sábado, 16 de janeiro de 2021

“Covid-19: Triatlo português suspende toda a atividade até 15 de fevereiro”


Decisão anunciada esta quinta-feira pela Federação

 

Por: Lusa // RBA // VR

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) anunciou esta quinta-feira a "suspensão" de toda a atividade até 15 de fevereiro, tendo em conta o agravar da pandemia da covid-19 no país.

"Face à situação epidemiológica que se vive em Portugal, e tendo em conta as medidas extraordinárias de contenção e mitigação da pandemia anunciadas pelo Governo, a FTP irá suspender toda a atividade federativa até 15 de fevereiro", anunciou o organismo.

A FTP recorda que estas medidas entram em vigor depois de o Parlamento ter aprovado o nono Estado de Emergência que vigorará das 00:00 desta sexta-feira, 15 de janeiro, até às 23:59 de sábado, 30 de janeiro, "prevendo-se a sua duração de pelo menos um mês".

"O calendário nacional e regional estará suspenso até à mesma data, desconhecendo-se ainda quaisquer decisões respeitantes ao adiamento ou cancelamento de provas, que estão dependentes da extensão das medidas de confinamento", acrescenta o organismo.

Em 30 de janeiro, a federação voltará a reagir, depois de se conhecer a evolução da pandemia e as novas medidas decretadas pelo Governo.

Os eventos online vão manter-se, como o II Congresso de Treinadores Age-Group, previsto para sexta-feira e sábado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Fonte: Record on-line

“Mantenha-se ativo/a em segurança, recomenda a Federação Triatlo Portugal”


Continue a treinar em segurança durante o confinamento

 

Regressando a uma situação epidémica grave, e tendo sido decretado renovação do Estado de Emergência e novas regras de confinamento, relembramos os comportamentos recomendados pela Federação de Triatlo de Portugal, em linha com as diretrizes da Direção Geral de Saúde.

Queremos que se mantenha ativo/a, mas em segurança, pelo que a Federação Triatlo Portugal recomenda as seguintes medidas:

– Realize as sessões de treino no domicílio ou ao ar livre (em locais pouco movimentados e com baixo risco de acidentes);

– Higienize as mãos no início e final de cada sessão de treino;

– Evite expelir secreções de forma voluntária para o ambiente envolvente;

– Utilize máscara cirúrgica até ao momento do treino;

  No caso da natação, os treinos deverão ser realizados em águas abertas com um ou dois elementos em terra para garantir a segurança dos triatletas;

– No caso do ciclismo, devem evitar-se treinos ao ar livre, optando-se preferencialmente pelos treinos realizados em casa nos rolos casa haja esta possibilidade. Esta medida não está relacionada tanto com o perigo de contágio, principalmente se o treino for realizado individualmente, mas com o perigo de haver um acidente que implique sobrecarregar os serviços de saúde.

Recomendamos ainda prudência acrescida no ciclismo: moderar a velocidade nas descidas, andar preferencialmente em locais conhecidos e em estradas em bom estado, redobrar a atenção a todos os obstáculos, tornar-se o mais visível possível para os demais, utilizando luzes e outros acessórios de que aumentem a visibilidade mesmo durante o dia.

– No caso da corrida, caso seja possível opte por treinar em casa, caso contrário tente correr em locais menos movimentados.

Estas sugestões, que pretendem travar o contágio do vírus evitando desta forma a rotura nos hospitais e noutros serviços de saúde, são meramente indicativas, cabendo a cada um de nós cumpri-las com as devidas adaptações às suas circunstâncias pessoais.

A FTP poderá passar uma declaração em como é filiado, caso seja necessário.

Os Atletas de Alto Rendimento e enquadrados no Projeto Olímpico e Paralímpico encontram-se sob o regime de exceção, considerando-se que se encontram no exercício da sua atividade profissional.

Esteja particularmente atento/a, a sintomas como febre ou sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade em respirar), mas também a sintomas ligeiros, habitualmente atribuídos a constipações ou resfriados. Se apresentar algum sintoma, ainda que ligeiro ou mesmo que não o relacione diretamente com o vírus SARS-COV-2, fique em casa, interrompa os treinos e contacte a linha de saúde 24.

Mantenha-se saudável e ativo em segurança!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ciclistas da Bora-Hansgrohe no hospital após atropelamento durante treino”


Wilco Kelderman, Rüdiger Selig e Andreas Schillinger envolvidos em acidente com um carro

           

Por: Record

Foto: Rüdiger Selig / Twitter

Wilco Kelderman, Rüdiger Selig e Andreas Schillinger, ciclistas da equipa alemã Bora-Hansgrohe, foram este sábado transportados para o hospital após terem sido atropelados por um carro durante o treino realizado hoje, em Itália.

"Durante o treino de hoje, alguns dos nossos ciclistas estiveram envolvidos num acidente com um carro. Wilco Kelderman, Rüdiger Selig and Andreas Schillinger foram transportados para o hospital, todos conscientes. Wilco e Rudi sofreram uma concussão, enquanto que Andreas aguarda os exames finais", avançou este sábado a equipa, através de um mensagem publicada nas redes sociais.

De acordo com a imprensa internacional, estiveram envolvidos no acidente um total de sete ciclistas.

Fonte: Record on-line

“Volta à Comunidade Valenciana apresentou a sua prova”


Por: José Morais

A edição da Volta à Comunidade Valenciana de 2021 está apenas a 20 dias da sua realização, com a atual pandemia qua abala o mundo, e os números de casos a aumentar de dia para dia, e já com algumas provas velocipédicas a serem canceladas, a organização da Volta à Comunidade Valenciana anunciou a sua prova.

Numa apresentação muito reduzida, onde apenas foram reveladas a etapas onde se vão iniciar e onde terminarão, foi a medida adotada para que se possam evitar grandes multidões por onde a caravana irá passar.

Marcada para ser realizada entre 3 a 7 de fevereiro, A Volta à Comunidade Valenciana Grande Premio Banco Sabadell 2021, celebrará a sua 72ª edição, sendo a primeira grande prova velocipédica do calendário internacional do ano, onde surgem notícias sobre o último ano da recuperação de um teste individual na quarta etapa, e a celebração da etapa rainha no terceiro dia.

O início da edição deste ano irá acontecer a 3 de fevereiro em Palmeral de Elche, com a chegada a Ondara depois do pelotão percorrer os 166 quilómetros da etapa, num dia com alguma montanha, com quatro metas volantes, na parte final da etapa.

Alicante vai receber a segunda etapa, com partida e chegada, vai haver apenas uma meta volante muito longe da linha de chegada, e os ciclistas terão 184 quilómetros para percorrer.

O dia 5 será a realização da terceira etapa, onde provavelmente poderá ser decidido o vencedor, a partida será em Torrent e a chegada em Gol no Alto de la Reina, em Dos Águas, com 160 quilómetros para percorrer.

Na quarta etapa os ciclistas terão pela frente um teste, no contrarrelógio individual, com 21 quilómetros planos na província de Castellón, com a partida a ser dada em Xilxes, e chegada à praia de Almenara.

E a Volta à Comunidade Valenciana Grande Premio Banco Sabadell 2021, na sua 72ª edição terminará no domingo 7 de fevereiro, com uma etapa de apenas 95 quilómetros entre paterna e Valência, onde terminará e se saberá que será consagrado o vencedor da edição de 2021.

Aqui ficam o resumo da etapas:

Quarta-feira, dia 3 de fevereiro, 1ª etapa: Elche (Alicante) – Ondara (Alicante), 166 km

Quinta-feira, dia 4 de fevereiro, 2ª etapa: Alicante - Alicante, 184 km

Sexta-feira, dia 5 de fevereiro, 3ª etapa: Torrent (Valência) - Alto de la Reina, Das Águas (Valência), 160 km

Sábado, dia 6 de fevereiro, 4ª etapa: Xilxes (Castellón) – Almenara (Castellón), 21 km CRI

Domingo, dia 7 de fevereiro, 5ª etapa: Paterna (Valência) - Valência, 95 km

Em tempo de pandemia, esperemos que está prova se realize como outras marcadas, e se inicie a época internacional de 2021, o ciclismo necessita urgentemente de competição, os ciclistas estão inquietos para irem para a estrada competir, após o ano atípico de 2020, esperando que as autorizações que estão a ser feitas para futebol, se possa expandir ao ciclismo e outras modalidades, sempre dentro das maiores normas de segurança que se exige. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com