sábado, 23 de setembro de 2023

“Vasco Vilaça termina Mundial de triatlo na quarta posição”


Francês Dorian Coninx é o novo campeão

 

Por: Lusa

O português Vasco Vilaça terminou este sábado o Campeonato do Mundo de triatlo na quarta posição, após a disputa da final de Pontevedra, em Espanha, que consagrou o novo campeão, o francês Dorian Coninx.

Vasco Vilaça partiu para a prova espanhola no terceiro lugar da classificação geral, em condições de discutir o título, mas o 14.º lugar registado em Pontevedra, com o tempo de 1:43.45 horas, ditou a queda de uma posição no Mundial.

O triatleta português esteve sempre nos lugares de decisão nos segmentos de natação e ciclismo, tendo mesmo chegado à transição para a corrida no primeiro lugar, mas depois quebrou e terminou em 14.ª, um lugar atrás de Ricardo Batista, 13.º, com 1:43.31 horas.

O francês Dorian Coninx, vencedor em Pontevedra com a marca de 1:42.22 horas, sagrou-se campeão mundial, deixando os restantes lugares do pódio ao neozelandês Hayden Wilde (vice-campeão) e ao seu compatriota Léo Bergère, o campeão de 2022.

Dorian Coninx, quinto colocado da classificação geral antes desta grande final, aproveitou as falhas do britânico Alex Yee e do neozelandês Hayden Wilde, que dominaram toda a temporada, para, com alguma surpresa, chegar ao título mundial.

Líder antes deste epílogo em Pontevedra, Alex Yee (29.º na prova) desmaiou na parte de ciclismo deste triatlo de formato olímpico (1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida). Quanto a Hayden Wilde (nono), recebeu uma penalidade de 15 segundos por transição ilegal.

O pódio da grande final espanhola do WTCS (World Triathlon Championship Series), para além de Dorian Coninx, foi constituído pelo alemão Tim Hellwig (1:42.22 horas) e pelo francês Pierre Le Corre (1:42.22), respetivamente segundo e terceiro.

Domingo realiza-se a competição feminina de elites, às 15:45, na qual participa Melanie Santos, atual 38.ª no Mundial. Maria Tomé entrará na prova destinada ao escalão sub-23 (é 63.ª na classificação geral de elites), também no domingo, às 13:00.

Fonte: Record on-line

“Ciclista da Soudal QuickStep disse ter ficado sem Garmin... mas afinal estava de férias em Las Vegas”


Mauro Schmid denunciado pelo patrão Patrick Lefevere

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Sempre direto e sem papas na língua, Patrick Lefevere revelou este sábado, na sua coluna do jornal 'Het Nieuwsblad', que um dos ciclistas da Soudal QuickStep que vai deixar a equipa no final da temporada decidiu deixar de treinar assim que se anunciou a sua saída da formação belga. O ciclista em causa é o suíço Mauro Schmid, que depois do anúncio da mudança deixou de carregar os seus treinos para a plataforma da equipa e, quando questionado, atribuiu culpas... a um problema no seu dispositivo de registo de treinos.

"Normalmente perdes os ciclistas quando eles assinam por outras equipas. Foi literalmente esse o caso do Mauro Schmid, que vai sair para a Jayco-Alula no final da época. Depois dos Mundiais de Glasgow, ele simplesmente desapareceu do radar. Quando o treinador Koen Pelgrim lhe perguntou por que razão os seus dados de treino não estavam no programa, ele disse que o Garmin dele se tinha avariado. Depois percebemos que, afinal, esteve em Las Vegas para uma viagem de seis dias. No final da temporada vai perder menos tempo a dizer adeus", escreveu o sempre polémico diretor da Soudal Quick-Step.

A declaração de Lefevere rapidamente chegou ao conhecimento do ciclista, que ao portal Global Cycling Network se defendeu das alegações. Assume uma parte... mas nega outra. "No final de contas o que ele escreveu é verdade, mas não foram seis dias, mas sim três. Não afetou a minha preparação e treino. Claro que não é a melhor coisa a fazer, mas depois dos Mundiais, depois de uma temporada tão dura, estava tão cansado que só queria desligar-me e preparar-me para a fase final da época. Estava previsto que treinasse nos três dias, mas a minha bicicleta não chegou e só consegui treinar uma vez. O jetlag também não é o ideal, mas precisava de limpar a minha cabeça", assumiu o ciclista, que por outro lado refutou a desculpa que lhe foi atribuída. "O meu Garmin não avariou. Nunca disse isso. Apenas não comuniquei a situação. Não tenho nenhum problema com o Patrick, estou feliz por cá estar e vou vestir orgulhosamente a camisola da equipa até final da época".

Curiosamente, provavelmente em jeito de resposta ao seu patrão, o ciclista de 23 anos partilhou esta tarde um treino no Twitter.

Fonte: Record on-line

“Campeonato da Europa de Estrada 4º dia prova de fundo”


Maria Martins termina prova de fundo em jornada de grande sofrimento

 

Por: José Carlos Gomes

Maria Martins cumpriu o objetivo estabelecido pelo selecionador nacional para a prova de fundo do Campeonato da Europa, terminar a corrida disputada na tarde deste sábado, entre Meppel e o Col du Vam, Países Baixos.

Os 131,3 quilómetros tiveram duas fases. Até à entrada na primeira das seis subidas ao Col du Vam praticamente não houve ataques. A passagem pela ascensão de acesso à meta foi sendo aproveitada pelas equipas mais fortes para endurecer o ritmo e fazer alguma seleção.

Maria Martins cumpriu à risca a estratégia. Soube colocar-se bem e defendeu-se o melhor possível a cada subida. “Sabia que tinha de sofrer muito numa subida como esta. Mas entreguei tudo o que tinha”, garante a corredora. A representante de Portugal explicou que “a primeira subida fez-se em ritmo forte, mas as duas seguintes foram mais moderadas. Na quarta passagem surgiram os ataques”.


Foi nessa altura que Maria Martins descolou, completando duas voltas atrasada, com grande espírito de resiliência. “O que a Maria aqui fez hoje foi de grande heroicidade, porque não sendo um circuito à sua medida, entregou-se totalmente”, afirma o selecionador nacional, José Luis Algarra.

Maria Martins foi a última a cortar a meta, na 71.ª posição, a 9m40s da neerlandesa Mischa Bredewold, que venceu isolada. A decisão aconteceu na última volta ao circuito. A corredora da equipa da casa atacou e ficou sozinha em cabeça de corrida. Atrás houve excessivo calculismo. Ninguém quis assumir a perseguição, com as corredoras a olharem-se mutuamente, e a vantagem da fugitiva rapidamente se aproximou do meio minuto. Quando se acelerou atrás já era tarde e a medalha de ouro estava entregue.

Na luta pela medalha de prata, a neerlandesa Lorena Wiebes suplantou a campeã mundial, a belga Lotte Kopecky, chegando ambas a quatro segundos da extenuada vencedora, que, não fosse a apatia inicial na perseguição, teria dificuldades para conseguir o título europeu.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato da Europa de Estrada último dia”


Sete corredores fecham participação nacional no Campeonato da Europa

 

Por: José Carlos Gomes

Portugal encerra, neste domingo, nos Países Baixos, a participação no Campeonato da Europa de Estrada com cinco corredores na prova de fundo para a elite masculina e com duas ciclistas na corrida de juniores femininas.

Os objetivos de ambas as equipas são diferentes, tendo em conta a grande experiência internacional da maioria dos elementos da formação de elite e a fase de desenvolvimento em que se encontram as juniores femininas.

Marta Carvalho e Raquel Dias serão as primeiras portuguesas a competir, partindo para a prova júnior às 8h00 (hora de Portugal Continental). Será uma corrida de 69 quilómetros, integralmente disputada no circuito em redor do Col du Vam, que será percorrido cinco vezes.

Os corredores de elite vão partir de Assen, às 12h15, para percorrer 115 quilómetros até ao início das seis voltas ao circuito. No total, a prova terá 199,8 quilómetros, contando com a participação de André Carvalho, Iúri Leitão, Ivo Oliveira, João Matias e Nelson Oliveira.

“A corrida vai ser rápida desde o início e será necessária concentração ao longo de toda a prova. Acredito que as seleções com sprinters capazes de passar o topo final procurarão levar a corrida controlada, mas teremos de estar atentos, porque a formação de uma fuga com elementos dessas equipas pode criar uma definição demasiado precoce”, alerta o selecionador nacional, José Poeira.

Ivo Oliveira também aponta para a possibilidade de a primeira triagem acontecer bem cedo. “A corrida vai ser selecionada antes do circuito final, porque haverá muitas partes com vento lateral e estrada completamente desabrigada. Há o risco de qualquer equipa forte pegar aí na corrida e destruir o pelotão para que o grupo entre mais pequeno no circuito, onde há duas ou três curvas que farão a seleção e o grupo entrará completamente enfilado nas subidas do percurso. A colocação vai ser importante e, principalmente, a atenção antes de chegarmos ao circuito”, considera o corredor.

José Poeira acredita que os selecionados irão adaptar-se bem ao percurso. “É uma pena a lesão do Rui Oliveira, que poderia fazer aqui um excelente resultado. Mas temos uma equipa que também se adapta a este percurso, que tem experiência e capacidade para passar o topo. Apesar tudo o que pode suceder, o mais provável é que a discussão da corrida seja entre os sprinters que passam este género de subidas. Acredito que também podemos estar bem no final”, conclui o selecionador.

Em contraponto à experiência do bloco masculino de elite, Marta Carvalho e Raquel Dias são estreantes em Campeonatos da Europa e a prova deste domingo é mais um momento do processo de aprendizagem e ambientação ao contexto competitivo internacional. “A Marta Carvalho e a Raquel Dias são muito jovens, mas competirão muito motivadas. O fundamental é continuar a dar passos em frente na nossa inserção no ciclismo feminino de alto nível”, esclarece o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“16º Passeio Cicloturismo do Afonsoeiro 2023…”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo

“16º Passeio Cicloturismo do Afonsoeiro 2023…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“Campeonato da Europa de Estrada 4º dia prova de juniores”


Tiago Santos foi o resistente português na prova de juniores

 

Por: José Carlos Gomes

Tiago Santos foi o melhor representante da Seleção Nacional na prova de fundo para juniores do Campeonato da Europa de Estrada, terminando na 41.ª posição a competição disputada na manhã deste sábado, no circuito do Col du Van, Países Baixos.

O pelotão júnior completou 111 quilómetros, resultantes de oito voltas ao circuito. Como é habitual nos juniores, a corrida começou a grande velocidade, com o pelotão a rodar completamente estirado desde o quilómetro inicial, em plena subida do Col du Van.

Nestas circunstâncias, a colocação é fundamental e o posicionamento de partida determinante. Os corredores portugueses partiram na parte de trás do pelotão – ordem determinada por ranking. Isto obrigou a um esforço do quarteto nacional para conquistar um lugar mais confortável dentro do pelotão.

Tiago Santos foi aquele que conseguiu completar com mais sucesso a tarefa, mantendo-se no primeiro terço do pelotão desde o começo, o que viria a revelar-se essencial, dado que cedo começou a assistir-se a uma corrida de eliminação.

José Miguel Moreira descolou muito cedo, devido a uma indisposição momentos antes da partida, abandonando a prova. Já Daniel Moreira e Manuel Marques ficaram para trás na sequência das quedas que se sucederam no pelotão. Tendo escapado aos incidentes, ficaram em “cortes” no pelotão, não sendo possível reentrar, o que levou também ao abandono de ambos.


Numa prova em que as tentativas de fuga foram controladas com pulso de ferro pelas seleções mais fortes, percebeu-se que a discussão dos primeiros lugares seria feita a partir do pelotão, onde Tiago Santos se manteve, bem colocado, durante toda a corrida.

Na última subida ao Col du Van, Anze Ravbar, da Eslovénia, destacou-se ligeiramente e conseguiu uma pequena margem, que lhe deu o título europeu de juniores. Dois segundos depois chegou a cabeça do pelotão, com o francês Matys Grisel a ficar com a medalha de prata e o esloveno Zak Erzen a celebrar o bronze e o ouro do compatriota.

Tiago Santos perdeu algumas posições nas últimas centenas de metros, devido a uma queda de um ciclista espanhol, que segmentou o pelotão. O português concluiu a prova no 41.º lugar, a 20 segundos do vencedor.

“Estou muito satisfeito com a minha corrida. A subida não fazia tanta diferença quanto pensei à partida. A maior dificuldade e o segredo para um bom resultado era a colocação, nada fácil neste percurso rápido, perante atletas muito mais pesados. Mas hoje senti-me bem e julgo até que poderia conseguir um melhor resultado. Mas saio daqui motivado para a próxima época”, reagiu o corredor, que, em 2024, fará a estreia na categoria de sub-23.

Às 12h45 (hora de Portugal continental) é a vez de Maria Martins entrar em ação. Vai participar na prova de fundo para a elite feminina. É uma corrida de 131,3 quilómetros, com início em Meppel, e final ao cabo de cinco voltas ao circuito do Col du Van.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com