domingo, 30 de abril de 2023

“Adam Yates arrebata 76.ª edição da Volta à Romandia”


Colombiano Fernando Gaviria (Movistar) triunfou ao sprint na última etapa

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista britânico Adam Yates (UAE Emirates) sagrou-se este domingo campeão da Volta à Romandia, após uma quinta e última etapa em que o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) triunfou ao sprint.

Gaviria, de 28 anos, somou a segunda vitória em 2023, ano de estreia na Movistar, batendo o alemão Nikias Ardnt (Bahrain-Victorious), segundo, e o britânico Ethan Hayter (INEOS), terceiro, nos 170,8 quilómetros entre Vufflens-la-Ville e Genebra. O dia acabou por não trazer quaisquer mudanças no 'top 10' da geral, dando a Yates o primeiro grande triunfo na UAE Emirates, para que se transferiu em 2023 proveniente da INEOS.

O corredor de 30 anos bateu o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar), segundo, por 19 segundos, deixando o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) na terceira posição, a 27 segundos. O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu ao 26.º lugar e terminou a 5.07 minutos do vencedor da corrida, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) ascendeu três lugares e fechou em 108.º.

A Romandia foi a penúltima corrida de escalão máximo mundial antes da Volta a Itália, que começa no próximo sábado, com a Eschborn-Frankfurt, clássica de um dia, agendada para segunda-feira.

Fonte: Record on-line

“Joaquim Silva acaba no oitavo lugar a Volta às Astúrias”


Por: SIF // AMG

O ciclista português Joaquim Silva (Efapel) acabou hoje no oitavo lugar a Volta às Astúrias, ganha pelo italiano Lorenzo Fortunato (EOLO Kometa), após a terceira e última etapa em que triunfou a solo o espanhol Pelayo Sánchez (Burgos-BH).

Sánchez, de 23 anos, impôs-se a solo na ligação de 146,5 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo, em 3:27.13 horas, batendo o pelotão por 17 segundos, sendo seguido do italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), segundo, e do belga Steff Cras (TotalEnergies), terceiro.

Silva chegou em 24.º e conseguiu subir uma posição na geral final, ultrapassando o espanhol Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi) no oitavo lugar, a 48 segundos do vencedor.

Fortunato acabou com 31 e 33 segundos de vantagem sobre o segundo e o terceiro, respetivamente, no caso dois colombianos da Movistar: Einer Rubio na ‘prata’ e Iván Sosa no ‘bronze’.

O espanhol Jesús del Pino foi o melhor homem da Aviludo-Louletano-Loulé, no 20.º posto final, com Emanuel Duarte (Efapel) em 31.º, Henrique Casimiro (Efapel) em 36.º e Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé) em 39.º.

José Mendes, da filipina NSJBI Victoria, foi 42.º, enquanto Pedro Pinto (Efapel) caiu a 49.º e, na geral da juventude, acabou no 10.º lugar.

Fonte: Lusa

“ABTF Betão-Feirense no Top 10 em Viana”


Pedro Andrade e António Carvalho terminaram Clássica Viana do Castelo entre os primeiros

 

Este domingo, a ABTF Betão-Feirense disputou a terceira edição da Clássica Viana do Castelo, onde uma avaria arredou Pedro Andrade da luta pela vitória, terminando no sexto lugar. António Carvalho fechou o dia em oitavo e a equipa em terceiro na classificação coletiva.

Com partida em Santa Marta de Portuzelo e chegada em Viana do Castelo, a Clássica de 153,2 quilómetros foi bastante dura, devido ao traçado de montanha e troços de empedrado e terra batida. Desde cedo, o pelotão sentiu a dureza do terreno, cedendo às diversas movimentações e ataques na frente da corrida, ficando fragmentado em vários grupos.

Pedro Andrade e António Carvalho conseguiram manter-se bem colocados na frente, com o primeiro a encontrar-se numa boa posição para discutir a vitória. Contudo, uma avaria fez com que Pedro tivesse de parar, perdendo a oportunidade de disputar a linha de meta. Um grupo de cinco corredores discutiu a vitória ao sprint, com o triunfo a ficar nos pedais de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo).

O diretor-desportivo Joaquim Andrade afirmou: “Partimos com a ambição de vencer e estivemos sempre atentos a todas as movimentações. Na fase decisiva, ficámos com o António e o Pedro na frente. O Pedro tinha possibilidade de lutar pela vitória, mas teve uma avaria, que o obrigou a parar e ficou afastado de lutar pela corrida. Ainda assim, o resultado foi positivo, acabou por fazer sexto e o António oitavo. Acima de tudo, o que me agradou foi a atitude deles em lutarem por um objetivo. Quando perceberam que o Pedro estava em melhores condições, ajudaram para tentar vencer. Vamos esperar por melhores dias e que a sorte nos comece a sorrir, porque nos últimos tempos as coisas não têm acontecido dessa maneira. A única satisfação que tiramos é que a equipa encontra-se a melhorar a cada dia e, pouco a pouco, conseguiremos alcançar os nossos objetivos”.

 

Classificação Geral:

 

1º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-Udo) 3h48m48s [40,175 km/h]

2º Afonso Silva (Kelly-Simoldes-Udo) mt

3º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) mt

...

6º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 1m08s

8º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 2m46s

28º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 14m31s

31º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 17m54s

DNF Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

DNF Barry Miller (ABTF Betão-Feirense)

DNF Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Equipas:

 

1ª Kelly-Simoldes-Udo 11h28m55s

3ª ABTF Betão-Feirense a 15m54s

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Bruno Silva (Tavfer-OvosMatinados-Mortágua) 10

9º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 1

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Clássica de Viana do Castelo 2023”


Luís Gomes triunfa em dobradinha oliveirense

 

Por: José Carlos Gomes

Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) conquistou, neste domingo, a terceira edição da Clássica de Viana do Castelo. A equipa de Oliveira de Azeméis conseguiu as duas primeiras posições, com Gomes e Afonso Silva.

A corrida, com troços de terra e de empedrado e com subidas próprias de uma clássica, começou em Santa Marta de Portuzelo, terminando, depois de percorridos 153,2 quilómetros, em Viana do Castelo.


A especificidade do percurso deu azo a uma prova muito movimentada e atacada, com constantes mudanças da situação de corrida. Em todo o caso, a Kelly-Simoldes-UDO deu mostras de querer o triunfo.

Na primeira passagem pela meta, depois de deixadas para trás todas as subidas pontuáveis para a montanha e alguns dos setores de empedrado e de terra, era já um corredor da formação oliveirense que se destacava. António Ferreira seguia isolado, quando faltavam 28,8 quilómetros para o final.

Os perseguidores conseguiram a junção. Na discussão ao sprint, entre um grupo de apenas cinco unidades, Luís Gomes foi o mais rápido, seguido pelo colega de equipa Afonso Silva e por Luís Mendoça (Glassdrive-Q8-Anicolor).

As restantes classificações foram distribuídas por cinco corredores de outras tantas equipas. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) ganhou as metas volantes, Válter Pereira (AP Hotels & Rsorts-Tavira-SC farense) foi o melhor trepador, Luís Mendonça impôs-se na classificação do “sterrato”, António Ferreira venceu a geral do “pavé” e Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o melhor sub-23 das equipas de clube. A Kelly-Simoldes-UDO ganhou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com