segunda-feira, 11 de junho de 2018

"19º Convívio de Cicloturismo/Associação Recreativa Pescadores Musgueira Norte"

Texto: José Morais

Cartaz: Arquivo Notícias do Pedal/ARPMN

Realiza-se no próximo dia 17 de junho, mais um passeio de cicloturismo do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) que apoia o evento, organizado pela Associação Recreativa Pescadores Musgueira Norte, como o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, Câmara Municipal de Lisboa.

O evento que terá um percurso de cerca de 50 quilómetros, será percorrido pela capital, num andamento de verdadeiro cicloturismo, onde os participantes podem conviver, podem descobrir a cidade sem stress, e terem uma saudável manhã desportiva, onde a bicicleta será rainha.

Para informações e inscrições as mesmas podem ser feitas para: Telefones: 912 280 205, 965 083 428, 217 541 350, ou 217 530 503.

A concentração está marcada para as 8 horas, sendo a partida dada pelas 9 horas, junto às instalações da Junta de Freguesia do Lumiar, o final do passeio termina no mesmo local, seguido de um almoço servido a todos na Quinta das Conchas.

Marque já na sua agenda, e participe neste passeio que muito promete, um passeio recomendado pela Revista Notícias do Pedal.

Participe.   

 

“MELANIE SANTOS 10.ª NA TAÇA DO MUNDO DE HUATULCO”

No setor masculino, Filipe Azevedo foi o português mais bem classificado

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A portuguesa Melanie Santos terminou este domingo a Taça do Mundo de Huatulco de triatlo em 10.º lugar, em 1:02.31 horas, a 1.17 minutos da vencedora, a norte-americana Chelsea Sodaro.

Nos mesmos 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco de corrida da prova mexicana, Helena Carvalho não foi além do 29.º e penúltimo lugar, em 1:05.31.

No setor masculino, Filipe Azevedo foi o português mais bem classificado, no 23.º lugar (56.47 minutos), a 1.15 minutos do mexicano Rodrigo Gonzalez, que venceu a prova, à frente de Alexandre Nobre, que foi 39.º (57.26), enquanto Miguel Arraiolos não terminou.

Já na Taça da Europa de Weert, na Holanda, disputada na distância olímpica, Andreia Ferrum foi 24.ª, em 2:15.00 horas, e Miguel Tiago Silva 52.º, em 1:57.08.

Fonte: Record on-line

“JOÃO SILVA SÉTIMO NA ETAPA DE LEEDS”

Quarta ronda do Mundial

Por: Lusa

Foto: Carlos Barroso

O português João Silva terminou este domingo em sétimo a quarta etapa do Mundial de triatlo, em Leeds, a 1.20 minutos do vencedor, o sul-africano Richard Murray.

O triatleta luso concluiu os 1.500 metros de natação, 40 quilómetros de bicicleta e 10 quilómetros de corrida em 1.47.12 horas.

O espanhol Mario Mola, líder do campeonato, com 3.641 pontos, terminou a prova britânica no segundo lugar, a nove segundos de Murray, enquanto o francês Vincent Luis foi terceiro, a 22.

João Silva ocupa o nono lugar do Mundial, com 1.582 pontos, atrás de Murray, que subiu ao oitavo posto, com 1.650.

Fonte: Record on-line

“Efapel/Pedro Paulinho no pódio do Memorial Bruno Neves”

          Ciclista foi o terceiro a cortar a meta em Nogueira do Cravo

          Liderança na Taça de Portugal está a 15 pontos de distância

A Equipa EFAPEL prestou a sua homenagem ao antigo ciclista, Bruno Neves, com uma corrida intensa e emotiva, na qual Pedro Paulinho acabou por ser o terceiro melhor. Com este resultado, alcançado neste domingo, dia em que as condições atmosféricas entre Oliveira de Azeméis e Nogueira do Cravo foram adversas, o ciclista liderado por Américo Silva ocupa a mesma posição na Taça de Portugal que teve no Memorial Bruno Neves a primeira de 2018.

Num dia em que o pelotão nacional, juntamente com algumas formações estrangeiras, voltou ao modo das clássicas, os ciclistas percorreram 146 quilómetros naquela que foi a décima vez em que se realizou a corrida de homenagem a Bruno Neves. Bruno Silva foi o elemento da Equipa EFAPEL que esteve na fuga do dia. Foi daí que saiu, inclusivamente, o vencedor da prova, António Barbio. Entretanto, numa disputa que aconteceu cerca de um minuto depois do primeiro ter cruzado a meta, Pedro Paulinho ficou em segundo e obteve, deste modo, o terceiro posto absoluto.

Além de Pedro Paulinho, a Equipa EFAPEL colocou, ainda, Bruno Silva entre os dez primeiros. O corredor que andou na fuga do dia fechou esta prova no oitavo posto.

O tempo de descanso é quase nulo pois já na próxima quarta-feira, dia 13, a Equipa EFAPEL volta à estrada. É nesse dia que começa o 37º Grande Prémio Abimota, prova que se realiza até dia 17, ou seja, tem cinco etapas.

 

Classificação final

    António Barbio        Miranda-Mortágua            3h28m39s

    Aleksandr Grigorev        Spoorting-Tavira            a 1m01s

    Pedro Paulinho        EFAPEL                a 1m06s


    Bruno Silva            EFAPEL                a 1m29s

22º    Marcos Jurado        EFAPEL                a 3m40s

23º    Rafael Silva            EFAPEL                m.t.

NT    Daniel Mestre        EFAPEL                NT

Fonte: Efapel

“Campeonato Nacional XCM (BTT)”

Rúben Almeida festejou título de XCM em Melgaço

Vice-campeão mundial de XCM Tiago Ferreira e José Dias, ambos da DMT Racing Team, fecharam o pódio. Corrida feminina conquistada por Ana Antunes

A disputa do Campeonato Nacional de Maratona (XCM) levou os melhores "fundistas" do BTT nacional a Melgaço numa corrida de perfil exigente - 90 km, com 2658 metros de "acumulado" de subida - que ficou assinalada com o triunfo de Rúben Almeida (BTT Seia). A vitória do especialista em XCM foi conseguida ao cabo de 4h10m23s de prova e com uma margem folgada de quase dois minutos sobre o anterior detentor do troféu Tiago Ferreira (DMT Racing Team). José Dias (DMT Racing Team) fechou o pódio.

O triunfo de Rúben Almeida, natural de Póvoa do Vale do Trigo (Belazaima do Chão) e anterior campeão nacional de XCM (2012) interrompeu a série de triunfos de Tiago Ferreira, que se sagrou vice-campeão mundial de maratona em 2017 e que, desde 2015, não perdia o título nacional Elite na corrida da especialidade.

Na corrida de Elites Femininos - com 67 km e 1980 de acumulado, a mesma distância das categorias de masters a partir de 50 anos e dos paraciclistas de classe D - venceu Ana Antunes (ser e Parece Pro Bike Team). No pódio, Ana Antunes foi acompanhada por Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Xasa MYzé team).

 

Nas restantes categorias foram consagrados/as os seguintes campeões/ãs nacionais:

André Filipe (CPR A-do-Barbas), em Master 30;

Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde), em Master 30 Femininos; Carlos Gomes (Viveiros Vítor Lourenço) em Master 35;

Luís Coelho (BTT Seia), em Master 40;

Margarida Gomes (Transfor-FatimaBTT), em Master 40 Feminino;

Carlos Soares (Saertex Portugal), em Master 45;

José Rosa (Ser e Parecer Pro Bike Team), em Master 50;

Adelino Cruz, em Master 55;

Manuel Pinto (Saertex Portugal), em Master 60;

Hélder Maximino (360º Bike Trail), em Paraciclismo C.

Fonte: FPC

“EL PIRANHA” TRIUNFA EM ESPANHA

Texto: AfterTwo //Works

Fotos: José Sardinha

Diogo Sardinha da equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés foi hoje o brilhante vencedor da classificação da juventude na 61ª Volta Ciclista Internacional a Lérida, prova que decorreu nesta província da Catalunha entre a passada sexta-feira e este domingo.

Numa competição disputada em 3 etapas decorridas maioritariamente na zona montanhosa dos Pirenéus, o atleta de Sintra envergou a camisola branca na segunda etapa, considerada a mais exigente de toda prova, tendo mantido esta condição até ao final do evento.

Obteve a 13ª posição da geral individual, deixando o seu adversário direto a 1 minuto e 25 segundos de diferença. “Piranha”, alcunha como gosta de ser tratado, era o rosto da felicidade ao fim da etapa de hoje, exclamando: " Conseguimos! A equipa esteve fantástica, estamos todos de parabéns! Os meus colegas fizeram os possíveis e impossíveis para alcançarmos esta camisola.

É uma sensação inexplicável, a nossa união e determinação levara a melhor, a união faz a força, muito obrigado equipa, staff, e todos os nossos parceiros que permitem que isto seja possível.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

“ANTÓNIO BARBIO VENCE 10.ª EDIÇÃO DO MEMORIAL BRUNO NEVES”

Assume a liderança da Taça de Portugal

Por: Lusa

Foto: FPC

O ciclista António Barbio (Miranda-Mortágua) venceu este domingo isolado a 10.ª Edição do Memorial Bruno Neves, em Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira de Azeméis, e assumiu a liderança da Taça de Portugal.

O corredor natural de Sobral de Monte Agraço terminou em solitário os 146 quilómetros da prova, em 3:28.39 horas, deixando o russo Aleksandr Grigoriev (Sporting-Tavira) na segunda posição, a 1.01 minutos, enquanto Pedro Paulino (Efapel) e Luís Gomes (RP-Boavista), terceiro e quarto, chegaram cinco segundos depois.

Barbio atacou no início da sétima e última volta do percurso, a cerca de 20 quilómetros do fim de uma prova em que 52 corredores resistiram às condições meteorológicas adversas, e assegurou a liderança da Taça de Portugal, com os primeiros 75 pontos da competição.

A Volta a Albergaria, marcada para 01 de julho, vai ser a próxima prova pontuável para o troféu.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Saarland Trofeo termina a alta velocidadade”

Média superior a 45 km/h na registada na quarta e última etapa aproveitada pelo norueguês Søren Saerenskjold chegar à vitória na geral individual. Melhor português foi Hélder Gonçalves, 54.º

A quarta e última etapa do Saarland Trofeo, prova por etapas disputada em Sarre, na Alemanha, terminou com o triunfo do norueguês Søren Saerenskjold, vencedor da geral individual após a bonificação atribuída ao segundo lugar na linha de chegada. Numa etapa a alta velocidade e com média final de 45 km/h, o mais feliz da viagem de 120 quilómetros de Niedergailbach a Bliesdalheim foi o norte-americano Quinn Simmons, que festejou o triunfo parcial no cair do pano da corrida pontuável para a Taça das Nações da categoria júnior.

Na última etapa a Seleção Nacional mostrou-se por diversas vezes, tentanto alcançar a frente da corrida, ainda que a alta velocidade da corrida tenha gorado os intentos de Guilherme Mota. À exceção de Rodrigo Caixas, atrasado após nova queda, os demais membros da Equipa Portugal terminaram a etapa no pelotão, a dois segundos do vencedor.

Em nova medição de forças com os melhores jovens do pelotão mundial, a Seleção Nacional acusou as dificuldades para superar as quedas e um percurso qu, face às edições anteriores, eram mais proprício a roladores.

"O último dia desta competição foi cumprido a alta velocidade dado que a discussão da classificação geral ainda estava por decidir. Contávamos com o Rodrigo Caixas para entrar no sprint mas uma queda apanhou-o desprevenido e sem hipóteses, dado o trajeto e o ritmo da corrida, de recolar ao pelotão. Foi uma participação marcada pelas quedas numa corrida de alta intensidade mas à qual, diria, faltaram algumas subidas, situação que nos seria mais favorável tendo em conta as características deste grupo. Demos oportunidade a quatro novos ciclistas para se estrearem numa competição internacional de seleções e cujo nível é muito elevado", resumiu José Poeira, selecionador nacional.

 

CLASSIFICAÇÕES

4.ª Etapa

1.º Quinn Simmons (EUA), 2h42m29s

(...)

24.º Hélder Gonçalves, a 3s

30.º António Ferreira, mt

46.º Diogo Barbosa, mt

55.º Pedro Andrade, mt

60.º Guilherme Mota, mt

90.º Rodrigo Caixas, a 10m54s

 

Geral individual

1.º Søren Saerenskjold (Noruega),10h28m33s

(...)

54.º Hélder Gonçalves, a 2m58s

63.º António Ferreira, a 4m20s

67.º Diogo Barbosa, a 6m13s

70.º Guilherme Mota, a 7m57s

71.º Pedro Andrade, a 8m52s

80.º Rodrigo Caixas, a 13m21s

 

Geral Equipas

1.ª Noruega, 31h26m55s

(...)

13.ª Portugal, a 4m22s

Fonte: FPC

“35º TRIATLO DE PENICHE”

RICARDO BATISTA vence em PENICHE e o CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS conquista 1ºlugar

RICARDO BATISTA, venceu a 35ªedição do Triatlo de Peniche, que se realizou no sábado à tarde. Foi mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, e o CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, venceu também coletivamente esta prova no setor masculino entre 29 equipas participantes, enquanto a equipa feminina obteve também um excelente resultado ao conquistar o 2ºlugar.

Uma etapa brilhante para as cores torrejanas, com RICARDO BATISTA a destacar-se com o seu colega de equipa JOSÉ PEDRO VIEIRA logo no segmento de natação, ao saírem no 1º e 2ºlugares respetivamente, e a conseguirem andar isolados no segmento de ciclismo durante 10kms, altura em que foram apanhados por um pelotão com cerca de 20 unidades.

No entanto, foi na corrida, que tudo se decidiu, mais concretamente sobre a linha da meta, com Ricardo Batista a bater ao sprint Tiago Fonseca da equipa de Oeiras, vencendo brilhantemente esta etapa da Taça de Portugal de Triatlo.

José Pedro Vieira alcançou um excelente 6ºlugar absoluto (1º em Cadetes), enquanto Afonso do Canto, que chegou à corrida também integrado no grupo da frente do ciclismo, obteve o 9ºlugar absoluto (3º em Cadetes). Estes 3 atletas torrejanos que fecharam a classificação da equipa, são ainda muito jovens, mas orientados pelo técnico também torrejano Paulo Antunes, continuam a demonstrar que são sempre potenciais candidatos para alcançar excelentes resultados nas provas nacionais, o que possibilita garantir grandes conquistas para o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, como foi o caso deste 1ºlugar por equipas em Peniche.

Para além destes excelentes resultados em masculinos, também no setor feminino as jovens torrejanas estiveram em bom plano. Carolina Serra foi 5ªclassificada à geral (1ª em Juniores), Joana Miranda 6ª (2ª em Juniores) e Margarida Razões 24ª (9ª em Cadetes), com as atletas a terem boas prestações nos segmentos de natação e ciclismo, mas com as classificações na prova também a decidirem-se na corrida.

Nesta prova de Peniche, pioneira do triatlo em Portugal, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas esteve presente com mais atletas. Em femininos, Mariana Correia foi 28ªclassificada à geral (7ª em Juniores), logo seguida por Beatriz Neves na 29ªposição (11ª em Cadetes), enquanto no setor masculino, Marco Sousa venceu o seu escalão de 40-44 anos, e foi 32º à geral, Guilherme Marques 71º (19º em Cadetes), Cristiano Marques 129º (9º em 30-34 anos), Pedro Razões 134º (25º em 40-44 anos), Leandro Brito 136º (19º em 35-39 anos), Hugo Lopes 139º (20º em 35-39 anos), David Paiva 170º (13º em 30-34 anos) e Paulo Leirião 226º (26º em 45-49 anos). Goncalo Balbino fez o seu regresso à competição, mas como previsto abandonou no final do ciclismo. Em breve estará a 100%.

 Mas a participação torrejana não se restringiu apenas a esta prova sprint do Triatlo de Peniche. Realizou-se também uma prova super-sprint designada por Prova Aberta, que o Clube Natação de Torres Novas também venceu coletivamente através dos seus atletas Juvenis, Gustavo do Canto que alcançou o 2ºlugar, Duarte Santos o 3º, João Graça o 4º e José Tadeia o 8º. Alberto Tadeia, atleta do escalão 50-54 anos, foi 13º, e a atleta Cadete Carlota Martins foi 10ªclassificada.


 

“SONNY COLBRELLI VENCE 3.ª ETAPA DA VOLTA À SUÍÇA AO SPRINT”

Helvético Stefan Kung manteve a liderança

Por: Lusa

Foto: Gian Ehrenzeller

O italiano Sonny Colbrelli (Bahrain Mérida) venceu esta segunda-feira ao sprint a terceira etapa da Volta à Suíça, com o suíço Stefan Kung (BMC) a conservar a liderança da classificação geral.

Colbrelli, de 28 anos, cumpriu os 182 quilómetros entre Oberstammheim e Gansingen em 4:39.51 horas, batendo o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), segundo, e do eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), tricampeão do mundo em título, esta segunda-feira terceiro após vencer no segundo dia.

Na classificação geral, os primeiros lugares não sofreram grandes alterações e Kung continua de camisola amarela vestida, com vantagem sobre os colegas de equipa, o belga Greg van Avermaet, segundo, e o australiano Richie Porte, terceiro, ambos a três segundos.

José Gonçalves (Katusha Alpecin), que voltou esta segunda-feira a tentar atacar nos últimos quilómetros, sem sucesso, acabou por perder 1.33 minutos para o vencedor e cortou a meta em 73.º lugar, caindo para o 51.º posto da geral.

Já Nelson Oliveira (Movistar) também teve um dia menos bom e foi 83.º, a 2.07, e cedeu 36 posições, seguindo agora em 56.º, a 2.43 de Kung.

Na terça-feira, os ciclistas enfrentam uma ligação de 189 quilómetros entre Gansingen e Gstaad, com a meta instalada apenas oito quilómetros após uma contagem de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“CÂMARA DE ANADIA APOIA 39.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA EM CICLISMO”

A Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião extraordinária do passado dia 30 de maio, atribuir à ABIMOTA uma verba de cinco mil euros para que a partida da quinta e última etapa do 39.º Grande Prémio ABIMOTA se realize em Anadia.

Esta derradeira etapa da prova tem lugar no dia 17 de junho, domingo, e ligará Anadia a Águeda, numa extensão de 156 kms. A partida terá lugar em Sangalhos, junto ao CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional.

De referir que o GP ABIMOTA, que este ano se realiza entre 13 e 17 de junho, é uma das provas de ciclismo de estrada mais antigas a nível nacional, inscrita no calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo, e reservada a ciclistas das categorias de Elite e Sub-23.

A importância de que o ciclismo se reveste no concelho de Anadia e o enquadramento do evento na estratégia de promoção da modalidade, do setor das duas rodas e da utilização da bicicleta, justificam o apoio do município a esta prova, que também a encara como uma iniciativa capaz de contribuir para o reforço da Candidatura de Anadia a Capital Europeia do Desporto em 2020 e da sua divulgação.

Fonte: Câmara Municipal de Anadia

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “4º Passeio Vitória Clube Lisboa.2018”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “4º Passeio Vitória Clube Lisboa.2018” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=48022 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Reportagem no “O Praticante” do evento: “4º Passeio Vitória Clube Lisboa.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “4º Passeio Vitória Clube Lisboa.2018” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/vitoria-clube-de-lisboa-exito-passeio/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com