segunda-feira, 11 de abril de 2022

“Nairo Quintana com queda muito dura no Tour da Turquia”


Por: José Morais

Foto: Fred Machabert

A segunda etapa do Tour da Turquia foi caótica, com diversas quedas, o colombiano Nairo Quintana foi um dos azarados da etapa, com duas quedas, uma dela muito dura, quando faltavam cerca de 3,3 quilómetros para a linha de chegada, o que deixa o ciclista colombiano praticamente sem opção para conquistar a prova.

Mesmo em cima da proximidade da bandeira dos últimos três quilómetros, o júri de comissários não cedeu, aplicando o regulamento rigorosamente, e atribui a Nairo Quintana de atraso 1.44, ficando na 121ª posição da geral, com esta decisão acabou por ser um golpe duro para as aspirações ao título, numa prova que foi antecipada, com objetivos de conseguir para a sua equipa a Arkéa-Samsic, pontos muito importantes. 

Nairo Quintana já expressou nas suas redes sociais que está bem, apesar da queda ter sido muito violenta, e que a equipa continua na frente, e continuam com os seus objetivos iniciais, agradecendo ainda todas as mensagens de apoio.

“Kaden Groves vence ao sprint a segunda etapa da Volta à Turquia”


Iuri Leitão (Caja Rural) foi 21.º classificado

 

Por: Lusa

O ciclista australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) venceu esta segunda-feira ao sprint a segunda etapa da Volta à Turquia, assumindo a liderança da geral individual, enquanto o português Iuri Leitão (Caja Rural) foi 21.º classificado.

O australiano, de 23 anos, cumpriu os 156,4 quilómetros entre Selçuk e Alaçati em 4:02.11 horas, batendo sobre a meta o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), segundo, e o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), terceiro.

Groves lidera agora a geral com dois segundos de vantagem para Philipsen, segundo, e quatro para o anterior líder, o também australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), terceiro.

Leitão, único português em prova, chegou em 21.º com o mesmo tempo do vencedor e subiu 10 posições para 116.º na geral.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Çesme a Izmir em 117,9 quilómetros, maioritariamente planos.

Fonte: Record on-line

“Petrópolis, primeira ronda do Campeonato do Mundo no Brasil”


Por: David Simo

Fotos: Fraban Photos

E chegou a hora, primeira paragem do Mundial em Petrópolis, brasil, onde a equipa da X-Sauce Factory foi representada por Ana Santos na categoria feminina sub-23.

A corredora portuguesa, na sua segunda época na categoria, partiu da linha da frente, embora um problema de saída a tenha feito perder o grupo da frente. Conseguiu correr em 5º lugar durante toda a corrida, mas uma queda na última volta acabou por relegou-a para a 7ª posição.


Primeiro Top 10 para Ana e a equipa da Fábrica de Molhos X numa ronda do Campeonato do Mundo.

De acordo com as declarações do próprio corredor: "Uma corrida super difícil, com uma humidade muito alta, onde andei praticamente sozinho, a definir o meu ritmo de corrida. Estou muito feliz com o resultado, o meu primeiro Top 10 num Mundial".

Por outro lado, Cris Bosque e Aniol Morel foram titulares na prova da Taça Catalã de Corro D'amunt, da categoria UCI C2. Os nossos pilotos terminaram na 3ª posição elite e 4º Sub-23, respetivamente.

Fonte: Soluções Multideporte S.L.




“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo longo de Setúbal”


Luis Moleiro fez 3º lugar, e Ricardo Batista no 1º lugar de estafetas

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Em Setúbal, no domingo, dia 10 de abril, realizou-se mais uma edição do Triatlo Longo de Setúbal, uma organização da HMS SPORTS e do Município de Setúbal, com a parceria da Federação de Triatlo de Portugal.

Pelo Clube de Natação de Torres Novas, 7 atletas marcaram a sua presença neste tipo de prova em distância longa (1.900m/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida), e coletivamente a equipa torrejana alcançou o 3ºlugar, numa competição que sofreu uma alteração na distância do segmento de natação (passando apenas para cerca de 700m), devido ao nevoeiro que se abateu sobre o estuário do Sado.


Luis Moleiro foi o melhor atleta do Clube de natação torrejano ao alcançar um brilhante 3ºlugar, e demonstrando no início de época, um excelente momento de forma. André Duarte ficou dentro do top 15, ao terminar na 14ª posição, com mais 3 atletas torrejanos a fecharem a equipa, Rui Silva na 63ª posição, Adriano Correia na 89ª e David Paiva na 115ª. Paulo Nogueira e Cláudio Caramelo, concluíram nas 537ª e 585ª posições, numa prova em que terminaram cerca de 600 atletas.

Em estafetas, Ricardo Batista, participou no segmento de 90 km de ciclismo, na sua equipa LIDL STARS, constituída por Mafalda Rosa na natação, Ricardo Batista no ciclismo e Melanie Santos na corrida, conquistando o 1ºlugar por equipas em estafetas, enquanto o 2º lugar foi para equipa MF Grupo/Clube de Natação de Torres Novas, constituída pelos atletas Erwin Vanderplancke na natação, Guilherme Pires no ciclismo e Manuel Fonseca na corrida.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo regional jovem das Caldas da Rainha”


Com boa prestação no 1º triatlo jovem desta época

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Para os mais jovens do Clube de Natação de Torres Novas, começaram as provas em formato de triatlo, ou seja, as provas realizadas já com o segmento de natação, para além do ciclismo e da corrida. Sendo a natação uma grande aposta na formação dos jovens triatletas, a evolução dos atletas é notória fruto de um trabalho de grande dedicação por parte dos treinadores do Clube de Natação torrejano.


Em Caldas da Rainha, disputou-se no sábado, 9 de abril, a 3ª etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem, embora com a presença da chuva, foram vários atletas torrejanos a destacarem-se nas provas realizadas, desde os infantis a juvenis.

Dinis Ferreira, em juvenis subiu ao lugar mais alto pódio, vencendo a sua prova, ma foi acompanhado pelo seu colega de equipa, Francisco Carvalho no 2º lugar, enquanto no setor feminino do mesmo escalão, ANA JÚLIA MARQUES também marcou presença no pódio com o 2ºlugar obtido.


Em iniciados, tivemos mais uma brilhante prestação de Francisca Leirão, que venceu destacada das suas diretas adversárias, enquanto na sua estreia, as gémeas Bianca Mendes e Bárbara Mendes foram 8º e 9º classificadas, respetivamente, Rodrigo Miranda, demonstrou que continua a evoluir, ao terminar na 7ª posição.

Santiago Magalhães, foi mais um atleta do Clube de Natação de Torres Novas que subiu ao pódio, alcançando o 3ºlugar em infantis, enquanto nas meninas, Beatriz Carvalho foi 4ª classificada, e Madalena Alves terminou na 9ª posição.

Por equipas, e face à forma regulamentar como é obtida a classificação coletiva (equipas com maior número de atletas alcançam maior número de pontos) o Clube de Natação de Torres Novas obteve o 6º lugar.

A próxima prova jovem realiza-se na Batalha, no dia 1 de maio, e será a 4ª etapa do Campeonato Regional Triatlo Jovem, mais uma prova em formato de triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Sicasal / Glassdrive Rafaela Ramalho fecha fim-de-semana competitivo com 3.º lugar no pódio"


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Rafaela Ramalho, da Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive, foi no domingo 10 de abril a 3.ª classificada na 3.ª Prova da Taça de Portugal Feminina, no escalão de Sub-23. Após a estreia da estrutura que faz parte do Clube Desportivo Fullracing, com a 1.ª Prova da Taça e ontem as seis atletas terem estado em bom plano, fechar este fim-de-semana competitivo com o 1.º pódio foi a melhor forma de premiar toda a dedicação e entrega do grupo.

No sábado dia 9 de abril, foi dia de correr a 2.ª Prova da Taça de Portugal Feminina, em Albufeira, no Algarve, quatro voltas a um percurso que contabilizou 77 km. Para Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, a prova correu bem, embora com alguns percalços ao nível mecânico, felizmente sem quedas. Contudo, estes problemas mecânicos impediram a Tayana Souza de continuar em corrida.


Por outro lado, a Rafaela Ramalho furou a 3 km da meta, que podia ser uma possibilidade de fazer 2.º lugar na sua categoria, Sub-23. Mas de um modo geral tomámos a atitude de perseguir no pelotão o grupo da frente e todas estiveram muito bem”. 

A prova de domingo tinha outros contornos. Tratou-se de um circuito com 7 km em Paio Pires, no Seixal, num total de 69,6 km, uma corrida mais nervosa porque a colocação era muito importante e havia vento. Ainda assim “para nós foi um dia muito positivo.

Conseguimos o nosso 1.º pódio e é sempre um marco numa equipa nova como é o nosso caso. Houve atletas que se sentiram mal, mas todas viveram o espírito da equipa, que é a união. Voltaram a trabalhar muito bem em equipa, hoje o grupo partiu mais, mas conseguimos estar na frente, tirando a vencedora que ia fugida”. 


Bruno Pires rematou mostrando-se “extremamente orgulhoso. Para mim é sempre importante que estejam bem, sem quedas, porque além dos resultados está a integridade física. Demonstrámos nestes dois dias que somos a equipa com mais organização e fazemos mais jus ao nome ‘equipa’ pela forma de estar do grupo.

Essa é a nossa filosofia, criar um grupo de atletas que embora não seja da mesma família é como se fossem e cada uma dá o melhor de si. Não se preocupam com o resultado individual, mas sim coletivo. É de enaltecer, principalmente no ciclismo feminino”. 

Rafaela Ramalho estava visivelmente feliz e disse que “já queria o pódio nas anteriores provas, finalmente consegui! Tive a ajuda das minhas colegas de equipa e até houve uma altura que estava a descolar e tive a Tânia para me ajudar. Senti boas sensações, embora não sendo um percurso do meu estilo, era muito a rolar e prefiro as subidas, defendi-me bem, estou contente pelo pódio”.  

A Sicasal / Glassdrive regressa à estrada para a 4.ª Taça de Portugal Feminina, que terá lugar no dia 14 de maio, na Maia, distrito do Porto. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

2.ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL FEMININA 

SÁBADO, 09 de abril 

Albufeira – Albufeira» 77 km» 4 Voltas ao percurso (Elites e Sub-23) 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL 

ELITES: 

 

1.ª Maaris Meier (Maiatos), 02h00m29s 

2.ª Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), mt 

3.ª Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova), mt 

9.ª Tânia Lima, a 15s 

12.ª Leandra Gomes, a 43s 

OTL Filipa Fidalgo 

DNF Tayana Souza 

 

SUB-23: 

 

1.ª Sofia Gomes (Massi Tactic), 02h00m29s 

2.ª Beatriz Roxo (UCI Rio Miera/Cantabria Deporte), mt 

3.ª Nádia Henriques (Bike & Nutrition Shop), a 12s 

6.ª Jéssica Costa, a 15s 

7.ª Rafaela Ramalho, a 49s 

 

3.ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL FEMININA 

DOMINGO, 10 de abril 

Paio Pires – Paio Pires (Seixal)» 69,6 km» 7 Voltas ao percurso (Elites e Sub-23) 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL 

ELITES: 

 

1.ª Ilda Pereira (Maiatos), 02h03m37s 

2.ª Maaris Meier (Maiatos), a 01m54 

3.ª Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), mt 

12.ª Tânia Lima, a 02m36s 

16.ª Leandra Gomes, a 05m19s 

OTL Tayana Souza 

DNF Filipa Fidalgo 

 

SUB-23: 

 

1.ª Beatriz Roxo (UCI Rio Miera/Cantabria Deporte), 02h05m31s 

2.ª Sofia Gomes (Massi Tactic), mt 

3.ª Rafaela Ramalho, a mt 

7.ª Jéssica Costa, a 03m15s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Velo Performance/JS Campinense, 8 Pontos 

6.ª Sicasal / Glassdrive, 22 Pontos

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Taça de Portugal de Cadetes – Apuramento Zona A e Zona B”


João António e Rafael Durães vencem no apuramento para a Taça de Portugal de Cadetes

 

Por: Ana Nunes

Disputaram-se as duas últimas provas de apuramento para a Taça de Portugal de Cadetes. João António (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) venceu a corrida da zona sul, em Paio Pires, e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o vencedor da zona norte, em Paços de Ferreira.

Chegou ao fim a fase de apuramento da Taça de Portugal de Cadetes, com as duas últimas provas que antecedem a corrida final da competição. O pelotão da zona sul rumou a Paio Pires, no concelho do Seixal, para um percurso de 66,9 quilómetros, no qual João António (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) bateu a concorrência.


João Anunciação (Alenquer/G.D.M/Anipura) foi segundo, com o mesmo tempo do vencedor. Já João Nunes, vencedor da prova anterior, em Santiago dos Velhos, Arruda dos Vinhos, fechou o pódio em terceiro, a 27 segundos do vencedor. A equipa Alenquer/G.D.M/Anipura venceu a classificação por equipas na corrida.

Já na zona norte, a prova realizou-se em Paços de Ferreira, distrito do Porto, onde Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi mais forte, cortando a meta isolado. José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que tinha vencido a prova anterior, em Golães, foi segundo, a 1m13s do vencedor. Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) fechou o pódio em terceiro, a 1m20s. A (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi ainda a vencedora da prova por equipas.

A final da Taça de Portugal de Cadetes irá disputar-se nos dias 21 e 22 de maio, em Anadia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com