segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

“Quer fazer um dos Triatlos Longos em Portugal?”

A época da média distância ou dos triatlos longos vai de fevereiro a setembro.

A estreia do Powerman Portugal, em Mafra, abre a época da média distância. De norte a sul, há triatlos durante todo o ano!


Powerman Portugal dia 16 de fevereiro! – Mafra, Lisboa

Não é triatlo, mas merece destaque esta primeira edição do Powerman Portugal que vai acontecer no nosso país no dia 16 de fevereiro em Mafra que integra o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo.

O evento assume um formato do Powerman Média Distância: Corrida 10km – Bicicleta 60km – Corrida 10km, sendo também possível participar no Powerman sprint -5km Corrida – 30km Bicicleta – 5km Corrida- individualmente ou no formato de estafetas.

Os atletas poderão contar com uma corrida com algumas subidas e um ciclismo com bastante exigência física e técnica onde desfrutarão do ambiente revigorante da montanha, respirando o ar puro da natureza. Ver artigo com o triatleta José Estrangeiro, embaixador do primeiro Powerman Portugal.

A Powerman tem um sistema de classificação de grupos de idade: nas provas da Powerman os atletas podem qualificar-se para o Duatlo de Média Distância do Campeonato Europeu da Alsdorf ETU Powerman 2020, que se realiza dia 19 de abril, e para o Campeonato Mundial Viborg ITU Powerman 2020 que tem data marcada para 16 de maio.

Haverá também a habitual prova do Powerkids, uma competição com distâncias mais curtas dirigidas a crianças e jovens. Veja aqui o regulamento e percursos.


Sobre o local da prova:

Mafra é uma encantadora e histórica vila que se encontra a uma distância de 30 minutos de carro de Lisboa, e a cerca de 10 minutos de praias espetaculares. A partida, meta e área de transição terão lugar na praça em frente ao Palácio Real de Mafra, local privilegiado e icónico da vila. Este monumento único, classificado como Monumento Nacional em 1910, foi declarado Património Mundial da UNESCO, a 7 de julho de 2019.

Inscrição federados prova 10km – 60km -10km

Desconto de 50% para federados


Setúbal Triathlon chega dia 19 de abril! – Setúbal

Este triatlo de média distância, que no ano passado esgotou inscrições com cerca 800 atletas, realiza-se no dia 19 de abril. Os atletas percorrem 1900 metros a nadar na Praia do Parque Urbano de Albarquel onde se realiza o percurso de natação, 90km de ciclismo num trajeto desafiante que inclui uma subida à Serra da Arrábida, e uma meia maratona de corrida em trajeto maioritariamente urbano que conta com uma plateia de um público muito entusiasta.

Este triatlo made in Portugal é um dos mais concorridos do nosso país e costuma esgotar inscrições antes da data limite. O ambiente fantástico e acolhedor da prova leva à participação de estreantes todos os anos.


Sobre o local da prova:

Setúbal é uma bela cidade piscatória situada a 40 minutos de Lisboa. Rodeada por uma bonita baía onde se realiza o percurso de natação e a Serra da Arrábida que recebe o percurso de ciclismo. A região inclui excelentes condições para a prática do Triatlo, zonas planas para correr e percursos montanhosos para quem gosta de desafios. Tem atualmente muitos locais atrativos para ficar a domir, com hotéis vários, diversos restaurantes e excelente gastronomia.


Triatlo de Longa Distância no dia 3 de maio! – Mogadouro, Bragança

Com um percurso de 2km de natação, 60km de ciclismo e 15km de corrida, o norte de Portugal recebe a etapa inaugural do Campeonato de Clubes de Triatlo Longo.

Esta prova realiza-se na bonita vila do Mogadouro, no norte de Portugal, onde os atletas poderão desfrutar de um percurso rolante muito acessível. Existem outras distâncias para quem ainda não está em condição física para participar na prova maior, com um Triatlo Sprint ou um Duatlo Sprint, integrados no evento Mogadouro Triatlo 2019.

Sobre o local da prova: Mogadouro é uma antiga vila portuguesa, anterior à fundação do condado Portucalense, pertencente ao distrito de Bragança, região de Trás-os-Montes, tendo o seu nome provável origem árabe – Macaduron. Podem admirar-se muitos vestígios da presença das populações com, pelo menos, 6 mil anos. É possível uma visita histórica ao Castelo, monumento nacional do séc. XVII, ao Castelo de Penas Roias que pertenceu à Ordem dos Templários, e ao Convento de São Francisco, provavelmente do séc.XVI. Com várias igrejas, capelas e casas senhoriais, Mogadouro faz parte do circuito das Amendoeiras em Flor, que atingem o seu esplendor nos meses de fevereiro e março, sendo o início de maio uma excelente altura para passar uns dias nesta região.


Triathlon no dia 10 de maio – Ilha Terceira, Açores

No dia 10 de maio realiza-se a quarta edição de mais um triatlo longo na ilha Terceira, com partida e chegada na praia da Vitória, a segunda maior cidade da ilha e que se encontra a cinco minutos do aeroporto internacional das Lajes. O percurso em linha na distância de 1.900m é realizado na baía da Praia da Vitória, com partida na Praia da Riviera. O ciclismo tem um percurso de uma volta feito em estrada em bom piso, sendo a corrida realizada em trajeto plano.


Sobre o local da prova:

Pertence ao arquipélago dos Açores que são conhecidos pela sua natureza selvagem muito atrativa para os turistas que visitam as ilhas. Muitas vezes apelidados como o Havai da Europa, destacamos nesta ilha açoriana uma visita à zona dos Biscoitos, que conta com piscinas naturais feitas de rocha muito escura que contrasta com as águas cristalinas ou ao Algar do Carvão, uma chaminé vulcânica, que não se encontra bloqueada devido à drenagem do magma. Com visita obrigatória ao centro histórico, destacamos Angra do Heroísmo, a maior cidade da ilha que está classificada como Património Mundial da Humanidade


Challenge Lisboa no dia 23 de maio! – Lisboa

O Challenge Lisboa regressa em 2020 para a sua terceira edição, uma das provas mais concorridas da capital que se realiza no Parque das Nações. Com um percurso plano e rápido, a zona oriental de Lisboa (antiga Expo’98) acolhe esta prova que, além da competição principal, inclui distâncias para todos os níveis. Com um percurso plano e rolante, a bonita zona de partida e chegada, emoldurada pelo rio Tejo, é um dos atrativos desta prova internacional.  Este evento inclui o Challenge Lisboa Clubs Trophy, uma competição direcionada para os clubes que promete animar ainda mais este triatlo.

Todos os anos milhares de atletas nacionais e estrangeiros participam naquele que é o único triatlo longo da cidade de Lisboa.

Sobre o local da prova: A zona oriental de Lisboa modernizou-se desde 1998 quando nessa data se ergueu a Exposição dos Oceanos conhecida como a Expo’98. Atualmente, a zona do Parque das Nações é uma das mais modernas da capital. Dos principais pavilhões da exposição dos oceanos, que estão em pleno funcionamento, destacamos o Oceanário de Lisboa, um dos maiores da europa. Conta com fáceis acessos para o centro histórico de Lisboa e comboio com várias linhas que ligam ao norte do país.


Multisport Weekend, um evento para todos dias 13 e 14 de junho! – Coimbra

Coimbra, património mundial da UNESCO, recebe este ano e pela primeira vez o Multisport Weekend, um evento para toda a família. A prova contará com as distâncias de supersprint, sprint e média distância que pode participar individualmente ou estafeta.

No sábado, dia 13 de junho, terá lugar a Taça da Europa e o Campeonato Mediterrânico de Triatlo Sprint que inclui a elite dos atletas europeus da especialidade. No mesmo dia à tarde será dada a partida para o Circuito Super sprint e o triatlo sprint, uma prova aberta a todos.

Ainda no dia 13 de junho, às 21h30, será dada a partida para a Neon Night Swim, a travessia noturna onde os atletas irão nadar 1000 metros no rio Mondego, contando com uma iluminação espetacular dentro de água.

No domingo, dia 14 de junho, realiza-se o Triatlo de Média Distância, com 1900 metros a nadar, 90km de ciclismo e 21,1km a correr, num trajeto muito plano e rolante e que conta com bom piso.

Um fim de semana de provas num dos traçados mais rápidos e bonitos do calendário!

Sobre o local da prova: Coimbra é uma bonita cidade localizada no centro de Portugal, muito ligada aos estudantes universitários por ter uma das universidades mais antigas da europa e uma das maiores do país. Banhada pelo rio Mondego, que nasce na serra da Estrela, é considerada uma das mais importantes cidades do país vizinho. De uma beleza extraordinária, e um importante valor histórico, é património mundial da UNESCO, tendo igualmente condições ímpares para a prática de triatlo.


Triatlo Longo de Caminha no dia 28 de junho -Caminha

A prova, com um percurso rápido, tem características únicas do triatlo nacional, integrando a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e o Campeonato Ibérico Individual de Média Distância. Serão 1900 metros a nadar, 90km de ciclismo e 21km de corrida. A prova aberta, realizada na distância standard, terá as distâncias de 1500 metros a nadar, 45km de ciclismo e 10,9km de corrida.

Os atletas percorrem o rio Minho de barco, de onde saltam para nadar até à praia, num percurso em linha, por onde chegam ao Parque de Transição. O segmento de ciclismo inclui três voltas pela Nacional 13, num trajeto plano e rápido e no último segmento da corrida os atletas passam entre Caminha e Moledo, atravessando a Mata do Camarido, num percurso de duas voltas.

Sobre o local da prova: Abraçada pelo pela serra e pelo mar e banhada pelos rios Minho, Coura e Âncora, Caminha é uma bonita vila do norte de Portugal. Rodeada por uma vegetação exuberante, esta vila fronteiriça com Espanha, tem um ferryboat que une as duas margens do rio. No meio do estuário do rio Minho, numa ilhota de Ínsua, permanecem as ruínas do Forte da Ínsua, edificado no séc. XV para defesa da entrada da barra, constituído pelo convento, a igreja e o farol.


 Régua Douro Triatlo Cidade do Vinho a 25 de agosto

No dia 25 de agosto irá realizar-se o Régua Douro Triatlo de Média Distância, um evento com provas para diferentes níveis.

Este evento irá incluir na média distância o Campeonato Nacional Individual, o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, Campeonato Nacional de Paratriatlo e o Campeonato Nacional de Clubes.

Esta prova, que decorrerá na bonita região do Douro, passa por Peso da Régua, Lamego e Armamar e está também aberta a não federados na distância standard.

Sobre o local da prova: Muito conhecida pelo seu famoso vinho de região demarcada, este triatlo no Peso da Régua é considerado um dos mais bonitos do nosso país. Com o rio Douro como pano de fundo, onde os atletas farão o segmento de natação, as vinhas cultivadas em socalcos junto à costa, os miradouros e o próprio rio enriquecem a beleza paisagística que os atletas poderão desfrutar ao longo da prova.


IRONMAN 70.3 Portugal Cascais 26 de setembro

IRONMAN Portugal Cascais 27 de setembro

Portugal irá receber pela primeira vez o IRONMAN na distância completa – 3800 metros a nadar, 180km e uma maratona. Serão dois dias plenos de triatlo, com a prova maior a ter lugar em Cascais no dia 26 de setembro e o IRONMAN 70.3 a realizar-se no dia 27.

Os participantes no IRONMAN Portugal – Cascais irão percorrer uma volta de 3,8km de natação na Baia de Cascais, com uma saída no Clube Naval na praia da Fortaleza. Depois da transição, os triatletas irão fazer 180km de bicicleta percorrendo a estrada do Guincho na direção de Sintra para depois entrarem dentro do Autódromo do Estoril onde se disputa o circuito de corridas de fórmula 1 e Moto GP. Os atletas terminam o percurso de ciclismo entre Lisboa e Cascais com duas curtas voltas planas junto do mar. As três voltas de corrida têm o seu início em Cascais para regressarem à estrada do Guincho. Irão até ao Cabo da Roca para voltarem para a vila de Cascais onde está localizada a gloriosa meta.

Sobre o local da prova: Cascais é uma encantadora vila que se situa a 30 minutos do centro de Lisboa. Rodeada pela bonita baia de Cascais e pela Fortaleza da Cidadela, o centro histórico convida a uma visita, com os seus vestígios militares, religiosos e civis. O Museu do Mar, a Casa de Histórias de Paula Rego e o Museu Municipais de Condes de Castro Guimarães são igualmente visitas obrigatórias. As belíssimas praias são outro fator de atração que têm o seu auge de maio a setembro.

Fonte: FTP

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com