segunda-feira, 12 de setembro de 2022

“Campeonato da Europa de Maratona BTT, Dinamarca”


Seleção com três representantes no Mundial de Maratona

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional compete no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), no próximo sábado, em Haderslev, Dinamarca, com três corredores.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou Filipe Francisco e Tiago Ferreira (DMT Racing Team) e José Dias (Buff Scott MTB Team).

A prova de elite masculina terá 120 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito em redor de Haderslev. A partida será dada às 7h30 (hora portuguesa). “Partimos com a mesma ambição que tem sido a bitola dos últimos anos: lutar por uma posição de pódio. Este Mundial é um objetivo importante da época para os nossos corredores, que o prepararam muito bem”, afirma Pedro Vigário.

O frio, o vento e a chuva previstos para sábado contribuirão para o endurecimento da corrida. “O circuito, quase sem zonas de recuperação, vai tornar-se muito exigente. O frio fará também alguma diferença, introduzindo uma dificuldade adicional. Mas estou confiante a este nível, porque os nossos corredores costumam adaptar-se bem a estes desafios da meteorologia”, considera o selecionador nacional.

Do trio nacional, dois corredores já sabem o que é subir ao pódio em Campeonatos do Mundo de XCM. José Dias foi terceiro classificado em 2021, Tiago Ferreira conquistou o título mundial em 2016 e foi vice-campeão em 2017 e 2020.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO DE LONGA DISTÂNCIA (Holanda)”


JOÃO FERREIRA no TOP 5 DA LONGA DISTÂNCIA NA EUROPA!!!

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

JOÃO FERREIRA alcançou em Almere na Holanda, no sábado, 10 de setembro, um brilhante 4ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo de Longa Distância, em representação da Seleção Nacional de Triatlo.

João Ferreira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, concluiu esta competição europeia na distância Ironman (3,8km/natação, 180km/ciclismo e 42,2km/corrida) com um tempo de 8h3m19s, e apenas a 54 segundos da medalha de bronze.

Para o atleta do clube de natação torrejano, o vento e a chuva foram fatores que influenciaram a prova, especialmente durante o percurso de ciclismo, tornando difícil o último segmento de 42,2km de corrida, a distância de uma maratona.


Sem dúvida que se trata de uma prova de grande superação, mas João Ferreira, com 28 anos de idade, já completou várias provas nacionais e internacionais nesta distância de Ironman, mas este resultado na Holanda, é até ao momento, um dos seus melhores de sempre.

Desta forma, temos de dar os parabéns ao atleta e ao seu treinador, o técnico torrejano, Paulo Antunes, por mais um brilhante resultado internacional alcançado.

 

TRIATLO CROSS DE PINHEL

DINIS FERREIRA - CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO CROSS

 

 

DINIS FERREIRA sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo Cross em Cadetes, ao terminar no 6ºlugar à geral, o Triatlo Cross de Pinhel, que se realizou no domingo, 11 de setembro.


Apesar de estar no seu último ano como atleta juvenil, Dinis Ferreira competiu na sua primeira prova em distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo em BTT e 5km/corrida), e alcançou este título nacional no escalão acima, ou seja, em Cadetes.

Numa prova, que tem no segmento de ciclismo a grande diferença, uma vez que é efetuado em percurso de terra com bicicleta de BTT, impõe-se que os atletas sejam possuidores de alguma técnica diferente do ciclismo de estrada, o que não foi obstáculo para o jovem atleta Dinis Ferreira, ao não se deixar intimidar por atletas mais velhos e com mais experiência nesta vertente de triatlo cross.

 

CAMPEONATO DO MUNDO UNIVERSITÁRIO DE TRIATLO (Brasil)

3 ATLETAS DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS PRESENTES NO MUNDIAL UNIVERSITÁRIO

 

Os 3 atletas do Clube de Natação de Torres Novas presentes no Campeonato Mundial Universitário de Triatlo em Maceió (Brasil) tiveram boas prestações na competição individual, realizada na sexta-feira, 9 de setembro.

As primeiras atletas em ação, foram Joana Miranda e Beatriz Ferreira, que bem cedo se lançaram à água para efetuarem 750m de natação, de seguida 20km de ciclismo e 5km de corrida, um triatlo em distância sprint, que logo de início definiu distâncias significativas entre as atletas que disputaram esta prova do mundial universitário, e que ditaram as classificações das nossas atletas. Joana Miranda alcançou o 27ºlugar, enquanto Beatriz Ferreira terminou na 35ªposição.


A prova do setor masculino, realizou-se 2 horas mais tarde, com o mesmo tipo de condicionantes, mas Gonçalo Oliveira alcançou um bom lugar na classificação, ao concluir a prova no 19ºlugar.

Esta foi uma prova que demonstra como os atletas portugueses conseguem conciliar o desporto com a sua vida académica.

De salientar que, na modalidade de triatlo, dos 4 atletas da seleção nacional de triatlo universitário, presentes neste campeonato mundial, 3 pertencem ao Clube de Natação de Torres Novas.

 

TAÇA DO MUNDO TRIATLO (República Checa)

MARIA TOMÉ em KARLOVY VARY

 

MARIA TOMÉ foi mais uma atleta do Clube de Natação de Torres Novas em ação este fim-de-semana, ao serviço da Seleção Nacional de Triatlo. Participou na Taça do Mundo de Triatlo em Karlovy Vary (Rep.Checa), no sábado, 10 de setembro, mas teve de abandonar a prova após uma queda no segmento de ciclismo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Equipa de ciclismo Grupo Parapedra- Dinazoo-Riomagic vence em Coimbra”


A equipa ciclismo do CRP Ribafria -  Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, deslocou-se no dia 11 de setembro, a Taveiro – Coimbra, para competir no 6.º Prémio Ciclismo União das Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

O circuito foi composto por 6 voltas de 13 km, no qual participaram diversas equipas, compondo um pelotão com cerca de 100 atletas.

A equipa participou nesta competição com apenas 8unidades, ( João Letras, Hélder Pereira, Aníbal Santo, Jorge Letras, Humberto Pereira, Pedro Dias , Jorge Marques e Paulo Simões).

Logo a partida a equipa ficou sem um atleta, Humberto Pereira, que foi vítima de avaria mecânica e pelo tempo perdido na reparação, não foi capaz de alcançar o pelotão, vindo a desistir.

A corrida desde o início teve um andamento sempre rápido, e com várias tentativas de fuga, tendo à passagem da 2.ª volta se dado uma fuga de 5 unidades onde estava inserido um atleta do CRP Ribafria; Jorge Letras.


Na passagem da 5 volta e com a fuga dos 5 elementos com vantagem de cerca de 1 minuto e 20 para o pelotão, Jorge Letras deu a indicação que não se encontrava com disponibilidade para discutir a vitória no grupo dos fugitivos.

 A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra . Dinazoo – Riomagic pegou na corrida, assumiu a perseguição ao grupo de fugitivos na tentativa de anular a fuga, (voltando a perder mais um atleta vítima de avaria mecânica, Helder Pereira ), tendo conseguido alcançar os 5 fugitivos a cerca de 8 km para a meta.


Com o pelotão compacto, até ao final surgiram várias tentativas de fuga, que foram sempre anuladas pela equipa do CRP Ribafria e alguns elementos do pelotão, tendo a equipa do CRP a cerca de 800 metros para a meta, a aproximação a um topo colocado um ritmo forte.

A vitória viria a ser discutida ao sprint, com João Letras, do CRP Ribafria a cortar a meta em 1º lugar e a vencer o 6º Prémio de Ciclismo União das Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

João Letras vestiu a camisola amarela de líder da prova, a qual foi entregue pelo Senhor José Manuel Silva, presidente da Camara Municipal de Coimbra,

Coletivamente a equipa ficou em 3º lugar, e João Letras venceu no escalão Elites.

Enaltecemos todo o esforço e trabalho de equipa que apesar das adversidades, mostraram uma coesão e forte união e foram enormes no trabalho de equipa em busca da vitória.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA





“CC Barcelos venceu o 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos”


A título individual e no escalão de juvenis, Juliana Teixeira (Academia EFAPEL de Ciclismo) e Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy/CD Navais) foram os vencedores do 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos

Juliana Teixeira (Academia EFAPEL de Ciclismo) e Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy/CD Navais), saíram vitoriosos na prova de juvenis do 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que decorreu na manhã do dia 11.

A prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, marcou o regresso deste tradicional circuito ao centro de Barcelos e à forte adesão quer de ciclistas, quer de adeptos afetos à modalidade.

Em juvenis a luta pela vitória foi renhida e decida apenas ao sprint. Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy/CD Navais) foi o mais forte nos metros finais e guindando-se à primeira posição da geral, deixando o seu colega de equipa Gonçalo Costa na segunda posição e Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) na terceira posição.


Na prova feminina, Juliana Teixeira (Academia EFAPEL de Ciclismo) alcançou o primeiro lugar. Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) fez segundo lugar e Maria Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi a terceira.

José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) venceram em infantis.

José Gomes dominou a corrida masculina e cortou a meta isolado, deixando Rodrigo Assunção (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) na segunda posição a mais de 19s. Gonçalo Serra (União Ciclismo da Trofa) foi terceiro.

Em femininos, Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) venceu. Lara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda enquanto Rosa Maia (Escola Ciclismo de Paços de Ferreira) se classificou na terceira posição.

Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foram os vencedores em iniciados.


O cômputo das duas provas, gincana e tirada em linha, permitiu a Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) ser o mais rápido, enquanto Duarte Marques (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) se quedou pela segunda posição e Lucas Costa (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi o terceiro mais rápido.

Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) impôs-se na prova feminina e subiu ao primeiro lugar do pódio. Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi segunda e Mafalda Rodrigues (União Ciclismo da Trofa) foi terceira.

Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em pupilos/benjamins.

Por equipas, a vitória pertenceu ao C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que somou nove pontos, enquanto a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fez segundo lugar e a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao terceiro lugar do pódio.


 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, faz um balanço muito positivo da 36.ª edição do Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.

“Estou muito satisfeito. A prova correu muito bem, não houve qualquer incidente e foi uma prova muito boa quer para o Centro de Ciclista de Barcelos, quer para a própria cidade”, disse Francisco Cardoso, que salientou que “regressar ao centro deu outra vida ao Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos. Não há dúvidas que sendo nesta fórmula, no centro da cidade, é bastante superior”.


Para Francisco Cardoso “esta prova tem um sabor especial porque estamos a lidar com meninos desde os seis anos. Como somos uma Escola de Ciclismo ficamos muito contentes por termos aqui esta multidão. Estiveram aqui 20 equipas e à volta de 200 atletas. Para nós isto é gratificante, olhando ao esforço e empenho que temos sempre para organizar estes eventos. Estamos motivados e vamos continuar”.

 

Domingos Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

 

Domingos Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, considerou importante a realização destes eventos…

“Estas provas são muito importantes na sua generalidade, e se atentarmos no particular que permite incutir aos jovens o espírito de competição necessário para as etapas posteriores da sua formação desportiva. Para além de fazer bem à saúde, estes desportos levam ao espírito de convívio e de competição, que os motivam a serem melhores”.


“O desporto hoje é uma marca importante na afirmação de cada país e é nesse espírito que a Câmara vê com bons olhos que se desenvolvam estas atividades e ainda por cima para camadas tão jovens”.

O autarca salientou que “Barcelos tem uma longa tradição no ciclismo. É um concelho com muitas associações desportivas e, felizmente, algumas na área do ciclismo. São atividades amadoras que nem sempre têm a atenção que deveriam ter infelizmente, mas nós, Município enquanto entidade pública, temos de estar atentos e também apoiar estas camadas jovens e estas provas”.

O 36.º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros e Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Campeonato do Mundo de Estrada “


Portugal parte com ambição para Mundial na Austrália

 

Por: José Carlos Gomes

Portugal vai competir com nove corredores no Campeonato do Mundo de Estrada, que vai realizar-se em Wollongong, Austrália, entre 18 e 25 de setembro.

Num Mundial com especiais exigências logísticas e orçamentais, por disputar-se na Austrália, Portugal, que não conseguiu apurar-se em sub-23, optou por participar nas duas categorias em que é realista aspirar à discussão das primeiras posições, elite e juniores masculinos.

Em elite estão convocados Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Os cinco convocados na categoria de juniores são António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), José Bicho (Almodôvar Formação/Team SCAV) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Todos os convocados participarão nas respetivas provas de fundo, madrugada de 23 de setembro, os juniores, e madrugada de dia 25, os corredores de elite. Nos contrarrelógios competem João Almeida e Nelson Oliveira, madrugada de dia 18, e António Morgado e Gonçalo Tavares, na madrugada de dia 20.

Os contrarrelógios serão disputados em percursos praticamente planos, com alguns topos de pouca monta. As provas de fundo, pelo contrário, apresentam um acumulado de subida considerável, 2016 metros no caso dos juniores e 3945 metros para os corredores de elite.

Os juniores competem integralmente no circuito urbano de Wollongong, tendo de completar oito voltas. Este circuito tem como principal dificuldade a subida ao monte Pleasant (1100 metros com inclinação média de 7,7 por cento e vários troços acima dos dez por cento de pendente).

Este circuito receberá também os corredores de elite, que ali terminarão a sua prova, completando 12 voltas. Só que antes disso, há mais 61,9 quilómetros de corrida, que incluem a escalada do monte Keira (8,7 quilómetros de extensão com 5 por cento de inclinação média, mas com várias zonas acima dos 10 por cento, chegando mesmo aos 15 por cento). A passagem pelo Keira deverá fazer a primeira seleção e prevê-se que seja um momento determinante da prova.

“Temos a ambição de discutir os primeiros lugares nas provas de fundo de juniores e de elite. Nos contrarrelógios será mais complicado, porque, sendo quase totalmente planos, adequam-se menos aos nossos corredores”, explica José Poeira.

O selecionador nacional destaca a equipa de juniores, “que deu mostras, ao longo de toda a época, de ser capaz de controlar corridas com os melhores do mundo e de discutir os lugares de pódio. A equipa de elite também é formada por corredores que dispensam apresentações e cuja qualidade ao nível WorldTour é inquestionável”.

“A subida do circuito urbano, ao longo das voltas vai fazendo mossa. É certo que a inclinação média é de 7,7 por cento, mas tem partes a 15 por cento e as diferenças fazem-se nos pequenos troços mais duros. Na última volta, esta dificuldade será ultrapassada a 6 quilómetros da meta, o que poderá levar um grupo muito pequeno para a discussão. A prova de elite conta ainda com outra subida, mais longa, antes da entrada no circuito. Se for passada com um ritmo forte e constante, pode eliminar logo ali alguns corredores”, antevê José Poeira.

 

Calendário da participação nacional (hora de Portugal)

18 de setembro

 

4h40: Contrarrelógio Individual Elite, 34,2 km – 312 metros de desnível acumulado

 

20 de setembro

 

4h20: Contrarrelógio Individual Juniores, 28,8 km – 264 metros de desnível acumulado

 

22 de setembro

 

23h15: Prova de Fundo Juniores, 135,6 km – 2016 metros de desnível

 

25 de setembro

 

1h15: Prova de Fundo Elite Masculina, 266,9 km – 3945 metros de desnível acumulado

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Começa mais uma semana de muito ciclismo no Eurosport com passagem por Eslováquia, Luxemburgo, Bélgica e Itália”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Fãs de ciclismo vão poder ver duas voltas e três clássica no Eurosport numa semana que promete muita ação

A Vuelta a España terminou, mas há muito ciclismo ainda para ver no Eurosport! Apesar da temporada se aproximar do final, os fãs da modalidade vão poder desfrutar de muitas horas de ação no canal que é a Casa do Ciclismo na Europa. Eslováquia, Luxemburgo, Bélgica e Itália são alguns dos países que vão estar em destaque na programação. Conheça em detalhe as propostas do Eurosport para esta semana.

A partir desta terça-feira arrancam as Voltas ao Luxemburgo e à Eslováquia e as tardes do Eurosport prometem ser muito animadas. A partir das 14:00h no Eurosport 1 arranca a transmissão da 82.ª edição do Skoda Tour Luxembourg, a Volta ao Luxemburgo, uma competição de grande tradição que percorre as ruas do Grão-Ducado.

No ano passado, João Almeida conquistou esta corrida de cinco etapas com grande categoria, no entanto, o ciclista luso terminou a prestação na Vuelta este domingo pelo que não correrá no Luxemburgo. Ivo Oliveira é o único português na lista de pré-inscritos da corrida que arranca amanhã na cidade do Luxemburgo e termina no sábado, dia 17 de setembro, também na capital.

Igualmente esta terça-feira, 13 de setembro, é dia de sair para a estrada o pelotão da Volta à Eslováquia ou a Okolo Slovenska, no idioma original. Vão ser cinco etapas curtas, mas com muita montanha. Um contrarrelógio de 7 km na capital, Bratislava, marca o início da 66.ª edição da prova.

A tirada final de 182 km realiza-se a 17 de setembro e liga Levoca a Kosice e pode ser vista em direto no Eurosport 1 a partir das 16:30h. O campeão do ano passado, Peter Sagan, não estará presente para tentar nova conquista. O britânico Mark Cavendish é uma das estrelas do cartaz deste ano no qual se destaca ainda a presença do português Iúri Leitão.

Mais curta, mas igualmente emocionante, assim se perfila o Grande Prémio da Valónia, competição belga que cumpre em 2022 a sua 62.ª edição. Esta quinta-feira, 15 de setembro (Eurosport 1 às 13:00h), acompanhe o resumo da corrida e conheça o vencedor desta clássica que conta com o ciclista luso Diogo Barbosa.

No dia seguinte a transmissão salta para terras italianas e os fãs vão poder ver um compacto de uma hora com toda a ação do Grande Prémio Cidade de Peccioli, prova da Taça Sabatini (Eurosport 1 às 12:00h).

Finalmente, no sábado, a tarde promete uma jornada de transmissão de ciclismo sem parar! No Eurosport 2entre as 12:00h e as 16:30h vai ser só pedalar! Primeiro estão previstas as conclusões das Voltas ao Luxemburgo e à Eslováquia e a partir das 15:30h siga em direto a clássica belga Primus Classic.

A oferta de ciclismo é complementada com a transmissão dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada que se realizam na Austrália e que são transmitidos no Eurosport a partir da madrugada de sábado para domingo.

Fonte: Eurosport

 

“Evenepoel feliz com o "feito histórico": «Agora assimilei, é oficial»”


Belga conquistou a Vuelta, João Almeida termina e quinto lugar

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) congratulou-se este domingo com o "feito histórico" do seu triunfo na 77.ª edição da Volta a Espanha, assumindo que agora já podes saborear o êxito.

"Agora assimilei, é oficial. Este é um evento histórico para mim, para o meu país e para a minha equipa", resumiu o ciclista de 22 anos.

Evenepoel sucedeu no historial da Vuelta ao esloveno Primoz Roglic, tornando-se no primeiro belga a vencê-la desde Freddy Maertens, em 1977, e o primeiro a conquistar uma das grandes Voltas em 44 anos, após o triunfo de Johan De Muynck, no Giro.

O líder da Quick-Step Alpha Vinyl assumiu-se "feliz por ter sobrevivido hoje e às três semanas da corrida". "Acho que podemos estar muito orgulhosos do que fizemos", reforçou, antes de ouvir o seu hino na Praça de Cibeles.

O triunfo de Evenepoel, deixando os espanhóis Enric Mas (Movistar), a 02.05 minutos, e Juan Ayuso (UAE Emirates), a 04.57 o segundo mais novo a subir ao pódio numa das três principais provas por etapas, foi também o primeiro da estrutura da Quick-Step Alpha Vinyl, “as emoções foram muito fortes, tinha de terminar a corrida são e salvo e todos nós fizemos isso perfeitamente. Desfrutámos o possível e agora podemos fazê-lo sem restrições", concluiu Evenepoel.

O português João Almeida (UAE Emirates), de 24 anos, terminou a prova no quinto lugar, a 07.24 do camisola vermelha, na sua estreia, depois de ter desistido na edição de 2022 do Giro, prova na qual foi quarto em 2020 e sexto em 2021.

Fonte: Record on-line

“Vasco Vilaça segundo na Super League de Munique”


A menos de três segundos do australiano Matthew Hauser

 

Por: Record

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Vasco Vilaça foi 2.º na etapa de Munique da Super League, a menos de três segundos do australiano Matthew Hauser.

Na classificação geral, o português é quinto, liderando o luso-francês Luís Vicent.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar vence Grande Prémio de Montreal”


Ciclista esloveno surpreendeu o belga Wout van Aert

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou o Grande Prémio de Montreal, impondo-se ao sprint na corrida canadiana ao belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) e ao italiano André Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl).

O campeão do Tour em 2020 e 2021 e vice este ano concluiu os 221,4 quilómetros da corrida em 5:59.38 horas, o mesmo registo de Van Aert e Baioli, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) foi o único dos três portugueses presentes a concluir a prova, no 24.º lugar, a 35 segundos de Pogacar, enquanto André Carvalho (Cofidis) e Rui Costa (UAE Emirates), vencedor da corrida em 2011, vice em 2014 e terceiro em 2015, desistiram.

Fonte: Record on-line

“19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”


Por: José Morais

Fotos. Helena Morais

Depois de ano e meio de interregno, voltou novamente este domingo 11 de setembro mais uma Bênção Nacional do Ciclistas em Fátima, este ano denominada de “Carlos Vieira”, uma Bênção muito especial, já que se homenageou o mentor da mesma, que nos deixou a 15 de dezembro de 2020, vítima de uma pandemia.


Um grupo de amigos juntou-se assim, para dar continuação ao projeto iniciado há vinte anos por Carlos Vieira, o qual teve logo desde o primeiro dia o apoio e incentivo de D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo emérito de Leiria/Fátima, projeto esse que apenas em 2021 não se realizou motivado pelo Covid.

O regresso da Bênção, foi este ano bem recebida por muitos, e diversas entidades associaram-se também à iniciativa, e como objetivo principal seria também a de homenagear Carlos Vieira, foi preparado um programa diferente, e o mesmo iniciou-se em Leiria junto ao cemitério, onde o mesmo está sepultado, ai foi colocada uma coroa de flores pela Associação de Ciclismo de Santarém, e uma lapide pelos amigos, sendo ainda entoados cânticos pelo Irmão Missionário Artur Pinto, recordando assim o “Grande Homem” que foi “Carlos Vieira”.


Depois da homenagem, um grupo de ciclistas seguiu para Santa Catarina da Serra, onde a partir dai pedalaram até ao Parque 12 em Fátima acompanhados por um grupo de Motares, de salientar que nesse grupo ia inserido um elemento, o José Gonçalves, mas conhecido nos eventos como o “Estica”, que se fez transportar na sua bicicleta, com uma bandeira alusiva ao evento, com a imagem de “Carlos Vieira”, no parque 12 juntou-se depois o grupo a outros ciclistas e outras pessoas que os esperava, aqui foram distribuídas águas e bolos a todos os participantes, oferecidos pelas Águas de Penacova, pela pessoa de Pedro Relvão.


Durante a estadia no Parque 12, existiu momentos de convívios, reencontros, já que ano e meio de interregno, muitos já não se viam desde a última Bênção, foi tempo de cumprimentar D. Serafim Ferreira e Silva que estava a receber os participantes da homenagem. Antes do início do passeio de bicicleta até Valinhos, ao Calvário Húngaro, no recinto da Capela de Santo Estevão, os ciclista ainda se dirigiram ao Santuário para fazer uma foto de grupo.


Dada a partida rumo a Valinhos, os ciclistas pedalaram para participar em mais uma Bênção, chegada ao local da mesma, debaixo de forte calor e muito Sol, os participantes aguardaram o início da Santa Missa, depois de terem sido distribuídos entre todos panfletos com os cânticos e o Hino dos Ciclistas de autoria do Irmão Missionário Artur Pinto, o qual ele iniciava assim os cânticos, e iniciava-se a Eucaristia, sendo presidida como habitualmente por D. Serafim Ferreira e Silva, e pelo Padre Vítor Lamosa, Capelão do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, Covilhã, que também se quis associar ao evento, e fez questão de marcar presença, e com os cânticos interpretados pelo Irmão Missionário Artur Pinto.


Depois de se realizar a Santa Missa, foi tempo de fazer algumas intervenções, a primeira feita por Alejandra Freitas, uma Senhora que se associou à iniciativa, ela que teve conhecimento da Bênção, ficou fascinada pela mesma, pedalou de Lisboa a Leiria de bicicleta na véspera, ela que era uma desconhecida do homenageado, fez questão de participar e pedalar, oferecendo-se para ler a mensagem deixada pela família de Carlos Vieira, que por motivos de força maior não pode marcar presença, uma mensagem muito forte, muito sentida, que tocou e emocionou todos os presentes.


A seguinte intervenção, veio também de uma Senhora que nunca tinha conhecido pessoalmente Carlos Vieira, Janete Costa, escritora, teve conhecimento do falecimento na altura e através da colaboração com O Praticante, elaborou um poema dedicado ao mesmo na altura, fez questão de marcar presença, e associou-se também ao evento, fazendo um novo poema, que recitou, palavras lindas, emocionais, frases com história, um poema que fez chegar as lagrimas aos olhos de muitos presentes.



Antes dos agradecimentos finais, foi também chamada Leonor Silva, a viúva de Pedro Silva, antigo ciclista, responsável pela Equipa Profissional de Ciclismo Tavfer Mortágua Ovos Matinados, falecido o ano passado em véspera do início da Volta a Portugal.

Leonor Silva foi a única representante de uma equipa de ciclismo profissional, a mesma agradeceu o convite feito pelo Dr. António Figueiredo em marcar presença, Leonor Silva referiu a ligação entre seu marido Pedro Silva e o mesmo, várias vezes treinaram juntos, e partilharam muitas histórias, e como um momento especial que era a Bênção, estava muito satisfeita em estar ali nesse dia, representado o seu marido, e a equipa que agora está como responsável, um desejo de seu marido.


A terminar as intervenções, a organização agradeceu a todos os que associaram à iniciativa, ao Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo de Santarém, ao Santuário de Fátima, ao Município de Leiria, as Águas de Penacova pela pessoa de José Pedro Relvão, a Escritora Janete Costa, ao Irmão Missionário Artur Pinto, ao Padre Vítor Lamosa, a Leonor Silva da  Equipa Profissional de Ciclismo Tavfer Mortágua Ovos Matinados, a Alejandra Freitas pela disponibilidade de ler a mensagem, ao Luis Dias pela recolhas de imagens, a RTP pela divulgação, à Antena 1 do programa de José Candeias pelas sua disponibilidade, e aos órgãos de comunicação social que nos últimos anos se tem associado na divulgação das Bênção, O Praticante, A Noticias, e a Revista Notícias do Pedal, e a todos que apoiaram e participaram.


Alguns testemunhos



Dr. António Figueiredo dizia; “durante os poucos anos que o conheci, foi inesquecível, foi uma figura que me marcou, e havia todo o sentido de recomeçarmos a Bênção, por isso passado este tempo, teríamos de fazer esta homenagem, primeiro no cemitério na sua campa, e depois a Bênção, sobre este Grande Homem temos muito de referi, mas é difícil falar, já que ainda não assumi que o mesmo já não se encontra entre nós, mas teremos de o recordar sempre”.

Irmão Missionário Artur Pinto dizia; “O significado de marcar presença é sempre muito bonito, estas iniciativas são sempre bem vindas, além da memoria que fizemos a este lutador, não podemos esquecer o que fez também ao serviço dos bombeiros, tive muito gosto em me associar, em colaborar, e criar o hino dos ciclistas, são grandes desafios”.


 

João Pedro Arraiolos, presidente da Associação de Ciclismo de Santarém dizia; “Carlos Vieira apesar de ser um atleta, era um grande amigo, conheci durante 30 anos, era um excelente atleta, um bom dirigente, um excelente organizador, e temos de destacar a sua paixão e dedicação pelo ciclismo, por isso temos de apoiar esta iniciativa, esperamos poder a continuar a fazê-lo, já que a causa é nobre, e Carlos Viera sem dúvida merece continuar a ser recordado”.


 

A escritora Jante Costa dizia; “Aceitei o convite de marcar presença para ler o poema, tenho pena de não ter conhecido pessoalmente Carlos Vieira, porque pela pesquisa que fiz era um Grande Homem, um grande atleta, um grande devoto a Nossa Senhora de Fátima”, e confessava, “Cada vez que mais descobria coisas sobre ele, mais me fascinava, tudo o que fez, os seus projetos, e como mensagem, sejam como “Ele”, não desistam, lutem, e tenham acima de trudo muita Fé”.


 

Fafa Herc, uma ciclista que veio de Lisboa e com presença assídua, dizia; “Costumo marcar presença, este ano muito especial, não podia faltar”.


 

Alejandra Freitas, também veio de Lisboa dizia; “ Sou uma estreante na Bênção, vim de Lisboa a pedalar para participar, é muito importante marcar presença, a presença de todos aqui é para homenagear um Grande Homem, é importante, e os estarmos hoje todos aqui, perder um pouco do nosso tempo, é o mais importante, estamos por uma causa”.


 

Os Amigos das Pasteleiras de Santa Catarina presença assídua diziam; “Não podíamos deixar de marcar presença, infelizmente perdemos um amigo, e fazer esta homenagem é muito importante, ele merece sem dúvida, foi ele que lutou muito para a sua realização, não está presente fisicamente, mas estará sempre no nosso coração”. 


 

Herculano Oliveira, era conhecido pelo Andorinha das Penhas, ele que era um rival do malogrado Joaquim Agostinho dizia; “Não poderia deixar de estar presente, era um amigão, é uma homenagem muito merecida, sempre pronto para ajudar o próximo, apesar de nunca ter pedalado com ele, era um grande amigo, hoje em Leira fiquei sem palavras, emocionei-me, mas não o podemos esquecer”.


 

D. Serafim Ferreira e Silva dizia no final; “O Carlos Vieira não está entre nós presencialmente, mas estará sempre nos nossos corações, o Carlos é um símbolo desta Bênção, homenageamos o fundador deste evento, e esperemos que possamos continuar com o evento”, perguntamos se iria marcar presença na 20ª edição no próximo ano e dizia: “Vou dizer a São Pedro, se cá estiver estarei disponível, se isso não acontecer, não estarei presencialmente, mas estarei no coração de todos”.


 

E no final de mais uma Bênção, com tudo o que já foi dito, pouco mais para descrever, tivemos um dia magnifico com o sol com muito calor a aquecer todos os presentes, não tivemos tantas presenças como em edições anteriores, a altura da sua realização, o haver muitos eventos no mesmo dia, a falta do seu principal mentor, o motivo do interregno de uma pandemia que mudou alguns hábitos, e criou algumas limitações, talvez fosse o motivo de a adesão não ter sido a esperada, porem, foi sem dúvida muito positivo, e o objetivo foi cumprido.

Esperamos que a iniciativa possa continuar, que existam apoios para se poder seguir em frente, a Bênção Nacional dos Ciclistas, agora denominada de “Carlos Vieira” em homenagem ao seu mentor, não deverá terminar, da nossa parte continuaremos a divulgar, e a dar o nosso apoio, agradecemos a participação e o apoio de todos.


Da minha parte, que tenho acompanhado desde o primeiro dia a Bênção Nacional dos Ciclistas, e ao terminar esta reportagem, durante este artigo a imagem de um grande amigo não saiu da minha cabeça, e estas última palavras começaram a ser muito difíceis de escrever, não tendo mais palavras, termino, apenas com a seguinte frase, “Obrigado Amigo, nunca te esqueceremos, não estás presente, mas estarás sempre presente nos nossos corações, até sempre Carlos Vieira”.

 

Pode visualizar todas as fotos do evento em:

https://photos.google.com/share/AF1QipO4bk3BSpAI1mtgcm3WS23-8YOdx6s76xX139Upwr6XRArWKMhc0GSy9CYHa8uXZA?hl=pt-PT&key=OTFES1VIby14cURfcGktQ0R3eGhWWF92cUZjOWhn




















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com