domingo, 30 de julho de 2023

“João Almeida após o 2.º lugar na Volta à Polónia: «Queria ganhar, mas o Mohoric esteve muito bem»”


Português é segundo classificado da geral a quatro segundos do esloveno

 

Por: Diogo Jesus

Após o segundo lugar na 2ª etapa da Volta à Polónia, João Almeida (Emirates) mostrou-se satisfeito com o seu desempenho. O português está no segundo posto da classificação geral da prova que conquistou em 2021, a quatro segundos do novo líder Matej Mohoric, da Bahrain - Victorious.

"Foi um bom dia. Já sabia que o final da etapa seria complicado. Queria ganhar, mas o Matej [Mohoric] esteve muito bem", começou por reagir João Almeida, falando depois sobre a estratégia da Emirates, que lançou Majka ao ataque nos últimos quilómetros. "Temos uma equipa com muitos bons ciclistas, queríamos jogar com várias cartas. O Majka atravessa um bom momento de forma e veio do Tour, é daqui da Polónia, por isso tentámos dar-lhe a vitória. Foi uma etapa tática, no final todos tentaram atacar. Acho que estivemos todos bem na equipa e agora é continuar", sublinhou no final da tirada.

Recorde-se que Mohoric foi mais rápido do que Almeida na aproximação à chegada, após 202,9 quilómetros desde Leszno, com o tempo de 4:56.59 horas, menos quatro segundos do que o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS), que liderou o primeiro grupo perseguidor e termino em terceiro, quatro segundos depois.

Fonte: Record on-line

“Portugal sétimo na estafeta mista da etapa de Sunderland do Mundial de triatlo”


Franceses conquistaram a competição

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Federação de Triatlo de Portugal

Portugal terminou este domingo no sétimo lugar a prova de estafeta mista em Sunderland, em Inglaterra, da sexta etapa do circuito mundial de triatlo, vencida pela França.

A formação francesa, composta por Tom Richard, Emma Lombardi, Pierre Le Corre e Cassandre Beaugrand venceu a competição em 01:26.53 horas, impondo-se aos conjuntos da Grã-Bretanha (01:27.16) e da Noruega (01:27.27), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Vasco Vilaça, Melanie Santos, Ricardo Batista e Maria Tomé cumpriram o exercício em 01:28.31 horas, que valeu o sétimo lugar luso na prova.

No sábado, nas provas individuais em elites, Vilaça foi quarto, em 54.25 minutos, e Batista 10.º (54.40), a mesma classificação de Melanie Santos (01:00.46), enquanto Maria Tomé (01:03.47) não foi além do 35.º posto.

Fonte: Record on-line

“Demi Vollering conquista Tour feminino”


Ciclista holandesa da SD Worx sucede à compatriota Annemiek van Vleuten

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Le Tour de France Femmes avec Zwift

Demi Vollering (SD Worx) conquistou este domingo a Volta a França feminina, ao segurar a liderança no contrarrelógio individual da oitava e última etapa, em Pau, para suceder à sua compatriota Annemiek van Vleuten (Movistar).

Um dia depois de ter assumido a liderança da corrida ao vencer isolada no alto do emblemático Tourmalet, Demi Vollering, de 26 anos, confirmou o triunfo com o segundo lugar nos 22,6 quilómetros do 'crono', com o tempo de 29.25 minutos, gastando mais 10 segundos do que a sua companheira de equipa e campeã da Europa da especialidade, a suíça Marlen Reusser.

A holandesa concluiu as oito etapas da corrida gaulesa com 3.03 minutos de vantagem sobre a belga Lotte Kopecky, também sua companheira na SD Worx, que este domingo conseguiu o terceiro melhor tempo no contrarrelógio, e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon/SRAM), que não foi além do nono tempo no 'crono', a 1.23 da mais rápida.

Depois de ter sido segunda no Tour de 2022 e na Vuelta de 2023, em ambos os casos atrás de Van Vleuten, Vollering impediu a sétima vitória consecutiva numa grande Volta à lenda do ciclismo feminino, que ficou afastada do pódio, ao cair este domingo para o quarto posto, a 3.39 minutos, ao ter cedido 1.41 no 'crono', com um modesto 14.º posto.

Após os triunfos nas três grandes voltas em 2022, van Vleuten, campeã do mundo de fundo em título, falhou a reedição desse feito na presente temporada, naquela que poderá ter sido a sua prova por etapas como profissional.

Fonte: Record on-line

“João Almeida segundo na etapa 2 da Volta à Polónia”


Português apenas foi batido na luta final por Matej Mohoric

 

Por Record e Lusa

O esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) impôs-se este domingo a João Almeida (UAE Emirates) na disputa ao sprint no final da segunda etapa da Volta à Polónia em bicicleta, na subida para a meta, em Karpacz.Mohoric foi mais rápido do que Almeida na aproximação à chegada, após 202,9 quilómetros desde Leszno, com o tempo de 04:56.59 horas, menos quatro segundos do que o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS), que liderou o primeiro grupo perseguidor e termino em terceiro, quatro segundos depois.

O esloveno, de 28 anos, vencedor de três etapas no Tour, a última das quais há apenas nove dias, em Poligny, assumiu a liderança da prova polaca, destronando o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), vencedor da etapa inaugural, assolada por uma tempestade - chuvas e ventos fortes - que levou a que a etapa fosse discutida por um grupo reduzido, situação também 'fomentada' por uma queda na parte final.


Após a vitória de hoje, naquele que é o terceiro triunfo da temporada, depois dos sucessos em etapas na Volta à Eslovénia e na Volta a França, Mohoric, vencedor da Milão-Sanremo em 2022 e de uma etapa no Giro2018 e na Vuelta2017, assumiu a liderança da corrida polaca, com quatro segundos de vantagem sobre Almeida, campeão em 2021, e 10 sobre Kwiatkowski, vencedor em 2018.

Ruben Guerreiro (Movistar) terminou a etapa de hoje na 23.ª posição, a 41 segundos dos dois primeiros, subindo ao 28.º posto da classificação geral, a 51 segundos de Mohoric.

Na segunda-feira, o pelotão da corrida polaca vai enfrentar os 162,3 quilómetros da terceira etapa, entre Walbrzych e Duszniki-Zdrój, numa viagem com três montanhas de segunda categoria, a última das quais a cerca de 14 quilómetros da meta.

Fonte: Record on-line

“24 Anos ao serviço da bicicleta…”


Por: José Morais

Fazemos hoje dia 30 de julho, 24 anos de idade, fomos a primeira revista em Portugal on-line sobre bicicletas, iniciamos nos primeiros tempos apenas com a modalidade de cicloturismo, e mais tarde introduzimos todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta, seja amador ou profissional.

Antes da Revista oficial on-line, iniciamos em 1995 com uma pequena edição em papel, a qual foi distribuída por alguns amigos, repetimos em 1996,1997 e 1998, em 1999, quando se começavam a dar os primeiros passos na internet, a decisão foi tomada, e como revistas em papel tinham um custo muito elevado, a solução foi on-line.

Ao longo destes 24 anos temos sobrevivido, já que muitos que vieram depois de nós ficaram pelo caminho, nós fomos lutando, tivemos altos e baixos como em tudo, mas sempre conseguimos ultrapassar os maus momentos, não esquecendo alguns ataques, injurias, e não só, mas sobrevivemos a tudo isso.

Temos de agradecer aos nossos leitores o apoio dado ao longo destes anos, e felizmente temos muitos fiéis desde o primeiro dia, começamos com edições semanais, passamos a quinzenais, e mais tarde a mensais, porem as fortes mudanças na comunicação social, obrigou-nos a ter o espaço diário, o que tivemos durante alguns anos, mantendo a edição mensal.

Porem este ano tivemos de mudar, e mantemos apenas a edição diária, já que a mensal não se justificava, juntamente com a edição diária, matemos a nossa galeria multimédia, os canais de televisão no YouTube e MEO, e tentamos dar diariamente o máximo de notícias possível, dando sempre o nosso melhor, e fazendo muitas vezes o chamado serviço público, aquilo que não é feito por quem de direito.

Queremos assim agradecer a todos que nos seguem ao longo dos anos, aos atuais, e a todos que nos apoiam e nos dão força para continuarmos este nosso longo trabalho de 24 anos, sem esse apoio seria muito difícil, vamos continuar, e em 2024 cá esperamos poder estar para comemorar as Bodas de Prata, os 25 anos de existência.

Obrigado a todos, e ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com