quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

“Ainda sem palavras…Todas as homenagem são merecidas”


Por: José Morais

Em 2013, um grande amigo pedia-me que lhe fizesse um cartaz para divulgar um evento em Espanha, mais propriamente em Huesca, era o 31º Campeonato do Mundo de Ciclismo de Bombeiros.

Carlos Vieira era esse amigo, ele que ia representar Portugal em memória de todos os bombeiros falecidos, em especial nesse ano muito negro para os bombeiros.

Esta, foi uma das muitas e muitas pedaladas que fez na sua vida em prol dos outros, muita coisa temos a dizer deste ser humano, que pedalava pela paz, e o fez em muitos locais deste mundo.

Homem de grande Fé, durante 5 dias pedalou para sobreviver no hospital, uma pandemia travou esta sua difícil pedalada, pelo meio, encontrou um vírus que instantaneamente, e inesperado o fez parar, ao 68 anos o famoso Bombeiro Ciclista de Leiria conhecido mundialmente deixou-nos, o homem dos recordes, o homem das fortes pedaladas, o homem que muitas vezes pedalou pela paz, e pela solidariedade, partiu.

Fica-nos agora a sua memória, o seu longo trabalho feito em prol do ciclismo e da bicicleta, Homem de muita Fé, a sua dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a qual se dedicou ao longo dos anos, e que anualmente na Bênção do Ciclistas que organizava, mostrava imenso a sua Fé, a devoção.

Agora, é tempo de recordar, de relembrar o grande homem que era, a sua humildade, e os seus feitos, fica aqui um cartaz de recordação o qual tanto desejou na altura para homenagear, o qual fica agora uma homenagem a si próprio.

Amigo até sempre, descansa agora em paz, foste um grande guerreiro.

“Pogacar relembra o seu triunfo na 20ª etapa do Tour: "O abraço de Roglic acalmou-me"


Essa vitória cronometrado permitiu que ele chegasse a Paris como vencedor no final do Tour

 

Por: EFE

Foto: AFP

O esloveno Tadej Pogacar, o último vencedor do Tour de France, garantiu que só sentiu alívio por derrotar o seu ídolo, e seu compatriota Primoz Roglic, quando o abraçou após ser ultrapassado no final da etapa de La Planche des Belles Filles.

"Eu era fã do Roglic entre os 15 aos 20 anos, eu gritava na frente da TV para animá-lo, e agora fui eu quem o espancou, e que o impediu de realizar seu sonho, Os meus sentimentos eram particulares", confessou o ciclista em entrevista no jornal L'Equipe.

"No final, foi Primoz quem conseguiu me acalmar, poucos minutos depois de sua chegada à meta, ele estava na área de entrevistas e veio me abraçar. Nunca esquecerei esse momento. Foi como se ele me autorizasse a desfrutar, ele me disse que a culpa não era minha", acrescentou.

Pogacar reconheceu que no seu país a maioria dos fãs era mais favorável a Roglic e que quando ele ganhou o Tour "muitos não estavam felizes". O jovem ciclista vive no Mônaco, a apenas 100 metros de seu ídolo, com quem treina às vezes, como no seu país, onde as suas casas também não estão muito longe.

Fonte: Marca

“Fabian Puerta Zapata suspenso por quatro anos”


Devido a um controlo antidoping positivo ao ciclista de pista

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista de pista colombiano Fabian Puerta Zapata, campeão do mundo de keirin em 2018, foi suspenso por quatro anos devido a um controlo antidoping positivo, anunciou esta quarta-feira a União Ciclista Internacional (UCI).

O tribunal antidopagem da instituição, na sua decisão, esclarece que se trata de um caso de consumo de boldenona, um esteroide anabolizante, interdito pelos efeitos estimulantes sobre o crescimento da massa muscular.

O ciclista colombiano, especialista de provas de velocidade, foi controlado fora de competição em 11 de junho de 2018 e estava suspenso desde 14 de agosto do mesmo ano, enquanto se esperava a conclusão do inquérito.

Meses mais cedo, em março de 2018, atingira o topo da carreira ao ganhar o keirin dos Campeonatos do Mundo de pista que tiveram lugar em Apeldoorn, Países Baixos.

Fabian Puerta Zapata era presença regular nos pódios em Taças do Mundos e campeonatos sul-americanos. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foi quinto e já conseguira por duas vezes ser vice-campeão mundial, em Cali'2014 e Hong-Kong'2017.

A suspensão ainda é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Fonte: Record on-line

“Manager da Deceuninck sobre João Almeida: «Foi incrível tê-lo tantos dias na liderança do Giro»”


Patrick Lefevere teceu rasgados elogios ao ciclista português

 

Por: Record

Foto: EPA

Patrick Lefevere, manager da Deceuninck-Quick Step, teceu rasgados elogios a João Almeida, que este ano andou 15 dias com a camisola rosa na Volta a Itália.

Numa mensagem partilhada no site da equipa, em jeito de balanço, Lefevere garante estar "feliz e orgulhoso da equipa, num ano complicado".

"A incrível prova do João na Volta a Itália foi outro momento alto, que nos aqueceu o coração, por vários motivos. As quedas nas provas anteriores levaram a mudanças de planos e de expectativas, mas mesmo nestas circunstâncias a equipa esteve incrível. Eles deram tudo e ainda consigo visualizar aqueles momentos em que num grupo de 20 ciclistas nós tínhamos quatro ou cinco corredores", considerou.

"Claro que ter o João tantos dias na liderança da prova foi incrível. Um estreante no World Tour e numa grande volta, ele impressionou em variadíssimas ocasiões, lutou de forma admirável. Mostrou uma consistência estonteante, acabando todas as etapas entre o top 30", acrescentou Lefevere.

Fonte: Record on-line

“Efapel reforça-se com ciclista russo Alexander Evtushenko”


Por: RPC // JP

O russo Alexander Evtushenko, medalha de bronze no campeonato do mundo de pista em 2018, é o mais recente reforço da Efapel, anunciou hoje a equipa portuguesa de ciclismo, em comunicado.

A Efapel qualifica Evtushenko, de 27 anos, de “exímio contrarrelogista”, assinalando que o russo permitirá na próxima época “acrescentar potência à equipa e também versatilidade, ao revelar-se um corredor que se adapta a qualquer das funções para a qual seja destacado”.

“É uma grande honra para mim fazer parte da equipa Efapel e estou muito feliz por ter tido esta oportunidade. Obrigado por confiarem e acreditarem em mim”, disse o Evtushenko, citado pela formação de Ovar.

Evtushenko já competiu em Portugal, tendo vencido uma etapa no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova na qual terminou no segundo lugar, em 2017, e conquistado o prémio da montanha na Volta ao Alentejo, em 2018.

Além da medalha de bronze conquistada no Mundial de pista, o ciclista russo foi também se sagrou em 2018 campeão europeu e da Rússia, igualmente em pista.

Fonte: Lusa

“II Congresso de Treinadores Age Group: Triatlo para Todos”


Dias 15 e 16 de janeiro de 2021 irá realizar-se na Faculdade de Motricidade Humana um congresso para treinadores.

O programa irá abordar algumas investigações académicas para treino, retenção, gestão de expetativas e motivação dos atletas grupos de idade, que correspondem à maioria dos triatletas filiados.

Por ser uma modalidade de resistência, o Triatlo conta com muitos atletas que se iniciam após os 20, 30, 40 anos ou mais. Uns são oriundos de outras modalidades, outros começam mesmo pelo Triatlo, mas habitualmente demonstram dedicação ao treino e muita vontade em alcançar e superar os seus próprios objetivos.

Mais do que uma apresentação dos preletores, este é um momento único de reunião da comunidade de treinadores, o que possibilita a partilha de enriquecedoras experiências.

A Federação de Triatlo de Portugal irá continuar a desenvolver iniciativas para promover o Triatlo e aumentar o número de triatletas age-group, através do programa Triatlo para Todos, das suas atividades a decorrer do Tri Try e do evento promocional My Triathlon Experience e, ainda, outras que venham a ser desenvolvidas.

 

Datas e horários II Congresso de Treinadores Age-Group: Triatlo para Todos

Data: 15 de janeiro 2021 das 18h30 às 21h e 16 de janeiro de 2021 das 9h às 13h e das 14h às 17h;

Local: Faculdade de Motricidade Humana, Jamor;

UC: 2,0 UC para a componente específica de treinador de Triatlo;

Oferta da inscrição a todos os treinadores filiados na FTP;

As restantes inscrições terão o custo de 10€.

Inscreva-se aqui: II Congresso de Treinadores FTP: "Age Group, Triatlo para Todos" (google.com)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Calendário velocipédico abre no Algarve e agosto terá Volta a Portugal”


Por: NFO // AMG

A Volta ao Algarve vai ser, ao contrário do que é habitual, a primeira prova do calendário velocipédico em Portugal na próxima temporada, com a 82.ª Volta a Portugal a estar marcada para a habitual primeira quinzena de agosto.

De acordo com o plano de atividades da Federação Portuguesa de Ciclismo, a ‘Algarvia’, a única prova do calendário da categoria UCI Pro Series a disputar-se em Portugal, vai correr-se de 17 a 21 de fevereiro, antes mesmo da Prova de Abertura (07 de março), que tradicionalmente abre a época.

O outro grande destaque da temporada que se estende competitivamente até setembro é a Volta a Portugal, cuja 82.ª edição, substituída este ano por uma edição especial devido à pandemia de covid-19, decorrerá entre 04 e 15 de agosto.

Além das duas corridas, haverá mais três corridas internacionais em Portugal: Clássica da Arrábida (14 de fevereiro), Volta ao Alentejo (17 a 21 de fevereiro) e Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho (15 a 18 julho).

A Taça de Portugal será composta pela Prova de Abertura, na região de Aveiro, pela Clássica da Arrábida e pela Clássica Aldeias do Xisto (09 de maio).

De 18 a 20 de junho vão decorrer os Campeonatos Nacionais, ainda em local a designar.

Para o final da temporada, que em Portugal chega um mês antes do final das provas WorldTour e do circuito europeu, está agendada a Rota da Filigrana (18 de setembro), despedindo-se o pelotão no Festival de Pista, em Tavira, em 05 de outubro.

 

Calendário:

17 fev-21 fev: 47.ª Volta ao Algarve.

07 mar: 1.ª Prova da Taça de Portugal - Prova de Abertura - Região de Aveiro.

14 mar: 2.ª Prova da Taça de Portugal - Clássica da Arrábida.

17-21 mar: 38.ª Volta ao Alentejo.

28 mar: 25.ª Clássica da Primavera.

15-18 abr: Grande Prémio JN/O Jogo.

25 abr: Grande Prémio de Mortágua.

02 mai: Volta a Albergaria.

09 mai: 3.ª Prova da Taça de Portugal - Clássica Aldeia do Xisto.

13-16 mai: Grande Prémio O Jogo.

30 mai: 12.º Memorial Bruno Neves.

01-06 jun: 41.º Grande Prémio Abimota.

18-20 jun: Campeonatos Nacionais.

25-27 jun: Volta do Futuro

04 jul: 5.º Grande Prémio Anicolor.

15-18 jul: 43.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho.

04-15 ago: 82.ª Volta a Portugal.

21 ago: Circuito de Alcobaça.

22 ago: Circuito da Malveira.

23 ago: Circuito da Moita.

23 ago: Circuito de Nafarros.

30 ago-05 set: 30.º Grande Prémio Jornal de Notícias.

12 set: Campeonato Nacional de Rampa.

18 set: Rota da Filigrana.

05 out: Festival de Pista - Tavira.

Fonte: Lusa

“CICLISMO DE LAZER: FEDERADO É MAIS SEGURO!”


Inscrição online (pagamento por multibanco)

 

Licença desportiva adequada à prática diária de ciclismo na via pública (treino e deslocação), em estrada, BTT e cidade, contemplando também o uso de bicicletas com assistência elétrica ("pedelecs" com motor até 250W).
Inclui seguro com as coberturas de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. 

Inscrições e renovações online em
www.acm.pt (pagamento por multibanco).

Estão abertas as filiações e renovações de cicloturistas e betetistas, cuja licença desportiva inclui o seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil) adequado à prática diária do ciclismo na via pública (treino e deslocação), incluindo a utilização de bicicletas individuais com assistência elétrica ("pedelecs" com motor até 250W).
Conferindo o direito ao seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil) a emissão ou revalidação da licença de cicloturista ou de betetista tem o custo de apenas 25 ou 35 €, em função da opção escolhida.

A licença convencial, ao preço de 35€ não possui franquia, contempla a emissão de cartão de identificação da Federação Portuguesa de Ciclismo, reconhecido pela União Ciclista Internacional, e contempla a participação em Provas Abertas (“Granfondo”, maratonas, “resistências”, etc.).
Em alternativa, poderá optar pela filiação "Inspira Portugal", no valor de 25 €, tendo esta licença a particularidade de ser emitida exclusivamente em formato digital, limite de idade de 75 anos e uma franquia de 60 € na cobertura de acidentes pessoais.

O seguro desportivo cobre os acidentes resultantes da prática diária do ciclismo (estrada ou BTT), de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021, em Portugal ou no estrangeiro. A filiação permite ainda o acesso a descontos diversos, ao abrigo dos protocolos celebrados pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Minho.
O pagamento da quota anual de filiação poderá ser efetuado por multibanco (dados fornecidos após o preenchimento do formulário). Embora não seja obrigatório, a Associação de Ciclismo do Minho aconselha a realização prévia de exame médico-desportivo.

Os praticantes poderão agrupar-se na Associação de Ciclismo do Minho individualmente ou em clubes/grupos, sendo a inscrição da agremiação gratuita.
O formulário de inscrição de clubes disponível
aqui: https://www.acm.pt/pdf/documentos/Ciclismoparatodos_BoletimfiliacaoClube.pdf  deverá ser assinado pelo presidente da entidade e pelo delegado desportivo para posterior envio para a sede da ACM.

Para esclarecimentos adicionais deverá contactar a Associação de Ciclismo do Minho (Rua das Violetas, nº 600, Urbanização da Atouguia, Bloco A, 2ª fase, 4810-059 Guimarães - Telefone: 253 416946, Telefax: 253 408839 – Email: geral@acm.pt ).

 

CONDIÇÕES GERAIS DO SEGURO DESPORTIVO 2021

- Válido de 1 de janeiro até 31 de dezembro de 2021.
- Adequado à prática diária do ciclismo na via pública (treino e deslocação) e à participação em eventos oficiais (passeios e provas abertas, em Estrada ou BTT, ou "Granfondos")
- Incluído o uso de bicicletas individuais com assistência elétrica ("pedelecs" com motor até 250W). 

 

COBERTURAS ACIDENTES PESSOAIS (AP)

- Morte ou incapacidade permanente por acidente: 28.043,00€
- Despesas de tratamento e repatriamento por acidente: 5.000,00€  
- Despesas de funeral (gastos): 2.700,00€  

 

COBERTURAS RESPONSABILIDADE CIVIL (RC)

- Capital coberto por associado, sinistro e anuidade: 50.000,00€ 

 

CONDIÇÕES PARTICULARES DA LICENÇA "INSPIRA PORTUGAL"

- Inclui seguro de Acidentes Pessoais (AP) e Responsabilidade Civil (RC)
- Apólice de AP tem uma franquia de 60€
- Isento de franquia (RC)
- Idade limite 75 Anos 

 

CONDIÇÕES PARTICULARES DA LICENÇA INDIVIDUAL

- Inclui seguro de Acidentes Pessoais (AP) e Responsabilidade Civil (RC)
- Isento de franquia AP e RC

- Sem limite de idade 

 

NOTAS
- Inclui seguro de Acidentes Pessoais (AP) e Responsabilidade Civil (RC)
- Nos termos do art.14º do Decreto-Lei 72/2008, de 16 de abril, a apólice não cobre o risco de morte por acidentes para os menores de 14 anos, mantendo-se todas as restantes coberturas.

- As apólices AP são válidas em Portugal e no resto do mundo e a apólice de RC é válida em Portugal e na União Europeia
- As coberturas permitem escolher livremente os prestadores de serviços médicos/outros
- Informações complementares sobre as apólices podem ser consultadas
aqui: https://www.fpciclismo.pt/pagina/informacoes-sobre-seguros

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com