sexta-feira, 16 de março de 2018

“3ª Etapa/EFAPEL caça fugas na Volta ao Alentejo

•Equipa comandou o pelotão e desfez uma fuga que chegou aos oito minutos
•Daniel Mestre procurou discutir o sprint em Arraiolos
Foto: FPC
A terceira etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Grândola a Arraiolos, foi o dia em que a Equipa EFAPEL funcionou como uma autêntica locomotiva. Na expectativa de discutir a vitória na chegada, a formação protagonizou uma caça à fuga da jornada. Com o pelotão compacto, depois de a EFAPEL ter apanhado os dois fugitivos que chegaram a ter oito minutos de vantagem, houve sprint e Daniel Mestre cruzou a meta no 12º lugar.
Cerca de 150 foram os quilómetros que os ciclistas percorreram entre Grândola e Arraiolos. A média foi superior a 41 km/h, e na primeira hora, os corredores chegaram a pedalar perto dos 45 km/h. A história do dia conta-se pelo duo que saiu do pelotão e rodou muito tempo isolado. Ao ponto de estar com uma vantagem considerável. Os interesses no pelotão eram outros. O desejo de deixar a discussão da etapa para o fim estava na mente das equipas, em particular da EFAPEL que, durante boa parte do dia, foi quem realizou o trabalho de recuperação para encurtar e fechar a distância.
Concluído esse trabalho, a equipa tentou colocar da melhor forma Daniel Mestre. O esforço desenvolvido pela formação de amarelo e preto resultou, mas não em pleno. O alentejano fechou no 12º lugar.
“Fizemos um grande trabalho ao longo do dia para que o Daniel chegasse em condições para discutir o triunfo. Não foi possível porque teve uma lesão durante o Inverno e, apesar de pensarmos que já estaria recuperado, ainda não está ao nível mais elevado. A este nível, isso é importante”, explicou o director desportivo da EFAPEL, Américo Silva.
O quarto dia de competição poderá ser decisivo para a classificação geral da Volta ao Alentejo. Haverá duas etapas, sempre no Alto Alentejo. A primeira é entre Monforte e Portalegre. São 64,2 quilómetros com a partida agendada para as 10h15. A chegada deverá acontecer por volta das 12 horas. Pelo meio, há uma meta volante ao fim de 12 quilómetros, em Arronches, e duas contagens de montanha, ambas de segunda categoria. A primeira é na Serra de São Mamede, cumpridos 44,7 km, e a segunda é no Cabeço de Mouro, ao fim de 58,8 km. À tarde, os ciclistas vão para Castelo de Vide onde farão um contra-relógio individual com 8,4 km. O primeiro ciclista vai partir às 16 horas.
 
Classificação na terceira etapa
     Dmitrii Strakhov        Lokosphinx        3h37m04s
     Gabriel Cullaigh        Team Wiggins    m.t.
     Justin Hules            WB AP Veranclassic m.t.
12º    Daniel Mestre        EFAPEL        m.t.
 35º    Rafael Silva            EFAPEL        a 7s
 46º    Henrique Casimiro        EFAPEL        m.t.
 107º    Sérgio Paulinho        EFAPEL        a 4m45s
 121º    Marcos Jurado        EFAPEL        a 9m26s
 125º    Pedro Paulinho        EFAPEL        a 10m05s
Classificação após a terceira etapa
     Mark Downey        Team Wiggins    12h57m08s
     Oscar Hernandez        Aviludo-Louletano    m.t.
     Justin Jules            AP Veranclassic    a 1s
31º    Rafael Silva            EFAPEL        a 11m10s
 34º    Henrique Casimiro        EFAPEL        m.t.
 52º    Daniel Mestre        EFAPEL        a 20m20s
 93º    Marcos Jurado        EFAPEL        a 35m46s
 94º    Sérgio Paulinho        EFAPEL        a 39m10s
 109º    Pedro Paulinho        EFAPEL        a 54m31s
Fonte: Efapel
 

“Volta Alentejo/Bis russo não belisca Amarela”

Português promete luta

 

A história repetiu-se para o russo Dimitri Strakhov (Lokosphinx) ao vencer, em Arraiolos, a terceira etapa da 36ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, tal como tinha acontecido na véspera. Cronometrado com o mesmo tempo do vencedor, Mark Downey (Team Wiggins) mantém a Camisola Amarela Crédito Agrícola. O irlandês junta a liderança o  primeiro posto da classificação da juventude e olha para a competição com fé: “Amanhã é dia de São Patrício, na Irlanda, é uma grande celebração que me vai dar uma força extra”. Sempre sorridente Mark Downey, de 21 anos, perspectivou ainda a próxima etapa: “Vai ser um dia duro, mas conto agarrar-me à Camisola Amarela por mais um dia. Gosto bastante de contrarrelógios, se correr bem posso ganhar mais algum tempo”.

A tirada de 149,3 Km, que começou esta sexta-feira, 16 de março, em Grândola, foi discutida ao sprint na vila de Arraiolos que não recebia uma chegada da “Alentejana” há 20 anos. Para além do triunfo do dia Strakhov venceu uma Meta Volante em Pavia e passou a liderar a classificação por Pontos que se traduz na Camisola Preta KIA.

O pódio da “Alentejana”, em Arraiolos, ainda recebeu Luís Mendonça da Aviludo / Louletano/ Uli, o melhor português em prova, a apenas 4 segundos do líder na classificação geral. Depois de sair da cerimónia protocolar antecipou a etapa de sábado deixando uma promessa. “Sinto-me a subir bem, amanhã é para subir, e posso estar aí entre os melhores outra vez e, quem sabe, chegar à Amarela.”

 

Pernas… para que vos quero!

Depois da mais longa quilometragem da “Alentejana” – 205,2 Km - podia achar-se que o pelotão queria um dia de descanso. Nada mais errado. Dos 127 homens que saíram esta sexta feira, da “Vila Morena”, o líder da montanha Alexander Evtushenko (Lokosphinx) e Ricardo Garcia (Team Euskadi) trataram de se adiantar na passagem por Alcácer do Sal. A partir daí: “Pernas para que vos quero!”, o duo deslizou pela planície alentejana e cruzou montes e vales. Durante cerca de 100KM pedalaram juntos e chegaram a ter mais de oito minutos de vantagem para o pelotão. O espanhol da Team Euskadi foi o primeiro a recuar ao pelotão depois de ter pontuado sempre na frente das duas Metas Volante. A faltarem 30KM para Arraiolos, Evtushenko disse adeus à frente da corrida com a perseguição a alta velocidade da Efapel e da W52-FC Porto mas antes já tinha somado os pontos preciosos que o agarram ainda mais à Camisola Castanha Delta Cafés, símbolo para o melhor trepador. A aproximação à vila dos tapetes foi feita em coluna compacta, a grande velocidade.


 

4ª e 5ª Etapa – 17 março 2018

O dia mais longo da Alentejana!

Assim vai ficar conhecido o quarto dia de competição. Este sábado, 17 de março, vai ser bem diferente com a realização de duas etapas: primeiro cumprem-se 64,2KM. A curta distância iniciada em Monforte (10h15) é compensada pela dura travessia da Serra de São Mamede antes do final em Portalegre (12h). Em Arronches haverá Meta Volante e no Parque Natural dois Prémios de Montanha de 2ª categoria, um deles, Cabeço do Mouro, a apenas cinco quilómetros e meio da meta. Sem tempo para aproveitar a diversidade natural e paisagística do Norte Alentejano, a caravana seguirá para Castelo de Vide que entre as 15horas e as 18h30 recebe um contrarrelógio de 8,4KM. Será curta, dura e intensa a luta contra o cronómetro que vai enfrentar a subida ao alto da Sra. da Penha, ermida na Serra de São Paulo, de onde se avista a pitoresca vila de Castelo de Vide. É o regresso do contra-relógio ao fim de nove anos de ausência na “Alentejana”.

Fonte: Podium

“Efapel 2ª Etapa Volata Alentejo/Chegada segura para a EFAPEL a Sines”



•Etapa mais longa da Volta ao Alentejo ligou Beja a Sines

•Daniel Mestre e Rafael Silva integrados chegam integrados no pelotão

 

A segunda etapa da Volta ao Alentejo ligou Beja a Sines, naquela que foi a tirada mais longa da edição deste ano. Daniel Mestre e Rafael Silva chegaram entre os mais fortes, com o ciclista alentejano a cruzar a meta no 16º posto.

205 foram os quilómetros que ligaram a capital do Baixo Alentejo à localidade que fica na costa, banhada pelo Oceano Atlântico. Num dia em que as condições meteorológicas foram bem melhores do que o vento voltou, ainda assim, a fazer-se sentir e a provocar os habituais “abanicos” na Alentejana. Apesar de tudo, depois de uma fuga, a etapa terminou com a chegada de um grupo numeroso.

Amanhã, a Volta ao Alentejo regressa à estrada para mais uma etapa, a terceira. O pelotão internacional vai partir de Grândola, às 11h50, e tem chegada prevista a Arraiolos entre as 15h45 e as 16 horas, completados mais 149,3 quilómetros. Nesta etapa há três metas volantes (Alcácer do Sal, km 18,5, São Geraldo, km 77,6 e Pavia, km 127) e duas contagens de montanha de quarta categoria (Montemor-o-Novo, km 63,7, e ao km 118,9).

 

Classificação na segunda etapa

     Dmitrii Strakhov        Lokosphinx        5h01m30s

     Mark Downey        Team Wiggins    m.t.

     Oscar Hernandez        Aviludo-Louletano    m.t.


16º    Daniel Mestre        EFAPEL        m.t.

22º    Rafael Silva            EFAPEL        m.t.

55º    Henrique Casimiro        EFAPEL        a 4m07s

93º    Sérgio Paulinho        EFAPEL        a 9m55s

98º    Marcos Jurado        EFAPEL        a 15m21s

100º    Pedro Paulinho        EFAPEL        a 19m56s

 

Classificação após a segunda etapa

     Mark Downey        Team Wiggins    9h20m04s

     Oscar Hernandez        Aviludo-Louletano    m.t.

     Justin Jules            AP Veranclassic    a 1s


29º    Rafael Silva            EFAPEL        a 11m03s

34º    Henrique Casimiro        EFAPEL        m.t.

53º    Daniel Mestre        EFAPEL        a 20m20s

85º    Marcos Jurado        EFAPEL        a 26m20s

97º    Sérgio Paulinho        EFAPEL        a 34m25s

102º    Pedro Paulinho        EFAPEL        a 44m26s

 

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com