segunda-feira, 25 de julho de 2022

“Taça de Portugal triatlo: Olímpico e CNATRIL triunfam nos Rios Ibéricos”


O Outsystems Olímpico de Oeiras e o CNATTRIL venceram o triatlo dos Rios Ibéricos, na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. A prova contou para a classificação coletiva da Taça de Portugal e foi ganha, em termos individuais, por Pedro Gaspar (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Inês Oliveira (Sporting Clube de Portugal).

Entre-os-Rios é já um dos destinos marcantes do triatlo português, quer pela beleza da paisagem, quer pelo a forma hospitaleira como a região recebe os amantes da modalidade. Este domingo (24 de Julho), a festa foi feita pelos homens do Ousystems Olímpico de Oeiras, e pelas mulheres do CNATRIL.

Nas provas de qualificação Youth,  destaque para os triunfos de Pedro Afonso Razões (CN Torres Novas) e de Cassilda Carvalho (SL Benfica).

Todos os resultados aqui:

https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/resultados-2022/20220724ftp001/

Fonte; Federação Triatlo Portugal

“Taça do Mundo triatlo: Pereira sétimo em Pontevedra quer “sempre mais”


João Pereira terminou a Taça do Mundo de Pontevedra, em Espanha, na sétima posição, enquanto Miguel Tiago Silva foi 32º.  No final da prova, o olímpico português mostrou-se satisfeito com o desempenho, numa start list bem recheada, mas confessou que quer “sempre mais e melhor”.

Como o speaker disse antes de alinhar “era o único atleta que tinha participado na primeira edição do triatlo de Pontevedra, fazia 15 anos. Nesse momento, para mim já tinha valido a pena estar presente. Estar há 15 anos a dar o meu melhor, a representar o meu país ao mais alto nível e ter a oportunidade de fazer o que mais gosto, só por isso, tudo vale a pena. O resultado não controlamos. Estou satisfeito, mas, como todos os atletas, quero sempre mais e melhor”, explicou João Pereira.

“Puras”, como é conhecido na modalidade, terminou os 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida em 01:47:57, o mesmo tempo do que o sexto classificado, o alemão Johannes Vogel, e a um segundo de Genis Graus, quinto da geral. A vitória foi para o espanhol Sergio Baxter Cabrera.

Miguel Tiago Silva, o outro atleta português em prova, completou o percurso em 01:50:48, terminando na 32ªa posição.

Todos os resultados aqui:

https://triathlon.org/events/event/2022_world_triathlon_cup_pontevedra

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Marta Cavalli com queda grave no Tour de França Feminino”


Por: José Morais

Foi sem dúvida uma queda muito horrível que Marta Cavalli da equipa FDJ Suez sofreu hoje na segunda etapa do Tour de França Feminino, num dia que surgiram diversos acidentes com várias corredoras.

Marta Cavalli sofreu um grave acidente quando outra ciclista lhe tocou na bicicleta por trás quando circulavam a alta velocidade, estavam a vinte cinco quilómetros da linha de chegada, com a ciclista italiana a ter de abandonar com um forte golpe na cabeça, estando hospitalizada para observação, mas sem fraturas, ela que era uma das favoritas da prova.

“Marianne Vos vence segunda etapa e arrebata liderança da Volta a França feminina”


Dia marcado pelo vento e um ataque decisivo a 20 quilómetros da meta

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A ciclista holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) venceu esta segunda-feira a segunda etapa da Volta a França feminina, de que é agora líder da geral após um dia marcado pelo vento e um ataque decisivo a 20 quilómetros da meta.

Vos, de 35 anos, cumpriu os 136,4 quilómetros entre Meaux e Provins em 3:14.02 horas, batendo sobre a meta duas 'escapadas' que chegaram com o mesmo tempo: a italiana Silvia Persico (Valcar-Travel & Service), segunda, e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon SRAM), terceira.

A movimentação decisiva aconteceu à entrada para os últimos 20 quilómetros e permitiu a troca nos lugares da frente da geral, em que Vos lidera com 10 segundos de vantagem sobre Persico e 12 sobre Niewiadoma.

A neerlandesa Lorena Wiebes (DSM), que liderava, caiu para sexta, agora a 35 segundos.

O dia ficou marcado pelo muito vento, com rajadas que chegaram aos 45 quiómetros por hora, o que ajudou a selecionar o pelotão, mas também levou a várias quedas, com uma delas, talvez a mais violenta, a afastar uma das grandes 'estrelas' da edição pioneira do Tour feminino.

A italiana Marta Cavalli (FDJ-Suez-Futuroscope), segunda na Volta a Itália deste ano, bateu com a cabeça e, apesar de ter tentado continuar, acabou por abandonar a corrida, num revés para um ano fulgurante: venceu a Flèche Wallonne e a Amstel Gold Race, além do Mont Ventoux Denivélé Challenge.

O acidente deu-se quando a campeã australiana de fundo, Nicole Frain (Parkhotel Valkenburg), não conseguiu travar antes de uma queda coletiva, embatendo na italiana, que agora, explica a equipa, vai realizar exames para avaliar a gravidade das "lesões cranianas" que sofreu.

Além de Cavalli, outra italiana, Gaia Masetti (AG Insurance - NXTG), acabou por abandonar, assim como a alemã Laura Sübelmich (Plantur-Pura), a fazer exames para descobrir possíveis fraturas. A francesa Maeva Squiban concluiu a etapa, mas "não conseguia andar", revelou a equipa Stade Rochelais, e por isso fará ainda hoje "um raio X".

Na terça-feira, a terceira de oito etapas liga Reims a Épernay em 133,6 quilómetros, num dia com quatro contagens de montanha, três de quarta categoria e uma de terceira, e uma ligeira inclinação até à meta.

Fonte: Record on-line

“Arnaud de Lie vence terceira etapa da Volta à Valónia, Alaphilippe abandona”


A geral continua a ser encabeçada pelo australiano Robert Stannard

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista belga Arnaud de Lie (Lotto Soudal) venceu esta segunda-feira ao sprint a terceira etapa da Volta à Valónia, num dia marcado pelo abandono do bicampeão mundial, o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl).

De Lie, de 20 anos, foi o mais rápido de um grupo de 20 ciclistas que chegaram com as mesmas 4:39.22 horas necessárias para cumprir os 195,6 quilómetros entre Vise e Rochefort.

O eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) foi segundo, com o francês Axel Laurance (B&B Hotels -- KTM) no terceiro posto.

Rui Oliveira (UAE Emirates) esteve em bom plano e foi 22.º, a quatro segundos do vencedor, enquanto o irmão e colega de equipa, Ivo Oliveira, voltou a integrar a fuga do dia, cortando depois a meta em 111.º, a 48.

A geral continua a ser encabeçada pelo australiano Robert Stannard (Alpecin-Deceuninck), com quatro segundos de vantagem para o belga Loïc Vliegen (Intermarché-Wanty-Gobert), segundo, e seis para o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek-Segafredo), terceiro.

Fora das contas ficou o vencedor da primeira etapa e figura de proa do pelotão da 43.ª edição da corrida, Julian Alaphilippe, após um teste positivo à covid-19.

Nas redes sociais, o bicampeão mundial de 29 anos revelou estar "triste", mas à espera de "dias melhores", depois de ter ficado fora do Tour, apontando à Volta a Espanha como próximo grande objetivo.

Na terça-feira, a quarta e penúltima etapa liga Durbuy a Couvin em 200,8 quilómetros, com três contagens de montanha de primeira categoria e duas de segunda na 'ementa' do dia.

Fonte: Record on-line

“W52-FC Porto confia em ciclistas suspensos mas lutará pela Volta a Portugal com outros”


Equipa sublinha que se encontra "a colaborar ativamente com as entidades Reguladoras e Fiscalizadoras do ciclismo em Portugal”

 

Por: Lusa

Foto: W52-FCP

A W52-FC Porto reiterou esta segunda-feira confiar nos oito ciclistas suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), clarificando que alinhará na 83.ª Volta a Portugal com outros corredores "para lutar pela vitória na estrada".

"Face às últimas notícias veiculadas pela comunicação social a propósito da suspensão preventiva de oito dos seus atletas, a W52-FC Porto vem esclarecer que sempre pugnou pela verdade e o fair-play desportivo, bem como pela condenação do uso de quaisquer substâncias dopantes", começa por dizer o comunicado assinado por Adriano Quintanilha, o 'patrão' da equipa, e publicado no site oficial do FC Porto.

A nota indica que a equipa, que se encontra "a colaborar ativamente com as entidades Reguladoras e Fiscalizadoras do ciclismo em Portugal, designadamente a Federação Portuguesa de Ciclismo e a ADoP, em busca da verdade desportiva", alinhará na próxima Volta a Portugal sem "os atletas suspensos".

"Os resultados alcançados nos últimos anos, com indiscutível mérito desportivo, continuam, não obstante, a justificar a confiança que a equipa deposita nos ciclistas entretanto suspensos preventivamente pela ADoP, cuja presunção de inocência se mantém intacta até prova em contrário", acrescenta.

Em 15 de julho, oito ciclistas e dois elementos do staff da W52-FC Porto foram suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) no âmbito da operação 'Prova Limpa'.

No dia seguinte, a identidade de seis desses ciclistas foi conhecida quando os mesmos foram impedidos de alinhar na terceira etapa do Grande Prémio Douro Internacional, que acabou por ser conquistado por José Neves, o único representante da equipa que continuou em prova.

Foram afastados Ricardo Vilela e José Gonçalves, além de quatro antigos vencedores da Volta a Portugal: João Rodrigues (2019), Rui Vinhas (2016), Ricardo Mestre (2011) e Joni Brandão, que 'herdou' a vitória na edição de 2018 depois da desclassificação, por doping, do também dragão Raúl Alarcón.

Na sexta-feira, a organização da Volta a Portugal confirmou a presença da W52-FC Porto na 83.ª edição da prova, que decorre entre 4 e 15 de agosto, entre Lisboa e Gaia, com o diretor, Joaquim Gomes, a argumentar que a equipa não está suspensa e que poderia participar com outros corredores contratados na 'janela de novas inscrições', que abre em 01 de agosto.

Hoje, Quintanilha defendeu que a participação dos 'dragões' na corrida 'rainha' do calendário nacional "trará uma motivação acrescida a todos os atletas e dirigentes, que saberão lutar pela vitória na estrada, honrando um clube e uma equipa que tem vindo a dominar o panorama do ciclismo nacional com indiscutível mérito".

Além dos ciclistas que alinhavam no GP Douro Internacional, a W52-FC Porto conta ainda nas suas fileiras com Amaro Antunes, três vezes vencedor e bicampeão em título da Volta (2021, 2020 e 2017), Jorge Magalhães, Samuel Caldeira e Daniel Mestre, estes últimos também suspensos, segundo confirmou Quintanilha ao 'Record'.

No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação 'Prova Limpa', a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

"A operação policial, envolvendo um total de cerca de 120 elementos provenientes da Diretoria do Norte e ainda das Diretorias do Centro e do Sul, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Vila Real e Guarda, contou ainda com a colaboração da ADoP", detalhou a PJ, em 24 de abril.

A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da Volta a Portugal, mas os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, foram-lhe retirados também por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas".

Fonte: Record on-line

“Simon Yates vence clássica Villafranca-Ordízia”


Rui Costa (UAE Emirates) foi o único português a concluir a corrida, no 118.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco) venceu esta segunda-feira a solo a Prova Villafranca - Clássica de Ordízia, o segundo triunfo na corrida para o campeão da Volta a Espanha de 2018.

Yates, de 29 anos, repetiu o triunfo de 2016, ao cumprir os 165,7 quilómetros, com início e fim em Ordízia, em 3:52.51 horas, na sexta vitória do ano, depois de duas etapas na Volta a Itália, duas na Volta às Astúrias e outra no Paris-Nice.

Um pelotão reduzido chegou a 10 segundos do vencedor, no qual o neozelandês Dion Smith fez a 'dobradinha' para a BikeExchange-Jayco, à frente do espanhol Xavier Cañellas (Java-Kiwi Atlántico), terceiro.

Rui Costa (UAE Emirates) foi o único português a concluir a corrida, no 118.º posto, a mais de 18 minutos, enquanto Daniel Viegas (EOLO Kometa) abandonou.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas na prova de apuramento Youth em Entre-os-Rios”


Pedro Afonso Razões venceu a prova de apuramento Youth

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Pedro Afonso Razões do Clube de Natação de Torres Novas, venceu a Prova de Apuramento Youth (escalão de Cadetes) que se realizou em Entre-os-Rios, no domingo, 24 de julho, uma prova que teve como objetivo o apuramento para o Campeonato da Europa de Youth, que terá lugar em La Baule, França, no próximo mês de setembro.

Esta prova de apuramento foi disputada em distância super-sprint (300m/natação, 8kms/ciclismo e 2000m/corrida), com Pedro Afonso Razões e Manuel Bartolomeu a saírem destacados no segmento de natação juntamente com um atleta do Alhandra, Rodrigo Piçarra, e a manterem-se desta forma no segmento de ciclismo.


A vitória acabou por fazer sorrir o atleta torrejano Pedro Afonso Razões no segmento de corrida, que num sprint final bateu em cima da linha da meta o atleta do Alhandra. Manuel Bartolomeu terminou na 3ªposição, e ficou também dentro dos critérios de apuramento para o Campeonato da Europa de Youth.

Ainda em ação nesta prova de apuramento, estiveram mais 3 atletas do Clube de Natação de Torres Novas. Martim Salvador, alcançou o 9º lugar, enquanto Francisco Borges terminou na 15ª posição. No setor feminino, esteve presente apenas uma atleta torrejana, Claúdia Orvalho que concluiu a sua prova na 13ª posição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados António Barbio fecha GP Anicolor na 2ª posição após exibição coletiva de grande nível”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua participação no Grande Prémio Anicolor, uma ligação de 175 quilómetros que ligou Fermentelos a Águeda. Prova onde a equipa se apresentou uma vez mais a bom nível, e no final António Barbio esteve naquela que viria a ser a movimentação decisiva e viria a terminar na 2ª posição.


Parte inicial bastante rápida, percorrida maioritariamente em terreno plano onde saiu uma fuga numerosa nos quilómetros iniciais. Neste grupo estávamos representados por Francisco Morais, que salvaguardava a nossa posição na frente da corrida, fazendo com que os restantes elementos seguissem mais resguardados no pelotão.

Os últimos 40 quilómetros eram marcados pelas maiores dificuldades do dia, onde o grupo em fuga foi perdendo unidades e pelotão se acercava cada vez mais. Francisco Morais resistiu bastante bem e esteve na frente da corrida após passada a primeira dificuldade. No pelotão alguns ataques onde António Barbio se isolava na companhia de Maurício Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) e juntos abordariam o Prémio de Montanha de Talhadas.


Já nos últimos metros da subida, António Barbio acabaria por ceder alguns metros, no entanto nunca baixou os braços, lutou com todas as forças e no final arrancou um brilhante 2º lugar debaixo de fortes aplausos em Águeda. Um excelente momento de forma do corredor natural de Sobral de Monte Agraço que vem igualmente de um 2º lugar na 3ª Etapa do Troféu Joaquim Agostinho.

Toda a equipa esteve uma vez mais muito forte coletivamente, onde no grupo perseguidor Gonçalo Amado arrancou um 4º lugar e Pedro Pinto foi o 9º a cortar a linha de meta. Resultados muito positivos, onde sobressaiu o 2º lugar na Classificação por Equipas.


A próxima competição será bastante especial para a nossa equipa, é o Grande Prémio de Mortágua – Pedro Silva, corrida na nossa terra onde iremos uma vez mais honrar a memória do nosso mentor Pedro Silva.

 

Classificação Etapa

Fermentelos - Águeda: 175 Kms

 

1.º Maurício Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor), 3h59m23s

2.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m51s 4.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m10s 9.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m10s

32.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 13m11s 35.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt


 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 12h04m51s

2.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 1m30s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira conquista 6.º Grande Prémio Anicolor em casa”


Fotos: Paulo Gaudêncio / Anicolor

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi o grande vencedor da 6.ª edição do Grande Prémio Anicolor, ao conquistar em casa a sua primeira vitória da época. Um triunfo em solitário, com chegada a Águeda, após 170 km que tiveram início em Fermentelos, junto ao campo do Sporting Clube de Fermentelos, que organizou a prova em colaboração com o Clube Desportivo Fullracing.


Foi uma corrida com várias movimentações, onde numa primeira fase foram disputadas as Metas Volantes, em terreno plano, por um grupo alargado de corredores, seguindo-se a montanha, que selecionou os mais fortes e aqueles que almejavam a vitória. Mauricio Moreira conseguiu ganhar vantagem ao pelotão, que se transformara num grupo alargado, na companhia de António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

O uruguaio da Glassdrive / Q8 / Anicolor revelou-se mais forte, isolando-se para correr atrás da sua primeira vitória da época. Já António Barbio ficou para trás, sendo o 2.º classificado, ao chegar 01m51s depois de Mauricio Moreira. Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO) fechou o pódio, na 3.ª posição, a 03m10s.


“A corrida significou muito para mim, porque deu-me confiança extra para a Volta a Portugal e para o que resta da época, visto que não tem sido a melhor temporada, sempre com doenças e lesões. Estas circunstâncias não estavam a ajudar na minha preparação para a Volta. Não me estava a sentir muito bem. Mas hoje foi um ponto de viragem e se calhar daqui para a frente começo a ver as coisas com outros olhos e com mais esperança. Mas como digo sempre, é 99% o trabalho da equipa, porque são eles que acreditam sempre. Mesmo eu estando menos bem, transmitem sempre tranquilidade e acreditam e hoje não foi diferente. Acreditaram em mim, controlaram praticamente a corrida toda para eu ter uma oportunidade e fazer as coisas bem. Aproveitei isso ao máximo e consegui ganhar! É uma alegria muito grande vencer em casa e é muito importante para mim por representar um ponto de viragem”, disse Mauricio Moreira.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “foi uma bonita vitória! Ganhar em casa, em Águeda, é sempre bastante importante. É ganhar na nossa terra e na terra dos nossos patrocinadores, como o Sr. Sampaio da Anicolor e como o Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, assim como todos os aguedenses. É importante para nós e para toda a equipa. Trabalhámos de forma que pudéssemos dar esta vitória a todos os nossos adeptos e fãs e o Maurico também a merecia muito. Tem sido um ano um bocadinho difícil devido à Covid e a uma lesão. Mas as coisas foram bem encaminhadas e toda a equipa, staff e os nossos patrocinadores estão de parabéns”.

 

Classificações:

6º Grande Prémio Anicolor Fermentelos – Águeda 170 km

Classificação individual na etapa

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h59m23s

2.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 01m51s

3.º Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO), a 03m10s

17.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m21s

18.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

36.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13m16s

DNF Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

 

Classificação geral individual - Amarela

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h59m23s

2.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 01m51s

3.º Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO), a 03m10s

17.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m21s

18.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

36.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13m16s

 

Classificação geral equipas

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 12h04m51s

 

Classificação geral montanha - Azul

 

1.º Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), 11 Pontos

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos

4.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

 

Classificação geral juventude - Branca

 

1.º Javier Ibañez (Caja Rural / Alea), 04h02m33s

17.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h12m39s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“ABTF Betão-FEIRENSE Ivo Pinheiro e Viktor Manakov protagonistas na fuga do GP Anicolor”


Fotos: Helena Dias

A  ABTF Betão-FEIRENSE disputou a 6.ª edição do Grande Prémio Anicolor, num total de 170,6 quilómetros entre Fermentelos e Águeda. Ivo Pinheiro e Viktor Manakov foram os protagonistas feirenses da fuga de 13 corredores, que se mantiveram na frente até à aproximação dos três prémios de montanha do dia, localizados na segunda parte do percurso.


Ivo Pinheiro foi dos últimos resistentes da fuga a ser alcançado pelo grupo de favoritos à vitória da jornada, de onde se destacou o uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), que seguiu em solitário à falta de cerca de 30 quilómetros e triunfou em Águeda. André Cardoso e Ivo Pinheiro foram os primeiros corredores da ABTF Betão-FEIRENSE a cruzar a meta em 16.º e 19.º lugares, respetivamente. Por equipas, o coletivo feirense fechou na sexta posição.

 

Classificação Geral:

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 3h59m23s

2.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a 1m51s

3.º Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO) a 3m10s

16.º André Cardoso (ABTF Betão-FEIRENSE) a 3m21s

19.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 3m31s

21.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 11m38s

28.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 13m05s

29.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 13m11s

30.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) mt

DNF Viktor Manakov (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

Geral Equipas:

 

1.ª Glassdrive-Q8-Anicolor 12h04m51s

6.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 11m48s

 

Geral Montanha:

 

1.º Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel) 11

5.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) 3

 

Geral Metas Volantes:

 

1.º André Rodrigues (S.M.Feira/Segmento d’Epoca/Reol) 13

4.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) 1

 

Geral Juventude:

 

1.º Javier Ibanez (Caja Rural-Alea)

14.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE)

15.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Julho

 

31/07, GP Mortágua – Pedro Silva (1.12)

Fonte: ABTF Betão-FEIRENSE

“Mauricio Moreira triunfa em Águeda no 6.º Grande Prémio ANICOLOR”


Por: Marta Varandas

Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) conquistou, isolado, a 6.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR, sendo o primeiro a cruzar a meta na Avenida 25 de Abril, em Águeda, com muito público a aplaudir aquela que foi também a sua primeira vitória da temporada. Seguiu-se António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), no 2.º posto, a 01m51s do vencedor, com Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO) a fechar o pódio, na 3.ª posição, a 03m10s.


A corrida teve partida em Fermentelos e chegada a Águeda, num percurso com 170 km que cruzou os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro, Anadia e Mealhada. Houve três fases distintas. No início um grupo alargado de corredores disputou as quatro Metas Volantes, em território plano, com André Rodrigues (Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL) a destacar-se, ao vencer a Geral desta classificação.

Já nas subidas foi a vez dos trepadores investirem, em busca da Classificação da Montanha, com Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel) a conseguir esse objetivo.


Foi também a montanha que selecionou os mais fortes e aqueles que almejavam a vitória. Mauricio Moreira e António Barbio ganharam vantagem ao pelotão, que nesta fase não passava de um grupo alargado. O uruguaio acabou por revelar o seu poderio, isolando-se para correr atrás da sua primeira vitória da época. António Barbio ficou para trás, mas nunca se deixou alcançar pelos perseguidores, sendo o segundo a chegar e Tiago Leal o terceiro.

Javier Ibañez (Caja Rural / Alea) foi o melhor na Juventude e também o melhor corredor das Equipas de Clube. A Glassdrive / Q8 / Anicolor ganhou a Geral por Equipas.


A organização, a cargo do Sporting Clube de Fermentelos, fez um balanço da prova “muito positivo, tendo tudo corrido conforme previsto, sem percalços de maior. Estamos certos de que contribuímos para um bonito dia de ciclismo, honrando a modalidade e com a esperança de que a edição que se segue chegue ainda mais forte”, avançou Fernando Sampaio, diretor da corrida e presidente do Sporting Clube de Fermentelos.

 

Resumo das cinco Camisolas atribuídas no 6.º Grande Prémio ANICOLOR:

 

Camisola Amarela Câmara Municipal de Águeda – Vencedor da Classificação Geral Individual: Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor);

 

Camisola Azul San Antonio Alexba – Líder da Classificação Geral da Montanha: Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel);

 

Camisola Branca Estores Limite – Vencedor da Classificação da Juventude, Sub-23: Javier Ibañez (Caja Rural / Alea);

 

 Camisola Verde Pervedant – Vencedor da Classificação Geral das Metas Volantes: André Rodrigues (Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL);

 

Camisola Vermelha Dubral – Classificação Melhor Ciclista Equipas de Clube: Javier Ibañez (Caja Rural / Alea).

Fonte: Organização do 6.º Grande Prémio ANICOLOR

“Última hora…Já se inscreveu…Inscrições até 29 de Julho”


“33º Passeio de Cicloturismo “Vinha em Flor”

 

Dia 31 de Julho de 2022

Concentração Largo São João Batista em Palmela 8 horas - Partida 9 horas

 

Por: José Morais

Cartaz: Associação Desportiva Palmelense

Depois de um interregno de dois anos motivado pela pandemia, a Associação Desportiva Palmelense leva para a estrada a 33ª edição do seu passeio de cicloturismo “Vila em Flor”, um evento em que a organização promete uma excelente manhã de fortes pedaladas, num convívio muito salutar.

O passeio que terá um percurso de 61 quilómetros, será percorrido pelo concelho de Palmela, com passagens por; Volta da Pedra, Palmela Gare, Lau, Lagameças, Poceirão e Fernando Pó, aqui terminará a primeira parte do passeio, onde os participantes terão um abastecimento líquido e sólido.

De volta à estrada, a segunda parte do passeio vai passar por; Bairro da Margaça, Agualva, Bairro Padre Norberto e Aires, com a chegada ao local da partida, de referir que o último quilómetro e meio (1,5 kms), será efetuado em “Roda Livre” onde o primeiro participante a chegar ao topo da subida, terá à sua espera um prémio surpresa, oferecido pela empresa de vestuário Desportivo Pacto.

 

Informação especial sobre as inscrições:

 

A organização, a Associação Desportiva Palmelense informa de que o passeio se destina a todos os cicloturistas femininos ou masculinos, sejam eles de equipas ou individuais, e todos os participantes estarão abrangidos por um seguros desportivo, e para fazerem a sua inscrição terão de dar os seguintes dados:

Equipas” : Nome da equipa, localidade, nome do participante, número de cartão de cidadão e data de nascimento.

“Individuais” : Nome do participante, número de cartão de cidadão e data de nascimento.

“Nota” : Caso os participantes sejam de equipas ou individuais, e os mesmos sejam sócios da “Federação Portuguesa de Ciclismo” apenas necessitam que tenham a quota atualizada, e informar o seu número de associado da “FPC”.

A organização com esta medida, quer assegurar assim a segurança de todos, para que qualquer cicloturista possa pedalar em segurança, e se o azar bater à porta de algum, o mesmo possa ter garantido um seguro que lhes garanta as despesas, para não ter depois surpresas com alguns seguros que possam possuir.

No final do passeio, todos os participantes terão direto a receber lembranças, destacando-se troféu para a equipa mais numerosa, troféu para a equipa mais distante, troféu por equipa que terá de ter no “mínimo 5 cicloturistas”, troféu para o participante feminino e masculino mais novo, e troféu para o participante sénior mais velho feminino ou masculino. 

 

“As inscrições terão de ser feitas até ao dia 29 de julho”

 

Para informações e inscrições:

Associação Desportiva Palmelense – Telefone: 933 284 016

E-mail: adpalmelense@gmail.com

 

Depois de dois anos parados, o cicloturismo regressou à estrada, apesar de lentamente os passeios irem surgindo, e os mesmos prometerem bons momentos, aqueles de que os amantes da modalidade tanto desejavam, e possuem muitas saudades, Palmela estará à espera de muitos participantes, para uma boa manhã de fortes pedaladas e bons momentos, com uma organização e esmerar-se em dar o seu melhor.

Participem, marque já na sua agenda, o passeio promete, e nós iremos estar lá para recolher os melhores momentos, será o regresso da Revista Notícias do Pedal à estrada depois da longa pausa, muitas fotos, vários diretos no Facebook, uma reportagem completa do evento a não perder.

Um passeio recomendado pela Revista Notícias do Pedal.

Votos de bons passeios, boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com