quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

“Wanty e Cofidis convidadas a participar no Tour de 2019”

As duas formações têm presença confirmada na Volta ao Algarve de 2019

Por: LUsa

Foto: Reuters

A equipa belga Wanty e a francesa Cofidis, ambas da categoria Continental Profissional, são as primeiras convidadas a participar na Volta à França de 2019, anunciou esta quinta-feira a organização da mais importante competição velocipédica mundial.

As duas formações, que no ano passado terminaram nos dois primeiros lugares da classificação final da segunda divisão do ciclismo internacional, à qual foi promovido recentemente o W52-FC Porto, têm também a presença confirmada na Volta ao Algarve de 2019.

Com a entrada da Wanty e da Cofidis ficam por atribuir dois convites, com vista à constituição de um pelotão com 22 equipas, entre as quais estarão as 18 integrantes do World Tour, o escalão principal, qualificadas automaticamente para a prova, que se realiza entre 06 e 28 de julho.

A Wanty, que tem como chefe de fila o francês Guillaume Martin, participou nas duas últimas edições da Volta a França, enquanto a Cofidis, na qual os sprinters Nacer Bouhanni e Christophe Laporte são as principais referências, disputa a competição desde 1997.

Fonte: Record on-line

“Daniela Reis termina no pelotão a primeira etapa do Tour Down Under”

Primeira prova do World Tour feminino

Por: Lusa

Foto: D.R.

A ciclista portuguesa Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) terminou esta quinta-feira integrada no pelotão a primeira etapa do Tour Down Under, primeira prova do World Tour feminino, que se disputa na Austrália.

A campeã portuguesa cortou a meta na 63.ª posição, com as mesmas 3:10.28 horas da italiana Letizia Paternoster (Trek-Segafredo), que foi a primeira a cortar a meta, no final dos 112,9 quilómetros, entre Hahndorf e Birdwood.

A australiana Sarah Roy (Mitchelton-Scott) e a cubana Arlenis Sierra (Astana) fecharam o pódio da etapa.

Na sexta-feira, corre-se a segunda de quatro etapas, entre Nuriootpa e Angaston (116,7 quilómetros), com uma contagem de montanha de primeira categoria coincidente na meta.

Fonte: Record on-line

“Ciclocrosse: Melgaço decide vencedores da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho”

Melgaço acolhe no dia 20 de janeiro a última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço. A disputar no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), a prova é aberta à participação de todos os interessados.

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço, a prova de ciclocrosse destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters e promoção.

“Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto com cariz competitivo e lazer. É nossa intenção continuar a apostar no desporto”, afirmou o vereador do Desporto do município de Melgaço, José Adriano Lima, a propósito do Ciclocrosse de Melgaço.

Na última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo, os juvenis darão o tiro de partida, pelas Pelas 09h30. Às 10h00 começará a corrida de masters masculinos e da categoria Promoção, seguindo-se às 11h00 a prova de cadetes masculinos e todas as categorias femininas. Os atletas das categorias de elites, sub-23 masculinos e juniores masculinos serão os últimos a competir, iniciando-se esta última corrida pelas 12h00.

O Ciclocosse de Melgaço decorrerá num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço. As inscrições estão abertas até 16 de janeiro podendo ser efetuadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Recorde-se que Melgaço recebe em 2019 os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada das categorias de Elites e Sub 23, assim como o Grande Prémio do Minho e provas da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho de BTT Maratonas, Ciclocrosse e Cross Country Olímpico.

Depois do assinalável êxito organizativo dos Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse e de BTT Maratonas de 2018, a par do Grande Prémio do Minho, o Município mais a Norte de Portugal acolherá, de 27 a 30 de junho de 2019, a fina flor do ciclismo para disputar os títulos de Campeão Nacional de fundo e de contrarrelógio das categorias de Elites (masculino e feminino) e Sub 23.

Antes dos Campeonatos Nacionais, das provas mais importantes da época desportiva, Melgaço começará por receber a última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo. A importante prova será disputada no dia 20 de janeiro no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

Pontuável para a Taça de Portugal, no dia 17 de março realiza-se a 4ª Maratona BTT Vila de Melgaço que contará com a presença dos melhores atletas de BTT Maratonas, enquanto no dia 5 de maio será a vez da realização do 5º BTT XCO de Melgaço integrado no Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech.

De 27 a 30 de junho Melgaço acolherá os Campeonatos Nacionais de Elites e Sub 23, seguindo-se, de 26 a 28 de julho, o Grande Prémio do Minho (juniores) em cuja edição do ano passado Melgaço assistiu a uma etapa épica que terminou no alto de Castro Laboreiro.

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço) onde será disputada a última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.

A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

 

Melgaço: o destino de natureza mais radical de Portugal

Afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’ é a estratégia que o Município tem vindo a promover desde o início de 2018, no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, sob a designação ‘Discover Melgaço’. A aposta em diversos eventos, de diferentes modalidades, o incentivo à prática desportiva, a manutenção e melhoria dos diversos espaços, aliadas às ótimas condições de que o concelho dispõe, têm sido prioridades.

Melgaço centra-se numa imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais.

“Melgaço é um destino de natureza por excelência. As caraterísticas geográficas e geológicas concedem-nos uma posição de destaque e permite que se pratiquem os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano. Aqui, vive-se adrenalina, com segurança e de braços dados com a natureza! Estamos situados na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera”, recorda o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, realçando que em Melgaço “temos tudo para se viver momentos fantásticos, sejam eles gastronómicos, radicais, em volta da natureza e mesmo da cultura e património. Temos uma deliciosa gastronomia. Um Alvarinho único! E a nossa deslumbrante paisagem concede-nos uma posição de destaque. Não apenas pela sua grandiosidade e pelo facto de constituir um valioso testemunho dos hábitos e culturas das suas gentes, mas também pela sua riqueza ecológica”.

Fonte: ACM

“Equipa Portugal/Telmo Pinão representa Portugal em Manchester”

Por: José Carlos Gomes

Telmo Pinão é o representante da Equipa Portugal na prova internacional de paraciclismo de pista que se realiza em Manchester, Inglaterra, no próximo fim-de-semana.

O paralímpico português participa com intenção de testar-se e de comparar o estado de evolução competitiva perante a concorrência, tendo em vista a possibilidade de vir a tentar o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na vertente de pista, depois de, no Rio de Janeiro, ter competido na estrada.

Telmo Pinão vai correr em duas provas individuais cronometradas na classe C2. Na sexta-feira, às 19h00, disputa o contrarrelógio de 1 km, disciplina mais explosiva, na qual as expectativas quanto ao resultado são mais baixas, tendo em conta as caraterísticas do ciclista nacional.

O corredor da Equipa Portugal regressa à pista às 13h00 de sábado para disputar a perseguição individual, que no paraciclismo tem três quilómetros e não quatro como no ciclismo. Se conseguir um dos quatro melhores registos, Telmo Pinão poderá bater-se pelas medalhas nas finais, agendadas para as 19h00 do mesmo dia.

Sendo uma competição pontuável para o ranking de apuramento paralímpico, a prova de Manchester conta com uma forte lista de inscritos, concorrência de peso para as hostes portuguesas.

Fonte: FPC

“Última Hora…”

Por: José Morais

A 17ª Bênção Nacional dos Ciclistas a realizar em Fátima, já tem data marcada para o próximo dia 24 de fevereiro de 2019.

A organização será da União de Ciclismo de Leiria, e será presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Leiria/Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.

Marque já na sua agenda, e participe neste evento único, onde no dia 24 de fevereiro os ciclistas rumarão a Fátima, e, peregrinação, em momento de Fé, pedindo proteção à Virgem.

Faça como nós que vamos marcar presença, para reportagem completa do evento, este ano com diretos no Facebook.

Brevemente o cartaz e o programa completo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com