segunda-feira, 7 de junho de 2021

“Mathieu van der Poel vence segunda etapa da Volta à Suíça, Küng segue líder”


Ciclista português, Rui Costa, foi 56º na etapa

 

Por: Lusa

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu esta segunda-feira a segunda etapa da Volta à Suíça, na chegada a Lachen, com o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ) a segurar a liderança da geral individual.

Van Der Poel, de 26 anos, cumpriu os 178 quilómetros entre Neuhausen am Rheinfall e Lachen em 4:12.30 horas, um segundo mais rápido do que o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), segundo, e três para o compatriota Wout Poels (Bahrain-Victorious), terceiro.

Alaphilippe, campeão do mundo de fundo, esteve interventivo nos últimos quilómetros e, embora tenha ficado arredado da luta pela vitória na etapa, entrou no oitavo lugar, a três segundos, e quase subiu à liderança da geral.

O francês igualou o tempo do suíço Küng, que lidera após vencer o crono inaugural, e passou para segundo, com menos de um segundo de vantagem. Schachmann é terceiro, a dois segundos.

O único português em prova, Rui Costa (UAE Emirates), foi 56.º na etapa, cortando a meta a 2.03 minutos do vencedor, e subiu para o 57.º posto da geral, agora a 2.40 do líder, numa corrida que já venceu por três vezes.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Lachen a Pfaffnau em 182,1 quilómetros de perfil ondulado.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar vai à Volta à Eslovénia para preparar defesa do título no Tour”


Prova disputa-se entre quarta-feira e domingo

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) vai disputar a Volta à Eslovénia, entre quarta-feira e domingo, que servirá de preparação para a defesa do título na Volta à França, que começa no dia 26, em Brest.

"Tenho muita vontade de voltar a casa para correr a Volta à Eslovénia. Estarei a competir contra amigos, companheiros de equipa e será uma grande emoção estar em casa a percorrer estradas familiares", afirmou.

Pogacar, de 22 anos, vencedor da Volta à França em 2020, tem estado em bom plano esta temporada, tendo já vencido o Tirreno-Adriático, a clássica Liège-Bastogne-Liège e a Volta aos Emirados Árabes Unidos.

Na Volta à Eslovénia, Pogacar vai contar com o português Rui Oliveira na equipa da UAE Emirates.

"Temos uma equipa forte e espero lutar pela vitória", salientou.

Fonte: Record on-line

“Mário Costa e Joana Monteiro vencem troféu de Mountain Bike nas Aldeias de Xisto”


Foto: FPC

Mário Costa foi o vencedor da categoria Elite Masculina do Troféu de Mountain Bike das Aldeias do Xisto, que se disputou entre 4 e 6 de junho. No setor feminino foi Joana Monteiro a conquistar a vitória geral.

O MTB Mountain Bike Trophy correu-se entre os dias 4, 5 e 6 de junho nas Aldeias do Xisto, em três etapas. A primeira, na sexta-feira, em Oleiros, com 55 quilómetros, a segunda no sábado, em Miranda do Corvo, com 58 quilómetros, e a última no dia de hoje, em Oliveira do Hospital, com 55 quilómetros.

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) conquistou a geral em Elite Masculina, na frente de Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), segundo classificado, e Pedro Melitão (BTT-Seia), que fechou em terceiro.

Em Elite Feminina foi Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a levar a melhor, com Tânia Serra (BTT Gardunha/Fundão/Create) a terminar na segunda posição e Celina Carpinteiro (BTT Loulé Elevis) na terceira.

Nas categorias de veteranos, Rui Leão (Rolub/Lusosofá) venceu em master 30. Carlos Ramos (Trepanelas Prifer) foi o vencedor da geral em master 40 e Marlene Costa (Individual) conquistou a prova no setor feminino. António Marques (BTT-Seia) venceu em master 50 e António Melo (Saertex Portugal/Edaetech) em master 60.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Silva em 27.º na etapa de Leeds do Mundial de triatlo”


Português completou a prova em 1:47.22 horas

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Arquivo

O português João Silva foi, este domingo, 27.º classificado na etapa do Mundial de triatlo que se disputou em Leeds, Inglaterra, e na qual Vasco Vilaça foi 28.º.

Os dois portugueses chegaram separados por poucos segundos, com Silva a registar o melhor tempo, de 1:47.22 horas, contra 1:47.38 de Vilaça.

O vencedor da prova foi o britânico Alex Yee, que demorou 1:43.27 horas a cortar a meta.

Fonte: Record on-line

“Antarte-Feirense/Rafael Silva vitorioso em Águeda”


Fotos: João Fonseca

Este fim de semana disputou-se a 41ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, uma das mais tradicionais provas por etapas do país, a 1ª etapa correu-se no sábado, 5 de junho, com ligação de Fátima a Vouzela, num percurso de 197,3 kms, o vencedor foi Rafael Reis (Efapel), sendo Gonçalo Amado o corredor em destaque da equipa Antarte-Feirense, no 5º lugar.

No domingo, na segunda etapa, os corredores partiram de Anadia, em direção a Águeda, num percurso de 158 Kms, sob muito calor e com uma parte final da etapa montanhosa e exigente. Rafael Silva (Antarte-Feirense) bateu ao sprint o reduzido grupo que disputou a vitória em Águeda, num dia extraordinário para a equipa Antarte-Feirense que esteve sempre ativa nos momentos cruciais do dia, culminando com esta carismática vitória sendo que Bruno Silva (Antarte-Feirense) também conseguiria conquistar a camisola das metas autarquias.

Nas contas finais da classificação geral, Gonçalo Amado alcançou o oitavo lugar, na vitória do Argentino Tomás Contte, (Louletano).


 

Declarações de Rafael Silva:

 

“Só tenho a agradecer a confiança em mim de toda a equipa, que desde o início da época acredita em mim, hoje finalmente consegui dar-lhes a alegria que nos faltava! O meu obrigado a todos os que nos apoiam.”

 

Declarações Do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

 

“A vitória do Rafael foi o culminar de um trabalho fantástico de toda a equipa, estivemos atentos nos momentos cruciais do dia e quando se fez a seleção de valores estivemos à altura. Hoje é hora de desfrutar da vitória e a partir de amanhã retomar o trabalho rumo aos próximos objetivos.”


 

Classificação 1ª etapa, GP Abimota; Fátima / Vouzela (197,3km):

 

1º Rafael Reis (Efapel) 5:04:01

...

5º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) mt

49º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +13:41

50º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +13:41

65º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +13:41

81º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +13:41

98º Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense) +14:55

107º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +16:16

Classificação 2ª Etapa, GP Abimota; Anadia / Águeda (158,6 km):

1º Rafael Silva (Antarte-Feirense) 3:43:31

12º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) mt

18º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) mt

24º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +12

32º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +5:32

35º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +5:32

93º Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense) +21:41

Classificação Geral Final – GP Abimota:

1º Tomas Contte (Louletano-Loulé Concelho) 8:47:20”

2º Rafael Reis (Efapel) mt

3º Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista) +8”

...

8º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +12”

17º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +13:43”

25º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +13:53”

29º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +14:05”

38º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +19:25”

50º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +22:00”

87º Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense) +36:48”

Geral Metas Autarquias:

1º Bruno Silva (Antarte-Feirense) 5

 

Geral Montanha:

 

1º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) 21

4º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) 5

Geral Pontos:

1º Tomas Contte (Louletano-Loulé Concelho) 40

4º Rafael Silva (Antarte-Feirense) 25

8º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) 16

 

Geral Juventude:

 

1º João Macedo (LA Alumínios-LA Sport)

7º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª W52-FC Porto

8ª Antarte-Feirense

 

Próximas competições:

         10 a 13 junho > GP DOURO INTERNACIONAL

Fonte: Antarte-Feirense

“Mais de 200 lugares para estacionar bicicletas em Lisboa”


EMEL abre Rede BiciPark nos seus Parques de Estacionamento

Por: Maria Teresa Loureiro

A Rede BiciPark da EMEL abre hoje em 13 dos 39 Parques de Estacionamento da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, com um total de 238 lugares, seguros e de fácil acesso, dos quais 214 para bicicletas convencionais e 24 para bicicletas de carga (cargo bikes), bastando fazer o respetivo registo online através de O meu perfil EMEL, para se ter acesso a estes espaços práticos e seguros.

Os BiciParks da EMEL foram pensados para maximizar a experiência de utilização, disponibilizando estacionamento simples, reservado a utilizadores e utilizadoras previamente registados e registadas, em áreas de fácil acesso, perto da cabine do operador, e com suportes individuais que garantem a estabilidade à bicicleta, inclusive para bicicletas de carga.

Na base da concretização destes espaços está o trabalho de pesquisa aos hábitos dos utilizadores e utilizadoras de bicicleta em Lisboa, desenvolvido no âmbito do projeto VoxPop, e com investimento suportado pelo projeto Sharing Cities, que permitiu identificar as principais falhas sentidas  pelas ciclistas e pelos ciclistas urbanos, nomeadamente o receio do furto e a incerteza quanto à indisponibilidade de estacionamento.

 

Rede BiciParks EMEL nos Parques de Estacionamento:

 

Lumiar, Telheiras Nascente, Telheiras Poente, Cosme Damião, Alto dos Moinhos, Teixeira de Pascoaes, Rego, Manuel Gouveia, Casal Vistoso, Sousa Pinto, Campo de Ourique, Graça e Chão do Loureiro.

 

Condições de Acesso e Tarifário dos BiciPark EMEL:

 

Acesso reservado a utilizadores e utilizadoras (maiores de 18 anos), com registo prévio em: O meu perfil EMEL;

Acesso com cartão VIVA previamente carregado com passe BiciPark;

Tarifa mensal única de sete euros;

Gratuito para residentes de Lisboa que não disponham de dístico de residente, dístico verde ou avença automóvel em parque de estacionamento EMEL. 

 

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:

 

As alterações da mobilidade em Lisboa têm sido para nós, na EMEL, um desafio diário. Um desafio que tomámos em mãos, pois estamos plenamente conscientes da importância que a bicicleta representa na mobilidade dos residentes e das residentes de Lisboa e de quem trabalha, estuda e circula na cidade.

As bicicletas, assim como os outros meios de deslocação suaves/ativos, têm características não poluentes, de praticidade e de rapidez que, em conjugação com os transportes públicos, colaboram para que, cada vez mais, Lisboa seja uma das cidades europeias com melhor mobilidade, mais segura e descarbonizada.

A Rede BiciPark da EMEL, que agora se estende a diversos pontos da cidade, privilegia a segurança e acautela precisamente a proximidade dos transportes públicos, sendo este mais um investimento da Empresa na mobilidade urbana, que contribui para uma capital 15 minutos mais sustentável e cada vez mais verde.

 

Sobre o Projeto VoxPop:

 

O VoxPop é um projeto de transformação digital do sistema de mobilidade da cidade de Lisboa que pretende responder a um conjunto de desafios não tecnológicos da inovação digital no sector da mobilidade.

O VoxPop arrancou em 2019 e mobiliza os vários agentes do ecossistema local de inovação, através de uma Aliança de Inovadores, que irá permitir a partilha de dados públicos e privados, com vista à criação de soluções de mobilidade que vão ao encontro das necessidades daqueles que vivem, trabalham e visitam Lisboa.

O VoxPop é liderado pela CML, sendo a EMEL responsável pela gestão global do projeto e por um conjunto de atividades de promoção do ecossistema de partilha de dados e identificação/criação de novas soluções de mobilidade.

Este projeto é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) através da Iniciativa de Ações Inovadoras Urbanas (UIA).

 

Sobre o Sharing Cities:

 

O projeto Sharing Cities tem como objetivo testar uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades.

No âmbito deste projeto, Lisboa, Londres e Milão colaboram no desenvolvimento de um projeto de demonstração de alguns dos elementos necessários à criação de uma "cidade inteligente”, através do desenvolvimento de soluções integradas que respondam os desafios energético-ambientais da atualidade: menos poluição, mais eficiência energética, maior produção renovável de energia, menos emissões de CO2, melhor mobilidade, mais emprego e maior inclusão.

Fonte: Emel

“Bicicleta e alumínio, o tandem perfeito para uma mobilidade sustentável”


Por: Francisco Lima

A bicicleta é um meio de transporte em plena expansão nos últimos anos, não só devido ao ressurgimento que teve em tempos de pandemia, sendo um meio de transporte individual e uma alternativa à atividade desportiva em espaços fechados, mas também por ser uma opção sustentável e saudável para se deslocar em zonas urbanas.

Para além dos benefícios que a sua utilização traz ao ambiente e à saúde, a bicicleta pode também contribuir para melhorar a sustentabilidade devido aos materiais com os quais é fabricada. Um deles é o alumínio, um metal permanente que, devido às suas características, é considerado "o metal do futuro".

O alumínio aporta resistência e leveza às bicicletas, oferecendo também um bom comportamento face à corrosão. É extremamente versátil em termos de possibilidades de conceção e 100% reciclável quando a sua vida útil termina, sem perda das suas propriedades.

A Hydro, empresa de referência mundial no mercado do alumínio, apoia o impulso de soluções sustentáveis para a mobilidade que respondam ao desafio global das alterações climáticas. Assim, a empresa aposta na inovação e desenvolveu uma liga de alumínio de especial aplicação no fabrico de bicicletas. Devido às suas características superiores de maleabilidade e resistência em comparação com uma liga padrão, pode contribuir para a otimização dos processos de produção e para a redução de espessuras nas estruturas dos quadros, conseguindo assim bicicletas ainda mais leves.

Para reforçar o seu compromisso com o ciclismo, a multinacional, com uma fábrica em Avintes, patrocinou este fim-de-semana a 41ª edição do Grande Prémio Abimota, que se realizou nos dias 5 e 6 de Junho.


 

Hydro RESTORE, alumínio reciclado com declaração de conteúdo e pegada de carbono

A empresa lançou recentemente o Hydro RESTORE, um conceito para o seu alumínio reciclado que permite conhecer com total transparência o conteúdo de sucata que tem sido utilizado na sua produção, a sua origem e o impacto ambiental na pegada de carbono que o seu processamento tem tido. 

Em Espanha e Portugal, é produzido nas instalações de reciclagem da Hydro em Navarra e Avintes, onde são processadas milhares de toneladas de alumínio por ano, garantindo o fornecimento de matéria-prima e oferecendo produtos mais sustentáveis.

 

●A utilização de bicicletas tem aumentado nos últimos anos como opção de mobilidade sustentável e de lazer.

●O alumínio, um dos materiais utilizados no seu fabrico, é infinitamente reciclável e proporciona leveza e resistência, com muito boa resistência à corrosão.

●A Hydro está empenhada em contribuir para o desenvolvimento de soluções de mobilidade, através da criação de ligas de alumínio especialmente concebidas para o sector.

●A empresa, com instalações em Avintes, patrocinou este fim-de-semana o 41º Grande Prémio Abimota

 

Sobre a Hydro

 

A Hydro é uma empresa de alumínio totalmente integrada com 35.000 empregados em 40 países de todos os continentes, que combina experiência local, alcance global e capacidades de I&D inigualáveis. Para além da produção de alumínio primário, produtos extraídos e reciclagem, a Hydro extrai bauxita, refina alumina e gera energia para ser a única empresa de 360° da indústria do alumínio. A empresa está sediada na Noruega.

 

Sobre a Hydro Extrusion em Portugal

 

A Hydro Extrusion é a empresa líder em Portugal dedicada ao fornecimento de soluções de alumínio extraído e à reciclagem. Tem uma produção anual entre Espanha e Portugal de 60.000 toneladas de produtos extraídos e 55.000 toneladas de alumínio reciclado.

A organização emprega mais de 170 pessoas no país e na sua fábrica em Avintes produz e comercializa perfis de alumínio e oferece tratamentos de superfície e operações de valor acrescentado para transformar os perfis em soluções de alumínio que satisfaçam as especificações dos seus clientes em sectores como o transporte, automóvel e construção, entre outros.

“ASFIC/ No Geres Granfondo”


Decorreu dia 6 de junho o Geres Granfondo, prova aberta a todos os ciclistas e por isso contou com mais de 1000 participantes, que tiveram a partida e chegada na Vila do Gerês.

A ASFIC Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic aproveitou esta prova para melhorar a preparação de alguns atletas, participando na mesma com 4 atletas, que disputaram o Mediofondo que foi composto por 101 km com 1950m de acumulado.

 A partida um pouco diferente do habitual, devido ao elevado número de participantes e regras impostas pela DGS,


Os atletas da equipa andaram sempre na frente e viriam a alcançar o 2º e 5º lugar da geral, por Gonçalo Filipe e Rui rodrigues.

A ASFIC subiu ao pódio com 3 atletas, com Gonçalo Filipe no 1º Lugar M 30, Rui Rodrigues 2º lugar M40 e Vitorino Pereira 1º lugar M60.

Embora não sendo uma prova federada, os atletas da equipa lutam sempre por honrar a camisola da equipa, mostrando sempre os seus patrocinadores na frente do pelotão e nos pódios obtidos.

Fonte: ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic











Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com