segunda-feira, 10 de setembro de 2018

“Os eventos da semana”

Esta semana, o calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) tem agendado os seguintes passeios:

 Domingo dia 16

 

Passeio/convívio, Semana Europeia da Mobilidade (Grande Porto)

Bicla Fest – Lisboa Ciclável 2018

30º Passeio GC Estrelas da Amadora

2º Passeio de Cicloturismo da Associação Recreativa e Cultural do Rio Seco – Faro

 

Pode consultar mais informação no espaço “Calendário Anual” em: http://www.fpcub.pt/agenda/2018 e ainda no site oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores e Bicicleta (FPCUB) em: http://www.fpcub.pt , pode consultar outros eventos, como toda a atividade realizada pela FPCUB.

“Alejandro Marque sobe a quinto na Volta à China”

Marco Benfatto venceu a etapa

Por: Lusa

Foto: Rui Minderico

O ciclista espanhol Alejandro Marque (Sporting/Tavira) subiu esta segunda-feira ao quinto lugar na Volta à China, com a 32.ª posição na terceira etapa vencida ao 'sprint' pelo italiano Marco Benfatto (Androni).

Apesar da chegada em grupo a Enyang, após 158 quilómetros desde Bazhong, Marque galgou seis posições, estando agora a 15 segundos do líder, o colombiano Juan Sebástian Molino (Manzana Postobon), que tem 12 segundos de avanço para os chineses Mingrun Chen (Hengxiang) e Yikui Niu (Mitchelton).

O primeiro pelotão de 73 ciclistas incluiu ainda Frederico Figueiredo (35.º), Valter Pereira (47.º) e o italiano Rinaldo Nocentini (54.º).

Francisco Figueiredo também avançou duas posições, para 20.º, aos mesmos 18 segundos do nono classificado, o mesmo tempo partilhado com Rinaldo Nocentini (33.º) e Valter Pereira (38.º).

No sentido inverso, Nicola Toffali caiu 46 lugares e agora é 62.º, a 17.6 minutos, enquanto David Livramento perdeu 31 posições para 85.º, a 23.24.

Na terça-feira disputa-se a quarta de sete etapas com 84,6 quilómetros entre Chongqing Liangping e Liangping.

Fonte: Record on-line

“Amaro Antunes vai correr na Continuum Sports em 2019”

Português sobe ao escalão WorldTour do ciclismo mundial

O ciclista português Amaro Antunes vai correr na norte-americana Continuum Sports, atual BMC, na temporada de 2019, subindo ao escalão WorldTour do ciclismo mundial após um ano na polaca CCC Sprandi Polkowice, de Pro Continental.

A subida ao principal escalão do ciclismo leva o português de 27 anos a juntar-se à equipa norte-americana, que em 2018 corre como BMC mas em 2019 terá outro nome, que incluirá a marca CCC, que já patrocinava a equipa de Antunes.

O antigo ciclista da W52-FC Porto, que em 2017 foi quinto na Volta ao Algarve e segundo na Volta a Portugal, será o primeiro português da formação, e o diretor-geral, Jim Ochowicz, explicou que a contratação permite apoiar "as ambições na montanha e na luta pela classificação geral da equipa".

"Estamos entusiasmados por poder receber o Amaro na Continuum Sports. É um dos maiores talentos a vir de Portugal. (...) Mesmo que tenha sido a primeira temporada no nível Pro Continental, já tem impressionado nos últimos anos, com resultados contra corredores WorldTour", explicou, citado pela Continuum em comunicado.

A temporada 2018 de Antunes foi marcada por várias lesões, mas o ciclista conseguiu vencer a Volta a Malopolska, na Polónia, além de um 10.º lugar na Volta à Comunidade Valenciana e um segundo posto no Giro dell'Apennino.

Ochowicz destacou o "potencial e talento cru" do português, e elencou a ajuda do corredor na montanha, mas também a possibilidade de fazer evoluir as suas capacidades no contrarrelógio, uma das especialidades da equipa, "o que poderá contribuir para os seus resultados em corridas por etapas".

"É um sonho realizado poder subir ao WorldTour. É uma grande motivação para mim e estou ansioso por começar. O meu principal objetivo será conseguir um bom resultado nas corridas mais importantes e ajudar a equipa o mais possível", disse o corredor luso.

A mudança é "uma honra e uma grande responsabilidade", mas também "uma oportunidade fantástica de continuar a evoluir" e aprender com "alguns dos melhores ciclistas do mundo" que terá como colegas de equipa.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa sexto no Grande Prémio de Montreal”

Michael Matthews venceu ao sprint

Por: Lusa

O ciclista português Rui Costa (UAE Team Emirates) terminou este domingo no sexto lugar o Grande Prémio de Montreal, com o mesmo tempo do vencedor, o australiano Michael Matthews (Sunweb).

A vitória no final dos 195,2 quilómetros da corrida canadiana foi disputada ao sprint, no qual Matthews foi mais forte, impondo-se ao italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida) e ao belga Greg Van Avermaet (BMC), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Rui Costa concluiu a prova nas mesmas 05:19.27 horas do vencedor, sendo ainda superado pelo belga Oliver Naesen (AG2R) e pelo holandês Timo Roosen (LottoNL-Jumbo), quarto e quinto.

No sábado, o português conclui no 16.º posto o Grande Prémio do Québec, igualmente vencido por Matthews.

Fonte: Record on-line

“ASFIC VENCE 3 PRÉMIO DE TAVEIRO – COIMBRA”

A equipa de ciclismo riomaiorense ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic hoje ontem, 09 de setembro, à localidade de Taveiro – Coimbra, onde participou no 3.º Prémio Ciclismo União das freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

O circuito foi composto por 6 voltas de 13 km e no qual participaram diversas equipas e ciclistas individuais.

A ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição, que foi a ultima da época 2018, com 8 atletas (Edgar Oliveira, , Humberto Careca, João Letras, Jorge Letras, João Portela, Carlos Ochoa, Claudio Paulinho e Anibal Santo).

À 2 volta, deu-se uma fuga com 08 elementos, entre eles estavam 3 atletas da ASFIC, João Letras, Jorge Letras e Claudio Paulinho.

Os atletas da fuga entenderam-se entre si, mas inicialmente fora os atletas da ASFIC, especialmente o Jorge Letras e o Claudio Paulinho, que se empenharam a fundo para que a fuga ganhasse vantagem sobre o pelotão.

Esta fuga viria a vingar e a ganhar quase 3 minutos ao pelotão, no entanto, na quarta volta, o atleta da ASFIC Claudio Paulinho, descolou da fuga devido ao enorme trabalho e desgaste que sofreu.

A discussão da corrida viria a ser discutida ao sprint, com o atleta da Asfic, João Letras, a cortar a meta em primeiro lugar e a vencer o 3.º Prémio Ciclismo União das freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

Jorge Letras foi empenhado e obrigado a um esforço sobrecarregado na estratégia da equipa, especialmente na ultima volta, cortou a meta em 7º lugar.

 O pelotão chegou com um atraso de cerca de 2 minutos para o ultimo atleta da fuga, tendo João Portela cortado a meta em primeiro do pelotão e 8º lugar a geral.

Coletivamente a ASFIC arrecadou o 2º lugar por equipas, sendo a vencedora a equipa da casa.

A ASFIC venceu ainda na categoria Elites através do seu atleta João Letras.

A ASFIC acaba assim uma boa época, onde a equipa esteve sempre combativa e em grande evidência em todas as corridas.

Queremos agradecer a todos os atletas da equipa, pela excelente época, onde os ciclistas da ASFIC desempenharam um trabalho exímio durante toda a época, lutando sempre pela vitória, obtendo sempre bons resultados, elevando ao mais alto nível o nome dos patrocinadores, da União de Freguesias de S .joão da Ribeira e Ribeira de S. João, e da cidade de Rio Maior.

A ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, agradece a todos os seus patrocinadores, e a todos que estão sempre connosco, e de alguma forma nos ajudam ou apoiam.

Muito obrigado

Fonte: ASFIC 

2º TRIATLO VINDOURO (S.João da Pesqueira)

JOSÉ PEDRO VIEIRA VENCE e AFONSO DO CANTO 3º

Por: Paulo Vieira

Depois dos excelentes resultados alcançados pelos atletas torrejanos Cadetes na Grécia, o CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS esteve presente em S.João da Pesqueira, no 2º TRIATLO VINDOURO que se realizou no sábado de manhã, 8 de Setembro.

Integrada no Campeonato Norte de Triatlo, esta prova serviu também como apuramento para a Taça da Europa de Triatlo em Elites que se realiza a 27 de Outubro no Funchal, e aonde estava apenas uma vaga em disputa, tanto no sector feminino como masculino, para integrar a Seleção Nacional.

JOSÉ PEDRO VIEIRA venceu (1ºCadete) esta prova em formato de sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5Kms/corrida) saindo na frente da natação, enfrentou um duríssimo segmento de ciclismo, com um declive bastante acentuado, desde o Cais de Ferradosa até ao centro de S.João da Pesqueira, conseguiu na corrida ser superior a Pedro Gaspar, valendo-lhe mais um apuramento para uma competição internacional em representação da Seleção Nacional de Triatlo em Elites.

AFONSO DO CANTO, foi outro atleta Cadete em destaque pelo Clube Natação torrejano, ao sair na frente para o segmento de ciclismo, chegou ao parque de transição para iniciar a corrida integrado no 1ºgrupo de 4 atletas, lutou até ao fim e subiu ao pódio no 3ºlugar absoluto (2ºCadete).

No setor feminino esteve presente JOANA MIRANDA, que venceu o seu escalão de Juniores e foi 6ªclassificada à geral.

Em masculinos, participaram mais 2 atletas torrejanos, Gonçalo Balbino foi 15ºclassificado (4ºCadete) e Guilherme Marques 43º (6ºCadete), ambos com boas prestações, tendo em conta o acentuado declive encontrado no segmento de ciclismo.

No próximo fim-de-semana, mais concretamente na madrugada de sábado, 15 de Setembro pelas 4h00 (hora portuguesa) iremos ter o atleta torrejano RICARDO BATISTA a competir pela Seleção Nacional em Juniores, no Campeonato do Mundo de Triatlo que se realiza em Gold Coast na Austrália.

A nível interno, também no sábado terá lugar no Cartaxo, a 5ªetapa do Circuito Portugal Tour em Biatle.

Fonte: CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com