segunda-feira, 27 de novembro de 2023

“Tobias Foss troca Jumbo-Visma pela "equipa de sonho" INEOS”


Ciclista norueguês, campeão mundial de contrarrelógio em 2022, assinou pela equipa britânica por três temporadas

 

Por: Lusa

O norueguês Tobias Foss, surpreendente campeão mundial de contrarrelógio em 2022, trocou a Jumbo-Visma pela INEOS, a sua "equipa de ciclismo favorita" com qual assinou por três temporadas, foi esta segunda-feira anunciado.

"A INEOS está encantada de anunciar que Tobias Foss, o antigo campeão mundial de contrarrelógio, vai juntar-se à equipa a partir de 1 de janeiro de 2024. O norueguês de Lillehammer, de 26 anos, que se tornou profissional em 2020, assinou um contrato de três anos, válido até ao final de 2026", lê-se no site da equipa britânica.

Vencedor da Volta a França do futuro em 2019, o reforço da INEOS espantou o mundo do ciclismo em 2022, ao sagrar-se campeão mundial de contrarrelógio, impondo-se a estrelas do pelotão como o belga Remco Evenepoel.

No entanto, o duas vezes campeão norueguês da especialidade (2021 e 2022) e de fundo em 2021 teve dificuldades em afirmar-se na Jumbo-Visma, não integrando nenhum dos elencos que conquistou uma inédita trilogia nas grandes Voltas para a formação neerlandesa esta temporada.

"Quando tinha 14 anos e comecei no ciclismo, Edvald Boasson Hagen e a Sky tornaram-se os meus ídolos e a minha equipa favorita. Depois disso, o Chris [Froome], o Bradley [Wiggins] e o Geraint [Thomas] inspiraram-me enquanto sonhava com a Volta a França. Tudo isto fez com a INEOS Grenadiers a minha equipa de sonho", admitiu Foss, citado em comunicado.

Além da surpreendente mudança do norueguês, também hoje foram anunciadas as contratações pela agora denominada Decathlon-AG2R La Mondiale do francês Victor Lafay, vencedor da segunda etapa do Tour'2023 e atualmente na Cofidis, e do irlandês Sam Bennett, que chegou a ser um dos melhores sprinters do pelotão, mas passou (mais) uma temporada discreta na BORA-hansgrohe.

No dia em que revelou que a Decathlon irá ser a nova patrocinadora principal nos próximos cinco anos, a equipa francesa também comunicou a chegada de Lafay e Bennett e outros quatro reforços, com destaque para Bruno Armirail, campeão francês de contrarrelógio em 2022 e 'vice' este ano.

Fonte: Record on-line

“Soudal Quick-Step confirmada na 50.ª Volta ao Algarve”


Equipa belga fará a 18.ª participação consecutiva na prova

 

Por: Lusa

A Soudal Quick-Step, equipa do belga Remco Evenepoel, vai estar na 50.ª Volta ao Algarve em bicicleta, anunciou esta segunda-feira a organização da prova, que tem já 10 formações World Tour confirmadas.

Terceira no ranking mundial de 2023, a Soudal Quick-Step terá a 18.ª participação consecutiva na Algarvia, corrida em que é também dos coletivos de maior sucesso nas duas últimas décadas.

A estrutura belga venceu a classificação geral em cinco ocasiões, por intermédio de Remco Evenepoel (2020 e 2022), Michal Kwiatkowski (2014), Tony Martin (2013) e Stijn Devolder (2008), e, desde 2007, somou 24 triunfos de etapa na única prova portuguesa por etapas no circuito Pro Series.

Nas últimas semanas, a comunicação social belga tem insistido que Remco Evenepoel, vencedor da Vuelta'2022 e uma das maiores figuras do pelotão mundial, irá marcar presença na Algarvia, no início de uma época em que deverá ter a Volta a França e os Jogos Olímpicos Paris'2024 como grandes objetivos.

A Soudal Quick-Step é a mais recente formação do World Tour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, a ser confirmada na 50.ª edição, depois da UAE Emirates (Emirados Árabes Unidos), das norte-americanas Lidl-Trek e EF Education-EasyPost, das francesas Arkéa-B&B Hotels e Groupama-FDJ, da cazaque Astana, da alemã BORA-hansgrohe, da neerlandesa dsm-firmenich e da também belga Alpecin-Deceuninck.

Também esta segunda-feira a organização da Algarvia, que decorre entre 14 e 18 de fevereiro, anunciou a presença da espanhola Caja Rural, que cumprirá a 14.ª participação consecutiva.

A equipa do português Iúri Leitão junta-se à norueguesa Uno-X e à suíça Tudor, as outras formações Pro Teams, a segunda divisão do ciclismo mundial, já confirmadas.

Fonte: Record on-line

“Começamos a semana com o anúncio da contratação de mais uma cara nova, que vai estrear-se na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024 e de quem se espera muito na nova época”


José Sousa faz a sua estreia na Sabgal / Anicolor na nova época

 

Por: Marta Varandas

José Sousa: Mais uma estreia na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024. Vem de Lordelo, Paredes, com o entusiasmo de dar o seu melhor e crescer na estrutura. Um sprinter com muito potencial, tem dado mostras da sua evolução e talento nos últimos anos e para o Diretor Desportivo Rúben Pereira, será uma das revelações da nova temporada. 

José Sousa vai fazer a sua estreia na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor na nova época. Esta é mais uma das novas contratações para 2024, com um jovem reforço que tem dado mostras do seu talento e evolução, sobretudo neste 2023, onde ergueu os braços pela primeira vez como corredor profissional. Para o diretor desportivo Rúben Pereira, José Sousa será uma das revelações de 2024 e um corredor que vai ter uma rápida evolução na equipa, afirmando-se no ciclismo profissional.

José Miguel Teles de Sousa é português e tem 24 anos (16/07/1999). É natural de Lordelo, Paredes e a paixão pelo ciclismo começou bem cedo, motivada pelo pai, o ex-corredor profissional José Sousa, que o lançou na modalidade. Assume-se como um sprinter e rolador, sendo um corredor muito polivalente e muito capaz. Chega da Kelly-Simoldes-UDO, formação onde esteve ao longo de cinco anos consecutivos.

Do seu palmarés, a vitória que se destaca é da época que agora terminou, quando conquistou a 4.ª Etapa do Grande Prémio Douro Internacional, um dia que dificilmente esquecerá, porque representa o primeiro triunfo enquanto corredor profissional. Ainda no mesmo ano, registou o 3.º lugar da Classificação Geral no 43.º Grande Prémio ABIMOTA e o 5.º lugar na Clássica de Santo Thyrso. Fechou a temporada com o 9.º lugar da Geral Individual no 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias.

“Sinto-me muito feliz e agradecido por em 2024 ingressar neste entusiasmante projeto, principalmente com a entrada da Sabgal. Vou dar o meu melhor para cumprir os objetivos da equipa e honrar todos os nossos patrocinadores”, disse José Sousa.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “José Sousa é um ciclista que já temos vindo a seguir nas duas últimas épocas. Trata-se de um atleta que tem evoluído muito nos últimos anos, um ciclista muito polivalente e que vai acrescentar muito à nossa estrutura. Se eu dissesse tudo aquilo que acho que ele é capaz de fazer, muita gente iria pensar que eu tinha enlouquecido, mas acredito mesmo numa grande evolução a curto prazo do José Sousa dentro da nossa estrutura. É um corredor que se vai afirmar no ciclismo profissional e que vai ter um papel muito importante na equipa. É um corredor que tem filosofia de ciclismo, vive muito a modalidade e é essa identidade que procuramos para a nossa estrutura. Acredito que o José Sousa será uma das revelações da época de 2024”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com