quinta-feira, 31 de agosto de 2023

“Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel e Mathieu van der Poel nomeados ao ‘Vélo d’Or’”


A lista de 10 nomeados é encabeçada por Vingegaard, vencedor da Volta a França e dominador na primeira metade do ano

 

Por: Lusa

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) e o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) lideram a lista de nomeados hoje divulgada ao ‘Vélo d’Or’, prémio de melhor ciclista do ano.

A lista de 10 nomeados é encabeçada por Vingegaard, vencedor da Volta a França e dominador na primeira metade do ano, por Evenepoel, campeão do mundo de contrarrelógio e vencedor da Liége-Bastogne-Liège, da Clássica San Sebastián e de etapas no Giro e na Vuelta, e Van Der Poel, campeão do mundo de fundo e vencedor da Paris-Roubaix e da Milão-Sanremo.

Os três ciclistas são os nomes mais fortes ao prémio, numa tabela que inclui ainda os eslovenos Primoz Roglic (Jumbo-Visma), campeão da Volta a Itália, e Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo no Tour e vencedor da La Flèche Wallonne, da Amstel Gold Race e da Volta a Flandres, entre outros triunfos.

A tabela inclui também os belgas Wout van Aert (Jumbo-Visma), Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), os britânicos Adam Yates (UAE Emirates) e Thomas Pidcock (INEOS), e ainda o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek).

O prémio será atribuído em 24 de outubro e foi, em 2022, para Remco Evenepoel, num ano em que foi campeão do mundo e venceu a Volta a Espanha.

Fonte: Sapo on-line

“Sepp Kuss vence 6.ª etapa e Lenny Martinez assume liderança da Vuelta”


Ciclista norte-americano da Jumbo-Visma brilha em dia no qual Remco Evenepoel cedeu

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

O francês Lenny Martinez, da Groupama–FDJ, é o novo líder da Vuelta, depois desta quinta-feira ter sido o segundo colocado da 6.ª etapa da prova espanhola, ganha pelo norte-americano Sepp Kuss. Terceiro na geral à partida da etapa que teve chegada no Observatorio Astrofísico de Javalambre, o jovem gaulês de 20 anos integrou desde cedo uma enorme fuga (onde estava Rui Costa) e acabou por colher os frutos dessa ousadia, ao assumir a liderança da classificação.

Aliás, a geral conheceu muitíssimas mudanças, a começar desde logo por Remco Evenepoel, que para lá de ter 'entregue' a camisola vermelha para Martínez acabou por ceder 30 segundos para os mais diretos adversários, nomeadamente Primoz Roglic e Jonas Vingegaard. Nas contas da geral, o belga cai para 9.º, a 2.47 minutos do novo líder da geral.

Ainda assim, apesar de perder meio minuto para os rivais mais diretos, Evenepoel continua a ser o melhor dos grandes candidatos, agora com 3 segundos de avanço para Enric Mas (10.º, a 2.50 de Martínez), 5 para Vingegaard (a 2.52 da liderança), 11 para Roglic (a 2.58). Juan Ayuso é agora 14.º, a 19 segundos do belga, ao passo que João Almeida surge em 16.º, a 30 segundos do seu ex-colega. O português da UAE Emirates cedeu terreno numa primeira fase da subida, mas acabou por fazer uma ascensão à sua imagem, conseguindo ser 21.º, com 14 segundos para Roglic.

Depois desta dura etapa, a de sexta-feira será para recarregar baterias, com 200 quilómetros planos com chegada a Oliva.

 

A 'nova' classificação geral

 

1. Lenny Martinez (Groupama-FDJ)

2. Sepp Kuss (Jumbo-Visma), +8''

3. Marc Soler (UAE Team Emirates), +51''

4. Wout Poels (Bahrain Victorious), +1'41''

5. Steff Cras (Total Energies), +1'48''

...

9. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), +2'47''

10. Enric Mas (Movistar), +2'50''

11. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), +2'52''

12. Primoz Roglic (Jumbo-Visma), +2'58''

16. João Almeida (UAE Team Emirates), +3' 17"

Fonte: Record on-line

“Taça da Europa de BMX”


Títulos da Taça da Europa de BMX decidem-se em Anadia

 

Por: Vasco Moreira

Anadia volta a estar no centro das decisões de uma grande prova internacional, este fim de semana. Depois de já ter acolhido os Campeonatos Europeus de BTT e Pista no passado mês de julho, o município vai agora receber as duas últimas rondas da Taça de Europa de BMX.

Entre os dias 1 e 3 de setembro – no dia 1 de setembro vão apenas decorrer os treinos oficiais -, a pista olímpica de BMX do Centro de Alto Rendimento de Anadia, situada em Sangalhos, vai ser o palco das rondas 11 e 12, as duas últimas rondas pontuáveis, da Taça da Europa de BMX, tal como aconteceu com enorme sucesso em 2021.

Vão estar em Anadia alguns dos melhores e mais prestigiados atletas desta disciplina olímpica, num total de 375 inscritos, oriundos de 28 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chéquia, Colômbia, Chile, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Estados Unidos da América, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.


Entre os nomes presentes nas listas de participantes já disponibilizadas, destaque para Bethany Shriever (Grã-Bretanha), atual campeã do mundo e olímpica, Mariana Pajon (Colômbia), bicampeã olímpica, Laura Smulders (Países Baixos), umas das atletas com maior número de vitórias em Taças do Mundo, e Zoe Claessens (Suíça), coroada recentemente campeã europeia. Isto, claro, para além de Malene Kejlstrup (Dinamarca), atual líder do ranking da Taça de Europa na elite feminina.

Na elite masculina, a lista conta igualmente com alguns dos nomes mais fortes do BMX. Desde logo, Kye Whyte (Grã-Bretanha), vice-campeão olímpico, Ross Cullen (Grã-Bretanha), finalista no último Campeonato do Mundo, e, claro, Ruben Gommers (Bélgica), atual líder do ranking da prova. A seleção nacional também estará representada na Taça da Europa, sendo que a convocatória será divulgada nos próximos dias.

O programa do evento começa logo na sexta-feira, com os treinos oficiais, mas as corridas estão agendadas apenas para sábado (ronda 11) e domingo (ronda 12), entre as 9h e as 16h. As manhãs estarão reservadas às corridas de elites, sub-23, juniores e cadetes, as categorias principais, e as tardes para as várias categorias challenge.

Os residentes no concelho de Anadia têm entrada gratuita – é necessário que apresentem um documento que comprove a respetiva residência. Há também bilhetes à venda no local do evento, tanto diários, com o custo de 10 euros, como para os dois dias, com o custo de 15 euros. A prova terá ainda transmissão em direto online.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com