domingo, 24 de janeiro de 2021

“Volta a Andaluzia adiada”


Por: José Morais

Foto: Getty Images Sport

E a pandemia provocada pelo Covid 19 continua a fazer estragos, com a organização da Volta a Andaluzia a informar que a mesma foi adiada para maio, enfrentando assim um atraso de três meses, com isto, e depois da Volta ao Algarve, do cancelamento da Volta ao Omã, o adiamento da Ruta del Sol, Challenge Mallorca, outras como o Tour Down Under, Tour Herald Sun, Tour Colômbia, Vuelta a San Juan, Tour de Antalya, Tour Saudita, todas elas a serem canceladas ou anuladas, esta é mais uma a juntar-se à lista.

Com todos estes adiamentos, está a deixar muitas equipas com uma grave escassez de oportunidades para participarem em provas no mês de fevereiro, e a pandemia está a adiar a tradicional abertura da temporada em Espanha, como, como de outras corridas mais distantes.

Joaquin Cuevas responsável pela organização da Volta a Andaluzia, o dia 17 de fevereiro seria uma incerteza para se iniciar a 67ª edição da prova, e chegou-se a um acordo a adiar o evento entre 24 e 28 de maio, o pedido foi à UCI onde esperam a confirmação das novas datas.

Tanto a Volta a Andaluzia, como a Ruta del Sol, faziam parte da nova UCI Pro Series, quando Jakob Fuglsang da Astana, conquistou a vitória geral, o recuo da prova surge assim na sequência do adiamento da Volta ao Algarve, que ocorriam datas idênticas, tudo provocado pela pandemia.

 Com Espanha atualmente a enfrentar a terceira onda de infeções de Covid 19 com 44357 novos casos registados na última quinta-feira, o maior até à data, e estando em dúvida um novo confinamento no país, poderá ser um risco manter a prova, a decisão de adiar a Volta a Andaluzia representa uma mudança brusca da corrida, apesar da organização estarem ainda não oficialmente inflexíveis de que a prova poderia ocorrer como programado, o que ainda não foi alterada é a informação no site do evento, o qual conta com a contagem regressiva ainda em vigor para a mesma começar a 17 de fevereiro.

O calendário espanhol deverá iniciar com a Clássica Comunidade Valenciana 1969 este domingo prova 1.2, e com a Volta à Comunidade Valenciana uma corrida 2. HC, onde será o pontapé das equipas do World Tour em Espanha a 3 de fevereiro.

Mas tudo pode ser alterado, com Valencia neste momento a sofrer das maiores taxas de casos Covid 19 em Espanha, ainda fica na dúvida se será esta a primeira prova da região, e se poderá acontecer, uma coisa é certa, muitas já são os eventos cancelados ou anulados, muitos a ser marcados para maio, que poderemos ter, que poderemos contar, e que efeitos pode provocar em provas tão importantes a coincidirem com as mesmas datas.      

“Explorando #CycleDiversity: o que é e por que é importante”


Fotos: Velo City 2021

A próxima edição do Velo-city Conference Series terá lugar em Lisboa, Portugal, de 1 a 4 de junho de 2021. Velo-city 2021 Lisboa irá girar em torno da criação de ambientes inclusivos e amigos do ciclismo, acessíveis a todos os ciclistas idades, habilidades, origens e gêneros.

Enquanto enfrentamos a crise COVID 19 sem precedentes e uma escalada da crise climática, a necessidade de um desenvolvimento urbano resiliente, ecológico e equitativo é mais aparente do que nunca. O volume cada vez maior de tráfego tornou-se um fardo enorme para o meio ambiente e lançou uma luz sobre a desigualdade urbana.


A bicicleta tem o poder de tratar e mitigar esses efeitos. Como o meio de transporte mais barato e simples, a bicicleta ajuda a quebrar as barreiras da mobilidade e fortalece a coesão social entre pessoas de diferentes origens. As políticas de promoção do ciclismo são, portanto, cruciais por razões de justiça social e inclusão.

Pedalando para a inclusão - estudos de caso de construção de uma cultura ciclística diversa:

A grande variedade de bicicletas também se reflete em seus usuários. A diversidade do ciclo se revela em todos os cantos do globo. Ele se move em diferentes contextos políticos e viaja por diversos climas e ambientes naturais e construídos.


Coletamos uma lista não exaustiva de estudos de caso e projetos que abraçaram a diversidade do ciclo, aumentando a acessibilidade às bicicletas para todos.

Aulas gratuitas de bicicleta para refugiados e imigrantes têm sido uma história de sucesso em vários países da UE, incluindo Suécia, Alemanha, Holanda ou Finlândia. Frequentemente administradas por membros da ECF, essas iniciativas dão aos refugiados, e em particular às mulheres, a possibilidade de participar mais ativamente na sociedade. Por exemplo, em fevereiro de 2018, a Federação Finlandesa de Ciclistas (Pyöräliitto) deu início à campanha “Imigrantes de bicicleta” Projeto que oferece aulas de bicicleta gratuitas para capacitar os imigrantes.

As bicicletas de carga criam comunidades mais inclusivas, onde a idade, a origem ou a capacidade de locomoção de uma pessoa não impedem sua participação na vida social. A cidade de Gdynia usa bicicletas de carga como meio de envolver os cidadãos. A frota municipal dispõe de bicicletas de carga com rampa frontal tornando-as acessíveis em cadeira de rodas.

Três das organizações membros da ECF fazem parte do projeto Erasmus + “Mobilidade Sustentável, Comunidade Sustentável”, Que promove a inclusão social, o relacionamento interjecional (especialmente via Ciclismo Sem Idade), os valores ambientais e a mobilidade sustentável com foco especial no ciclismo. A Cycling Without Age usa riquixás, uma forma de bicicleta de carga, para facilitar as relações entre gerações e ao mesmo tempo abordar a saúde mental dos idosos.


Devido à sua grande versatilidade, as bicicletas de carga são ideais para um amplo conjunto de tarefas, que vão desde a logística familiar até a gestão de negócios eficientes e de sucesso. As bicicletas e bicicletas de carga oferecem um meio de transporte seguro e mais conveniente para as famílias e seus filhos. Com capacidade para transportar até quatro crianças pequenas com quatro vezes menos espaço do que um carro, as bicicletas (de carga) são muito mais eficientes, ao mesmo tempo que aumentam a segurança rodoviária e a qualidade de vida urbana.

Além disso, as E-bikes têm um enorme potencial para abrir o ciclismo a novos grupos da população, como passageiros de média distância ou idosos. De acordo com o último relatório de mercado da CONEBI, os parceiros da ECF na indústria de bicicletas, as e-bikes continuam a ser fortes impulsionadores do crescimento em um mercado de bicicletas da UE, de outra forma estável, confirmando pesquisas anteriores mostrando que as e-bikes abrem o ciclismo para grupos mais diversos.


As conferências anteriores de Velo-cities já exploraram o tema da Diversidade do Ciclo. Veja algumas apresentações e entre no clima para a cidade de Velo 2021.

" Cidades inteligentes e inteligentes: mantendo a justiça social no topo da agenda

Inclusão social: ciclismo para todos. Bairro Case do Maré no Rio de Janeiro

Velo-city 2021 Dublin, Isabelle Clement, Diretora da Wheels for Wellbeing, revelou a segunda iteração de “ A Guide to Inclusive Cycling ”

Acima de tudo, (Ciclo) a diversidade é um bem a ser conservado e apreciado. Vivemos tempos desafiadores, que exigem uma ação política ambiciosa, onde a equidade, a justiça intergeracional e as preocupações climáticas devem estar sempre presentes. Quanto mais diversos são nossos ambientes urbanos, mais resilientes eles se tornam. As cidades são vibrantes e sedutoras, duram no tempo, mas mudam e evoluem constantemente, atraindo talentos e conectando pessoas de diferentes origens. O planejamento urbano deve refletir essa combinação complexa de aspectos ambientais, sociais e econômicos. As desculpas acabaram, vamos pedalar juntos por um futuro melhor e celebrar a #CycleDiversity juntos!

Fonte: Velo City 2021

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com