quarta-feira, 23 de setembro de 2020

“Agenda de Ciclismo”


Campeonato Nacional de XCO na pista de Anadia

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO) disputa-se, sábado e domingo, na pista permanente de Tamengos, Anadia. Se a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa centra as atenções dos adeptos de estrada, o Campeonato Nacional da disciplina olímpica de BTT é um dos pontos altos da época nesta vertente.

Estão inscritos mais de 350 corredores, que irão distribuir-se por um programa de corrida de dois dias. No sábado competem os masters, às 16h00.

A agenda de domingo começa com os cadetes, às 9h30, seguindo-se os juniores, às 11h00. Às 14h00 correm as femininas e às 16h00 competem os sub-23 e os corredores de elite.

Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) vão bater-se pela defesa dos títulos de elite, mas a concorrência será forte, sobretudo no setor masculino, que ostenta uma lista de inscritos muito competitiva.

O programa de competição tem uma novidade, extra Campeonato Nacional de XCO, o Troféu E-BTT, prova de bicicletas de assistência elétrica para masculinos e femininas, marcado para as 14h15 de sábado.

 

Mais eventos oficiais

27 de setembro: 2.º Prémio de Ciclismo HM Motor, Barcelos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A Copa do Mundo começa com o tempo feminino”


Sara Martín e Lourdes Oyarbide são os truques espanhóis

Por: Nacho Labarga

Foto: GomezSport

É quinta-feira que começa a Copa do Mundo de Imola com a luta pelo tempo de prova na categoria elite feminina. Sara Martín (Sopela) e Lourdes Oyarbide (Movistar Team), duas das melhores especialistas nacionais, serão os truques da seleção espanhola.

A cronometragem será a mesma para homens e mulheres, com 31,7 quilômetros eminentemente planos nos quais apenas 200 metros de altitude se acumularão. Não haverá evidência de categorias inferiores nesta Copa do Mundo organizada na buzina, onde na sexta-feira será disputada a cronologia masculina, no sábado a rota feminina e no domingo a rota masculina.

Será um perfil que beneficiará as máquinas de rolamento mais poderosas do planeta. Sara Martín, que chega à Itália após ser vice-campeã do CRI da Espanha em Jaén, estreia em um teste contra o relógio mundial na categoria elite. A arandina já sabe como é fazer um teste de tempo em uma Copa do Mundo. Ele fez isso em 2017, terminando em 24º lugar em Bergen na categoria júnior.

 Por sua vez, Lourdes Oyarbide repete como especialista contra o crono em Ímola. O Alavesa já jogou no CRI da Copa do Mundo de 2019 em Yorkshire e chega após um bom teste de tempo no Campeonato deste ano, onde o bronze escapou por apenas quatro segundos.

"Depois das corridas que tivemos até agora eu chego em boa forma, o resultado das Nacionais me dá entusiasmo. É um passeio quase completamente plano, ruim em tudo que não vem para mim porque eu sou bom em rolar, mesmo que tenha alguns pontos de repecheros.


A subida pode ser difícil, mas é curta. Terei que regular bem para reunir as forças e fazer o meu melhor. Não tenho referência, só quero sofrer e aproveitar ao máximo para poder me comparar com os melhores", disse Sara Martín, que assinou contrato com a equipa Movistar para as próximas duas temporadas.

Lá ele vai coincidir com Lourdes Oyarbide, o outro truque espanhol: "Nesta segunda parte da temporada eu tive um pouco de tempo para pegar o voo. É por isso que não quero ter as provas que fiz agora porque me sinto um pouco melhor. Gosto de cronos que têm complicação técnica.

Mas um como este, que tem 32 km de comprimento, a chave é gerenciar distâncias e forças bem. Eu sempre alvejado um Top 25, mas este ano é estranho e talvez isso me beneficie. "Muitos favoritos... sem quase espanhol Dygert, Van der Breggen, Van Dijk, Neben, Kirchmann ou Reusser são os grandes candidatos a estar no pódio. Van Vleuten, depois de quebrar o pulso no Giro, será o grande ausente, embora ela possa estar no teste no sábado.

Matín e Oyarbide, mesquinhos, buscam estar dentro do Top 20. O ciclismo feminino espanhol continua a melhorar pouco seu nível, mas parece difícil surpreender no tempo. Em relação à citação, Gema Pascual, uma equipe nacional, estava otimista: "Acho que você pode fazer um bom momento. Sabemos o nível que temos em relação aos adversários, mas vamos passo a passo melhorando. É uma boa oportunidade para nos medirmos." A grande notícia é que, apesar de estar no fio, a Copa do Mundo já começou.

Fonte: Marca

“Ciclistas da Arkéa-Samsic podem competir "sem restrições" durante investigação”


Incluindo na Volta a Portugal

Por: Lusa

Foto: Reuters

Os ciclistas da Arkéa-Samsic, equipa francesa sob investigação por suspeitas de doping durante a Volta a França, podem correr "sem restrições", incluindo na Volta a Portugal, anunciou esta quarta-feira a equipa.

Liderados por Emmanuel Hubert, os franceses vão poder continuar a disputar corridas, a começar pela Volta a Portugal, já no fim de semana, após dois ciclistas terem sido questionados pela polícia de forma "voluntária", confirmou um dos ouvidos, o líder colombiano Nairo Quintana.

"A equipa foi informada de que dois dos seus ciclistas foram ouvidos pela polícia como testemunhas de forma voluntária, podendo voltar a casa após a sessão, e continuam livres para exercer a sua profissão de ciclistas profissionais", pode ler-se na nota da equipa da Bretanha.

Hubert declarou estar "satisfeito com esta informação" que acalma as hostes da Arkéa-Samsic, que continua, ainda assim, "atenta e vigilante ao desenrolar dos acontecimentos", lembrando que pertence ao Movimento por um Ciclismo Credível.

Já hoje, um médico e um fisioterapeuta foram libertados, após terem estado detidos por suspeitas de administrarem doping, anunciou o Ministério Público de Marselha, com a procuradora Dominique Laurens a esclarecer que "a investigação está em curso".

Os dois elementos do 'staff' da equipa francesa Arkéa-Samsic, que foi liderada no Tour por Quintana, foram detidos na manhã de segunda-feira, por "administração ou prescrição a um atleta de uma substância ou método proibido no quadro de uma competição desportiva, sem justificação médica".

Na terça-feira, em comunicado, Quintana assumiu-se um corredor "limpo" e que não tem "nada a esconder", tendo terminado o Tour em 17.º, a mais de uma hora do vencedor, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), e atrás do companheiro de equipa Warren Barguil, 14.º a 31 minutos.

A investigação teve início em 16 de setembro, dia da 17.ª etapa da 'Grande Boucle', quando foram realizadas buscas pelo departamento central de luta contra ataques ao meio ambiente e à saúde pública francês, tendo como alvos vários corredores da Arkéa-Samsic, entre os quais Dayer Quintana, irmão de Nairo.

Segundo o semanário Le Journal du Dimanche, a polícia investigou os quartos dos irmãos Quintana, o do compatriota Winner Anacona, bem como o dos massagistas e alguns veículos.

Fonte: Record on-line

“Cancelamento Duatlo de Odivelas 2020”


Cancelamento de Duatlo de Odivelas e 3ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.

Temos reunido esforços para conseguir realizar todas provas do calendário nacional, comunicando todas as alterações em tempo útil, embora nem sempre com a celeridade que gostaríamos.

Vimos por este meio comunicar que não será possível realizar o Duatlo de Odivelas agendado para os dias 26 e 27 de setembro – evento que integra o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, o Campeonato Nacional de Clubes Duatlo Estafetas, o Campeonato Nacional Individual Duatlo Sprint e o Campeonato Nacional de Paratriatlo.

Neste momento, a FTP está a tentar encontrar uma alternativa para a realização do Duatlo de Odivelas, assim como para a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, atualizando estas informações assim que nos for possível.

Contamos com o vosso habitual apoio e compreensão.

Bons treinos!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Sara Martín, terceira assinatura do Movistar”


Fará parte das próximas duas campanhas do esquadrão “telefone”

Foto: Gomez Sport

Sara Martín, campeã espanhola sub-23 no caminho e na prova de tempo, torna-se a terceira contratação da Equipe Movistar para sua seleção feminina para a próxima temporada. Martin, 21 anos, atualmente é corredor na Sopela Women's Team.

A partir de 1º de janeiro e durante as próximas duas temporadas (2021-22), ela fará parte da estrutura de turismo mundial feminino liderada por Sebastián Unzué."Ter a oportunidade de chegar ao World Tour e à estrela com ciclistas líderes mundiais como Annemiek Van Vleuten é uma grande coisa para mim.

Desde que pedalei 100% venho progredindo a cada ano, e esse salto certamente vai me fortalecer", diz Sara Martín. Estudante de Química da Universidade de Valladolid, um diploma que já completará com as cores azuis, Martín é um ciclista muito completo: grum ciclista, composto por escalada e com um ponto de velocidade razoável. "Sempre dei grande importância aos meus estudos de Química, para o futuro, e equilibrá-los com o desporto requer muita organização e disciplina, o que tem me ajudado muito na área esportiva.

Sou bastante exigente e quero contribuir o máximo possível para a equipe desde o início, e uma vez que o acadêmico termine, progrida ainda mais como ciclista e como pessoa. Em suma, dê o seu melhor em tudo", diz Sara Martín.A Arandina, vencedora em 2019 da Copa da Espanha de Villasana de Mena, conquistou em agosto em Jaén os dois títulos de campeão da Espanha sub-23, a caminho e a prova de tempo. Sara esfregou ombros com as melhores elites do nosso país. Foi a prata absoluta na época, à frente da futura companheira de equipe Sheyla Gutierrez, e 5ª no teste online.

O Burgalesa também terminou em 16º lugar no Campeonato Europeu Sub-23 de Plouay, com uma seleção espanhola que tem sido constantemente convocada nos últimos cinco anos para europeus (sub-23) e Copas do Mundo (júnior).

Sua estreia em um Campeonato Mundial de elite chegará no final desta semana em Ímola, onde disputará as provas online (sábado, 26) e a prova de tempo (quinta-feira, 24)."A chegada de Sara confirma nosso compromisso com jovens corredores em nosso país.

Ela é uma ciclista que, apesar de sua juventude, mostrou que é capaz de grandes coisas já no presente. Ele tem um bom desempenho em todos os terrenos e o melhor é que ainda tem muito espaço para crescimento em todos eles", diz Sebastián Unzué. Martin é a terceira contratação da Movistar Team para 2021 após os anúncios de Emma Norsgaard e Annemiek van Vleuten.

Fonte. Marca

“Ciclismo/Mundiais: ‘Dream team’ eslovena enfrenta leque de favoritos”


Tadej Pogacar e Primoz Roglic, 1.º e 2.º do Tour de France, marcam presença na seleção eslovena.

Os Mundiais de ciclismo de estrada arrancam quinta-feira em Imola com a participação de quatro ciclistas portugueses nas provas masculinas, na qual os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic estarão juntos perante um quadro vasto de favoritos.

Num ano marcado pela paragem competitiva devido à pandemia de covid-19, os Mundiais foram este ano encurtados no programa, sem sub-23 e outras categorias, e apenas as elites em prova.

A covid-19 também trouxe incerteza ao próprio traçado, uma vez que a corrida estava marcada para a Suíça, originalmente, surgindo várias hipóteses após a paragem ditada pela covid-19, como novos palcos do campeonato do mundo, que acabou por ‘assentar arraiais' em Imola.

A prova de fundo masculina apresenta um traçado de 258,2 quilómetros, na sua totalidade disputados em circuito, de 28,7 quilómetros, e a feminina de 143 quilómetros, usando o mesmo circuito na cidade italiana conhecida pelo autódromo que recebeu, até 2006, o Grande Prémio de São Marino da Fórmula 1, enquanto o contrarrelógio individual, igual para homens e mulheres, terá 31,7 quilómetros.

Com cerca de cinco mil metros de acumulado de subida, a corrida masculina assenta mais a ‘puncheurs', habituados a alguma montanha, especialmente em provas de um dia, especialistas em clássicas e trepadores do que a ‘sprinters' e restantes homens rápidos do plantel.

Nesse contexto, homens como Tadej Pogacar, que surpreendeu ao vencer a Volta a França aos 21 anos, e o homem que destronou nessa pretensão, o compatriota Primoz Roglic, podem ter uma palavra a dizer, estando ladeados por homens como Luka Mezgec ou Jan Polanc.

Pela frente, a equipa eslovena terá uma série de nomes a ter em conta, desde logo o ‘veterano' e antigo detentor da camisola arco íris, o espanhol Alejandro Valverde, que lidera a Espanha, mas existem outros, como o belga Wout van Aert, que tem impressionado esta temporada e que terá Greg van Avermaet consigo.

Após a desilusão no ‘Tour', o francês Thibaut Pinot pode lutar pela vitória final para se redimir, com Julian Alaphilippe como outro nome forte na França, com Vincenzo Nibali e Diego Ulissi como ‘cartas' da equipa da casa.

Rui Costa, campeão do mundo em 2013, é sempre um nome a ter em conta, com vários ‘top 10' na última década, e este ano escudado por Nelson Oliveira, que subiu ao pódio da Volta a França com a Movistar pela vitória na classificação por equipas, mas também Rúben Guerreiro e Ivo Oliveira.

O dinamarquês Mads Pedersen não volta para defender o título, ao lado de outras ausências, como o eslovaco Peter Sagan, tricampeão, ou o holandês Mathieu van der Poel.

No contrarrelógio, Van Aert volta a surgir como um nome importante, ao lado do compatriota Victor Campenaerts, mas também o campeão europeu Stefan Küng, da Suíça, ou o australiano Rohan Dennis.

Dennis é o atual campeão do mundo e procura um terceiro cetro consecutivo, igualando não só o compatriota Michael Rogers, que o conseguiu entre 2003 e 2005, mas também aproximar-se do alemão Tony Martin, que ganhou três seguidos e ainda um quarto, em 2016.

Nesta especialidade, Portugal terá Nelson Oliveira e o atual campeão nacional, Ivo Oliveira, como representantes, com Nélson Oliveira a apresentar um currículo de peso: fez ‘top 10' na prova em 2014, 2017, 2018 e 2019, procurando a quarta presença seguida entre os melhores.

No setor feminino, que volta a não ter representantes lusas, a grande favorita, a holandesa Annemiek van Vleuten, lesionou-se durante a Volta a Itália e vai falhar a corrida, deixando o campeonato do mundo em aberto.

A Holanda mantém grandes nomes na seleção, como as antigas campeãs mundiais Marianne Vos, Chantal Van den Broek e Anna van der Breggen, mas também há a polaca Katarzyna Niewiadoma, a britânica Lizzie Deignan ou a espanhola Mavi García, além da norte-americana Chloe Dygert, a grande favorita à vitória no ‘crono'.

Os Mundiais de ciclismo de estrada arrancam quinta-feira em Imola, Itália, com o contrarrelógio individual feminino, com o ‘crono' masculino, com Ivo Oliveira e Nelson Oliveira, marcado para sexta-feira.

No sábado, as elites femininas disputam a prova em linha, antes dos masculinos, no domingo, com Rui Costa, Rúben Guerreiro, Nelson Oliveira e Ivo Oliveira em ação por Portugal.

 

Programa dos Mundiais de ciclismo de estrada para elites, que decorrem de quinta-feira a domingo na cidade italiana de Imola:

24 set: Contrarrelógio individual feminino, 31,7 km, 13:40 (horas de Lisboa).

25 set: Contrarrelógio individual masculino, 31,7 km, 13:30 (horas de Lisboa).

26 set: Prova de fundo feminina, 143 km, 11:35 (horas de Lisboa).

27 set: Prova de fundo masculina, 258,2 km, 08:45 (horas de Lisboa).

Fonte: Sapo on-line

“Ciclismo/Mundiais: Selecionador quer ‘top 10’ para “dignificar o país””


O selecionador português de ciclismo de estrada, José Poeira, disse hoje à Lusa que a equipa nacional, com quatro corredores, vai procurar um lugar nos 10 primeiros classificados da prova de fundo dos Mundiais de estrada, em Imola, Itália.

A chefiar a comitiva portuguesa está o campeão do mundo em 2013, e atual campeão nacional de fundo, Rui Costa (UAE Emirates), com o colega de equipa Ivo Oliveira também chamado, e um dos dois membros da formação que disputam o contrarrelógio individual, ao lado do ‘especialista Nelson Oliveira (Movistar).

Na estrada, o quarteto fica completo com Rúben Guerreiro (Education First), numa seleção que o selecionador José Poeira destaca como apresentando "resultados muito bons" após a retoma competitiva, num ano ‘interrompido' pela covid-19, com quatro corredores "de qualidade".

A COVID-19 também trouxe incerteza ao plano dos Mundiais, uma vez que a corrida estava marcada para a Suíça, originalmente, surgindo várias hipóteses após a paragem ditada pela covid-19, como novos palcos do campeonato do mundo, que acabou por ‘assentar arraiais' em Imola.

A prova de fundo apresenta um traçado de 258,2 quilómetros, na sua totalidade disputados em circuito, de 28,7 quilómetros, na cidade italiana conhecida pelo autódromo que recebeu, até 2006, o Grande Prémio de São Marino da Fórmula 1.

Nelson Oliveira já ficou entre os 10 melhores do ‘crono' em 2014, 2017, 2018 e 2019, com Rui Costa no ‘top 10' da corrida de fundo, além do título de 2013, em 2015, 2018 e 2019, um resultado que Poeira ambiciona que Portugal repita.

"A prova em linha será muito seletiva e tem partes com subidas de dois quilómetros e meio, e outras, de um quilómetro, de percentagem [de inclinação] elevada. Vamos ver se conseguimos estar à altura, como temos estado nos últimos anos, de fazer lugares nos 10 primeiros, é o objetivo e temo-lo conseguido", atirou o selecionador.

Segundo José Poeira, o objetivo claro de conseguir "um resultado que dignifique o país" não impede que, dentro do ‘top 10', se queira estar "um bocadinho mais à frente", algo que depende, não só de "oportunidade", como "da sorte e de se fazer por isso".

No contrarrelógio, um traçado mais curto do que o habitual "é melhor para o Ivo", mas "para o Nelson já não é tão bom", uma vez que o homem da Movistar "prefere contrarrelógios que se façam mais duros" e nos quais a parte final pode fazer a diferença.

Para Ivo Oliveira, mais jovem, este Mundial é também "uma experiência", por se estrear na elite e na especialidade numa fase em que "está a andar bem e é um contrarrelogista em crescimento".

Os Mundiais de ciclismo de estrada arrancam quinta-feira em Imola, Itália, com o contrarrelógio individual feminino, enquanto o ‘crono' masculino, com Ivo Oliveira e Nelson Oliveira, está marcado para sexta-feira.

No sábado, as elites femininas disputam a prova em linha, antes dos masculinos, no domingo, com Rui Costa, Rúben Guerreiro, Nelson Oliveira e Ivo Oliveira em ação por Portugal.

 

Programa dos Mundiais de ciclismo de estrada para elites, que decorrem de quinta-feira a domingo na cidade italiana de Imola:

24 set: Contrarrelógio individual feminino, 31,7 km, 13:40 (horas de Lisboa).

25 set: Contrarrelógio individual masculino, 31,7 km, 13:30 (horas de Lisboa).

26 set: Prova de fundo feminina, 143 km, 11:35 (horas de Lisboa).

27 set: Prova de fundo masculina, 258,2 km, 08:45 (horas de Lisboa).

Fonte: Sapo on-line

“Libertados elementos da Arkea-Samsic suspeitos de administrar doping”


Vários ciclistas da equipa foram "ouvidos em audiência livres de suspeitas"

Por: Lusa

O médico e o fisioterapeuta da equipa de ciclismo Arkéa-Samsic foram libertados na terça-feira, depois de terem sido detidos por suspeitas de administrarem doping durante a Volta a França, anunciou esta quarta-feira o Ministério Público de Marselha.

"As custódias policiais foram levantadas ao início da noite [de terça-feira] e os detidos libertados", lê-se no comunicado de Dominique Laurens, a procuradora de Marselha, acrescentando que "a investigação está em curso".

Os dois elementos do staff da equipa francesa Arkéa-Samsic, que foi liderada no Tour pelo colombiano Nairo Quintana, foram detidos na manhã de segunda-feira, por "administração ou prescrição a um atleta de uma substância ou método proibido no quadro de uma competição desportiva, sem justificação médica".

Vários corredores da equipa foram "ouvidos em audiência livres de suspeitas", tinha detalhado a procuradoria, num comunicado anterior, sem identificar os suspeitos.

Na terça-feira, em comunicado, Quintana assumiu-se um corredor "limpo".

"Quero dizer que não se encontrou nenhuma substância dopante. Não tenho nada a esconder e nunca tive nada a esconder. Tenho estado ao longo da minha carreira desportiva como um corredor limpo", referiu o 17.º classificado no último Tour.

A investigação teve início em 16 de setembro, dia da 17.ª etapa da Grande Boucle, quando foram realizadas buscas pelo departamento central de luta contra ataques ao meio ambiente e à saúde pública francês, tendo como alvos vários corredores da Arkéa-Samsic, entre os quais Dayer Quintana, irmão de Nairo.

Segundo o semanário Le Journal du Dimanche, a polícia investigou os quartos dos irmãos Quintana, o do compatriota Winner Anacona, bem como o dos massagistas e alguns veículos.

O francês Warren Barguil foi o corredor mais bem classificado da Arkéa-Samsic, ao terminar no 14.º lugar, a 31 minutos do vencedor, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), enquanto Nairo Quintana, duas vezes segundo, em 2013 e 2015, não foi além do 17.º posto, a mais de uma hora.

Fonte: Record on-line

“Nairo Quintana garante que é um ciclista "limpo"”


Corredor colombiano reage às suspeitas de doping na equipa Arkéa-Samsic

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista colombiano Nairo Quintana garantiu que é um corredor "limpo", após a abertura de uma investigação por suspeitas de doping na sua equipa da Arkéa-Samsic durante a Volta a França.

"Quero dizer que não se encontrou nenhuma substância dopante. Não tenho nada a esconder e nunca tive nada a esconder. Tenho estado ao longo da minha carreira desportiva como um corredor limpo", referiu o ciclista, em comunicado.

A procuradoria de Marselha abriu a investigação após a "descoberta de vários produtos de saúde, incluindo drogas (...) e especialmente de um método que pode ser qualificado como doping" em buscas realizadas em 16 de setembro.

Segundo os media franceses, a investigação foi aberta por suspeitas de "administração e prescrição a atleta de substâncias ou métodos proibidos, sem justificação médica", bem como por "transporte de produtos proibidos".

Na Volta a França, a equipa francesa do escalão ProTour colocou Warren Barguil no 14.º lugar final e o colombiano Nairo Quintana, alegadamente o principal suspeito, no 17.º.

Segundo o semanário Le Journal du Dimanche, a polícia investigou o quarto de Quintana e do seu irmão Dayer, o do compatriota Winner Anacona, bem como o dos massagistas e alguns veículos.

Já o diário Le Parisien acrescenta que foi detido um dos médicos da equipa, bem como o fisioterapeuta espanhol de Nairo Quintana.

A Volta a França terminou no domingo com a vitória do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), mais de 31 minutos à frente de Quintana, o líder da Arkéa-Samsic e que sofreu três quedas na prova.

Fonte: Record on-line

“Feirense preparado para a Volta a Portugal em Bicicleta”


Do próximo domingo 27 de setembro até ao dia 5 de outubro, disputa-se a Volta a Portugal em Bicicleta, num ano difícil e de superação, mas também de festejos do 30º aniversário da vitória do Feirense, por Fernando Carvalho na histórica Volta a Portugal, a equipa da Feirense parte com ambição e expectativas elevadas.

Com início em Fafe e final em Lisboa, a prova terá transmissão em direto na RTP, para que todos os amantes do desporto e do ciclismo em particular, possam acompanhar aquele que é um dos maiores eventos desportivos disputados no nosso país.

 

As palavras do nosso Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:

“Vamos para a Volta a Portugal com o objetivo de a cada dia e a cada etapa, partir com o pensamento na procura da vitória. Temos dias que nos são mais favoráveis e outros onde teremos que improvisar e apesar de termos uma equipa muito jovem, alguns deles tem já muita experiência e estão habituados ao ambiente e pressão dos grandes eventos.

Sabemos que para a classificação geral final estamos mais condicionados, no entanto não coloco de parte a possibilidade de ver um corredor nosso chegar a Lisboa nas posições cimeiras. Num ano em que se comemoram os 30 anos da vitória do Feirense, queremos honrar o emblema que trazemos ao peito e dar alegrias a todos os sócios, adeptos, simpatizantes, pessoas, empresas e instituições que nos apoiam.”

 

Equipa e dorsais dos ciclistas do Feirense

91 – Rafael Reis

92 – Oscar Pelegri

93 – Jesús Arozamena

94 – Fábio Oliveira

95 – Gonçalo Amado

96 – Bernardo Saavedra

97 – António Ferreira

 

As etapas da Volta a Portugal em Bicicleta

27 Set, Prólogo: Fafe» Fafe | 7 km

28 Set, 1ª: Montalegre» Sta. Luzia, Viana do Castelo | 180 km

29 Set, 2ª: Paredes» Sra. da Graça, Mondim de Basto | 167 km

30 Set, 3ª: Felgueiras» Viseu | 171,9 km

01 Out, 4ª: Guarda» Torre, Covilhã | 148 km

02 Out, 5ª: Oliveira do Hospital» Águeda 176,3 km

03 Out, 6ª: Caldas da Rainha» Torres Vedras |155 km

04 Out, 7ª: Loures» Setúbal | 160,2 km

05 Out, 8ª: Lisboa» Lisboa > CRI | 17,7 km

Fonte: Equipa Ciclismo Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com