terça-feira, 27 de abril de 2021

“Dennis vence prólogo da Volta à Romandia em domínio total da INEOS”


Por: Lusa

Geraint Thomas e Richie Porte, ambos da equipa inglesa, terminaram nos outros dois lugares do pódio

O australiano Rohan Dennis venceu esta terça-feira o prólogo da Volta à Romandia e tornou-se o primeiro líder da prova, num dia de domínio da INEOS, que colocou três ciclistas no pódio.

Antigo bicampeão do mundo da especialidade (2018 e 2019), Dennis cumpriu em 5.26 minutos os 4,05 quilómetros do crono em Oron, na Suíça, deixando a oito segundos dois colegas de equipa: o britânico Geraint Thomas e o australiano Richie Porte, vencedor da prova em 2017.

O francês Remi Cavagna (Deceuninck-QuickStep) foi o quarto e o primeiro ciclista fora da equipa britânica, que tinha o italiano Filippo Ganna, campeão do mundo, como um dos candidatos ao triunfo, mas que acabou apenas em nono, a 14 segundos do colega de equipa.

O português Rui Costa (UAE Emirates), que já conseguiu quatro pódios nesta prova, foi 18.º no prólogo, a 18 segundos, num dia em que o britânico Chris Froome (Israel-StartUp Nation), quatro vezes vencedor da Volta a França e que tem dois triunfos na Romandia, voltou a desiludir e foi apenas 130.º, a 51.

Nesta quarta-feira corre-se a primeira etapa, entre Aigle, sede da União Ciclista Internacional, e Martigny, num percurso de 168,1 quilómetros, com quatro passagens num circuito final e com nove contagens de montanha de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Curso de Treinador Grau I e II triatlo”


Os cursos de Treinador de Triatlo Grau I e II terão lugar nos meses de junho e julho 2021.

 

Curso Treinador de Triatlo Grau I

Data: 4 a 10 de junho de 2021

Local: São Miguel, Escola Secundária das Laranjeiras

O curso de treinador de Triatlo Grau I tem como objetivo formar treinadores que enquadrem escalões de formação e atletas iniciantes do Triatlo.

O curso de treinador de Triatlo Grau I, tem como objetivo formar treinadores que enquadrem escalões de formação e atletas iniciantes do Triatlo.

É divido em 3 componentes:

Geral – 36h, online, com a nossa parceira de formação Gnosies;

Específica – 36h presenciais nos dias 4/6 e 9/9 das 18h30 às 22h e 5,6 e 10/6 das 9h às 18h. Se ultrapassar o limite de 10% de faltas, será excluído do curso.

Estágio – 550h, aproximadamente uma época desportiva, em que se pretende que trabalhem no terreno, em treino e acompanhamento a competições.

A componente específica decorrerá na Escola Secundária das Laranjeiras, em atividades teóricas e práticas.

Limite de vagas: 25 formandos

Critérios de seleção:

Licenciados em Ciências do Desporto ou detentores de TPTD de outra modalidade individual;

Treinadores de outras modalidades associadas ao Triatlo;

Outras inscrições, desde que habilitados com o 12º ano.

Os candidatos selecionados serão contatados até dia 10/5, para confirmarem a sua inscrição.

A inscrição será gratuita aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtNX3UypoSQT4baWi3rsTkSVu3CCYM9N3r8kZwT4GpkUoLtA/viewform  


 

Curso de Treinador de Grau II

Data: julho 2021

Local: Oeiras, Auditório Municipal Maestro César Batalha

O curso de treinador de Triatlo Grau II tem como objetivo formar treinadores responsáveis pelo enquadramento de clubes e equipas de Triatlo.

É divido em 3 componentes:

Geral – 60h, online, com a nossa parceira de formação Gnosies;

Específica – 60h presenciais nos dias 2,9 e 16/7 das 18h30 às 22h e 3,4,10,11, 17 e 18/7 das 9h às 18h. Se ultrapassar o limite de 10% de faltas, será excluído do curso.

Estágio – 800h, aproximadamente uma época desportiva, em que se pretende que trabalhem no terreno, em treino e acompanhamento a competições.

A componente específica decorrerá em Oeiras (Auditório Municipal Maestro César Batalha: Galerias Alto da Barra, Av. das Descobertas 59, 2780-053) em atividades teóricas e práticas.

Limite de vagas: 25 formandos

Mais informações e inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebb3hZqv_ixU6j81LnK9R2dociWIhvtdQeFfANiz_SmaBPtA/viewform

Fonte; Federação Triatlo Portugal

“Ciclista Dylan Groenewegen regressa da suspensão na Volta a Itália”


Por: AMG // NFO

O ciclista Dylan Groenewegen, suspenso nove meses por ter provocado a queda grave de Fabio Jakobsen na Volta à Polónia do ano passado, vai regressar à competição na Volta a Itália, anunciou hoje a Jumbo-Visma.

“O Dylan é um dos nossos líderes, mas não tem podido competir devido à sua longa suspensão. Tínhamos delineado um programa para ele regressar ao pelotão discretamente. No entanto, devido ao novo coronavírus, a Volta à Noruega foi adiada e ainda é incerto que as outras corridas onde ele iria participar se mantenham no calendário. Com esta solução, optámos por uma maior certeza, porque, após nove meses sem correr, a intenção do Dylan é voltar à competição”, justificou o diretor desportivo da equipa holandesa, Merijn Zeeman, citado em comunicado.

Assim, Groenewegen, que está suspenso até 07 de maio, véspera do início do Giro, irá regressar à estrada no contrarrelógio que marca o arranque da 104.ª edição da ‘corsa rosa’, em Turim.

“Recebi muitas mensagens calorosas depois do que aconteceu, mas também estou a contar com algumas reações negativas no meu regresso. É algo que pode acontecer. Falei com o Fabio antes de ele ir para a Turquia e foi bom ver como ele se deu bem por lá. Também eu estou desejoso de voltar a correr e estou feliz por poder fazê-lo numa belíssima corrida como a Volta a Itália”, resumiu o ciclista holandês.

Dylan Groenewegen foi suspenso por nove meses pela União Ciclista Internacional (UCI) por ter provocado a violenta queda de Fabio Jakobsen na Volta a Polónia de 2020, com o organismo a justificar a sua inédita decisão – a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping – com a “importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente” e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.

O ‘sprinter’ de 27 anos tinha sido suspenso pela própria equipa logo em 07 de agosto, após ter originado a violenta queda do compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep), ao ‘atirá-lo’ contra as barreiras num ‘sprint’ a 80 km/hora.

Jakobsen, que perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face, depois de bater violentamente com a cara nas baias de ferro que ladeavam a chegada, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, ficando internado durante uma semana na unidade de cuidados intensivo do hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec (Polónia).

Posteriormente, foi submetido a várias operações para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.

O holandês da Deceuninck-QuickStep, cujo rosto evidencia os ‘danos’ originados pela queda, voltou à competição em meados de abril, na Volta a Turquia.

Fonte: Lusa

“Chris Froome não se sente confiante, e confessa não merecer estar nos Jogos Olímpicos”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

O 93º lugar na geral dos Tour doa Alpes, foi sem dúvida uma posição muito discreta para Chris Froome, com o ciclista a fazer parte da fuga na quarta etapa, não participava numa, desde o Giro de 2018, com o ciclista de 35 anos ainda a dar um ar da sua graça.

Froome, continua ainda longe dos bons momentos, com a sua recuperação a ir muito devagar, apesar de se verem algumas melhorias na sua condição física, o ciclista reconhece que ainda possui um longo caminho para atingir a sua forma ideal, sentindo-se feliz com as formas das suas pernas a começarem a responder, afirmou o tetracampeão do Tour de França, que diz começar a ver agora alguma luz ao fundo do túnel.

Mesmo com estas melhoras, Froome, o ciclista da UCI World Team da Israel Start-Up Nation, reconhece que nestas condições não merece participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, porem, ainda tem esperança de que as suas condições físicas melhorem antes da sua participação do Tour de França, que se realizam antes dos Jogos Olímpicos, reconhece que será difícil ir para Tóquio, apesar de considerar que a Grã-Bretanha tenha apenas quatro lugares, onde outros candidatos do Reino Unido a um lugar nos Jogos incluem os gêmeos Adam e Simon Yates, Hugh Carthy, Tao Geoghegan Hart e Geraint Thomas.

Froome prepara assim a sua agenda a qual fará parte, o Tour da Romandia que venceu por duas vezes, tentando dar mais quilómetros às suas pernas, depois viaja até Tenerife, marcará presença no Critérium du Dauphiné, e antes dos Jogos Olímpicos estará no Tour de França. 

Até ao Tour de França Froome terá 33 dias de corrida, procurando os seus objetivos, onde pretende alcançar a marca dos cinco Tours, o que não irá acontecer este ano, mas onde mantém a esperança de um dia poder voltar a subir ao pódio em Paris.

“Coimbra inaugura nova pista de Bmx”


No passado domingo 25 de abril foi inaugurada a nova Pista Municipal de BMX, em Coimbra, um projeto desenvolvido entre a Câmara Municipal do distrito e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

O espaço foi inaugurado ao público pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, e contou ainda com a presença da Seleção Nacional de BMX e do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

A nova Pista Municipal de BMX, localizada nos campos do Bolão, na zona norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B, pretende dar resposta aos praticantes desta modalidade residentes na região. No entanto, este projeto foi desenvolvido de modo a garantir também que esta pista tenha todas as condições necessárias à realização de provas oficiais da modalidade.

A pista principal tem uma rampa de saída de cinco metros de altura, quatro retas (sendo a segunda reta dupla), três curvas, a meta e uma zona de desaceleração. Além desta, foi também construída uma pista destinada ao aquecimento, bem como ao treino de juniores, constituída por duas curvas e duas retas. Existe ainda um espaço dedicado à observação das provas, que está preparado para que em dias de provas oficiais, possa ser instalada uma bancada amovível.

O recinto, que foi intervencionado a vários níveis, vai contar ainda com um acesso específico destinado aos visitantes e às viaturas de apoio, próximo para o estacionamento já existente. Além disso, todas as infraestruturas elétricas, assim como a rede de abastecimento de água e esgotos, garantem uma adequada iluminação do espaço, a manutenção da pista e o seu correto funcionamento.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Arrábida e Lousada recebem fim de semana internacional

 

Por: José Carlos Gomes

A Clássica da Arrábida vai disputar-se no domingo, 2 de maio, e contará com cinco equipas estrangeiras no pelotão, quatro das quais de categoria ProTeam. Já Lousada vai receber uma prova internacional de Cross Country Olímpico (XCO), também pontuável para a Taça de Portugal.

No domingo, a Clássica da Arrábida – Cyclin’Portugal, destinada a corredores de elite e sub-23 masculinos, vai para a estrada com cinco equipas internacionais, nove equipas continentais portuguesas e duas equipas de clube, também nacionais.

A prova de classe 1.2, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, vai contar com as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, as americanas Rally Cycling e Hagens Berman Axeon, e a belga Bingoal Pauwels Sauces WB, sendo que todas elas vão também marcar presença na Volta ao Algarve, na semana seguinte.

Desta feita, as equipas Antarte–Feirense, Atum General–Tavira–Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly–Simoldes–UDO, LA Alumínios–LA Sport, Louletano–Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer–Measindot–Mortágua e W52–FC Porto vão ter a sua primeira oportunidade, neste ano de 2021, de competir em solo nacional com equipas estrangeiras. A estas nove equipas portuguesas juntam-se ainda as equipas de clube Fortunna/Maia e Sicasal/Miticar/Torres Vedras.

A partida simbólica vai ser dada na Avenida Luísa Todi, iniciando um percurso de 181.2 quilómetros, com passagem por Sesimbra e seis contagens de montanha de terceira categoria.

Já na zona de chegada, em Palmela, os ciclistas vão completar duas passagens pela meta antes do derradeiro ataque à vitória. A última dificuldade faz-se, em parte, na Estrada da Cobra, um caminho de terra batida que é uma das imagens de marca da Clássica da Arrábida.

No XCO, os atletas vão viajar à zona norte do distrito do Porto, para disputar a prova internacional de Lousada e somar pontos para a Taça de Portugal. É a segunda corrida do troféu de regularidade da disciplina olímpica de BTT e contará com cerca de 400 participantes.

No sábado, dia 1 de maio, o percurso estará disponível para treinos e no domingo, dia 2 de maio, a ação inicia-se com as categorias de masters masculinos e paraciclismo, às 9h00. Seguem-se os Juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto a de cadetes, às 10h45. Às 13h00 correm os cadetes masculinos e femininos e às 14h45 inicia-se a derradeira prova, de elite e sub-23 masculinos.

O pelotão júnior de estrada também compete no próximo fim de semana, disputando o Troféu Cidade de Fafe, no sábado, 1 de maio. A corrida terá 71,4 quilómetros, começando às 15h00, no Parque da Cidade, local onde também estará instalada a meta, que os mais rápidos deverão alcançar pouco antes das 17h00.

 

Mais eventos oficiais

1 de maio: Taça da Madeira de Estrada – CD 1.º de Maio 2021, S. Gonçalo, Funchal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com