segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

“Festa do Triatlo e Gala Fé no Triatlo”

Decorreram no passado sábado, dia 2 de Dezembro, em Sines, dois momentos de homenagem às principais figuras que marcaram a realidade do triatlo português ao longo da temporada de 2017. A juntarem-se aos premiados nas várias categorias dos campeonatos nacionais estiveram personalidades que ajudaram a construir a modalidade que todos conhecemos nos dias de hoje e contribuíram mais uma vez com a sua presença no seio da modalidade.

Durante a Festa do Triatlo o momento foi de atribuição dos troféus dos escalões dos campeonatos nacionais individuais bem como das camadas jovem. Clubes, atletas, espectadores e outros agentes da modalidade marcaram presença no Pavilhão Municipal dos Desportos de Sines e construíram uma verdadeira festa preenchida de momentos de alegria e de celebração.

A partir das 19h os convidados da Gala Fé no Triatlo dirigiram-se ao Centro de Artes de Sines e deram início a uma noite que procurou dar a conhecer os campeões nacionais absolutos e homenagear as personalidades mais carismáticas não só do último ano como do passado recente da modalidade.

A abertura da Gala foi responsabilidade do Presidente da FTP, Vasco Rodrigues, que no seu discurso explicou a razão por trás do nome escolhido para este momento. Em homenagem ao seu grande amigo e também apaixonado pela modalidade, David Vaz, que tinha a alcunha de Fé, foi justificada a decisão de Gala Fé no Triatlo. Os pais do David encontraram-se entre os convidados e subiram ao Palco para receber uma homenagem ao seu filho num momento que ficou marcado pelo discurso de agradecimento do seu pai.

Além dos naturais premiados nos vários campeonatos nacionais individuais e de clubes, bem como da Taça de Portugal, a Gala pautou-se por procurar reconhecer o mérito daqueles que marcaram a modalidade através da atribuição de Menções Honrosas e dos primeiros Prémios Fé no Triatlo.

As menções honrosas foram entregues aos atletas olímpicos portugueses como forma reconhecimento do seu contributo e protagonismo na história e crescimento da modalidade. Os prémios foram entregues pelos Ex-presidentes da FTP Carlos Raimundo, Carlos Pereira e Adriano Cunha, bem como pelo director desportivo do Comité Olímpico de Portugal, o prof. dr. Paulo Cunha. Vanessa Fernandes, Bruno Pais, Duarte Marques, João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos, os triatletas olímpicos nacionais, foram os galardoados desta noite.

Como forma de reconhecimento do mérito alcançado na presente temporada a FTP atribuiu os primeiros prémios Fé no Triatlo a sete personalidades, distribuídas por cinco categorias. Jorge Paulo Pereira, foi reconhecido pelo seu esforço e qualidade na organização do IRONMAN 70.3 Portugal Cascais, e recebeu o prémio Organizador do ano. Lino Barruncho foi reconhecido como Treinador do Ano pelo seu trabalho e influência nas conquistas do Alto Rendimento em 2017. Vasco Vilaça e Gabriela Ribeiro conquistaram o troféu de Atletas Revelação do Ano enquanto Melanie Santos e João Pereira arrecadaram os prémios de Atletas do Ano. O reconhecimento de Personalidade do Ano foi entregue a Vanessa Fernandes que viu, mais uma vez, a sua influência na modalidade ser recompensada.

Foi desta forma que dia 2 de Dezembro ficou inscrito na memória de todos os presentes e galardoados. Com uma Festa e Gala que visaram dignificar e honrar o Triatlo e todos os intervenientes que ajudaram a nossa modalidade a crescer em 2017.

Fonte: FPT

“IRONMAN MAR DEL PLATA (Buenos Aires)”

GONÇALO NEVES 2ºlugar no IRONMAN da Argentina

GONÇALO NEVES, atleta do Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, terminou no 2ºlugar do seu grupo de idades 45-49 anos, o IRONMAN MAR DEL PLATA em Buenos Aires na Argentina, no passado domingo, dia 3 de Dezembro, numa prova aonde participaram cerca de 2000 atletas, entre profissionais e amadores oriundos de vários países.

Gonçalo Neves que iniciou a prática do triatlo na década 90, nadou 3.800m, pedalou 180kms e terminou a sua prova realizando uma corrida de 42,2kms (uma maratona), com um tempo total de 9h36m45s, tirando cerca de 15 minutos ao tempo realizado no Ironman de Port Elizabeth na África do Sul, em 2 de Abril deste ano.

Com este magnífico resultado, Gonçalo Neves consegue realizar o seu sonho, o apuramento para o IRONMAN WORLD CHAMPIONSHIP (Campeonato do Mundo de Ironman) que se realiza em Kona no Hawai, a 13 de Outubro do próximo ano, tornou-se assim o segundo torrejano (depois de Paulo Antunes em 2015) a garantir a sua presença nesta grande competição mundial de triatlo de longa distância.


“TRIATLO LONGO DE VILAMOURA”

MARCO SOUSA Vice-campeão Nacional de Longa Distância

No passado dia 26 de Novembro, a MARCO SOUSA sagrou-se Vice-campeão Nacional de Longa Distância no seu escalão de Veteranos I (40-45 anos), na derradeira prova do triatlo de longa distância a nível nacional da época de 2017, que se realizou em Vilamoura.

Tratou-se da prova do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, composta por 1.900m de natação, 90kms de ciclismo e 21,2kms de corrida, também designada por distância HALF IRONMAN, e Marco Sousa, que decidiu experimentar esta época a longa distância, não têm vindo dar-se mal com este tipo de prova, conseguindo alcançar este excelente resultado no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo.

Para além de Marco Sousa, pelo Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes mais 2 atletas, Gonçalo Martins e Pedro Antunes, que alcançaram respetivamente o 36ºlugar em Séniores e o 17ºlugar também em Veteranos I.

Fonte: Escola Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com