terça-feira, 4 de setembro de 2018

“Julian Alaphilippe vence terceira etapa da Volta à Grã-Bretanha”

Patrick Bevin assumiu a liderança

Por: LUsa

Foto: EPA

O francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors) venceu esta terça-feira a terceira etapa da Volta à Grã-Bretanha, após a qual o neozelandês Patrick Bevin (BMC), segundo, assumiu a liderança da classificação geral.

Alaphilippe, de 26 anos, somou a nona vitória na temporada ao cumprir os 127 quilómetros em Bristol em 2:47.41 horas, batendo Bevin ao sprint, com o letão Emils Liepins (One Pro Cycling) no terceiro posto.

O neozelandês lidera com o mesmo tempo do australiano Cameron Meyer (Mitchelton-Scott), enquanto Alaphilippe sobe a terceiro, a dois segundos.

O português José Neves (Education First-Cannondale Drapac) cortou a meta em 52.º, a 1.23 minutos do vencedor, e subiu ao 102.º posto da geral.

Na quarta-feira, Bevin defende a liderança na ligação de 183,5 quilómetros entre Nuneaton e Leamington Spa, com três contagens de montanha, uma de primeira e duas de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Vuelta/Elia Viviani vence 10.ª etapa”

Yates segue líder em Espanha após 10.ª tirada

Foto: EPA

O italiano Elia Viviani (Quick-Step Floors) venceu esta terça-feira ao sprint a 10.ª etapa da Volta a Espanha, a segunda na presente edição, enquanto o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) segurou a liderança da classificação geral individual.

O campeão italiano de fundo, que já tinha vencido no terceiro dia, cumpriu os 177 quilómetros entre Salamanca e Fermoselle em 4:08.08 horas, batendo o tricampeão mundial, o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), segundo, e o também italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo), terceiro.

Yates continua na liderança na quarta-feira, na 11.ª etapa, uma ligação de 207,8 quilómetros entre Mombuey-Ribeira Sacra e Luintra, que apresenta quatro contagens de montanha.

Fonte: Record on-line

“JOVENS “AGOSTINHOS” CRESCEM COM VITÓRIAS”

Texto: After Two //works     

Fotos: Academia Joaquim Agostinho

A Escola de ciclismo Joaquim Agostinho | UDO conquistou três vitórias no encontro realizado no passado sábado em Alfeizerão, prova inserida no tradicional Circuito das Vindimas que se realiza há várias décadas nesta freguesia do concelho de Alcobaça. Não podia ser mais positiva a colheita de triunfos obtidos pelos vários escalões da Academia Joaquim Agostinho com especial destaque para os de iniciação ao ciclismo. O pupilo Gustavo Rodrigues, o benjamim Alexandre Rocha e o iniciado Francisco Massa subiram ao lugar mais alto do pódio, trazendo para Torres Vedras um conjunto de vitórias como não havia história na presente temporada. Ainda em benjamins, Henrique Mendes e Ruben Ribeiro também apresentaram bons desempenhos, ocupando a 4ª e 5ª posição respetivamente. Já em juvenis, Daniel Jorge e Mário Hipólito foram os atletas em destaque, ao alcançarem o 5º e 7º lugar da classificação geral na prova em linha.

Femininas dominam pódio

Na competição feminina, a Academia Joaquim Agostinho conquistou os dois primeiros lugares do pódio absoluto do Circuito das Vindimas, com a júnior Beatriz Ferreira a levar a melhor sobre a colega de equipa, a elite Inês Pereira. Com estes resultados, as atletas “torrienses” subiram naturalmente ao primeiro lugar do pódio nas respetivas categorias.

André Silva conquista o bronze 

Os últimos a entrar em ação no Circuito de Alfeizerão foram os juniores. André Silva demonstrou uma vez mais estar a passar um ótimo momento de forma e voltou a conquistar um lugar no pódio com a obtenção da 3ª posição.  Wilson Esperança em 8º e Carlos Rodrigues em 14º foram os dois atletas que contribuíram para a mais uma vitória coletiva da Academia torriense.


Cadetes discretos em Montemor-o-velho

Em Montemor-o-velho disputou-se o XIX Troféu Alves Barbosa. Nesta prova para cadetes que homenageia o primeiro ciclista a vencer por três vezes a Volta a Portugal, os ciclistas “torrienses” acabaram por ter um desempenho discreto ao longo das duas etapas. Daniel Gonçalves foi o melhor classificado na 18ª posição, enquanto Pedro Santos e Tomás Gouveia terminaram no 27º e 53º posto respetivamente. Entre 20 equipas, a Academia Joaquim Agostinho acabou a competição na 12ª posição da classificação coletiva.

 Fonte: Academia Joaquim Agostinho

“XIII Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem, por este meio, convidar V. Ex.ª para estar presente na cerimónia da XIII Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas as categorias: Autarquias, Cidadania, Comunicação Social – Online, Empresas, Activismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Site e Empresas de Transportes Públicos. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

Em 2006 os premiados foram: Empresas de Transportes: CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, FERTAGUS, Metro do Porto; Autarquias: Câmara Municipal de Aveiro, AMAL – Área Metropolitana do Algarve; Individuais: Crisóstomo Teixeira (ex. presidente da CP); Comunicação Social: Bike Magazine e Inês Boaventura (jornalista do Público).

Em 2007 os premiados foram: Empresas de Transportes: Soflusa, Transtejo; Comunicação Social: LUSA – Agência de Notícias de Portugal, SIC; Pessoas Individuais: Rui Godinho, Capitão da GNR Frederico Galvão da Silva, João Soares.

Em 2008 os premiados foram: Empresas de Transportes: Carris; Autarquias: Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Loulé; Individuais: Carlos Gaivoto, Mário Soares; Comunicação Social: Diário de Noticias, RTP, Transportes em Revista; Ensino: Universidade do Minho.

Em 2009 os premiados foram: Cidadania: Velocipédi@, Escolinha da Bicicleta do Núcleo Cicloturista de Alvalade, Fórum BTT; Empresas: Stand Jasma (SCOTT), Planbelas; Empresas de Transporte: Fertagus; Individuais: Tiago Andrade Santos (Marginal na Marginal), Maria Teresa Craveiro, Alexandre Ellis (Embaixador Inglês em Portugal); Comunicação Social: Jornal de Notícias; Entidades Públicas: Polícia de Segurança Pública; Autarquias: Câmara Municipal da Murtosa, Câmara Municipal de Lisboa.

Em 2010 os premiados foram: Cidadania: António Cruz, Comissão Nacional para as comemorações do Centenário da República; Comunicação Social: José Candeias (Antena 1); Criatividade: Johnny Galvão & Rui Reis; Empresas: Biclas.com, Camisola Amarela; Empresas de Transportes Colectivos: CP Lisboa; Metropolitano de Lisboa; Entidades Públicas: Assembleia da República, Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.; Pessoas Individuais/individualidades: José Rocha Januário.

Em 2011 os premiados foram: Empresas: Cenas a Pedal, Comunicação Social Escrita: Ciclismo a Fundo, Autarquias: Moita e Vila Real de Santo António, Empresas de Transportes Colectivos: Fertagus, Comunicação Social Escrita: Freebike, Cidadania: Humberto Candeias e Raid 5000, Comunicação Social Online: Jornal Ciclismo, Individuais/individualidades: Leonel Mendonça.

Em 2012 os premiados foram: Cidadania: Paulo Guerra dos Santos, Comunicação Social Escrita: Revista B- Cultura da Bicicleta, Comunicação Social Online: BTT TV, Empresas: El Corte Inglés, Velo Culture Porto e Inframoura, Empresas de Transportes Coletivos: Horários do Funchal Transportes Públicos SA e Transtejo Soflusa, Site: Ciclovias, Ativismo e Intervenção Social: Cicloficina dos Anjos, Dinamização Cultural da Bicicleta, Autarquias: Câmara Municipal do Porto.

Em 2013 os premiados foram: Cidadania: iBike Barreiro, Braga Ciclável, Major Poiares, Subcomissário Gancho, Comunicação Social: Idálio Revez, O Praticante e Jornal Pedal, Dinamização Cultural da Bicicleta: Festival Bike Portugal, Autarquias: Câmara Municipal de Torres Vedras e José Sá Fernandes – Vereador do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, Empresas e Clubes: BK Portugal, CTT – Correios de Portugal, Sport Zone e Futebol Clube do Porto, Entidades Públicas: Grupo de Trabalho para a Segurança Rodoviária da Assembleia da República.

Em 2014 os premiados foram: Cidadania: Artur Lourenço, Comunicação Social: Pedais.pt, e José Barreto, Dinamização Cultural da Bicicleta: Lisboa E-Nova, Cicloficina do Oriente e Fidalbyke, Autarquias: Câmara Municipal de Ovar, Empresas: RCICLA, Velocité Café, Polisport e Bike Zone, Forças de Segurança: Polícia Municipal de Lisboa.

Em 2015 os premiados foram: Cidadania: Jorge Coelho e José Carlos Mota, Comunicação Social: Biosfera – Farol de Ideias, Autarquias: Câmara Municipal do Barreiro, Empresas: Megasport Turismo e Eventos Lda, Membros de Cargos Públicos: Secretário de Estado da Administração Interna, Instituto de Conservação da Natureza: Oceanário de Lisboa, Associações: ABIMOTA, Comunidades Intermunicipais: Comunidade Intermunicipal do Oeste, Comunidade da Região de Leiria, Comunidade Intermunicipal de Viseu, Douro e Lafões, Entidades Públicas: ANSR, Universidades: Universidade de Lisboa.

Em 2016 os premiados foram: Autarquias: Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Empresas: Ana Aeroportos, Órbita, Biciway, Saudades Flores, BMX Kids Academy-Paulo Oliveira Cidadania: Luísa Magalhães, Fernando Oliveira, Ativismo e Intervenção Social: Ciclaveiro.

Em 2017 os premiados foram: Secretaria de Estado do Turismo, Câmara Municipal de Lisboa, EMEL, Minuto Verde/Quercus, YUPI, Get Green, Intemporal Bikes, Easy Cicle/Urban Cicle Café, Kombina

O evento realiza-se no dia 20 de Setembro (5ª feira), a partir das 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro – Telheiras.

Programa:

16h30 – Recepção aos Participantes e Convidados

16h45 – Mobilidade em Bicicleta e a Semana Europeia

17h00 – Entrega dos Prémios

18h00 – Encerramento da Cerimónia

Fonte: FPCUB

“Lisboa Ciclável-Bicla Fest”

O Lisboa Ciclável-Bicla Fest irá decorrer no dia 16 de Setembro de 2018, em Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de Setembro. Concentração às 8h30 e partida às 10h.

O objetivo deste evento é divulgar a ciclabilidade de Lisboa num percurso plano e acessível a todos.

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias em https://goo.gl/forms/qAnw2WXRpYbmWi3j1

PERCURSO: Terreiro do Paço, Av. Infante D. Henrique, Rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, Rua Mar Rua, Cintura do Porto, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Av. Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, Av. Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço

          Oferta de uma T-shirt e um bidon aos participantes

          Travessia gratuita na FERTAGUS

Fonte: FPCUB

“O Futuro está na estrada até domingo”

Prova exclusiva para Sub-23 liga Águeda a Santarém

Começou esta quarta-feira, 5 de setembro, em Águeda, a principal competição nacional de ciclismo para corredores da categoria Sub 23, a 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. O pelotão terá pela frente 612,3 quilómetros distribuídos por seis etapas que terminam no domingo, 9 de setembro, no Festival Bike Portugal, em Santarém. Participam na Volta a Portugal do Futuro 70 corredores que representam 10 formações.

A caravana da 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros assenta arraiais, esta quarta-feira, no Largo do Mercado de Municipal, em Águeda, de onde vai partir às 14h25 para cumprir um circuito com quatro grandes voltas que vão totalizar 118 quilómetros. O jovem pelotão vai competir, ao longo de cinco dias, em quatro classificações distintas. A vitória individual ou liderança à geral será representada pela Camisola Amarela Liberty Seguros. Quem vencer a Classificação Geral por Pontos vestirá a Camisola Preta KIA, o Rei da Montanha vai envergar a Camisola Castanha Delta Cafés e ao mais novo entre os mais jovens será entregue a Camisola Branca KTM.

Cada uma das dez equipas apresenta-se na 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros com sete corredores, entre os 19 e os 23 anos (feitos até 1 de janeiro de 2018). A Podium Events, organizadora da prova, preparou para os jovens aspirantes a elite um percurso variado que inclui: um circuito, uma Montanha de 1ª categoria, um contrarrelógio e uma jornada dupla, por exemplo. Às equipas portuguesas MIRANDA–MORTÁGUA, Liberty Seguros/Carglass, Sicasal/Constantinos/Delta Cafés, Fortunna/Maia, Jorbi-Team José Maria Nicolau, ACDC Trofa/Trofense e FGP/CUBE/Bombarral, juntam-se Froiz, Baqué Ideus BH Team e Aldro Team vindas de Espanha.

A 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio dos Municípios de Águeda, Oliveira do Hospital, Arganil, Abrantes, Castelo de Vide e Santarém. São patrocinadores: Liberty Seguros, KIA, Delta Cafés, KTM, RTP, Vitalis, Glassdrive, Raposeira, GSPORT, Shimano, Festina, 4XP byDietSport, Antena 1, JN, Festival Bike Portugal e Infraestruturas de Portugal.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com