domingo, 7 de março de 2021

“Rui Costa e os objetivos no Paris-Nice: «Se estiver bem, porque não lutar pela classificação geral?»”


Português da UAE foi 55.º na primeira etapa

 

Por: Marco Martins, em Paris

Foto: Instagram

Rui Costa e Rui Oliveira, ambos da UAE Emirates, são os dois portugueses que disputam o Paris-Nice, que arrancou este domingo. Ambos cederam 19 segundos na etapa inaugural, ganha pelo irlandês Sam Bennett, da Deceuninck-Quick Step.

Os objetivos de Rui Costa para a corrida francesa começam por estar focado no apoio a um colega, mas o desenrolar da prova pode ditar outras metas. "Os objetivos são claros, temos um líder, o norte-americano Brandon McNulty. Tem demonstrado boas indicações.

Vamos tentar dar-lhe apoio nas primeiras etapas para não haver nenhum tipo de percalço. Os objetivos da equipa são estes. Quanto a mim, irei tentar ver como me encontro, já tendo até agora alguns dias de competição. Nas últimas corridas até me senti bem.

Saio para este Paris-Nice um pouco pendente dos primeiros dias da prova, fazendo apenas um balanço até ao quarto dia com a chegada em alto. Até lá vamos ter o contrarrelógio no terceiro dia. A partir daí é que vamos ver como eu estou e se posso tentar algo mais na corrida. Se eu estiver bem e que as coisas estão a correr bem na prova, porque não lutar pela classificação geral", disse-nos o campeão mundial de 2013 em Paris, antes do início da etapa inaugural.

Vencer uma etapa, não seria o primeiro objetivo? "O meu pensamento é ver em que estado me encontro no quarto dia. Claro que, se as sensações não forem as melhores, iremos optar por uma outra tática", frisou ainda Rui Costa.

Rui Costa iniciou a época de 2021 um pouco mais tarde e o foco está sobretudo em Tóquio. "As primeiras provas foram agradáveis. Tivemos três dias complicados em Nice em competição no Tour du Var, mas a preparação este ano não foi tão exigente, isto por ter acabado a Volta a Espanha mais tarde.

Comecei um pouco mais lento a época. Para este ano tenho vários objetivos interessantes e um deles é os Jogos Olímpicos, então parto para esta época não tão forte como nos outros anos, mas acredito também que, por ter acabado a Volta a Espanha mais tarde, a forma física irá vir mais tarde.

O Paris-Nice será para ver como me encontro fisicamente. Depois daqui irei para a Catalunha, que não estava nos meus planos, mas optei por fazer porque acredito que vou sair do Paris-Nice com um bom ritmo e uma boa condição".

Fonte: Record on-line

“Sam Bennett vence e é o primeiro líder da clássica Paris-Nice”


Rui Oliveira (UAE-Emirates) foi 53.º na tirada

 

Por: RBA // AJO

Foto: Instagram

O ciclista irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) tornou-se este domingo no primeiro líder da clássica Paris-Nice ao vencer, ao sprint, a etapa inicial, na qual Rui Oliveira (UAE-Emirates) foi 53.º.

Bennett cumpriu os 165,8 quilómetros, com início e fim em Saint-Cyr-L'École, em 3:51.38, batendo o campeão francês Arnaud Démare (Groupama -- FDJ) e o campeão mundial de 2019, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek -- Segafredo).

Rui Oliveira foi o melhor português, em 53.º, dois lugares à frente do compatriota e colega de equipa Rui Costa, integrando ambos um grupo que chegou a 19 segundos do vencedor.

Todos os favoritos chegaram no pelotão, exceto o australiano Richie Porte (INEOS), que abandonou após uma queda, não podendo lutar pelo terceiro triunfo na competição, depois de 2013 e 2015.

Segunda-feira disputa-se a segunda de oito etapas da clássica, com 188 quilómetros entre Oinville-sur-Montcient e Amilly, igualmente sem montanha exigente, favorável aos roladores.

Fonte: Lusa

“Ciclista belga Tim Merlier vence ao sprint o Grande Prémio Jean-Pierre Monseré”


Por: RBA // AJO

Roeselare, Bélgica, 7 mar 2021 (Lusa) – O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin) venceu hoje ao sprint o Grande Prémio Jean-Pierre Monseré, negando por uma nesga o triunfo ao veterano britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep).

O segundo lugar foi o melhor resultado do antigo campeão do Mundo de estrada, em 2011, nos últimos anos, que acabou batido por Merlier, que conquistou o 11.º triunfo na carreira e o segundo esta época, depois de terça-feira se ter imposto no Grande Prémio de Samyn.

"Obviamente, foi bom subir ao pódio, mas estou um pouco decepcionado, concerteza. Senti-me bem. O Merlier foi inteligente e rápido e mereceu o triunfo”, disse Cavendish, de 35 anos.

Os 202,1 quilómetros entre Hooglede e Roeselare foram cumpridos pelo pelotão em 4:34.44.

O pódio ficou completo com o belga Timothy Dupont (Bingoal), em corrida que foi completada por 145 ciclistas.

Fonte: Lusa

“Mauri Vansevenant vence ao sprint o 44.º Grande Prémio Indústria e Artesanato”


Por: RBA // AJO

 

Larciano, Itália, 7 mar 2021 (Lusa) – O ciclista belga Mauri Vansevenant (Deceuninck – Quick Step) venceu hoje ao sprint o 44.º Grande Prémio Indústria e Artesanato, em Itália, no qual Nélson Oliveira (Movistar) foi 37.º.

Vansevenant cumpriu os 193,4 quilómetros com início e fim em Larciano, na Toscana, em 4:26.26, impondo-se ao trio que o acompanhava, o holandês Bauke Mollema (Trek – Segafredo), o espanhol Mikel Landa (Bahrain) e o colombiano Nairo Quitana (Arkéa Samsic).

O quarteto formou-se na última subida do circuito, quando Quintana atacou e levou Vansevant na roda – os outros dois juntaram-se depois – com o triunfo a sorrir ao jovem de 21 anos.

Nélson Oliveira chegou em 37.º entre os 114 que completaram o desafio, a 3.20 do vencedor.

Por: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com