segunda-feira, 25 de abril de 2022

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Pedro Pinto fechou como melhor jovem no Grande Prémio O Jogo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação no Grande Prémio O Jogo, uma ligação de 143,2 quilómetros entre Celorico de Basto e Paredes. A etapa rainha desta competição, fez bastantes diferenças, mas Pedro Pinto esteve em grande destaque e subiu ao 9º lugar da Classificação Geral, sendo o vencedor da Camisola Branca.

Um grupo de onze corredores tentou ser protagonista, saindo do pelotão ainda na primeira metade da etapa. Nesse grupo contávamos com a presença de Gonçalo Amado que mesmo quando o grupo da frente perdeu unidades se mantinha na dianteira e foi um dos últimos homens a resistir na frente, alcançado apenas na montanha de segunda categoria no Alto do Cruzeiro.


Na última subida do dia, viria a ser onde se jogou a vitória pela etapa e pelo prova. Dois corredores da Glassdrive-Q8-Anicolor não viriam a ser mais alcançados até ao fim onde a vitória na etapa foi para Luís Mendonça. No grupo perseguidor, Pedro Pinto e Bruno Silva mantinham-se entre os melhores, salvaguardando assim as suas posições na Classificação Geral mas também como líder da Classificação da Juventude. No final apenas cederam alguns segundos para o grupo, mas viria a ter ganhos bastante significativos onde Pedro Pinto subiu ao 9º lugar da Classificação Geral e Bruno Silva ao 14º posto.


Com este resultado, Pedro Pinto solidificou ainda mais a sua liderança e saiu desta prova com presença no pódio final, sendo o melhor jovem na competição. Relembrando, que o Pedro está no seu último ano como corredor Sub23 e teve nesta prova uma das melhores prestações da época. Os restantes elementos da equipa defenderam esta liderança sempre com muito trabalho, entrega e dedicação, e estiveram sempre no apoio aos seus líderes.

Coletivamente foi mais uma prestação muito boa de toda a equipa que no final fechou num brilhante 3ª lugar na Classificação Geral por Equipas.


No final, Pedro Pinto afirmava que “Fiquei muito feliz com a vitória na juventude, a equipa esteve sempre comigo! Saio com um balanço superpositivo, a equipa esteve 5 estrelas, onde acabámos também no 3º lugar por equipas. Entramos na última etapa com o objetivo defender o top 10 e a liderança da juventude e foi um objetivo cumprido!”.

 

Classificação Etapa


Celorico de Basto - Paredes: 140,2 Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), 3h42m01s

13.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m13s 14.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

22.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m40s 25.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

26.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

41.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 8m57s 46.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 9m25s


 

Classificação Geral

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), 8h55m57s

9.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m18s 14.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m59s

21.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 6m38s 23.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 6m51s 25.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 7m13s 48.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15m55s 50.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 16m16s

 

Classificação Juventude

 

1.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

 

Classificação Equipas

 

1.º Glassdrive-Q8-Anicolor, 26h29m48s

3.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 10m27s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados





“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis vence GP O JOGO com Luís Mendonça a bisar na prova


Fotos: João Fonseca Photographer

Luís Mendonça e Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, mostraram-se invencíveis hoje em Paredes, naquela que foi a 4.ª Etapa do 10.º Grande Prémio O JOGO. Luís Mendonça bisou, ao ganhar a etapa na sua terra natal, no dia seguinte a ter conquistado a 1.ª vitória da época e Rafael Reis venceu a Geral Individual, vestindo-se de Amarelo do início ao fim da prova, numa edição totalmente dominada pela estrutura.

A formação com sede em Águeda foi também vencedora da classificação coletiva e dos pontos, por intermédio de Luís Mendonça, tendo conquistado três das quatro etapas da corrida: contrarrelógio individual através de Reis e a 3.ª e 4.ª etapas por Mendonça. 


O último dia, que ligou Celorico de Basto a Paredes em 140,2 km, foi de grandes emoções, concentradas nos dois últimos Prémios de Montanha, onde os mais fortes atacaram. Mas foi na descida para Paredes que tudo se decidiu. Luís Mendonça, bem conhecedor do terreno, ganhou avanço e levou consigo o Camisola Amarela e colega Rafael Reis, até à meta.  

Uma chegada que arrepiou, com a dupla a terminar de mãos dadas, mostrando bem o espírito de união e a mística da Glassdrive / Q8 / Anicolor. Os dois remataram o momento com um forte abraço e só 59 segundos depois começavam a chegar os restantes homens do pelotão. 


Luís Mendonça, emocionado, começou por dizer que “não podia ser melhor”. Defendemos da melhor forma esta etapa. Numa descida que tão bem conheço, lancei-me e encostamos os dois. Conheço muito bem este terreno e foi dar tudo até à meta. Foi ouro sobre azul terminar desta forma na minha terra e nas minhas gentes. Festejar com o Rafael Reis não podia ser melhor”. 

Já Rafael Reis não escondeu que “este dia ia ser complicado para mim. Iam surgir dificuldades. Sabia que tinha de me defender, a equipa estava forte e manteve o ritmo para mim, o Mauricio ajudou-me muito. E o Mendonça arrancou na descida, fomos à morte, mas valeu a pena. Claramente ele era o homem mais forte, mas o respeito por mim foi enorme, todos respeitaram-me muito e estou muito feliz com tudo isto”. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da equipa, rematou dizendo que esta é “uma vitória do coletivo. O Rafael Reis merecia este dia, é um corredor excecional, um bom colega e toda a equipa estava a dever-lhe esta vitória. Os sete elementos que participaram, todos estiveram muito bem, sem exceção. É uma vitória dedicada a todos os patrocinadores e parceiros, bem como aos amantes da nossa modalidade, que fazem vibrar todas as competições e o nosso dia-a-dia”.

 

CLASSIFICAÇÕES: 

10.º GRANDE PRÉMIO O JOGO 

4.ª ETAPA: Celorico de Basto – Paredes» 140,2 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h42m01s 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

3.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), a 59s 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

9.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m07s 

52.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 12m49s 

84.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 25m17s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 08h55m57s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 01m35s 

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m46s 

6.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m49s 

46.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15m40s 

71.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 32m37s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 26h49m48s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 86 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 72 Pontos 

6.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 35 Pontos 

9.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular - Paredes - Boavista), 24 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18 Pontos 

9.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º Luís Fernandes (Rádio Popular - Paredes - Boavista), 9 Pontos 

5.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Nuno Ribeiro e José Rodrigues postos em liberdade”


Estão proibidos de exercerem funções

 

Por: Ana Paula Marques

Nuno Ribeiro e José Rodrigues, os dois detidos na sequência de megaoperação levada a cabo pela Polícia Judiciária no sábado à equipa da W52-FC Porto, foram ouvidos esta tarde no tribunal, no Porto, e foram postos em liberdade, mas com algumas condicionantes:

Têm ambos de se apresentar todas as semanas na esquadra da polícia da área da respetiva residência, não poderão contactar entre ambos e outros envolvidos no processo, assim como não poderão exercer as funções que exerciam antes de serem detidos.

Fonte: Record on-line

“ABTF Betão Feirense, Manakov conquista camisola vermelha dos sprints no Grande Prémio O JOGO”


Fotos: João Fonseca

Nos últimos três dias, a ABTF Betão Feirense disputou quatro etapas na 10.ª edição do Grande Prémio O JOGO. No final dos 353,9 quilómetros, iniciados em Pinhel e com a última chegada realizada em Paredes, a equipa conquistou com Viktor Manakov a camisola vermelha correspondente à vitória da classificação dos sprints.

A garra de betão dos corredores feirenses foi demonstrada ao longo de todo o Grande Prémio O JOGO. Desde o contra-relógio inaugural, a ABTF Betão-FEIRENSE lutou por um lugar entre os melhores tempos alcançados e estava praticamente a consegui-lo quando uma queda, nos metros finais da primeira etapa, arredou Viktor Manakov de pedalar um dos 10 melhores tempos do dia. Esta adversidade inicial e as escoriações sofridas não desmotivaram o corredor, que logo na jornada seguinte integrou a fuga do dia e chegou à liderança da camisola dos sprints, a qual não mais perdeu até ao final da prova, e da camisola das metas volantes, que no final da terceira jornada passou para as mãos do companheiro Márcio Barbosa.


A última etapa, caracterizada por ser a mais dura de todas, com quatro prémios de montanha de 1.ª e 2.ª categorias, revelou-se um verdadeiro desafio para os corredores da ABTF Betão-Feirense na defesa final das duas camisolas. O objetivo foi quase totalmente cumprido com a conquista da camisola dos sprints. Nas contas finais da classificação geral, a equipa alcançou dois lugares no Top 20 com Venceslau Fernandes em 19.º e André Cardoso em 20.º lugar.


O director desportivo Joaquim Andrade destaca que o Grande Prémio O JOGO foi “uma prova positiva, na qual atingimos alguns dos objectivos a que nos propusemos, conquistando uma camisola e liderando duas à entrada da última etapa. Podíamos ter feito um pouco melhor, principalmente no contra-relógio, onde uma queda do Viktor afastou-o de um lugar entre os primeiros nesse dia. No geral, o balanço é positivo e saímos satisfeitos, principalmente com esta vitória da classificação dos sprints”.

A ABTF Betão-Feirense defendeu a liderança das camisolas secundárias até ao último quilómetro.

 

Classificações Grande Prémio O JOGO


Classificação Geral:

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) 8h55m57s

2.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 19s

3.º Joaquim Silva (Efapel) a 1m35s

19.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) a 6m31s

20.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) a 6m32s

33.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) a 10m15s

38.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 11m56s

74.º Micael Isidoro (ABTF Betão-Feirense) a 33m25s

77.º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 35m18s

82.º Viktor Manakov (ABTF Betão-Feirense) a 38m41s

 

Geral Sprints:

 

1.º Viktor Manakov (ABTF Betão-Feirense) 6

5.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) 2

 

Geral Metas Volantes:

 

1.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 9

2.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) 7

4.º Viktor Manakov (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Geral Montanha:

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 24

4.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) 8

11.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Geral Equipas:

 

1.ª Glassdrive/Q8/Anicolor 26h49m48s

9.ª ABTF Betão-Feirense a 21m00s

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Taça de Portugal de XCM de Alte”


Roberto Ferreira e Ana Tomás vencem em Alte

 

Por: José Carlos Gomes

Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Ana Tomás (BTT Seia) venceram hoje a segunda prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), disputada em Alte, concelho de Loulé.

Os 82,6 quilómetros da corrida masculina de elite assistiram ao domínio da Guilhabreu BTT, que teve Roberto Ferreira e Filipe Ramos a cortar a meta na frente, adiantados relativamente a toda a concorrência. O terceiro classificado, a 2m04s, foi Bruno Sancho (Korpo Ativo/Penacova). Roberto Ferreira subiu ao topo da geral da Taça com a vitória em Alte.

As corredoras de elite completaram 68,8 quilómetros. Também na prova feminina houve duas corredoras que se destacaram de todas as outras. Ana Tomás venceu, mas Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) só gastou mais dois segundos. Sónia Rodrigues (Garra/Onebike) fechou o pódio, a 4m03s da vencedora. Ana Tomás assumiu o comando da Taça de Portugal.


A longa lista de vencedores nas categorias de veteranos foi composta pelos masters 30 José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos de S. Sebastião) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), o master 35 Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Raquel Santos (BTT Seia), o master 45 Filipe Salvado (BTT Loulé/Elevis), os mastesr 50 António Marques (BTT Seia) e Ana Oliveira (Korpo Activo/Penacova), o master 55 Renato Luís (Róódinhas/Master Vantagem), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Manuel Pinto (Sertex Portugal/Edaetech).

Nas bicicletas de assistência elétrica destacou-se Carlos Brás (Golden Club Cabanas/Núcleo do Sporting de VRS António). Já no paraciclismo subiram ao pódio Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D, e Hugo Frade (Sartex Portugal/Edaetech), na classe C.

A próxima corrida nacional de XCM é o Campeonato, que vai disputar-se em Estremoz, no dia 8 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rafael Reis vence Grande Prémio O Jogo”


Luís Mendonça e Rafael Reis Hegemónicos em Paredes

 

O domínio da Glassdrive-Q8-Anicolor no Grande Prémio O Jogo foi absoluto. Hoje, na quarta e última etapa, 143,2 quilómetros entre Celorico de Basto e Paredes, os dois chefes-de-fila da equipa sediada em Águeda voltaram a brilhar. Luís Mendonça ficou com a tirada e Rafael Reis confirmou a conquista da camisola amarela.

Um grupo de onze corredores tentou ser protagonista, saindo do pelotão ainda na primeira metade da etapa. Os aventureiros foram Márcio Barbosa (ABTF-Feirense), David Livramento (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), António Ferreira e Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), João Benta (Efapel Cycling), Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Luís Fernandes, Daniel Freitas e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

O pelotão nunca deixou a diferença chegar aos dois minutos. A perseguição vinda de trás e a dificuldade crescente do percurso levaram o grupo dianteiro a perder unidades, deixando antever que a vitória na etapa sairia do pelotão. Isso ficou ainda mais claro na subida de segunda categoria no Cruzeiro, onde os últimos resistentes da fuga foram alcançados, quando, no pelotão, começaram os ataques pela etapa e pela geral.


As muitas movimentações prolongaram-se para a montanha seguinte, a 9300 metros da meta. Aí, Rafael Reis ainda chegou a descolar, mas reentrando na frente da corrida tinha a vitória no bolso. Mas a Glassdrive-Q8-Anicolor quis mais do que simplesmente ganhar. Pretendeu demonstrar total hegemonia. E conseguiu-o.

Rafael Reis e Luís Mendonça foram sozinhos até à meta. Mendonça foi o primeiro e confirmou a conquista da classificação por pontos. Rafael Reis chegou com as mesmas 3h42m01s e selou a vitória no Grande Prémio O Jogo. O terceiro, a 59 segundos, foi Henrique Casimiro (Efapel Cycling).

Fechadas as contas, Rafael Reis conquistou a geral com 19 segundos de vantagem sobre Luís Mendonça. O terceiro, a 1m35s, foi Joaquim Silva (Efapel Cycling). A fuga de hoje permitiu à Rádio Popular-Paredes Boavista subir ao pódio na cidade em que está sediada, através de Hugo Nunes, vencedor das classificações da motanha e autarquias, e de Luís Fernandes, primeiro nas metas volantes. Viktor Manakov (ABTF-Feirense) ganhou a camisola dos sprints, Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi o melhor jovem e Chris Jacobus Jooste (JV Perfis/Windmob) foi o melhor elemento das equipas de clube.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no duatlo regional de A-Do-Barbas e é campeão regional de triatlo”


Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas, venceu coletivamente em femininos, o duatlo regional de A-do-Barbas em absolutos, a 2ª etapa do campeonato regional de triatlo em absolutos, no sábado, 23 /abril, e sagrou-se campeão regional de triatlo em femininos, da região do Litoral e Interior Centro, faltando ainda disputar uma etapa desta competição regional.

Individualmente, Beatriz Ferreira e Afonso Do Canto venceram o Duatlo de A-do-Barbas, enquanto o Clube de Natação de Torres Novas para além de vencer coletivamente no setor feminino, alcançou o 2ºlugar em masculinos.

A equipa constituída por Beatriz Ferreira (1ª sub23), Catarina Moutinho (1ª júnior), Mafalda Leirião (2ª cadete) e Cláudia Orvalho (3ªcadete), sagrou-se desta forma Campeã Regional de Triatlo em femininos.

Em masculinos, a equipa foi constituída por Afonso Do Canto (1º sub23), Manuel Bartolomeu (1º cadete), Pedro Afonso Razões (2º cadete), Francisco Borges e Ricardo Margarido (3º sub23).


Esta duatlo disputou-se no formato de distância sprint, com os atletas a percorrerem 5000m/corrida, 20kms/ciclismo em Btt e 2500m/corrida.

O Clube de Natação de Torres Novas, conseguiu no mesmo fim-de-semana, ter atletas a competir no topo mundial e no regional, demonstrando a sua profundidade e grandeza de um Clube, que é detentor de um projeto que continua a crescer desde a sua criação em 2009, pelo técnico Paulo Antunes.

A próxima prova será a 4ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realiza no dia 1/maio, uma competição servirá de apuramento para as seleções nacionais de elites e de juniores, que vão disputar o campeonato de mundo de triatlo em Montreal no Canadá e taça de europa de triatlo em Coimbra, no próximo mês de junho.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no Super League Triathlon de Londres”


Ricardo Batista na Super League de Londres


Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista esteve presente no sábado, 23 de abril na Super League Triathlon em Londres.

De manhã, realizou-se o apuramento para final, prova na qual devido a uma falha de programação no segmento de ciclismo, Ricardo Batista não foi apurado para a final.

Após reunião entre a organização, o treinador Paulo Antunes e Ricardo Batista tudo ficou esclarecido, e a próxima etapa em Singapura da Super League Triathlon contará com a presença de Ricardo Batista, nos próximos dias 6 e 7/maio.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no Challenge das Ilhas Canárias”


João Ferreira 5º lugar na Gran Canária

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

No sábado, 23 de abril, o atleta do Clube de Natação de Torres Novas, João Ferreira concluiu no top 5 o Challenge da Gran Canária, ao terminar num excelente 5º lugar, a prova de longa distância (1900m/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida) foi realizada nas Ilhas Canárias.

No final da prova, João Ferreira comentou que, “o top 5 foi num cenário muito quente como o Challenge da Gran Canária, finalmente uma corrida que apesar de ainda ter um percalço no ciclismo consegui ter bons sentimentos e ter um bom desempenho”

Numa prova que foi ganha pelo alemão Mike Noodt com um tempo de 3h43m56s, João Ferreira terminou com 3h54m19s, ficando á frente de atletas como o atleta olímpico inglês, Jonathan Brownlee que se classificou no 9º lugar com 3h57m39s.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas na Taça das Américas de triatlo do Equador”


Maria Tomé 4ºlugar em Salinas no Equador

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A atleta do Clube de Natação de Torres Novas, Maria Tomé, alcançou o 4º lugar na Taça das Américas de Triatlo em Salinas no Equador, que se realizou no domingo, 24 de abril.

Maria Tomé, que na Taça da Europa na Quarteira alcançou um excelente 4º lugar, rumou neste fim-de-semana até ao Equador, para competir na Taça das Américas em Salinas, e demonstrou que continua num bom momento de forma, ao alcançar um brilhante 4º lugar com um tempo de 1h03m55s, numa prova disputada em formato de sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5000m/corrida). A atleta do Clube Natação torrejano, apesar de não conseguir alcançar o 1º grupo no segmento de ciclismo constituído apenas por 3 atletas, conseguiu compensar no segmento de corrida, e terminar a uma posição do pódio.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Detenções após escândalo de doping podem levar a extinção da W52-FC Porto”


De acordo com o Correio da Manhã, o diretor da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, foi detido pela Polícia Judiciária

 

Foto: Sapo Desporto

A W52-FC Porto poderá vir a ser extinta, na sequência da detenções junto da equipa que tem dominado a Volta a Portugal nos últimos anos. De acordo com o Correio da Manhã, o diretor da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, foi detido pela Polícia Judiciária, após várias dezenas de buscas numa operação destinada à deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas suscetíveis em provas de ciclismo.

"Não tenho culpa de nada e nem sei concretamente o que se está a passar com os elementos da equipa. Com cabeça fria e sem precipitações, vamos analisar bem o caso e aguardar que a Justiça faça o que lhe pertence. Se existe algum caso com um ou outro ciclista cá estamos para agir, se for a equipa toda tenho de reunir-me com a direção do FC Porto e ver o que vamos fazer", revelou Adriano Quintanilha, patrocinador e responsável da W52-FC Porto, ao jornal 'A Bola', admitindo que, face ao escândalo de doping, a equipa poderá ser extinta.

"Tenho de confiar no diretor desportivo e nos homens que tenho, porque a minha vida não é o ciclismo. Sou um empresário que todo o País conhece e não quero estar envolvido em situações menos claras. Se existirem problemas são eles que têm de assumir as responsabilidades. E se fizeram alguma coisa que não deviam nas minhas costas é evidente que não posso ser o responsável. Não vou tomar decisões de ânimo leve e sem conhecer todo o processo, mas se houver problemas graves falarei com o FC Porto. Se tivermos de tomar decisões drásticas sairá o clube e a W52 [do ciclismo] de mãos dadas, como começámos, e nunca mais quero ouvir falar de ciclismo", comentou.

No comunicado sobre a operação 'Prova Limpa', a PJ informa que "foram efetuadas duas detenções e realizadas várias dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias em diversas regiões do território nacional, visando dirigentes, atletas e instalações de uma das equipas em competição".

A PJ não indica qual foi a equipa visada nestas buscas, embora tudo indique que possa ser a W52-FC Porto, que não partiu para a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, sem que fossem conhecidas as razões. O diretor desportivo da União Ciclista da Maia, José Ribeiro, também ter sido detido.

Fonte: Sapo on-line

“Paulo Couto recebeu telefonema de Nuno Ribeiro: «Disse-me que não alinhavam»”


Diretor do Grande Prémio ‘O Jogo’ falou ao nosso jornal

 

 Por: Ana Paula Marques

Paulo Couto é o diretor do Grande Prémio ‘O Jogo’ e ao nosso jornal referiu que foi contactado por Nuno Ribeiro antes do arranque da terceira etapa.

"A única coisa que posso dizer é que, pela manhã, o diretor desportivo da W52-FC Porto, o Nuno Ribeiro, informou-me de que a equipa não iria alinhar, não me dando justificação para o facto".

O antigo ciclista frisa não ter mais detalhes para falar sobre o que ontem se passou, a não ser "lamentar". "Tenho que aguardar por mais conclusões sobre o processo, não podemos nesta altura adiantar muito mais".

O antigo ciclista é também presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e nessa qualidade disse, ao nosso jornal, não ter sido contactado por qualquer corredor da W52-FC Porto, seja dos que estavam em prova ou fora dela. "Pelas informações que existem, nenhum ciclista da equipa implicada foi detido, apenas o diretor desportivo", referiu Paulo Couto, que chegou a ser presidente da União ciclista da Maia, também visada no processo, pelo facto de José Rodrigues, um dos supostos detidos, ser agora o líder do clube.

"Só posso lamentar o nome da União Ciclista da Maia estar envolvido, mas a pessoa em causa colabora com a W52-FC Porto".

Fonte: Record on-line

“Sporting recuou no casamento com a W52 em 2015”


FC Porto avançou

 

Por Ana Paula Marques

Foto: Lusa

A ligação entre a W52 e o FC Porto aconteceu em finais de 2015, permitindo o regresso dos dragões à modalidade após 31 anos de ausência. Mas a empresa de Adriano Quintanilha ‘casou-se’ primeiro com o Sporting, tendo o acordo sido anunciado por todas as partes. Mas não passou das palavras.

Um divórcio em pouco dias, ainda hoje mal explicado, que na altura o Sporting justificou da seguinte forma: "Diversos factos e situações que suscitaram e suscitam as maiores e mais sustentadas dúvidas sobre procedimentos relacionados com análise e controlo antidoping por parte dos promotores do projeto".

Fonte: Record on-line

“Julian Alaphilippe hospitalizado com pulmão perfurado após queda no Liège-Bastogne-Liège”


Francês tem várias lesões no peito e nas costas

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista francês Julian Alaphilippe, bicampeão mundial, foi este domingo hospitalizado com várias lesões no peito e nas costas, depois de uma queda conjunta durante a clássica Liège-Bastogne-Liège, anunciou a sua equipa, a QuickStep-Alpha Vinyl.

De acordo com a equipa belga, Alaphilippe, de 29 anos, tem um pulmão perfurado, duas costelas partidas e um ombro deslocado, devido a um incidente que levou à queda de vários ciclistas a 60 quilómetros da meta.

"A sua condição está estável, mas terá que permanecer hospitalizado para observação", lê-se num comunicado da QuickStep-Alpha Vinil, publicado no seu site oficial.

Alaphilippe conquistou os dois últimos mundiais de estrada.

A clássica Liège-Bastogne-Liège foi ganha pelo seu colega de equipa, o belga Remco Evenepoel.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com