segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Mais de 40 clubes apoiados por trabalho meritório”


Foram 42 os clubes elegíveis para o apoio integrado referente à época de 2023, depois recebidas as candidaturas e calculados todos os fatores de ponderação.

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) apresentou, já em 2002, um pacote de 30 mil euros de apoio aos clubes e a fórmula de cálculo baseia-se em fatores como o número de atletas e treinadores, dimensão das escolas de triatlo, participação feminina, aposta no paratriatlo, assim como o contributo de cada clube para as seleções nacionais e projeto olímpico.

“A nossa ideia foi a de criar um modelo que reforçasse o apoio aos clubes, mas de uma forma ponderada e justa. Esta solução que encontrámos, em que são tidos em conta vários critérios, foi desenhada para valorizar o mérito e o trabalho eclético de cada clube”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

Analisadas as candidaturas, conheça o valor atribuído a cada clube candidato em 2023 aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados-apoio-integrado-clubes-2023/

“Nacional Cross triatlo: Leião e Amiciclo vencem em Abrantes”


O AMICICLO de Grândola, nos homens, e o Leião Triatlo, nas mulheres, venceram a primeira etapa do campeonato nacional de clubes de cross, disputada em Abrantes. Uma prova ganha por João Ferreira (CN Torres Novas), no sector masculino, e Sara Neto (CNATRIL) no feminino.

Na primeira prova da época, os homens de Grândola voltaram a entrar a ganhar no nacional de cross, superiorizando-se à concorrência do Outsystems Olímpico de Oeiras (2º classificado) e do SFRAA Triatlo que fechou o pódio.


No sector feminino, o Leião Triatlo estreou-se a vencer numa prova onde o segundo lugar do pódio ficou entregue às campeãs do SFRAA Triatlo, enquanto as mulheres do Clube Desportivo das Areias de São João terminaram em terceiro.

Fonte. Federação Triatlo Portugal

“Ciclista Rafael Silva termina carreira após ser notificado pela ADoP”


Rafael Silva optou por “não atacar a decisão” da ADoP, porque, embora esteja ciente da sua “absoluta inocência”, já tem 33 anos

 

Por: Lusa

O ciclista Rafael Silva, vencedor da Taça de Portugal em 2023, anunciou o final da carreira, aos 33 anos, após ter sido notificado pela Autoridade Antidopagem de Portugal num “processo por eventual uso de métodos proibidos”.

Garantindo sair do ciclismo “de cabeça levantada e de consciência limpa”, o vencedor da Volta a Portugal do Futuro de 2012 explica, numa publicação nas redes sociais, ter sido notificado pela ADoP “no âmbito de um processo por eventual uso de métodos proibidos”, que tem por base “uma amostra/análise colhida em 2015”.

“Reagi a essa notificação, num exercício de pura verdade, pugnando pela minha inocência. Nunca, em momento algum do meu percurso desportivo, agi de forma a pôr em causa a verdade desportiva. […] A decisão desta autoridade decorre do parecer de um painel de peritos que, sem avançar certezas, conclui pela probabilidade de uso de métodos proibidos”, nota, numa alusão ao passaporte biológico.

Assim, e dizendo-se alvo de um processo “em que ao que parece a culpa se presume”, Rafael Silva optou por “não atacar a decisão” da ADoP, porque, embora esteja ciente da sua “absoluta inocência”, já tem 33 anos.

“Devo dizer que recebi do meu diretor desportivo [José Azevedo] apoio e confiança, que muito agradeço, dando-me total liberdade para sobre este assunto decidir. Resolvo em conformidade com as regras que sempre impus às minhas opções: ninguém, nunca, será prejudicado pelas minhas decisões. Temia que outra escolha que não fosse a de terminar agora pudesse acarretar prejuízo para a minha equipa com a época já em curso”, justifica o já ex-ciclista da Efapel.

Profissional desde 2013, Rafael Silva cumpriu grande parte da sua carreira na anterior estrutura da Efapel (atual Sabgal-Anicolor), alinhando nas últimas duas temporadas na equipa de José Azevedo.

“Encerro agora um ciclo. Saio com tristeza no coração, mas de consciência serena e certo de que esta é a decisão que devo tomar. A vida continua, agora fora da competição, mas sempre em cima da bicicleta”, conclui o agora antigo corredor, que também venceu etapas no Grande Prémio Jornal Notícias, GP O Jogo e a Volta a Albergaria (2019), entre outras.

Fonte: Sapo on-line

“CPR Ribafria preparada para o início de época”


A equipa de Ciclismo CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, esteve em estágio no fim de semana de 27/28 de fevereiro, o último antes do arranque da época.

A equipa de Ciclismo do CRP Ribafria rumou novamente a sul, para pernoitar na Quinta Alegre, uma quinta rural, situada em Porches, e onde a equipa estagia pela segunda vez.

A equipa aproveitou o rumo ao Algarve, para no sábado iniciar o treino a partir de Aljustrel, com destino a Quinta Alegre, um treino com cerca de 160 km, com passagem pela serra do caldeirão, onde a equipa aproveitou as excelentes estradas, para efetuar alguns treinos específicos.


A equipa chegou ao local de estágio cerca das 16h30, onde permaneceu até a manhã do dia seguinte.

No domingo a equipa iniciou um treino com cerca de 125 km, desta vez rumo a Ourique, com passagem pela Serra da Foia, tendo chegado a Ourique cerca das 12h30.

Em Ourique, a equipa tomou banho nos balneários do Ourique Desportos Clube, os quais foram disponibilizados e postos a disposição da equipa pelo Município.


 A equipa do CRP Ribafria agradece publicamente ao Exmo. Sr Presidente da camara Marcelo Guerreiro, em virtude de o mesmo pessoalmente tratou de reunir as condições para receber a nossa equipa.

O estágio, que foi o último antes do arranque da época para a equipa do CRP Ribafria, que vai iniciar no próximo dia 4, em Espanha, na cidade de Badajoz.

O estágio, mais uma vez serviu para verificar as condições físicas dos atletas e criar uma maior união de equipa.

Agradecemos uma vez mais, a Quinta Alegre www.quintaalegrealgarve.com , pela excelente receção e pelo sempre agradável espaço.

Fonte: Equipa de Ciclismo CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.





“Gala de Apresentação Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua: O passado, o presente e o futuro”


Ontem, dia 28 de Janeiro, realizou-se no Município de Mortágua, a Gala de Apresentação da equipa UCI Continental Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua

 

A equipa sediada em Mortágua apresentou a sua equipa para 2024, atletas e staff, a equipa irá contar com 12 corredores: Andrés Taboada; Ángel Sanchez; António Barbio; Bruno Silva; César Martingil; Francisco Morais; Gonçalo Amado; Gonçalo Carvalho; João Matias; Nicolas Saenz; Rafael Barbas e Leangel Linarez.


Os 12 corredores terão do seu lado, 10 membros de staff, Leonor Silva, continuará o legado de Pedro Silva como Presidente do Clube, apoiada diretamente por Xavier Silva, também Director Desportivo Adjunto. Gustavo Veloso, que têm tido um papel preponderante no crescimento da equipa, continuará como Diretor Desportivo, ele que também já é um dos nomes associados diretamente à equipa e aos resultados alcançados nos últimos 2 anos. O resto do staff é composto por uma equipa de mecânicos, massagistas, médicos e membros da comunicação: Hélder Silva; Rui Paquete; Hugo Saul; Edgar Almeida; João Figueiredo; Juliana Reis e Edgar Diogo, respetivamente.


A Gala de Apresentação foi um momento para relembrar 2023 e as conquistas alcançadas, a Volta a Portugal 2023 foi um dos momentos mais marcantes, onde a equipa fortificou o seu nome e a sua força no cenário do ciclismo nacional, conquistando 3 etapas e envergando a camisola amarela, por duas ocasiões. Envergar a Camisola Amarela foi um momento histórico para a equipa que soprou as velas de 25 anos neste mesmo dia, foi o culminar de um sonho antigo de Pedro Silva, fundador do Velo Clube do Centro, que também foi relembrado saudosamente nesta Gala.


Relembrando o passado, mas com olhos no presente e em 2024, a Gala contou com discursos de figuras de extrema relevância para o ciclismo nacional e para a própria equipa. A Federação Portiuguesa de Ciclismo teceu algumas palavras na pessoa de Delmiro Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo; Pedro Martins, Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, subiu ao palco realçando a importância da equipa na realidade da Beira -Alta. Nuno Tavares Pereira, Administração do Grupo Tavfer, e Daniel da Ponte, Marketing do Grupo CAC, teceram palavras encorajadoras para o futuro do projeto reforçando o compromisso de mais 3 anos ao lado da equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua. O presidente da Câmara Municipal Mortágua, Ricardo Pardal, marcou presença e discursou em frente a todos os presentes que encheram o Auditório Municipal de Mortágua.

A Gala de Apresentação da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua foi marcada por vários momentos, que não seriam possíveis sem o apoio dos seus patrocinadores, parceiros, atletas, staff, familiares, amigos e apoiantes. A equipa continental tece palavras de agradecimento a todas as pessoas que apoiaram e apoiam a equipa, e a todos os presentes neste dia que marca o início oficial da época de 2024.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua

“Hoje vamos recordar…”


Curiosidades no cicloturismo, uma bicicleta muito especial

 

Por: José Morais

Nos muitos convívio que realizam por esse país fora, encontramos muitas vezes coisas diferentes e engraçadas, e aqui fica uma dessas coisas, foi há vinte anos, que encontramos uma bicicleta diferente, com seis lugares, que foi na altura motivo para uma reportagem minha.

Esta bicicleta que partiu da ideia de Libertino Duarte Almeida, cicloturista que pertence ao Grupo Moitense, e foi num passeio nesse ano em julho de 2003 realizado na Moita, que encontramos esta maravilha.

O Libertino Duarte na altura com 56 anos de idade, serralheiro civil de profissão, amante da bicicleta, um dia lá na oficina olhou para o canto, e viu uma velha mota lá, e que lhe passou pela cabeça, construir uma bicicleta de seis lugares, e o resultado aqui fica.

Esta maravilha era sem dúvida muito pesada, e ao longo dos anos o Libertino Duarte fez alterações, e conseguiu uma bicicleta mais leve e fácil de manobrar, onde deixamos uma foto mais atual.

Que é bom recordar estes momentos, uma reportagem na altura da Revista Super Ciclismo.




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com