terça-feira, 14 de agosto de 2018

“Os eventos da semana”

Esta semana, o calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) tem agendado os seguintes passeios:

Dia: 19 de Agosto
 

13º Passeio Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro - Montijo

Podem consultar mais informação no espaço “Calendário Anual” em: http://www.fpcub.pt/agenda/2018 e ainda no site oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) em: http://www.fpcub.pt , pode consultar outros eventos, como toda a atividade realizada pela FPCUB.

“Antigo campeão do mundo de keirin suspenso por doping”

Ciclista Fabián Puerta acusou positivo num controlo antidoping realizado a 11 de junho.

O colombiano Fabián Puerta, campeão mundial de keirin, foi suspenso preventivamente pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência de um controlo positivo a uma amostra recolhida em 11 de junho, anunciou hoje o organismo.

Puerta, de 27 anos, conquistou o título mundial em março último, depois de ter sido campeão pan-americano sete vezes consecutivas de 2011 a 2017 e medalha de prata nos Mundiais de 2014 e 2017.

O colombiano acusou o uso de boldenona, um esteroide anabolizante endógeno incluído na lista de substâncias proibidas.

A UCI diz que não vai fazer mais nenhum comentário sobre o assunto, acrescentando apenas que Puerta tem direito a solicitar a realização da contra-análise à amostra B (recolhida na mesma altura).

Fabián Puerta é o atual campeão mundial de keirin, uma das várias disciplinas olímpicas do ciclismo de pista, que consiste em oito voltas à pista de 250 metros, pedalando, inicialmente, atrás de uma bicicleta motorizada até que os ciclistas cheguem aos 45km/hora.

Fonte: Sapo On-line

“Fafe recebe a última etapa do Campeonato do Minho de BTT Maratonas - AFA Cycles”

O concelho de Fafe recebe no dia 16 de setembro a última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - AFA Cycles que será decisiva para a atribuição dos títulos de Campeões do Minho de Maratonas.

A Rota da Vitela também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Maratona e Passeio. As inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt)

Organizada pelo Clube de Ciclismo - Fafe a Pedalar, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Rota da Vitela será disputada em trilhos do concelho de Fafe, começando e terminando no centro da cidade. A partida está marcada para as 10h00, tendo o percurso da Maratona a extensão de 70 quilómetros e do passeio 40.

Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a Roya da Vitela prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Maratona e Passeio.

A participação na Maratona tem o custo de 10 euros e no passeio de 8 euros, havendo a possilidade de inscrição com almoço com  valor adicional de 10 euros. Ss inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

A Rota da Vitela tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Freguesia de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, AFAcycles, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Transnos, RTI - Isolamentos, BikeSmile, Casa Saúde Guimarães, Água São Martinho, Cleimag, Vinha da Rita, Foto Rodrigo, RumaBor, Like Bike, Grupo Celeste, Turbotest, Jucar, Cadeinor, Montelongo - Transportes, Petro Basto, PGTEX Europa - Malhas, Fisioperform, J. M. Moniz Rebelo e PLB - Publicidade.

Fonte: ACM

“Downhill Urbano e Trial Bike em Paredes de Coura”

Paredes de Coura recebe nos dias 6 e 7 de outubro o 3º Downhill Urbano de Paredes de Coura e o Open de Trial Bike.

O DHU é aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

O Open de Trial Bike será realizado no dia 6 de outubro (sábado), entre as 21 e as 23 horas, realizando-se o DHU no dia a seguir.

O 3º Downhill Urbano de Paredes de Coura - promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Paredes de Coura e pela Associação de Ciclismo do Minho - terá uma pista bastante dinâmica, aproveitando ao máximo o declive natural do percurso, complementada por diversos obstáculos artificiais, pretendendo simultaneamente fazer as delícias dos pilotos em termos de condução e o deleite do público, em termos da espetacularidade das manobras necessárias à transposição dos obstáculos.

O 3º Downhill Urbano de Paredes de Coura terá prémios monetários em disputa, custando as inscrições 5 euros. A participação (além das categorias de competição, de cadetes a master) é aberta a todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Com períodos para treinos entre as 09h00 e as 12h00, a manga de qualificação começará às 13h30 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.

A pista do 3º Downhill Urbano de Paredes de Coura, com uma extensão superior a mil metros, tem início no Penedo-do-Milho, integrado no Parque de Lazer do Penedo-das-Vistas, a 453m de altitude, um miradouro privilegiado para contemplação da paisagem urbana da Vila, bem como de parte do território do concelho de Paredes de Coura.

O epicentro da prova é o Parque Urbano das Portas do Corno de Bico, junto ao Centro Cultural de Paredes de Coura, localização da porta de chegada. Contiguamente a esta situa-se o Paddock, a zona de assistência e o parque de carga do transporte até à porta de saída, localizada no Penedo-do-Milho.

O 3º Downhill Urbano de Paredes de Coura tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design e Salvaggio.

Fonte: ACM

“Festival Bike Portugal/O mundo da bicicleta reúne-se em Santarém”

De 7 a 9 de setembro, no CNEMA, em Santarém

Por: Pedro Oliveira

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, decorre de 07 a 09 de setembro no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e promete ser, uma vez mais, o centro das atenções do sector.

O evento é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo.

O certame é a referência do mercado nacional e tem como objetivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área. Importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores, e muito público interessado, transformam o Festival Bike num evento único e incontornável.

A qualidade e a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, o envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta enquanto meio saudável para a prática desportiva ou para momentos de lazer, fazem do Festival Bike um certame ímpar.

 
26ª Volta a Portugal do Futuro

A revelar novos campeões desde 1992, a Volta a Portugal do Futuro, evento promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, é uma competição carismática da categoria sub23. Este ano, a 26ª edição decorre entre 5 e 9 de Setembro. De Águeda ao Festival Bike, em Santarém onde vai terminar a prova serão percorridos 613 quilómetros divididos por seis etapas.

A derradeira jornada da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros faz quartel-general no Centro Nacional de Exposições em Santarém. A última etapa, a 9 de Setembro, coincide com o último dia de mais uma edição do Festival Bike. Os definitivos 118 quilómetros desta prova vão terminar cerca das 15 horas.


Provas e demonstrações animam Festival Bike

Paralelamente, o Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo, tais como a “14ª Maratona BTT”, o “Campeonato Nacional de Dirt Jumping”, as demonstrações de “Bike Trial”, o “11º Mega Passeio de Cicloturismo”, o “3º Granfondo Festival Bike”, o “3º Passeio de Bicicletas Antigas”, o “7º Troféu da Juventude”, ou as provas de BMX, entre outras.


Sessões de Autógrafos e Apresentações

O Festival Bike Portugal será palco de Sessões de Autógrafos com algumas das grandes figuras do desporto nacional, assim como diversas apresentações relacionadas com a modalidade.


Horários

Sexta-feira, 7 de setembro: 10h00 às 17h00 (Profissionais)

Sexta-feira, 7 de setembro: 17h00 às 20h00 (Público)

Sábado, 8 de setembro: 10h00 às 20h00 (Público)

Domingo, 9 de setembro: 10h00 às 20h00 (Público)


Entradas

1 Bilhete: 6,00 € (Válido para apenas 1 Entrada)

Entrada Gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)

Parque de Estacionamento: Gratuito

Fonte: CNEMA

“Volta a Portugal/Rui Vinhas: «Foi mais difícil acabar do que vencer Volta’2016»”

Personificou espírito de união da W52-FC Porto, vencedora com Alarcón da Grandíssima

Por Alexandre Reis

Foto: EPA

O estado em que ficou Rui Vinhas, após a queda, durante a 5ª etapa da Volta a Portugal comoveu o país inteiro. O atleta da W52-FC Porto embateu num carro da caravana, perdeu os sentidos, foi aconselhado pelos colegas a desistir, mas a sua capacidade de resistência e a tenacidade em defender a equipa e a camisola amarela de Raúl Alarcón falaram mais alto.

Ao cortar a meta em Fafe, na 10ª e última etapa, Vinhas sentiu que tinha ganho mais alguma coisa importante: "Foi muito mais difícil acabar esta corrida do que vencer a Volta em 2016. Sofri muito mais nesta, um sofrimento diferente, mas, apesar das mazelas, sinto-me muito recompensado e orgulhoso por estar aqui a festejar com os meus colegas", considerou o corredor, de 31 anos, natural de Sobrado, terra que ontem contou com centenas de populares para celebrarem o triunfo da W52-FC Porto na Volta.

Nuno Ribeiro, diretor desportivo, explicou a chave do triunfo. "Mais do que ganharmos esta ou aquela etapa, a equipa esteve sempre unida, ultrapassando os momentos mais difíceis", comentou.

A revelação João Rodrigues

Outro dos portugueses em destaque foi João Rodrigues, de 23 anos, grande revelação da Volta: "Comecei por ser o primeiro a entrar ao serviço pela equipa nas etapas, passei a entrar mais tarde e acabei por ser o último escudeiro de Raúl Alarcón, o que me deixa orgulhoso por contribuir para esta excelente vitória. Quando estamos bem, nada nos pode parar."

Refira-se que João Rodrigues foi segunda opção, substituindo o lesionado Samuel Caldeira. "Sabia que este João, quando tivesse a sua oportunidade, iria brilhar. Trabalhámos muito e substituiu-me à altura. Esta vitória também é minha", considerou Caldeira.

Fonte: Record on-line

“Atualização do Canal NP-TV com o: “Vídeo do 10º Passeio Mafra Gare.2018"

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo do 10º Passeio Mafra Gare.2018"  

 



Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated

“Revista Notícias do Pedal “19 Anos ao Serviço da Bicicleta”

Completamos mais um aniversário no dia 30 de julho

Iniciamos á “19 Anos”, mais propriamente do dia 30 de julho de 1999, um projeto intitulado de “Notícias do Pedal”, na altura algo arrojado, já que se começava a dar os primeiros passos nas novas tecnologias, e na comunicação social pouco ou nada existia na área.

Na altura criar uma revista em papel era difícil, os custos imensos, e a internet, seria o futuro, nada melhor que apostar na mesma, e assim saiu a primeira edição, onde o espaço era dedicado na totalidade ao Cicloturismo, modalidade que na altura estava em grande expansão, os eventos eram imensos, e era necessário dar-lhes voz.

E foi assim durante muito tempo, semanalmente as edições eram laçadas, e no início os leitores já eram bastantes, porem, o trabalho aumentou, e semanalmente era difícil manter o espaço, e passamos a ser quinzenais, durante quase dois anos.

A Revista começou a crescer, e quisemos ir mais longe, e com alguns pedidos dos vários leitores, passamos a introduzir o ciclismo, este que começou com um projeto quase a brincar, vimo-nos forçados a alterar, e legalizamos a nossa revista, inscrevemo-nos na ERC-Entidade Reguladoras da Comunicação Social, tratamos das nossas carteiras profissionais, e arrancamos com mais força, e com profissionalismo.

Esta nova mudança, originou a que a nossa Revista passa-se a ter todas a modalidades que se pratica com a bicicleta, seja de lazer, manutenção ou competição, passando a ser mensal, a qual até hoje continua a ser.

Mas quisemos ir mais longe, criamos o nosso espaço diário, o nosso blogue com toda a atualidade, criamos o nosso canal de televisão no MEO e o YouTube, e estamos nas redes sociais, com a máxima força, tentando diariamente dar o nosso melhor.

Foram anos de luta, muitos que vieram depois de nós já ficaram pelo caminho, também nós já pensamos parar, mas o respeito pelos nossos leitores e amigos, dá-nos força a continuar, e tentar fazermos mais e melhor.

Nós vamos continuar este longo trabalho, neste dia que já não é de aniversário, nestes 19 anos de existência, temos que dar os Parabéns, não só para nós, mas também em especial para vocês leitores e amigos, apenas temos uma palavra para todos…

OBRIGADO

A equipa da Revista Notícias do Pedal

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com