sábado, 16 de fevereiro de 2019

“ALEXANDER KRISTOFF VENCE AO ‘SPRINT’ PRIMEIRA ETAPA DA VOLTA A OMÔ

O português Rui Costa acabou integrado no pelotão, sem perder tempo, fechando na 29.ª posição.

O norueguês Alexander Kristoff (UAE Team Emirates) venceu hoje ao ‘sprint’ a primeira etapa da Volta a Omã em bicicleta, na ligação de 138,5 quilómetros entre Al Sawadi e Sohar.

Kristoff cortou a meta ao fim de 2:54.50 horas, batendo num final compacto os franceses Bryan Coquard (Vital Concept – B&B Hotels), segundo, e Nacer Bouhanni (Cofidis Solutions Crédits), terceiro.

Colega de equipa do vencedor da tirada e novo camisola amarela, o português Rui Costa acabou integrado no pelotão, sem perder tempo, fechando na 29.ª posição.

No domingo, a segunda etapa apresenta 156,5 quilómetros de estrada até Al Bustan, numa chegada que acontece três quilómetros depois da última de quatro subidas do dia.

Fonte: Sapo on-line

“Oliveirense estreia-se no ciclismo com o plantel mais jovem a nível nacional”

Conjunto de Oliveira de Azeméis vai competir no escalão continental e sub-23

Por: LUsa

Foto: DR Record

Depois da união com a Bike Clube de Portugal, a Oliveirense apresentou este sábado a nova modalidade de ciclismo, com um plantel com uma média de idades de 20 anos que vai competir no escalão continental e sub-23.

Sob o nome UD Oliveirense/InOutbuild, a antiga equipa da Liberty Seguros-Carglass fixou-se no concelho de Oliveira de Azeméis, onde está sediado o Bike Clube de Portugal, que assume a gestão desportiva e financeira da modalidade.

"Vai ser uma mais-valia, quer para o concelho, quer para a Oliveirense, quer para o ciclismo nacional. Espero que esta equipa cresça, ano após ano, e que dentro de dois ou três anos consigamos atingir o patamar de excelência com jovens", afirmou o diretor desportivo, Manuel Correia.

Para este ano, confessa que o orçamento desceu para metade, fixando-se agora em cerca de 80 mil euros, devido à perda dos dois sponsors anteriores, sendo que um deles comunicou a decisão no final de novembro, numa altura em que, confessou o diretor desportivo, ficaram "à deriva".

"Tivemos de deixar partir aqueles que gostaríamos que ficassem cá mais um ano, mas o mais importante foi conseguirmos sobreviver. Foi uma pequena loucura que eu e o Luís Pinheiro [diretor desportivo] cometemos, começar e construir uma equipa do zero. Não era isso que queríamos trazer para cá, mas agora contamos com o apoio da Oliveirense", admitiu.

A curto prazo, Manuel Correia explicou que não se pode esperar muito devido à juventude da equipa nas grandes provas nacionais, mas admite que o corredor Venceslau Fernandes, filho da antiga glória do ciclismo, "poderá estar na discussão da juventude na Volta a Portugal".

Para o presidente do emblema oliveirense, Horácio Bastos, esta adição "traz mais ecletismo a um clube já eclético", confessando ainda a vontade de juntar mais uma modalidade no clube num futuro próximo e indica estar a aproveitar as características do concelho.

"Esta integração do Bike Clube de Portugal é o aproveitamento das potencialidades que temos em Oliveira de Azeméis. Resolvemos apadrinhar essa união com o clube da terra. O que esperamos agora é uma evolução contínua. Temos perfeita noção que vamos correr com atletas jovens, temos um orçamento bastante reduzido, comparado com outras equipas e vamos evoluir passo a passo", vincou.

O responsável sublinhou ser necessária "margem de tempo" para a equipa crescer, visto que é uma "equipa de formação" e que o próprio clube não pode "ambicionar ou colocar metas inatingíveis", mas sim "colocar os pés no chão e avaliar a evolução dos ciclistas".

"Dentro de três ou quatro anos será uma modalidade com visibilidade na Oliveirense e no panorama nacional. No hóquei em patins, lutamos para ser campeões, no basquetebol, também, no futebol - apesar do défice das infraestruturas -, ambicionamos chegar à I Liga, porque é que no ciclismo haveria de ser diferente", questionou.

O plantel da Oliveirense é constituído por Fábio Costa (19 anos), Filipe Rocha (21), Hélder Costa (18), João Carneiro (19), José Sousa (19), Pedro Miguel Lopes (19), Pedro Lopes (19), Rafael Lourenço (21) e Venceslau Fernandes (22), com o objetivo de juntar "um ciclista espanhol de 25 anos" nos próximos tempos.

Fonte: Record on-line

“Luis León Sánchez vence Volta a Murcia”

Espanhol leva a melhor sobre o campeão do Mundo de estrada, Alejandro Valverde

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O espanhol Luis León Sánchez (Astana) venceu este sábado a Volta à Região de Murcia, ao triunfar na segunda e última etapa da prova, batendo o campeão do mundo de estrada, o compatriota Alejandro Valverde (Movistar).

Sánchez e Valverde chegaram isolados a Murcia, cumprindo os 180,3 quilómetros em 4:14.33 horas, com o homem da Astana a levantar os braços e arrebatar a geral final, enquanto o colega de equipa Pello Bilbao completou o pódio, no terceiro posto a 10 segundos.

Luis León Sánchez venceu a prova pelo segundo ano consecutivo, enquanto Alejandro Valverde, recordista de triunfos, com cinco, também repetiu o segundo lugar, depois de em 2018 também ter perdido para o compatriota.

O português Daniel Viegas (Kometa Cycling Team) foi 63.º, a 16.53 minutos, e fechou a geral em 69.º, enquanto Nuno Bico (Movistar) acabou no 80.º lugar da geral, depois de cortar a meta em 83.º na última etapa.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com