sexta-feira, 17 de junho de 2022

“Roger Adrià ganha sefunda etapa do Tour de Occitania”


Por: José Morais

Na estreia como profissional, Roger Adrià da Equipa Kern-Pharma venceu hoje a segunda etapa do Tour de Occitania, assumindo a liderança da prova, conseguindo assim a sua primeira vitória, numa etapa marcada pelo encurtamento da etapa, inicialmente com mais de 170 quilómetros, foi reduzida apenas para 35. 

Num dia atípico, devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir, e que invadem a europa, as autoridades locais não permitiram a realização total da corrida, sendo reduzida, o que tornou um dia memorável para o ciclista de 24 anos natural de Barcelona, a estrear-se com uma grande vitória como profissional, e vestido assim a camisola de líder na segunda etapa.

Roger Adrià foi astuto, o qual aproveitou o lançamento de Michael Valgren, o qual aproveitou, lançou-se para a vitória, picou os seus mais diversos adversários, foi até ao limite, e num sprint muito competitivo sobre Michael Valgren da equipa EF Education e Max Kanter da equipa da Movistar, acabou por ser o primeiro a cortar a linha final.

Esta que foi uma vitória importante para o ciclista de Barcelona, como para a sua equipa da UCI Pro Team, num dia muito difícil, apesar dos poucos quilómetros da etapa, com a equipa da Kern Pharma a trabalhar muito desde o início da fuga, com a Movistar a tentar colocar na frente Abner González, que preparava a prova para Alejandro Valverde, com Roger Adrià a ser o mais forte. 

“Jakob Fuglsang lidera Volta à Suíça em dia marcado por 36 abandonos”


Nelson Oliveira é 30º na geral, a 20.17 minutos do líder

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O dinamarquês Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech) subiu esta sexta-feira à liderança da Volta à Suíça após a sexta etapa, ganha pelo alemão Nico Denz (DSM), num dia marcado por dezenas de abandonos, devido a casos de covid-19.

Denz, de 28 anos, vingou a fuga ao cabo de 5:11.14 horas, batendo, num sprint a quatro, o francês Clement Champoussin (AG2R Citroën), segundo, o espanhol Jesus Herrada (Cofidis), terceiro, e o norte-americano Quinn Simmons (Trek-Segafredo).

Os principais homens da geral chegaram a partir dos 2.14 minutos depois de Denz cortar a meta, com Fuglsang novo líder, com um segundo de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo, e 10 sobre o colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), terceiro.

Ao todo, o dia teve 36 abandonos, entre os que nem alinharam à partida e os que abandonaram durante a tirada, marcada pela temperatura alta num dia montanhoso e com duas subidas de categoria especial.

A etapa em si prometia decidir as contas da geral, mas um surto de casos de covid-19 ofuscou os acontecimentos na estrada e acabou por fazer essa seleção ainda antes da partida de Locarno, com o líder até então, o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), a abandonar.

As equipas Alpecin-Fenix e Bahrain-Victorious, bem como a UAE Emirates de Rui Costa, decidiram abandonar com múltiplos casos positivos, enquanto a EF Education-Easy Post retirou quatro ciclistas e a Israel-Premier Tech outros dois, para além de outros abandonos em outras formações.

A organização decidiu continuar a prova, agora reduzida a 87 ciclistas, contra 152 que alinharam no primeiro dia. A corrida do escalão WorldTour serve de antecâmara para a Volta a França.

A 20.17 minutos do líder está o agora único português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), no 30.º posto da geral.

Fonte: Record on-line

“Pogacar vence terceira etapa e sobe à liderança da Volta à Eslovénia”


Ciclista esloveno veste agora a camisola amarela que era do polaco Rafal Majka, seu colega na UAE-Emirates

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O ciclista esloveno Tadej Pogacar subiu esta sexta-feira à liderança da Volta à Eslovénia, depois de vencer isolado a terceira etapa, 'roubando' a camisola amarela ao polaco Rafal Majka, seu colega na UAE-Emirates.

Na derradeira subida, já perto do final dos 144,6 quilómetros da tirada, entre Zalec e Celje, Pogacar isolou-se e venceu em 3:27.09 horas, menos 11 segundos do que Majka, segundo, e 14 do que o italiano Nicola Conci (Alpecin-Fenix), terceiro.

Na geral, o vencedor das duas últimas Voltas a França tem sete segundos de avanço sobre Majka e 55 sobre o seu compatriota Domen Novak (Bahrain-Victorius).

O português Rui Oliveira (UAE-Emirates) caiu para a 93.ª posição da geral, depois de ter sido 101.º na etapa.

No sábado, corre-se a quarta e penúltima etapa, com 152,4 quilómetros a ligarem Lasko a Velika planina, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Covid-19: Surto no pelotão da Volta à Suíça apanha líder Aleksandr Vlasov”


Líder da geral individual testou positivo esta manhã

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Um surto de casos de Covid-19 continua a causar danos no pelotão da Volta à Suíça, que registou esta sexta-feira a baixa do líder Aleksandr Vlasov, da Bora-Hansgrohe, e vários outros ciclistas, anunciou a organização.

O líder da geral individual Aleksandr Vlasov testou positivo esta manhã, um dia depois de vencer a quinta etapa, disse a equipa do piloto russo, tal como o seu companheiro de equipa na Bora-Hansgrohe, o alemão Anton Palzer.

O surto de Covid-19 provocou as desistências das equipas Alpecin-Fenix e Bahrain Victorious, um dia depois da Jumbo-Visma ter deixado a prova, que conta com os ciclistas portugueses Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (UAE-Emirates).

"No interesse da saúde de todos os ciclistas e colaboradores [da Volta à Suíça], deixar a corrida é considerada a decisão mais sensata pela direção da equipa e pela equipa médica", refere em comunicado a Alpecin-Fenix.

Quatro testes positivos, incluindo o do colombiano Rigoberto Urán, medalha de prata olímpica em estrada em 2012, foram detetados entre os realizados esta manhã pelos ciclistas presentes na Volta à Suíça, que termina no domingo.

"Decidimos dar a opção de largar para os dois ciclistas restantes, Neilson Powless e Jonas Rutsch, com o consentimento da nossa equipa médica", adianta a Education First.

O suíço Marc Hirschi, colega de equipa de Rui Costa na UAE-Emirates, também testou positivo e está fora da corrida, tal como o seu companheiro de quarto e compatriota Joel Suter, que foi retirado por precaução.

"Infelizmente, como muitas outras equipas, também tivemos um aumento nos casos de Covid-19", disse o diretor médico da formação dos Emirados Árabes Unidos, Adrian Rotunno.

O aumento de casos de Covid-19 e a retirada de várias equipas e um total de 29 ciclistas, incluindo o líder, o russo Alexander Vlasov, não impediu o início da sexta etapa da prova suíça, entre Locarno e Moosalp, na distância de 180 quilómetros.

Depois de muita discussão com as equipas, a empresa promotora, o sindicato dos ciclistas e a União Ciclista Internacional (UCI), os organizadores da Volta à Suíça decidiram que a prova vai continuar, segundo o seu diretor, Olivier Senn.

"Com 18 equipas em prova, achamos que ainda há uma maneira de ter uma corrida real. Todas as equipas restantes concordaram em começar e não haverá mudanças em relação à etapa do dia. Vamos verificar amanhã de manhã, esperando que não tenhamos novos casos", disse o diretor de prova.

O pelotão, inicialmente composto por 152 corredores, partiu para a sexta etapa com 94. A corrida suíça é um dos últimos eventos para se preparar para a Volta a França, que começa em duas semanas.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal Feminina Cofidis 1ª Etapa Vila Franca Xira – Torres Vedras"


Nathalie Eklund soma e segue

 

Por: José Carlos Gomes

A sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic) continua imbatível na Volta a Portugal Feminina Cofidis, mantendo a Camisola Amarela Jogos Santa Casa da melhor forma possível, impondo-se na primeira etapa em linha, que hoje ligou Vila Franca de Xira a Torres Vedras.

A viagem de 87,6 quilómetros foi disputada em bom ritmo, sempre sob o controlo férreo da equipa Massi Tactic, que respondeu a todos os ataques, não permitindo a consolidação de qualquer fuga.

O bloco espanhol, além de defender a camisola amarela de Nathalie Eklund, ainda teve fôlego para colocar Mireia Benito em posse da Camisola Azul IPDJ, de melhor trepadora, uma vez que passou na frente na única subida da jornada, em Vilar.


A ação da Massi Tactic permitiu uma chegada em pelotão a Torres Vedras, onde o numeroso público assistiu ao triunfo de Nathalie Eklund, que bateu num último impulso a estadunidense Heather Mayer (Team LDN/Brother UK), que assumira a dianteira do sprint. A terceira foi a campeã argentina de fundo, Maribel Aguirre (Zaaf Cycling Team). As três, tal como todo o primeiro pelotão, cumpriram a jornada em 2h14m58s, à média 38,9 km/h.

“A minha equipa fez um excelente trabalho, tornando a corrida muito dura para todas. Controlámos toda a etapa, durante a qual não sabia o que esperar do sprint. Mas, depois de a equipa fazer um trabalho tão fantástico, apenas me foquei em tentar vencer para poder agradecer-lhes todo o esforço”, confessou Nathalie Eklund, que junta a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, à amarela.

O triunfo na etapa valeu à corredora sueca 10 segundos de bonificação, reforçando assim o comando da classificação geral. Nathalie Eklund tem 11 segundos de vantagem sobre Mireia Benito e 18 sobre Aurela Nerlo, ambas também da Massi Tactic.

Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) voltou a ser a melhor portuguesa na jornada, cortando a meta na quarta posição. Foi uma das três nacionais no top 10 do dia. As outras foram Mariana Líbano, também da Velo Performance, no quinto lugar, e Beatriz Roxo (Seleção de Portugal), na décima posição.


Na geral é também Vera Vilaça que encabeça as esperanças portuguesas, estando no quarto lugar, a 18 segundos da camisola amarela. Nas quinze melhores estão mais duas lusitanas, Ana Caramelho (Kiwi Atlantico Louriña), sétima, a 26 segundos, e Mariana Líbano, 13.ª, a 30 segundos.

“Hoje senti-me bem, numa etapa em que a Massi Tactic controlou. Pela nossa parte conseguimos responder da melhor forma, trabalhando muito bem como equipa. Foi uma chegada muito rápida e não consegui melhor do que o quarto lugar. Agora vêm os dias mais duros e o objetivo continua a ser a camisola amarela”, revela a ambiciosa Vera Vilaça.

A classificação da juventude não sofreu alterações, mantendo-se encimada pela francesa Margaux Martinez (Abadie le Boulou), com um segundo de vantagem sobre Mariana Líbano. Por equipas manda a Massi Tactic.

A segunda etapa disputa-se neste sábado, levando as corredoras de Monte Redondo, em Leiria (12h45), até Ourém 15h00), por traçado de 78,1 quilómetros, que tem na subida de Reguengo, a 22,5 quilómetros da meta, um dos pontos fulcrais. As metas volantes em Maceira e em Fátima, também poderão ter relevância, devido às bonificações em jogo.

“Vamos tentar manter a camisola amarela nos próximos dias. Gosto de subidas curtas e inclinadas. Por isso, acho que o percurso das próximas etapas se adapta realmente às minhas caraterísticas, mas temos uma equipa muito boa, com excelentes trepadoras. Por isso, confio que consigamos continuar a fazer uma boa corrida”, avança Nathalie Eklund.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com