta por juniores. Vamos participar de olhos postos no futuro, proporcionando a estes jovens a oportunidade de competirem ao mais alto nível e de se desenvolverem, tendo em visto o percurso futuro como sub-23 e elite. A Raquel Queirós está também em fase de consolidação de capacidades e de experiência, num percurso que, acreditamos, terá um primeiro ponto alto nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

A Equipa Portugal de Pista alinha no Europeu desta semana com os sub-23 Iuri Leitão (Supermercados Froiz) e Maria Martins (Drops) e com a júnior Daniela Campos. Vão todos competir nas provas de resistência das respetivas categorias etárias, assim as condições meteorológicas permitam a realização de todo o programa, uma vez que a competição vai disputar-se num velódromo ao ar livre.

“Vamos bater-nos por resultados nos oito primeiros nas quatro disciplinas em que estamos inscritos: corrida por pontos, eliminação, omnium e scratch. O Iuri já tem alguma experiência de correr em pistas ao ar livre, mas a Maria e a Daniela vão estrear-se nestas condições, que exigem alguma adaptação, tanto nos andamentos a usar como nos cuidados técnicos, porque a condução nestas circunstâncias tem de ser diferente. Já não competimos em pista deste o Mundial de elite – há mais de meio ano – e não temos referências dos nossos adversários. Sabemos que a Maria tem a preparação um pouco atrasada, mas esta participação será importante. Desde logo, para procurar resultados nas primeiras oito posições, mas também tendo em vista o percurso para o Campeonato da Europa de Elite deste ano e para os Jogos Olímpicos de 2021”, anuncia o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

 

Agenda provisória da Equipa Portugal

8 outubro

15h15: Iuri Leitão – Eliminação Sub-23

16h00: Daniela Campos – Scratch Juniores

 

9 outubro

17h00: Maria Martins – Scratch Sub-23

 

10 outubro

15h25: Daniela Campos – Eliminação Juniores

16h00: Maria Martins – Eliminação Sub-23

16h25: Iuri Leitão - Scratch Sub-23

 

11 outubro

8h30-16h35: Daniela Campos – Omnium Juniores

14h00: Maria Martins – Corrida por Pontos Sub-23

15h00: Iuri Leitão – Corrida por Pontos Sub-23

 

12 outubro

8h00-15h35: Maria Martins – Omnium Sub-23

8h15-16h15: Iuri Leitão – Omnium Sub-23

13h15: Daniela Campos – Corrida por Pontos Juniores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com