terça-feira, 8 de janeiro de 2019

“A notícia não pode parar…”

Capítulo 12


Texto: José Morais

Imagens: Pesquisa Google

Continuamos com o capítulo 12, onde vamos ao longo de algumas semanas mostrar o chamado “Vintage”, ou seja cartazes e imagens antigas, onde a bicicleta está sempre presente.

A competição, o lazer, a publicidade, são imagens que iremos divulgar, depois de uma longa pesquisa, tentamos escolher os melhores, e mostrar coisas de outros tempos.

Esperemos que gostem, e se deslumbrem com as imagens de outros tempos.




“Domingos Gonçalves na Volta ao Algarve com a Caja Rural”

Prova decorre entre 20 e 24 de fevereiro

Por: Lusa

O português Domingos Gonçalves, campeão de ciclismo de fundo e de contrarrelógio, está entre as escolhas da espanhola Caja Rural para a 45.ª edição da Volta ao Algarve, entre 20 e 24 de fevereiro, foi anunciado esta terça-feira.

Gonçalves, um dos 'reforços' dos espanhóis para a nova época, é um dos destaques dos eleitos da formação continental profissional, o segundo escalão do ciclismo mundial, ao lado do russo Sergei Chernetskii, sétimo classificado em 2015.

Entre as equipas que anunciaram hoje os ciclistas está a alemã BORA-hansgrohe, terceira classificada no ranking WorldTour em 2018, que será liderada pelo sprinter alemão Pascal Ackermann, numa seleção que conta ainda com Maciej Bodnar, campeão polaco do contrarrelógio, e o austríaco Patrik Konrad, sétimo na última Volta a Itália.

A UAE Team Emirates tem em Rui Costa a principal ausência, uma vez que o campeão do mundo de fundo de 2013 vai correr o UAE Tour, com início marcado para o último dia da algarvia.

Também os irmãos Ivo e Rui Oliveira, contratações da equipa dos Emirados Árabes Unidos, falham a prova portuguesa mais bem cotada do calendário mundial, uma vez que estarão em prova nos Mundiais de pista três dias depois do fim da corrida.

Assim, o italiano Fabio Aru, vencedor da Volta a Espanha em 2015, será o líder da formação, que conta com o italiano Simone Consonni e o croata Kristijan Durasek, entre outros.

Ao todo, a corrida portuguesa de escalão 2.HC vai ser disputada por 24 equipas, 12 delas do pelotão WorldTour, como a Sky, que venceu em 2018 com o polaco Michal Kwiatkowski, a Katusha-Alpecin ou a Trek-Segafredo, arrancando a 20 de fevereiro de Portimão e terminando no Malhão, no dia 24.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve”

 
Apostas fortes da Bora, Team Emirates e Caja Rural

Por: José Carlos Gomes

As equipas Bora-hansgrohe, UAE Team Emirates e Caja Rural-Seguros RGA escolheram corredores de primeiro plano para a 45.ª Volta ao Algarve, a disputar entre 20 e 24 de fevereiro.

Terceira classificada no ranking coletivo de 2018, a germânica Bora-hansgrohe apresenta-se na corrida portuguesa com aspirações a discutir etapas e a classificação geral. Pascal Ackermann, campeão da Alemanha de fundo e um dos sprinters do WorldTour com mais vitórias em 2018 – nove triunfos -, é um dos candidatos a vencer a primeira e a quarta etapa, com previsível chegada em pelotão.

Maciej Bodnar, campeão da Polónia de contrarrelógio, é um nome a ter em conta na terceira etapa, um exercício individual de 20,3 quilómetros, a disputar em Lagoa. O tridente mais destacado da Bora-hansgrohe completa-se com o corredor da equipa que conseguiu o melhor resultado em grandes voltas na temporada de 2018, o austríaco Patrik Konrad, sétimo na Volta a Itália. Estão ainda convocados os alemães Andreas Schillinger, Michael Schwarzmann e Rüdiger Selig, além do luxemburguês Jean-Pierre Drucker.

Também do WorldTour, a UAE Team Emirates participa na Volta ao Algarve com uma das principais estrelas do plantel, o italiano Fabio Aru, vencedor da Volta a Espanha em 2015. Num bloco misto de experiência e juventude, a formação árabe traz ao Algarve dois jovens com provas dadas nas chegadas ao sprint, o italiano Simone Consonni e o belga Jasper Philipsen, aos quais se juntam o bielorrusso Alexandr Riabushenko, campeão europeu de sub-23 em 2016, o croata Kristijan Đurasek e os italianos Valerio Conti e Roberto Ferrari.

Os portugueses da equipa não estarão presentes, uma vez que os gémeos Ivo e Rui Oliveira participam no Mundial de Pista, que começa três dias depois da Volta ao Algarve, e Rui Costa é desejado pelos patrocinadores do novo UAE Tour, que se inicia no dia em que termina a corrida portuguesa. 

A espanhola Caja Rural-Seguros RGA, formação continental profissional, decidiu apresentar-se na Volta ao Algarve com as principais contratações para 2019. Entre os selecionados está o campeão português de fundo e de contrarrelógio, Domingos Gonçalves. Ao minhoto junta-se no lote das estrelas da equipa o russo Sergei Chernetskii, corredor com vários anos de experiência no WorldTour e candidato às primeiras posições na geral, numa corrida em que conseguiu o sétimo lugar em 2015.

Nas chegadas ao sprint, a Caja Rural-Seguros RGA conta com os préstimos do italiano Matteo Malucelli, que chega em 2019 ao bloco espanhol depois de uma época em que conquistou sete vitórias e vários lugares de honra. O alinhamento completa-se com o uruguaio Mauricio Moreira e com os espanhóis Jon Aberasturi, Antonio Molina e Gonzalo Serrano.

A Volta ao Algarve é uma corrida de classe 2.HC, a mais elevada do circuito Europe Tour. Será disputada por 24 equipas, entre as quais 12 do WorldTour, o topo da modalidade.

 

Equipas
 

WorldTour

Bora-hansgrohe, CCC Racing Team, Deceuninck-Quick Step, Groupama-FDJ, Lotto Soudal, Team Dimension Data, Team Jumbo-Visma, Team Katusha Alpecin, Team Sky, Team Sunweb, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

 

Continental Profissional
 

Caja Rural-Seguros RGA, Cofidis, W52-FC Porto e Wanty-Groupe Gobert

 

Continental

Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild e Vito-Feirense-PNB.

 

Etapas
 

20 de Fevereiro - 1.ª Etapa: Portimão - Lagos, 199,1 km

21 de Fevereiro - 2.ª Etapa: Almodôvar - Fóia, 187,4 km

22 de Fevereiro - 3.ª Etapa: Lagoa - Lagoa, 20,3 km (CRI)

23 de Fevereiro - 4.ª Etapa: Albufeira - Tavira, 198,3 km

24 de Fevereiro - 5.ª Etapa: Faro - Malhão, 173,5 km

 

Últimos Vencedores da Volta ao Algarve
 

2018 - Michal Kwiatkowski (Team Sky)

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 – Geraint Thomas (Team Sky)

2015 – Geraint Thomas (Team Sky)

2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 – Richie Porte (Sky)

2011 – Tony Martin (HTC-Highroad)

2010 – Alberto Contador (Astana)

2009 – Alberto Contador (Astana)

Fonte: FPC