domingo, 16 de abril de 2023

“Leonor Casimiro ganha prova de cadetes em Espanha”


A Seleção Nacional de Cross Country Olímpico (XCO) esteve em evidência nas corridas de cadetes do troféu Superprestigio MTB, disputadas hoje em Arguedas, Navarra, Espanha, tendo Leonor Casimiro triunfado na prova feminina.

Alinhando só com cadetes, tanto no setor masculino como no feminino, a Seleção Nacional destacou-se com bons resultados dos rapazes e das raparigas.

A prova feminina assistiu ao domínio das corredoras portugueses. Leonor Casimiro venceu e Margarida Vasconcelos foi a terceira classificada, a 32 segundos. Entre elas colocou-se a espanhola Monica Estrada.

Os cadetes nacionais também estiveram na discussão da corrida masculina, ficando nos lugares mais perto do pódio. Gonçalo Costa foi quarto, a 1m15s do vencedor, o espanhol Martín Gutiérrez. Ricardo Piedade foi quinto, a 1m52s, Hugo Ramalho ocupou a posição imediata, a 1m55s, e Daniel Franco foi oitavo, a 3m33s.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Pogacar junta Amstel Gold Race a início de temporada espetacular”


Por: NFO // MO

Foto: EPA

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) voltou hoje a mostrar estar num nível completamente diferente de todos os outros ciclistas, com mais uma vitória categórica, desta feita na Amstel Gold Race.

Duas semanas depois de ter vencido o 'monumento' Volta a Flandres, o esloveno voltou a triunfar numa das mais importantes clássicas do calendário, impondo-se em solitário no final dos 253,6 quilómetros, entre Maastricht e Berg en Terblijt, nos Paíxes Baixos.

Pogacar gastou 6:02.02 horas para completar o percurso, menos 38 segundos do que o irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost) e 2.14 sobre o britânico Thomas Pidcock (INEOS), os dois últimos a 'sucumbir' ao poderio do esloveno.

'Pogi' fez os primeiros estragos no pelotão a 80 quilómetros da meta, deixando apenas uma quinzena de ciclistas na frente da corrida e, nem mesmo um furo a menos de 40 quilómetros, o afetou.

Já depois do furo, fez nova investida, a que apenas resistiram Healy e Pidcock, que, contudo, a menos de 30 quilómetros do final foram incapazes de seguir na roda de Pogacar, que caminhou para mais uma vitória espetacular.

"Foi uma vitória incrível, não esperava estar tão cedo na fuga, depois corri muitos quilómetros com um furo, mas pude mudar de bicicleta e chegar à meta. Dei o máximo até ao final, estou muito feliz", disse.

O início monstruoso de temporada de Pogacar teve assim mais um capítulo, com a 11.ª vitória do ano, com destaque para Volta a Flandres e as classificações finais da Volta à Andaluzia e do Paris-Nice.

Pogacar teve ainda um quarto lugar na Milão-São Remo, o outro 'monumento' em que participou este ano, e aponta já para a Flèche Wallone, na quarta-feira, e para a Liège-Bastogne-Liège, a quarta das cinco principais clássicas do calendário, que se corre no próximo domingo e que venceu em 2021.

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi o melhor português, no 32.º lugar, a 4.06 minutos de Pogacar, com Ruben Guerreiro (Movistar) a terminar em 39.º, a 6.17, enquanto André Carvalho (Cofidis) e Rui Oliveira (UAE Emirates) não concluíram a Amstel Gold Race.

Fonte: Lusa

“Óbidos Cycling Team entre os melhores sub-23 da Clássica Aldeias do Xisto”


Óbidos Cycling Team fecha Taça de Portugal em segundo lugar por equipas de clube

Por: Helena Dias 

Foto: Bruno Magalhães

A Óbidos Cycling Team disputou, este domingo, a Clássica Aldeias do Xisto, última prova da Taça de Portugal. Num terreno selectivo, a equipa conseguiu protagonizar uma boa corrida ao terminar com três ciclistas entre os melhores sub-23 em corrida: Miguel Carvalho, Marco Marques e Mark Kryuchkov fecharam em 6º, 7º e 9º na classificação da juventude.

Na sexta edição da Clássica Aldeias do Xisto foram percorridos 148,8 quilómetros, com três prémios de montanha de terceira categoria entre a partida na Aldeia do Mosteiro, em Pedrógão Grande, e a chegada na Aldeia de Aigra Nova, em Góis, onde estava instalada a última montanha do dia. O novo elemento da Óbidos Cycling Team, Diogo Silva foi o melhor posicionado da equipa na classificação geral, terminando em 43º lugar. Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) conquistou a vitória em solitário.

No fecho das contas da Taça de Portugal de Sub-23, Marco Marques destacou-se no quinto lugar e a Óbidos Cycling Team em segundo por equipas de clube.

 

Classificação Geral:


1º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 3h59m10s [37,330 km/h]

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 4s

3º Artem Nych (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 5s

43º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 14m12s

44º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) mt

46º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 14m18s

48º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 17m18s

OTL Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 28m43s

OTL Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 47m21s

DNF Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Sub-23:


1º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar)

6º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

7º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

9º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:


1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 11h57m51s

9ª Óbidos Cycling Team a 42m21s

 

Geral Equipas de Clube:


1ª Fonte Nova-Felgueiras 12h30m16s

2ª Óbidos Cycling Team a 9m56s

 

Ranking Final Taça de Portugal:


1º Rafael Silva (Efapel Cycling) 160

2º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) 141

3º Mauricio Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) 127

45º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) 6

78º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) 1

80º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) 1

85º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) 1

89º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) 1

 

Ranking Final Taça de Portugal Sub-23:


1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) 151

2º Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) 145

3º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) 127

5º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) 95

14º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) 56

22º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) 30

27º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) 11

39º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) 5

46º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) 2

52º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) 1

 

Ranking Final Taça de Portugal Equipas:


1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 54

11ª Óbidos Cycling Team 2

 

Ranking Final Taça de Portugal Equipas de Clube:


1ª Fonte Nova-Felgueiras 75

2ª Óbidos Cycling Team 37

Fonte: Óbidos Cycling Team


“Clássica Aldeias do Xisto 2023”


Frederico Figueiredo vence Clássica e Rafael Silva conquista a Taça

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite teve emoção até ao último metro, com a disputa, neste domingo, da Clássica Aldeias do Xisto, ganha por Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor). O quarto lugar na prova valeu a Rafael Silva (Efapel Cycling) a conquista da Taça de Portugal de Elite.

A corrida de 148,8 quilómetros, entre a Aldeia do Xisto de Mosteiro, em Pedrógão Grande, e a Aldeia do Xisto da Aigra Nova, Góis, começou muito movimentada, mas o pelotão anulou as diferentes escaramuças e manteve-se compacto durante a maior parte da viagem.

Foi já depois da passagem nas duas contagens de montanha intermédias e à entrada dos últimos 20 quilómetros, que se deram as principais movimentações. A Glassdrive-Q8-Anicolor colocou Artem Nych na frente de corrida, obrigando os adversários a desgastar-se na perseguição, até porque o natural da Rússia era um dos homens em condições matemáticas de conquistar a Taça de Portugal.


A meta estava colocada no topo de uma subida de 3700 metros, em que as rampas iniciais eram as mais duras. Foi nesse ponto que Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira se juntaram, em cabeça de corrida, ao colega de equipa Artem Nych. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi ao choque, porque em caso de um bom resultado também poderia aspirar ao triunfo na Taça de Portugal.

Correndo de forma mais cerebral, a Efapel Cycling colocou os seus trepadores ao serviço da Rafael Silva, que chegava à Clássica Aldeias do Xisto no topo da classificação geral. Na frente, Frederico Figueiredo, apesar de ser o único elemento da Glassdrive-Q8-Anicolor da dianteira que não poderia vencer a Taça, apelou aos dotes de trepador, distanciou-se e venceu isolado.

Frederico Figueiredo conquistou a Clássica Aldeias do Xisto pelo segundo ano consecutivo. Luís Gomes foi o segundo classificado, a 4 segundos, e Artem Nych fechou o pódio do dia, a 5 segundos. Rafael Silva geriu bem as forças, cortou a meta na quarta posição e celebrou a vitória na Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

“Assumimos o objetivo de ganhar novamente esta corrida, que diz muito à nossa equipa. É ao coletivo que devo agradecer esta vitória, porque foi a equipa que fez um excelente trabalho antes da subida final. Temos de estar muito orgulhosos pelo que fizemos hoje”, considera Frederico Figueiredo.


Este foi o terceiro ano consecutivo em que Rafael Silva chegou à última prova da Taça na frente da geral. Nas épocas anteriores perdeu sempre para Luís Gomes. Mas à terceira foi de vez e sagrou-se vencedor da edição de 2023 da Taça de Portugal. O que motivou um soltar de emoções no final da corrida.

“Há dez anos, no meu primeiro ano de profissional, já partia para a última prova na disputa da Taça de Portugal. Passado este tempo venci. Demonstra a consistência ao longo de toda a carreira. Era a terceira vez que vinha como líder para o último dia. Hoje era o dia de tudo ou nada. A minha equipa acreditou em mim, não se importando de não vencer a corrida com um trepador puro. Os meus companheiros esperaram por mim na última subida, nas rampas mais duras do início. Aí tinha de me defender, a equipa esperou e levou-me num ritmo constante. Como sou rápido, mas subo minimamente bem, consegui alcançar um grupo de fugitivos nos últimos 300 metros, acabando por fazer o quarto lugar”, explicou Rafael Silva, pouco depois de chorar de felicidade perante as felicitações dos diretores desportivos e do patrocinador principal da Efapel Cycling.

O pódio da Taça de Portugal de elite foi encimado por Rafael Silva, com 160 pontos, seguido por Luís Gomes, com 141, e por Mauricio Moreira, com 127. A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu a Taça coletivamente.

Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor da Taça de Portugal de sub-23, com 151 pontos, seguido por Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), com 145, e por Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 127. A Fonte Nova/Felgueiras foi a melhor equipa de clube.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano S. Brás de Alportel”


Jack Reading e Kira Zamora mais velozes em S. Brás de Alportel

 

Por: José Carlos Gomes

O britânico Jack Reading (Gravity School Racing) e a espanhola Kira Zamora (101% DH) ganharam hoje, em S. Brás de Alportel, as corridas de elite da terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.

A prova masculina de elite foi desequilibrada, para os padrões do DHI, para Jack Reading. O britânico, fazendo 2’40’’271, deixou toda a concorrência a dois segundos ou mais. Quem esteve mais perto do vencedor foi o português Tiago Ladeira (Miranda Factory Team), que gastou mais dois segundos exatos. O terceiro foi o britânico Dan Slack (Gravity Shool Racing), a 2,094s do compatriota e colega de equipa. Jack Reading comanda a geral da Taça.

A espanhola Kira Zamora também se destacou na prova feminina, concluindo o esforço em 3’27’’703, menos 2,202s do que Zoe Zamora (101% DH) e menos 6,666s do que Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction), que completaram o pódio. Zoe Zamora está na frente da Taça.


Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) foi o melhor sub-21, Álvaro Pestana, da mesma equipa, ganhou em juniores, o britânico Noa Walker triunfou em cadetes. Nas escolas os destaques foram para o juvenil Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e para o infantil Charlie Bayliss.

As vitórias nas categorias de veteranos fora para o master 30 Robert Young (Gravity School Racing), o master 40 Ricardo Soares (Bike Zone), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Pedro Oliveira.  A Casa do Povo de Abrunheira ganhou por equipas.

A quarta prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano disputa-se em Boticas, a 7 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de XCM Credibom Mortágua”


Filipe Francisco e Melissa Maia triunfam em Mortágua

 

Por: José Carlos Gomes

Filipe Francisco (DMT Racing Team) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) venceram, neste domingo, a segunda prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) Credibom, disputada em Mortágua.

O pelotão masculino de elite enfrentou um percurso de 95 quilómetros, com 2800 metros de acumulado. Filipe Francisco foi quem se adaptou melhor ao traçado e ao calor, terminando a prova em 4h05m41s. Guilherme Mota (Guilhabreu MTB) foi o segundo classificado, a 4m04s, enquanto a terceira posição ficou para Luís Moura (Saertex Portugal/Edaetch), a 4m53s.

O triunfo na maratona de Mortágua colocou Filipe Francisco no topo da classificação geral da Taça, embora em igualdade 500 pontos – com Guilherme Mota.

A superioridade de Melissa Maia foi por demais evidente na corrida de 75 quilómetros disputada pela elite feminina. A corredora do Korpo Activo/Penacova reforçou o primeiro lugar na geral da Taça, através de uma vitória em solitário. Melissa Maia gastou 3h54m46s, menos 11m58s do que a colega de equipa Maaris Meier, segunda classificada. A terceira, a 20m22s, foi Ana Tomás (Saertex Portugal/Edaetech).


Entre os veteranos impuseram-se os masters 30 Estebán Sánchez (RG Bikes Scott Team) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), o master 35 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), os masters 40 David Vaz e Ana González (Mitto X-Sauce Team), o master 45 Nuno Vicente (BTT Seia) os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira, o master 55 Vítor Graça (BTT Conceição de Faro), o master 60 Rui Norte (Róódinhas/Master Vantagem) e o master 65 Orlando Sebastião (BTT Conceição de Faro).

Na prova para bicicletas de assistência elétrica subiram ao lugar mais alto do pódio Vítor Calvino e Cátia Santos. João Monteiro (Paredes/Fortunna) foi o melhor paraciclista.

O Korpo Activo/Penacova ganhou a classificação geral por equipas e o BTT Seia foi a melhor formação nas equipas master.

A terceira prova da Taça de Portugal de XCM Credibom disputa-se em Estremoz, no dia 28 de maio. Antes disso, dia 7 de maio, Castro Daire recebe o Campeonato Nacional de XCM Credibom.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com