sexta-feira, 10 de junho de 2022

“Triatleta Joana Miranda na Volta a Portugal em Ciclismo Feminino”


Torrejana na volta a Portugal

 

Por; Jorge Miranda

A triatleta Joana Miranda vai participar na  2ª Volta a Portugal Feminina em ciclismo que estará na estrada entre os dias 16 e 19 de junho, representando a equipa da Korpo Activo/Penacova.

Depois do sucesso desportivo e social da histórica primeira edição, a Volta a Portugal Feminina vai ter a 2º edição que atravessa cinco comunidades intermunicipais: Área Metropolitana de Lisboa e as comunidades intermunicipais do Oeste, Médio Tejo, Região de Leiria e a Região de Aveiro.

A Joana Miranda vai pertencer ao pelotão da Volta que vai ter cerca de 100 atletas, de várias nacionalidades, distribuídas por 17 equipas nacionais e internacionais. Entre as nacionais estão as equipas 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, Cantanhede Cycling/VESAM, Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço, Korpo Activo/Penacova, Maiatos e Sicasal/Glassdrive. A estas seis equipas somam-se ainda quatro equipas mistas, formadas por corredoras de diferentes equipas que não participam na prova. São elas a Paredes/Alenquer/Mato-Cheirinhos/D’Helvetia, a Proteu/Retorta/Efapel, a Velo Performance/Extremosul e ainda a Seleção Nacional de Juniores e Sub-23.


O Pelotão terá ainda sete equipas estrangeiras; As espanholas Kiwi Atlántico Louriña, Massi Tactic Women’s Team, Zaaf Cycling Team e Seleccion Catalana, as britânicas RFDA e Team LDN/Brother UK, e a francesa Team Groupe Abadie Le Boulou.

A prova inicia-se no dia 16 com um prólogo, em Loures, que será em formato de contrarrelógio individual.  Sendo a primeira etapa em linha no dia 17 com início em Vila Franca de Xira Torres Vedras. 


Na segunda etapa, as corredoras vão deslocar-se desde Monte Redondo, concelho de Leiria, até Ourém onde a Joana Miranda vai entrar no seu distrito de Santarém onde espera o apoio de todos. Este percurso inclui o primeiro prémio de montanha da prova.

A etapa rainha será a última no dia 19 de junho, com uma distância de 104,7 quilómetros entre Aveiro e Anadia. A prova termina com duas voltas ao circuito que vai receber as provas de fundo do Campeonato da Europa, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo entre 30 de junho e 19 de julho.

A Joana Miranda sendo uma triatleta desde os nove anos de idade aceitou este desafiou e aventura com bastante agrado, onde irá participar com toda a sua dedicação e sacrifício conhecido. 

Fonte: Falcão Azul







“Agressão no Critério Dauphiné, Juan Sebastián Molano agride Hugo Page”


Por: José Morais

Na sexta etapa do Critério Dauphiné os ânimos exaltaram-se e Juan Sebastián Molano da equipa dos Emirados Árabes Unidos, agride Hugo Page da equipa da Intermarche Wanty Gobert, tudo se iniciou a poucos quilómetros da linha de chegada, quando o pelotão rolava a alta velocidade, e tudo indica uma manobra perigosa.

Não se sabendo ao certo o que se passou, sabe-se que Juan Sebastián Molano deu um soco na cara de  Hugo Page, após terem discutido, imagens que foram capturadas pelas camaras de televisão, mas não ficando por aí, no final da etapa ainda procurou o adversário para lhe  pedir satisfações. 


 

O incidente deu origem a que Juan Sebastián Molano, colega de João Almeida, foi desqualificado e expulso da prova, ficando por saber se a UCI decide estendê-la para outras corridas, já com tudo calmo, o ciclista dos Emirados Árabes Unidos reconheceu o seu erro, pedindo desculpa, e reconhece que irá aprender com a sua atitude, 

“Valentin Ferron ganha no Dauphiné e Wout van Aert mantém liderança confortável”


Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 23.º, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) passou em 97.º

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Critério Dauphiné

O ciclista francês Valentin Ferron (TotalEnergies) venceu esta sexta-feira, isolado no final, a sexta etapa do Critério Dauphiné, na qual o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) manteve a confortável vantagem.

Valentin, de 24 anos, cumpriu os 196,5 quilómetros entre Rives e Gap em 4:22.17, superiorizando-se, por três segundos, a um quinteto que o acompanhava na longa fuga na luta pelo triunfo, liderado pelo compatriota Pierre Roland (B&B Hotels-KTM).

Sem ameaças ao seu comando, Wout van Aert chegou em 12.º, aos mesmos 32 segundos do sétimo, que comandava o pelotão, controlando qualquer ameaça: continua, assim, com 1.03 minutos de avanço para o italiano Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl).

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), um dos principais candidatos ao triunfo final, mas cada vez com menos margem, completa o pódio, a 1.06.

Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 23.º, integrando o pelotão, igualmente a 32 segundos, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) passou em 97.º, a fechar o grupo com igual tempo.

Guerreiro manteve o 21.º lugar a 2.49, enquanto Ivo subiu cinco posições, para 106.º, a 21.21.

Sábado disputa-se a sétima de oito etapas, com 133,8 quilómetros entre Saint-Chaffrey e Vaujany, com o pelotão a entrar nos Alpes.

Fonte: Record on-line

“32.º Grande Prémio do Minho 1ª etapa”


Daniel Lima vence etapa famalicense do GP do Minho

 

Por: José Carlos Gomes

Daniel Lima (Bairrada) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio do Minho, uma prova de 74 quilómetros, com partida e chegada em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão.

A corrida começou a definir-se ainda antes de percorridos dez quilómetros, altura em que sete ciclistas saíram do pelotão para formarem a frente de corrida: Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), António Morgado, Rúben Rodrigues, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), Daniel Jorge (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

O passar dos quilómetros levou ao habitual domínio da Bairrada, com os corredores desta equipa a destacarem-se da concorrência e a vencerem o que encontraram por diante: primeiro as metas volantes e o prémio de montanha e, por fim, a própria etapa.

Num traçado sem grandes dificuldades montanhosas, mas com a corrida a disputar-se sob um calor intenso, António Morgado, Gonçalo Tavares e Daniel Lima deixaram todos os outros corredores para trás.

O trio cortou a meta ao fim de 1h53m38s de corrida, com Daniel Lima a passar na frente, seguido por Morgado e por Tavares. O quarto foi mais um corredor da Bairrada, Rúben Rodrigues, a 6m32s. O primeiro ciclista de outra equipa foi Tiago Santos, que gastou mais 8m25s do que o vencedor e assumiu o comando da geral dos juniores de primeiro ano.

Sem bonificações, a classificação geral reflete fielmente o resultado da etapa. Daniel Lima acumula a geral com a classificação dos pontos. Gonçalo Tavares é o primeiro na tabela dos trepadores. Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor corredor das equipas minhotas. A Bairrada comanda por equipas.

A segunda etapa, neste sábado, desloca a caravana para o concelho de Guimarães. Azurém é o local de partida e chegada. O percurso, com 86 quilómetros, inclui dois prémios de montanha de primeira categoria, na Gonça (km 49,6) e na Penha (km 61,7), locais onde a triagem de valores será uma realidade. A partida está marcada para as 12h40, prevendo-se a chegada para as 15h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio ABIMOTA é o próximo desafio da Glassdrive / Q8 / Anicolor já este fim-de-semana”


É com a 42.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA que a Glassdrive / Q8 / Anicolor volta à estrada já este fim-de-semana, para disputar esta prova carismática do calendário nacional, este ano com duas etapas em linha nos dias 11 e 12 de junho, amanhã e domingo. No total serão percorridos 358,8 km, com partidas de Leiria e Anadia e chegadas a Vouzela e Águeda, uma tradição que se mantém das anteriores edições.

Para esta competição, Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, selecionou os seguintes sete corredores: Luís Mendonça, Rafael Reis, Mauricio Moreira, Fábio Costa, Afonso Eulálio e os espanhóis Javier Moreno e Héctor Sáez.

A prova começa amanhã em Marrazes, concelho de Leiria, às 12H50. Segue-se uma viagem com 184,9 km até Vouzela, com a chegada prevista para as 17H30. Pelo caminho espera o pelotão um Prémio de Montanha de 2.ª categoria, em Alcofra, quando faltarem 30,6 km para a meta, que representa o ponto mais duro desta 1.ª Etapa.


A 2.ª Etapa corre-se domingo e vai ligar Anadia a Águeda, ao longo de 173,9 km. A partida será às 12H50 do Complexo Desportivo de Anadia, com passagem pelas zonas costeiras de Mira e Costa Nova. As subidas de Sever do Vouga e Talhadas, esta última a 20,6 km da chegada, serão momentos decisivos da tirada, que termina na Avenida 25 de Abril, na Capital da Bicicleta, cerca das 17H15.

“O ABIMOTA é uma corrida importante e que se disputa também em nossa casa, com a chegada da última etapa a Águeda. O ano passado a vitória escapou-nos por muito pouco e queremos ter uma boa prestação este ano, ao tentar estar na disputa da corrida e fazer o nosso melhor, que é dignificar os nossos patrocinadores”, adiantou Rúben Pereira.

 

ETAPAS DO 42.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA:

 

1.ª ETAPA » Sábado, 11 de junho: Leiria (12H50, Aldeia do Desporto – Marrazes) - Vouzela (17H30, Câmara Municipal de Vouzela) » 184,9 km

 

2.ª ETAPA » Domingo, 12 de junho: Anadia (12H50, Complexo Desportivo de Anadia) - Águeda (17H15, Avenida 25 de Abril) » 173,9 km

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Wilco Kelderman espera poder estar na Volta a Espanha para acompanhar Sergio Higuita e Jai Hindley”


Por: José Morais

Foto: Sprint Cycling

O título do Giro de Itália impulsionou o ciclista da BORA-Hansgrohe Wilco Kelderman, a saber que as suas opções a participar nas grandes voltas, foram significativamente melhoradas, e os seus desafios serão mais assustadores, e pode haver o desejo, ou a possibilidade de participar na Volta a Espanha, para ajudar os seus colegas de equipas.

O ciclista holandês que atualmente é chefe de fila no Critério Dauphiné, para poder fechar um longo ciclo competitivo, onde estava incluída o Giro, que contribuiu para a conquista de Jai Hindley, irá fazer uma pausa, onde terá uma conversa com os seus diretores, para tentar lugar nos oito escolhidos para a última grande prova do calendário, a Volta a Espanha, onde espera poder participar, apesar de ainda nada saber.

Wilco Kelderman dizia que o seu papel não seria propriamente lutar pela vitória, já que existem outros líderes com mais condições na equipa para esse fim, o caso de Sergio Higuita, ou até de Jai Hindley, mas estaria para ajudar, palavras do holandês que foi quarto na geral em 2017.

Wilco Kelderman afirmava que se ia preparar para vitórias, e que sempre existe a esperança de a equipa ganhar outra grande volta, o ciclista holandês que teve um problema nos discos de travão da sua bicicleta, e o impedido de lutar pela vitória no Giro.

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Grande Prémio Abimota marca o próximo fim de semana de competição”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados regressa este fim de semana à competição com o Grande Prémio Abimota, provas com duas etapas em linha.

O GP ABIMOTA começa em Marrazes, concelho de Leiria, no sábado, às 12h50. É dali que o pelotão de vinte equipas parte para uma viagem de 184,9 km, que terminará em Vouzela, cerca das 17h30. Uma contagem de montanha de segunda categoria, a 30,6 quilómetros do final, instalada em Alcofra, dá o maior toque de dureza à jornada inicial da prova.

A segunda e última etapa, a disputar no domingo, terá 173,9 quilómetros, ligando Anadia, de onde parte a caravana às 12h50, a Águeda, onde os mais rápidos chegarão por volta das 17h15. As subidas de Sever do Vouga e de Talhadas, esta a 20,6 quilómetros do fim, farão a triagem de valores.

Iremos alinhar para esta prova com 7 corredores e são eles Gonçalo Amado, Pedro Pinto, António Barbio, João Matias, Gonçalo Carvalho, Francisco Morais e Ángel Sanchez. Em antevisão a esta prova Gustavo Veloso afirma que “Estamos com um bloco forte e enfrentamos esta prova com boas perspetivas. Corremos perto de casa e isso decerto que irá ser uma motivação extra para estes dois dias de competição”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com