domingo, 4 de dezembro de 2016

“Alto Rendimento”

O ciclismo vai à Universidade

“O Papel da Ciência no Alto Rendimento” é o tema do colóquio, promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que vai juntar especialistas da Universidade de Coimbra e do Centro Mapei, na próxima terça-feira, na cidade do Mondego.

A iniciativa integra-se no projeto da Federação Portuguesa de Ciclismo de criar um Centro de Avaliação e Controlo de Treino, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, projeto que exige a partilha de conhecimento e de experiência de equipas multidisciplinares.

O colóquio da próxima terça-feira, aberto aos estudantes da Universidade de Coimbra, a outros investigadores e aos treinadores de ciclismo de nível 3, vai realizar-se no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, às 11h30.

As primeiras intervenções da manhã estarão a cargo dos representantes do Centro Mapei, um dos mais importantes centros de avaliação e controlo de treino do Mundo, que tem uma longa e frutuosa história de ligação ao ciclismo.

Andrea Morelli, responsável pela área de ciclismo do Centro Mapei, apresentará a instituição que representa e as valências da mesma, enquanto o antigo ciclista Matteo Azzolini, formado em ciências do desporto, vai intervir sobre a avaliação fisiológica do ciclista.

Joaquim Amândio Santos, em representação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e Manuel Gameiro, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, vão expor o contributo que a Universidade de Coimbra tem dado ao alto rendimento e abordarão perspetivas de desenvolvimento futuro nesta área.

A visita dos responsáveis do Centro Mapei a Portugal inicia-se já nesta segunda-feira. Ciclistas portugueses que são treinados por aquela instituição italiana farão testes na Universidade de Coimbra. Mais tarde, os responsáveis pelo Centro Mapei, incluindo o diretor, Claudio Recci, irão conhecer o Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos, Anadia.

Fonte: FPC