quinta-feira, 15 de outubro de 2020

“Narváez/"Esta vitória é dedicada ao Portal Nicolas"


Equatoriano lembra treinador da equipa falecido este ano

 

Fotos: AFP

O equatoriano Jhonatan Narváez (Ineos Grenadiers), autor em Cesenatico da segunda vitória de seu país no Giro 2020, dedicou sua estreia na Turnê Mundial a Nicolas Portal, diretor da equipa britânica que morreu em março passado.

"Quero dedicar essa vitória, a minha primeira no Circuito Mundial, a Nico Portal, aprendi muito com isso", disse Narváez assim que cruzou a linha de chegada como vencedor após uma fuga solo de 12 quilômetros. Narváez, nascida há 23 anos em El Playón de San Francisco, Sucumbíos, tinha a sensação antes do palco de que algo muito proeminente poderia acontecer.

Nem a chuva, nem o frio, nem o vento poderiam parar o ciclista equatoriano: "Hoje acordei com o espírito certo e queria ser o protagonista desta etapa. Não é um problema para mim correr na chuva, na verdade, eu prefiro isso ao tempo quente.

É a segunda etapa para o Equador neste Giro depois da conquista do compatriota Jonathan Caicedo (EF) no topo da Etna, na terceira rodada. E mais um passo na explosão do ciclismo equatoriano que começou Richard Carapaz conquistando a camisola rosa.

Fonte: Marca

“De Gendt/"Não tenho vontade de correr, a organização Giro esconde coisas"


O ciclista da Lotto-Soudal falou antes da etapa

 

Foto: AFP

Após as retiradas da CoVID das equipas Jumbo-Visma e Mitchelton-Scott, bem como do ciclista da Sunweb Michael Matthews, esta quinta-feira foi acompanhada pelo anúncio de 17 pontos positivos entre os agentes de segurança da corrida Giro E-bike.

Por essa razão, antes da saída do palco, alguns corredores têm criticado a organização. Este é o caso de Thomas de Gendt, um ciclista da Lotto-Soudal, que garantia que "não estava com vontade de correr hoje.

A situação está indo na direção errada e parece que os organizadores estão escondendo coisas. Estamos discutindo os corredores sobre se devemos começar o palco. "No entanto, a etapa começou normalmente e os corredores disputaram a etapa 12 deste Giro.

Fonte: Marca

“Giro/17 policiais que trabalham no modo E-Bike testam positivo para coronavírus”


São assintomáticas e isoladas

 

Foto: Efe

Dezassete policiais dedicados a garantir a segurança da Moto E, um teste com bicicletas elétricas que ocorre paralelamente ao Giro de Itália, testaram positivo em Covid-19. Todos os agentes são assintomáticos e isolados no hotel em Francavilla a Mare.

De acordo com o jornal La Repubblica, os testes foram realizados entre o último domingo e segunda-feira e, até onde se sabia o resultado positivo, foi lançado o protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias. Além do E-Bike, o principal teste de ciclismo, o Giro de Itália, está sofrendo vários casos de coronavírus que estão marcando o futuro da corrida.

Yates, Kruijswijk e Matthews foram afetados e forçados a abandonar o teste. Além disso, duas equipas foram forçadas a se retirar da competição. Na última segunda-feira, coincidindo com o dia de descanso, foram realizados 571 testes de PCR que renderam dois ciclistas positivos aos quais devemos adicionar mais seis funcionários.

Um dos afetados foi Kruijswijk, um corredor que estava a 1,24 do líder em posição de lutar pela vitória final. "Gostaria que o Giro chegasse a Milão em 25 de outubro, mas os testes positivos na manhã de terça-feira nos lembraram mais uma vez que não devemos deixar que a luta contra o Covid-19 seja desperdiçada", disse o presidente da UCI David Lappartient em declarações ao 'La Repubblica'.

Fonte: Marca

“João Almeida/"É uma motivação extra ter os meus pais, sentir um pouco de casa aqui"”


Ciclista português segurou hoje a liderança da Volta a Itália, no dia em que os pais o visitaram, dando até domingo "uma motivação especial" ao jovem camisola rosa

 

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) segurou hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, no dia em que os pais o visitaram, dando até domingo "uma motivação especial" ao jovem camisola rosa.

Num dia "muito difícil", com "quase seis horas" de etapa, além "da chuva e do frio", que disse serem elementos que não gosta nada, conseguiu "segurar a camisola", o principal objetivo, depois de ter visto os pais à partida.

"Sou uma pessoa calma, sem stress, mesmo que tenha os meus dias. Sou calmo. É uma motivação extra ter os meus pais, sentir um pouco de casa aqui, mesmo que me sinta muito bem com a equipa. Ficam até domingo, é um reforço", contou aos jornalistas no final da 12.ª etapa, ganha pelo equatoriano Jhonatan Narváez (INEOS).

Questionado pelos jornalistas sobre a sua opinião quanto à realização das etapas da terceira e última semana, de alta montanha e em territórios de neve e muito mau tempo, afirmou que estar com a rosa faz com que não possa "pedir que a corrida termine".

"Não é uma decisão que me compete, é à organização. Vou continuar a lutar para segurar a camisola. (...) A situação não está boa, já está muito mau tempo aqui e ainda não estamos no Norte [de Itália]. Dá para imaginar para a semana, acima dos dois mil metros... isto fora a situação pandémica", alertou.

No que já se tornou um hábito, elogiou o "trabalho perfeito" da "equipa perfeita", uma vez que desde que veste a camisola rosa tem reforçado o esforço dos companheiros de equipa e mantê-la consigo.

"Hoje foi o mesmo de todos os dias: foi difícil, mas a equipa ajudou-me. (...) Sinto-me bem, mas os outros ciclistas também, por isso vamos ter uma corrida muito boa nos próximos tempos", atirou.

Questionado sobre o contrarrelógio de sábado, no qual poderá voltar a fazer diferenças de tempo para outros favoritos, à semelhança do que conseguiu no ‘crono' inaugural, confirmou que esse se adequa às suas características. "mas ainda há etapa na sexta-feira", na qual tem de defender a liderança.

João Almeida cortou hoje a meta em nono e continua a liderar a geral, à frente do holandês Wilco Kelderman (Sunweb) em segundo a 34 segundos e o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren) em terceiro a 43, com Ruben Guerreiro (Education First), hoje oitavo, a seguir na frente na classificação da montanha.

Na sexta-feira, a 13.ª etapa liga Cervia a Monselice ao longo de 192 quilómetros, numa etapa maioritariamente plana, mas com duas contagens de montanha de quarta categoria nos últimos 40 quilómetros, antes do contrarrelógio de sábado.

Fonte: Sapo on-line

“Equipa de Ruben Guerreiro pede suspensão do Giro”


Em causa estão os casos de Covid-19 que têm surgido

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: Giro Twitter

Depois da tentativa de Thomas De Gendt (Lotto) em boicotar a etapa desta quinta-feira, agora é a equipa da EF Pro Cycling a solicitar à organização da Volta a Itália a suspensão da prova na segunda jornada de descanso, que acontece na próxima segunda-feira.

Em causa está a situação da pandemia, com vários casos de Covid-19 a afetarem o pelotão, tendo mesmo já duas equipas abandonado a corrida, a Mitchelton-Scott e a Jumbo-Visma.

Segundo o Eurosport, em carta dirigida à organização, a equipa norte-americana, onde corre o português Ruben Guerreiro, líder da montanha, considera que a suspensão da corrida após a etapa de domingo seria o melhor, quer para o Giro, quer para a UCI, em vez de uma retirada "caótica" de equipa a equipa.

A EF Pro Cycling sugere ainda que cada ciclista se submeta a dois testes à Covid-19 antes do próximo dia de descanso e que a corrida seja interrompida se surgirem mais infetados.

As mesmas fontes revelam, ainda, que a UCI terá recusado o pedido de suspender a corrida.

Fonte: Record on-line

“João Almeida: «Temos de ser mentalmente fortes para estas etapas»”


Português salvou uma etapa de chuva e frio

           

Por: Ana Paula Marques

João Almeida vai para o décimo dia de camisola rosa envergada, depois de ter salvo uma etapa complicada, quer ao nível do traçado, com sobe e desce, quer devido à elevada quilometragem e ainda às condições do tempo.

"Com chuva e frio foi uma etapa difícil. Foram quase seis horas em cima da bicicleta nestas condições. Há que estar mentalmente forte e preparado para estas etapas, no final acabou tudo bem para mim", frisou o líder da Volta a Itália.

O jovem português, de 22 anos, foi ainda confrontado com a tentativa de boicote antes da etapa começar de Thomas de Gendt, ciclista de Lotto-Soudal, sobre a situação dos casos de Covid-19 que têm atingido a caravana do Giro, afirmando o belga que a organização está a esconder a real situação. Haverá condições para a corrida ir até Milão, no dia 25 de outubro?,  foi perguntado a João Almeida.

"A decisão não é nossa, não depende de mim. Eu e a minha equipa continuaremos a trabalhar", disse o líder do Giro.

Fonte: Record on-line

“Giro/João Almeida mantém-se de rosa no dia da vitória de Narváez”


O equatoriano da INEOS venceu a tirada desta quinta-feira

 

Foto: AFP

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) conservou hoje a liderança da geral da Volta a Itália em bicicleta, após uma 12.ª etapa ganha a solo pelo equatoriano Jhonatan Narváez (INEOS).

Narváez, de 23 anos, cumpriu os 204 quilómetros de um dia com partida e chegada em Cesenatico em 5:31.24 horas, à frente de outro colega de fuga, o ucraniano Mark Padun (Bahrain-McLaren), segundo a 1.08 minutos, com o australiano Simon Clarke (Education First) em terceiro, a 6.50.

Na classificação geral, João Almeida cortou a meta em nono e continua a liderar a geral, à frente do holandês Wilco Kelderman (Sunweb), segundo a 34 segundos, e do espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren), terceiro a 43.

Na sexta-feira, a 13.ª etapa liga Cervia a Monselice ao longo de 192 quilómetros, numa etapa maioritariamente plana, mas com duas contagens de montanha de quarta categoria nos últimos 40 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Rui Costa e Ivo Oliveira entre os escolhidos da UAE Emirates para a Vuelta”


Volta a Espanha disputada entre terça-feira e 8 de novembro

 

Por: Lusa

Os portugueses Rui Costa e Ivo Oliveira vão alinhar na 75.ª edição da Volta a Espanha, que vai ser disputada entre terça-feira e 8 de novembro, anunciou esta quinta-feira a equipa UAE Emirates.

Rui Costa, de 34 anos, vai disputar pela segunda vez a Vuelta, depois do 43.º lugar em 2017, naquela que será a sua 12.ª grande volta - conta nove presenças no Tour e uma no Giro.

Já Ivo Oliveira, campeão nacional de contrarrelógio, vai estrear-se em corridas de três semanas, aos 24 anos, ao integrar o lote de oito corredores escolhidos da equipa, que aposta no espanhol David De La Cruz e no italiano Davide Formolo para o topo da classificação geral.

Para a Vuelta de 2020, que inicialmente estava marcada para o período entre 14 de agosto e 06 de setembro, deveria partir dos Países Baixos e passar por Portugal, a UAE Emirates vai contar ainda com o italiano Alessandro Covi, o colombiano Sergio Henao, o belga Jasper Philipsen e o bielorrusso Aleksandr Riabushenko.

A Vuelta vai ser disputada em 18 tiradas - em vez das 21 habituais - entre Irún, no País Basco, e Madrid.

"Na definição da nossa equipa, tivemos em conta que, com 18 etapas, a corrida vai ser intensa desde o primeiro dia", afirmou o diretor desportivo da UAE Emirates, Matxin Fernández, assegurando ter feito "uma seleção equilibrada entre jovens e atletas mais experientes".

De La Cruz vai ter "a oportunidade de mostrar o seu esforço nas estradas do seu próprio país, depois dos desempenhos consistentes no Tour", segundo Matxin Fernández, realçando que Formolo "chega cheio de energia, depois de ter abandonado a 'Grande Boucle', devido a uma queda".

"O Rui Costa e o Sergio Henao são os nossos ciclistas mais experientes e vão saber valorizar a presença", sublinhou o responsável da equipa, apontando a estreia de Ivo Oliveira e dos outros três jovens como integrante da filosofia da UAE Emirates.

Fonte: Record on-line

“Nélson Oliveira confirmado entre a seleção da Movistar para a Vuelta”


Prova que irá disputar-se entre a próxima terça-feira e 8 de novembro

 

Por: Record

O português Nélson Oliveira está entre os eleitos da Movistar para participar na Volta a Espanha, prova que irá disputar-se entre a próxima terça-feira e 8 de novembro.

Enric Mas, Alejandro Valverde, Marc Soler, Carlos Verona, Imanol Erviti, José Joaquín Rojas e Jorge Arcas, juntamente com o português são os ciclistas que irão marcar presença na última competição da temporada.

Fonte Record on-line



“João Almeida envia 'recado' aos rivais: «Não sou só eu que quero ganhar»


Português diz que os outros candidatos também têm de responder

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: EPA

João Almeida só tem 22 anos, faz no Giro a sua estreia numa corrida de três semanas, mas já deu para tirar as medidas à concorrência. E na véspera de mais uma etapa que podia proporcionar mexidas entre os favoritos, o líder da Volta a Itália sobe o tom de voz para mandar um recado.

"Se alguém atacar, toda a gente tem de perseguir, não sou só eu que quero ganhar”, frisou o camisola rosa na habitual conferência de imprensa que tem lugar após cada etapa e que se tornou numa rotina para o jovem.

João Almeida não quer, pois, ser o único a ter de responder aos ataques, como aconteceu na etapa de terça-feira, quando foi atrás do espanhol Pello Bilbao e quando confrontado se hoje é dia para atacar os adversários garantiu: “Não tenho intenção de fazê-lo, só vou dar tudo para defender a liderança”, disse. Mas todos os segundos contam e se o ciclista da Deceuninck-Quick-Step poder dilatar de novo a vantagem porque não?

Certo é que o camisola rosa espera para a etapa de hoje, com 204 quilómetros, e muitas contagens de montanha, movimentações dos que estão atrás de si. “Vão tentar qualquer coisa, num dia com muito sobe e desce. Vamos ver como estarão as pernas. Acho que não vão atacar na última subida, vai ser antes. Será um teste de força.”

Sobre a etapa de terça, controlada pelas equipas dos sprinters, incluindo a Deceuninck-Quick-Step, Almeida lamentou que o colombiano Álvaro José Hodeg não conseguisse dar a primeira vitória à equipa na edição deste ano. É que, recorde-se, o ciclista português comanda a Volta a Itália desde o final da terceira etapa, que terminou no, mas sem ter ganho qualquer etapa. Já foi segundo uma vez e terceiro por duas.

Fonte: Record on-line

“Momento viral/Ciclista sai da bicicleta para ajudar adversários”


Episódio sucedeu no Grande Prémio de Escalda na Bélgica.

 

Há detalhes que marcam a trajetória de um atleta e que também não são muito comuns. O último que vivemos foi no Grande Prémio de Escalda, realizado na Bélgica, onde no início da disputa do sprint sucedeu uma queda de vários ciclistas.

Poucos momentos após a queda, o ciclista Rüdiger Selig saiu da bicicleta e começou a correr para trás para ajudar os outros ciclistas que se lesionaram.

Um gesto pouco habitual no ciclismo profissional, onde cada vitória e a melhor posição na classificação geral acabam por ser as grandes prioridades.

Pode visualizar o vídeo em: https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/momento-viral-ciclista-sai-da-bicicleta-para-ajudar-advers%C3%A1rios/ar-BB1a3IUk?ocid=msedgdhp

Fonte: Notícias Ao Minuto

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com