quarta-feira, 18 de abril de 2018

“JULIAN ALAPHILIPPE TIRA ALEJANDRO VALVERDE DO TRONO DA FLÈCHE WALLONE”

Francês superiorizou-se ao espanhol na chegada a Huy

Por: Lusa

Foto: EPA

O francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Floors) terminou esta quarta-feira com o reinado de Alejandro Valverde (Movistar) na Flèche Wallone, ao superiorizar-se ao espanhol na chegada a Huy, na Bélgica.

Após quatro vitórias consecutivas de Valverde, Alaphilippe foi o mais forte na subida para o Mur de Huy e concluiu em 4:53.37 horas os 198,5 quilómetros desde a saída de Seraing.

Valverde ainda tentou reagir ao ataque de Alaphilippe para vencer pela sexta vez a clássica belga, mas foi incapaz e terminou na segunda posição, a quatro segundos.

O belga Jelle Vanendert (Lotto Soudal) fechou o pódio da prova, a seis segundos, enquanto Rui Costa (Team Emirates) foi 19.º, a 32 segundos, depois de descolar já na difícil subida final, e o campeão luso Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) não terminou.

A corrida foi apenas decidida na subida final, com o belga Tim Wellens (Lotto-Soudal) a fazer o ataque final, levando consigo Alaphilippe, que tinha o alemão Maximilian Schachmann, seu companheiro de equipa, isolado na frente.

Depois de Wellens ter ultrapassado Schachmann, Alaphilippe 'arrancou' rumo ao triunfo, sem que Valverde tivesse tido capacidade para ir buscar o francês.

Contudo, Alaphilippe pensou que não tinha vencido, porque pensava que o italiano Vincenzo Nibali (Barhain-Merida) tinha resistido na fuga.

"Acredito sempre em mim e trabalhei muito para encontrar o pouco que faltava entre o pódio e o primeiro lugar. Honestamente, eu não sabia que tinha ganhado. Não conseguia ouvir o rádio, pensava que o Nibali ainda estava na frente", afirmou.

Há 21 anos que o francês não vencia a Flèche Wallone, com Alaphilippe a suceder a Laurent Jalabert, vencedor em 1997.

A vitória do francês consolida a QuickStep-Floors como a equipa mais vitoriosa do ano, dando ao conjunto belga o seu nono triunfo em provas de um dia e a 26.ª em todas as provas.

Na prova feminina, a holandesa Anna van der Breggen (Boels-Dolmans) venceu pela quarta vez consecutiva, numa prova em que Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck) abandonou.

Fonte: Record on-line

“VOLTA AOS ALPES: BEN O'CONNER VENCE 3.ª ETAPA”

Thibaut Pinot é o novo líder da prova


Por: Lusa

Foto: Africasteam.com

O jovem ciclista australiano Ben O'Conner (Dimension Data) venceu esta quarta-feira isolado a terceira etapa da Volta aos Alpes, em Itália, jornada na qual o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) subiu à liderança.

O'Conner, de 22 anos, atacou a três quilómetros da meta e conseguiu chegar sozinho, com cinco segundos de vantagem para os favoritos, um grupo de nove liderado por Pinot, que assim assumiu o comando da prova.

"É surreal ter ganhado aqui. Hoje fui muito competitivo. Costumo melhorar de prova para prova", congratulou-se O'Conner, após conseguir o segundo triunfo da sua carreira.

Ben O'Conner cumpriu os 138,3 quilómetros entre Ora e Merano em 3:30.05 horas, numa tirada em que o anterior líder, o colombiano Iván Sosa (Androni), caiu e perdeu o comando.

Na geral, Thibaut Pinot subiu um posto para primeiro, com 15 segundos de avanço sobre o italiano Domenico Pozzovivo (Bahrain-Merida) e o colombiano Miguel Angel Lopez (Astana).

O britânico Chris Froome (Sky) é quarto a 16 segundos e o italiano Fabio Aru (UAE-Emirates) é quinto a 50, enquanto o vencedor da tirada ascendeu ao oitavo posto, a 1.36.

Amaro Antunes (CCC Sprandi Polkowice) foi 83.º, a 17.47 minutos, e caiu 22 lugares para 45.º, a 20.27.

Na quinta-feira, os ciclistas percorrem 134,3 quilómetros entre Chiusa e Lienz, na Áustria.

Fonte: Record on-line

“CICLISTA BELGA DE 25 ANOS ENCONTRADO MORTO NO QUARTO PELO PAI”

Autoridades belgas abriram investigação ao sucedido

Foto: D. R.

Jeroen Goeleven, ciclista amador belga de 25 anos, foi encontrado morto no quarto pelo seu pai, Danny, na terça-feira.

A autoridades belgas decidiram abrir uma investigação ao sucedido, embora a polícia e Danny Goeleven tenham esclarecido que não se tratou de suicídio e que tudo aponta para causas naturais.

A notícia surge poucos dias depois da morte Michael Goolaerts no Paris-Roubaix. O ciclista belga de 23 anos da Vérandas Willems–Crelan foi vítima de paragem cardiorrespiratória.

Fonte: record on-line

“FAFE RECEBE FINAL DA VOLTA A PORTUGAL DE 2018”

Etapa da consagração no dia 12 de agosto

A cidade de Fafe vai receber o final da Volta a Portugal desde ano, depois de ter sido palco de início da competição e de partidas e finais de etapas. Chegou agora a vez de ser anfitriã da festa dos vencedores, que vai acontecer no dia 12 de agosto, após etapa em sistema de contrarrelógio.

Joaquim Gomes, o diretor da prova, destaca esta estreia como um justo prémio para o município. "Nos últimos anos, Fafe consolidou-se como uma das mais importantes autarquias da Volta a Portugal e o facto de ter sido escolhida para receber o final da 80ª edição foi perfeitamente merecido". Gomes, já a imaginar a tarde de 12 de agosto, antevê o cenário do contrarrelógio individual que vai fechar as contas da edição 2018 com final marcado para o coração de Fafe."Julgo que a Praça 25 de abril, vulgarmente conhecida como a Sala de Visitas do Minho, vai constituir-se como um palco fantástico de final de competição".

A Volta a Portugal disputa-se entre os dias 1 e 12 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Seiscentos ciclistas pedalam em diferentes disciplinas

Por: José Carlos Gomes

O calendário de provas nacionais para o próximo fim-de-semana promete juntar cerca de 600 praticantes em apenas três eventos: o arranque da Taça de Portugal de Enduro BTT, em Terras de Bouro, a terceira e a quarta ronda da Taça de Portugal de BMX Race, em Setúbal, e o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT, em Vila Real.

Terras de Bouro prepara-se para receber, no domingo, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Enduro BTT. O arranque da competição está marcado para as 9h00, esperando-se cerca de 200 participantes.

Se a Taça de Enduro vai iniciar-se, a Taça de Portugal de BMX Race vai ter continuidade, sábado e domingo, na Pista Municipal do Parque da Belavista, Setúbal, onde, mais de cem corredores vão defrontar-se nesta vertente olímpica de ciclismo. Será uma jornada dupla de competição. A terceira ronda da Taça acontece às 16h00 de sábado e a quarta está marcada para as 10h30 de domingo.

As Escolas de BTT da região Norte/Centro encontram-se em Vila Real, no domingo, para o terceiro Encontro Inter-Regional de Escolas da região na presente época. São esperadas cerca de 300 crianças, que vão pedalar na Fraga da Almotolia, a partir das 10h00.

 

Mais eventos oficiais

21 e 22 de abril: I Volta ao Nordeste

21 e 22 de abril: 16.º Encontro Luso-Galaico de BTT, Esposende

21 de abril: Maratona BTT de Castelo de Vide

22 de abril: 5.ª Maratona BTT Berço do Alvarinho, Monção

22 de abril: XCO de Amarante

22 de abril: 3.º Ciclo BTT de Grândola

22 de abril: 3.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, S. Vicente

22 de abril: 4.ª Prova Taça de S. Miguel de XCO, Açores

22 de abril: 1.ª Prova da Taça de Estrada da Ilha do Faial, Açores

25 de abril: 16.º Prémio de Ciclismo de Roriz, Barcelos

25 de abril: Open de BTT de Vila do Conde

25 de abril: Giro d'El Rei, Trancoso

25 de abril: XCO de Águeda

25 de abril: 1.ª Prova do Troféu de Rampa 7 Colinas, Lisboa

25 de abril: Maratona BTT de Alte, Loulé

Fonte: FPC

“Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho)”

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online (www.acm.pt)

A 10ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". Este ano a iniciativa associa-se às atividades locais a realizar no âmbito do projeto "SW-UP Sport for Women in Urban Places" que tem como propósito aumentar a participação das mulheres no desporto e atividades físicas ao ar livre em áreas urbanas de vários estados membros da União Europeia.

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms mas que se alonga para cerca de 25 kms (acumulado positivo de 750 metros) com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus Ambiente, AFAcycles, Salvaggio, Controlsafe, Eyemotion, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FNAC - Guimarães, Odisseias, Junta de Freguesia da Costa e Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães).

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).

Fonte: ACM

“Prémio A. C. R. Roriz no dia 25 de abril”

Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã realiza-se no dia 25 de abril o 16º Prémio ACR Roriz. Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, aquela que é conhecida como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, destina-se aos escalões de pupilos a juniores e decorrerá entre as 14 e as 18h00.

As provas serão realizadas em circuito fechado nos arruamentos da localidade de Roriz (Barcelos), com partida e chegada junto às instalações da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

O 16º Prémio A. C. R. Roriz terá início às 14h00 com a realização das provas de destreza de pupilos/benjamins, iniciados e infantis, seguindo-se as corridas em linha dos participantes dos dois últimos escalões. Pelas 15h00 começará a prova em linha de juvenis, iniciando-se às 15h30 a corrida de cadetes e às 16h30 a de juniores. A cerimónia protocolar está marcada para as 18h00.

O 16º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Controlsafe, Salvaggio, Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Seissa, Bikeseven / KTM, Matias & Araújo, SA., Frulact, Sidónios - Knitwear, Givec, Fernandes & Remelhe, Roque - Supermercados, Class Wash, Edencolors, Flexaco, Almeida & Miranda, Reciol, Confort Barcelos - Eletrodomésticos, ACC - Materiais de construção, Grupo Medicávado, EDC Adrasa, Prozis, Ferreirolux, Nicos Kids, Quinta da Granja, MCG - Manuel Costa Gomes, Metal Gémeos, Cavalux, Recheio - Cash&Carry, Iolanda & Cristina - Confecções, Optibor, Carnes Landeiro, Lima & Barros, Barbearia Amorim, Cordeiro, Campos & Cª., Lda., Roriz Mel, FisiPadrão, Ferrilbombas, Allsport, Leão d´Ouro, G&M - Confecções, Cidade Gym, Padaria Miranda e Inovacarnes.

No ano passado, com a participação de mais de duas centenas de jovens atletas, o 15º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz animou as ruas da freguesia barcelense com a realização da prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa autêntica "festa do ciclismo jovem", aquela que é conhecida como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, contou com a presença de bastante público, tendo sido organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

Numa tarde de sol, as diversas provas foram realizadas em circuito fechado nos arruamentos da localidade de Roriz (Barcelos), tendo-se sagrado vencedores Pedro Pinto (juniores), Pedro Silva (cadetes), Sérgio Silva e Beatriz Pereira (juvenis), João Martins e Ana Monteiro (infantis), Joaquim Moreira e Jéssica Oliveira (iniciados), Dinis Carreiras e Sofia Loução (pupilos/benjamins) e María Jesus Barros (elites femininas).

Fonte: ACM