terça-feira, 30 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Giro: Rui Oliveira integra equipa da UAE Emirates que será liderada por Pogacar”


Prova arranca já no próximo sábado

 

Por: Lusa

Foto: Luis Angel Gomez/Sprint Cycling Agency

O ciclista português Rui Oliveira vai participar na Volta a Itália, que começa no sábado, confirmou esta terça-feira a UAE Emirates, que será comandada pelo esloveno Tadej Pogacar, grande candidato ao triunfo final.

Esta será a quinta grande volta para Rui Oliveira, que já tinha estado no Giro em 2022, ano em que terminou em 141.º, além de três presenças na Volta a Espanha, na qual tem o 74.º posto em 2021 como melhor resultado.

Além de apoiar Pogacar, o português deverá ter como grande objetivo ajudar o colombiano Sebastian Molano nas poucas oportunidades de chegadas ao sprint na 107.ª edição do Giro.

Na sua estreia na 'Corsa Rosa', Pogacar, duas vezes vencedor da Volta a França, surge como o principal candidato ao triunfo final, numa temporada em que vai tentar fazer a 'dobradinha' Giro-Tour.

"É uma corrida que sonho fazer há muito tempo e sinto que este é o momento certo para o fazer. [...] Claro que o meu objetivo é a classificação geral, também temos o Molano para os sprints e uma equipa muito sólida. Mal podemos esperar que comece", referiu Pogacar.

O dinamarquês Mikkel Bjerg, o norueguês Vegard Stake Laengen, o austríaco Felix Grossschartner, o polaco Rafal Majka e o esloveno Domen Novak completam a equipa que vai disputar a 107.ª edição do Giro, que se disputa entre sábado e 26 de maio, num total de 3.400,8 quilómetros, da região de Piemonte a Roma.

Fonte: Record on-line

“Marianne Vos vence terceira etapa da Volta a Espanha Feminina”


Por: José Morais

Marianne Vos, foi a primeira a cortar hoje a linha de chegada da terceira etapa em Teruel, a ciclista da equipa da Team Visma/Lease a Bike, e vence ao sprint, com a neerlandesa, uma das melhores ciclistas de todos os tempos, a conseguir a sua 252 vitória da sua carreira.

Marianne Vos no final da etapa disse estar muito feliz, e sentia-se satisfeita por ter conseguido recuperar bem depois e um dececionante final que teve na segunda etapa, disse ainda que, estiveram na frente durante toda a etapa de ontem, mas o final não ocorreu bem, ao contrário da etapa de hoje tudo foi diferente, com as ciclistas a correrem bem, e foi muito bom ter terminado com uma vitória.

Para Marianne Vos, a mesma conseguiu provar ser mais demasiado forte para Charlotte Kool, conseguindo vencer com uma margem de uma bicicleta, porem de relembrar que o pelotão ficou mais uma vez abalado pela segunda etapa consecutiva, por uma queda no final da etapa.

Referiu ainda que no início da etapa as estradas estavam muito molhadas, estando o piso muito escorregadio e assistiu-se a diversas quedas, mas ficam os votos de que todas estejam e passem bem, já que se estavam a tentar colocar numa melhor posição, e como se diz, faz parte da prova cair, mas nunca e divertido vermos as quedas das corredoras, disse, Marianne Vos.

“Rui Oliveira defende bandeira nacional no Giro”


Vai ser o único português presente e para estar ao lado de Tadej Pogacar

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: SPRINT CYCLING AGENCY

Rui Oliveira (Emirates), salvo surpresa de última hora, vai ser o único português a participar na Volta a Itália deste ano, que arranca este sábado e cuja principal estrela será Tadej Pogacar.

O ciclista luso, de 27 anos, vai ser precisamente um dos companheiros do esloveno, que fará a sua estreia no Giro, depois de quatro participações no Tour e uma na Vuelta.

Para Rui Oliveira, trata-se ainda do seu regresso à competição, depois de ter abandonado a clássica Omloop Het Nieuwsblad no dia 24 de fevereiro devido a queda, tendo mesmo fraturado o braço esquerdo. No Giro, fará a sua segunda participação, depois de ter sido 141º em 2022, contabilizando ainda três Vueltas.

O português da Emirates era um dos dois lusos que figurava até há poucos dias na lista de pré-inscritos, mas ontem a Movistar revelou o seu efetivo e do qual não consta Ruben Guerreiro. O nosso jornal procurou saber junto do ciclista de Pegões as razões da sua ausência, mas não foi possível fazê-lo. Ainda assim, apurámos que se deve ao facto de ainda estar a recuperar de lesão, que já o terá afetado no GP Miguel Indurain, no dia 30 de março, a última competição que fez. Na Movistar, o líder será o colombiano Nairo Quintana.

A Volta a Itália começa em Venaria Reale, na região de Piemonte, para terminar a 26 de maio, em Roma. Haverá dois contrarrelógios, de 40.6 e 31.2 km, uma incursão à clássica Strade Bianchi e seis finais em alta montanha.

Fonte: Record on-line

“Peter Sagan de regresso à estrada, após as cirurgias vai marcar presença na Volta à Hungria”


Por: José Morais

Após ter se ter reformado o ano passado do ciclismo profissional estando ao serviço da equipa da Total Energies, Peter Sagan continua inscrito numa equipa continental a Pierre Baguette Cycling, onde tem feito os seus treinos, onde os seus objetivos será o de marcar presença nos Jogos Olímpicos de Paris na modalidade de Mtb/Xco, porem o seu nome surge agora na lista de participantes da Volta à Hungria.

Peter Sagan que superou os problemas cardíacos com intervenção cirúrgica, um porta-voz da sua equipa confirmou que o ciclista eslovaco irá participar na Volta à Hungria, e se nada em contrário surgir, a sua participação é garantida, sendo uma forma de ficar mais em forma.

Para Peter Sagan, os seus planos será o de treinar mais, e a sua participação disse não será pela vitória, ou pelos Jogos Olímpicos, mas sim pela equipa, e agora os mais importante serão os treinos, e ver como o seu corpo reage ao esforço, não havendo objetivos específicos, a não ser o de que estar saudável e feliz, o que ficará a aguardar os resultados.

“Abertas as inscrições para cursos de treinadores”


A Federação Portuguesa de Ciclismo abriu as inscrições para os cursos de treinador de grau 2 e 3, uma oportunidade importante para a progressão na carreira de treinador de ciclismo.

Os cursos irão decorrer entre o início de junho e o final de dezembro de 2024. As inscrições estão abertas até ao dia 26 de maio, na plataforma de formação da FPC, e ainda há vagas disponíveis.

Recorde-se que os treinadores de equipas com corredores das categorias cadetes, juniores e sub-23 necessitam do grau 2.

Inscreva-se e saiba mais informações AQUI: https://www.fpciclismo.pt/formacao

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sábado arranca a 107ª edição do Giro d’Itália e vai poder ver tudo em direto no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

O Giro d’Itália, a primeira grande volta de ciclismo da temporada, começa este sábado e o Eurosport emite toda a ação, em direto, de 4 a 26 de maio. Ao longo de três semanas, os fãs de ciclismo vão poder ver todas as etapas desta corrida única graças a uma cobertura sem rival e com a análise de reputados especialistas internacionais.

Mais do que uma simples corrida de ciclismo, o Giro d'Itália é um desafio extraordinário com um percurso de 3.400,8 quilómetros divididos em 21 etapas, dois contrarrelógio, muita montanha e apenas dois dias de descanso. No total, 176 dos melhores ciclistas do mundo vão lutar para vestir a cobiçada “maglia rosa”, mas só um a poderá levar ao lugar mais alto do pódio na chegada a Roma, no dia 26 de maio.

O grande favorito à conquista desta edição do Giro é Tadej Pogacar. O esloveno da UAE Team Emirates faz a sua estreia na corrida italiana e com vontade de fazer história. Não só pretende conquistar o Giro, mas também o Tour de France no mesmo ano.  Pogacar está em grande forma e esta temporada já conquistou a Strade Biache, a Volta à Catalunha e a Liège-Bastogne-Liège. Caso triunfe no Giro e no Tour em 2024 repete o feito de Marco Pantani em 1998, o último ciclista a conseguir esta proeza.

Para além de Pogacar, o Giro 2024 apresenta-se com estrelas no pelotão como Olav Kooij, Ben O’Connor, Tim Merlier, Jonathan Milan, Filippo Ganna, Jhonatan Narváez, Danny van Poppel, Romain Bardet, Jasper Stuyven, Geraint Thomas, Chistophe Laporte, Matteo Trentin, Nairo Quintana ou Michael Woods. Rui Oliveira, companheiro de equipa de Tadej Pogacar na UAE Team Emirates é o único português na lista de pré-inscritos para o evento. O grande ausente do Giro é João Almeida. Depois de brilhar nas estradas italianas nas últimas edições, o português optou por competir no Tour de France.

O Eurosport garante uma cobertura única do Giro com entrevistas “on site”, conteúdos exclusivos, e a análise de especialistas reputados como Alberto Contador. O antigo ciclista espanhol acompanhará o pelotão na estrada na parte de trás da moto da WBD, para levar os espectadores até ao centro da ação durante a última semana da corrida. Com dois Giro d'Itália, dois Tour de France e três Vueltas a España, entre muitos outros títulos no seu currículo, Contador será um dos principais rostos da cobertura da Warner Bros. Discovery do Giro 2024 em toda a Europa.

Para além disto, o Eurosport garante ainda a transmissão de programas com o resumo diário da etapa, entrevistas aos protagonistas e curiosidades ou notícias de última hora no site do Eurosport.

A partir deste sábado, 4 de maio, acompanhe o Giro d'Itália em direto no Eurosport. A corrida termina em Roma, a Cidade Eterna, no domingo, 26 de maio, onde será coroado o novo imperador do Giro.

Scott Young, Vice-Presidente Sénior de Conteúdos e Produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa: “A nossa cobertura de ciclismo é inclusiva, inovadora e envolvente. Emitimos mais ciclismo masculino e feminino em direto do que qualquer outra estação o que se traduz em mais de 1.000 provas ao ano. Não há palco maior para o desporto do que uma Grande Volta e mal podemos esperar para que comece”.

“O Giro d’Itália vem no seguimento da nossa cobertura de La Vuelta Femenina e das Clássicas onde contamos novas histórias sobre este desporto espetacular e muitas mais serão ainda contadas ao longo da temporada”.

 

ETAPAS GIRO D’ITALIA 2024

 

Sábado, 4 de maio: etapa 1 – Venaria Reale – Turim, 140km

Domingo, 5 de maio: etapa 2 – San Francescoi al Campo – Santuario di Oropa (Biella), 161km

Segunda-feira, 6 de maio: etapa 3 – Novara - Fossano, 166km

Terça-feira, 7 de maio: etapa 4 – Acqui Terme – Andorra, 190km

Quarta-feira, 8 de maio: etapa 5 – Génova - Lucca, 178km

Quinta-feira, 9 de maio: etapa 6 – Torre del Lago Puccini (Viareggio) – Rapolano Terme, 180km

Sexta-feira, 10 de maio: etapa 7 – Foligno – Perugia, contrarrelógio individual, 40,6km

Sábado, 11 de maio: etapa 8 – Spoleto – Prati di Tivo, 152km

Domingo, 12 de maio: etapa 9 – Avezzano – Nápoles, 214km

 

Segunda-feira, 13 de maio: dia de descanso

 

Terça-feira, 14 de maio: etapa 10 – Pompeia – Cusano Mutri (Bocca della Selva), 142km

Quarta-feira, 15 de maio: etapa 11 – Foiano di Val Fortore – Francavilla al Mare, 207km

Quinta-feira, 16 de maio: etapa 12 – Martinsicuro – Fano, 193km

Sexta-feira, 17 de maio: etapa 13 – Riccione – Centro, 179km

Sábado, 18 de maio: etapa 14 – Castiglione delle Stiviere – Desenzano del Garda, contrarrelógio individual, 31,2km

Domingo, 19 de maio: etapa 15 – Manerba del Garda – Livigno (Mottolino), 222km

 

Segunda-feira, 20 de maio: dia de descanso

 

Terça-feira, 21 de maio: etapa 16 - Livigno – Santa Cristina Valgardena/ St. Christina in Gröden (Monte Pana), 202km

Quarta-feira, 22 de maio: etapa 17 – Selva di Val Gardena/ Wolkenstein in Gröden – Passo del Brocon, 159km

Quinta-feira, 23 de maio: etapa 18 – Fiera di Primiero – Padova, 178km

Sexta-feira, 24 de maio: etapa 19 – Montegliano – Sappada, 157km

Sábado, 25 de maio: etapa 20 – Alpago – Bassano del Grappa, 184km

Domingo, 26 de maio: etapa 21 – Roma – Roma, 125km

Fonte: Eurosport

“Agenda de Ciclismo”


Semana de ciclismo internacional dentro de fronteiras

Por: José Carlos Gomes

 

Portugal recebe, entre quarta-feira e domingo, três corridas de classe 2 UCI. Tudo começa no Dia do Trabalhador, com o XCO Internacional de Paredes de Coura, continua, entre sexta e domingo, com o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela, e fecha, domingo, com o XCO Supercup, em Mortágua. Numa agenda muito preenchida, teremos ainda duas etapas da Taça de Portugal Feminina, duas rondas da Taça de Portugal de BMX e um Encontro Inter-Regional de Escolas.

As duas corridas internacionais de BTT integram o plano de qualificação e preparação do cross country olímpico (XCO) português para os Jogos de Paris. A prova de Paredes de Coura realiza-se na localidade de Chão Longo, Vascões, numa pista com 4532 metros de perímetro e um desnível acumulado por volta de 200 metros.

Os cadetes masculinos abrem o programa competitivo, às 9h15. Os juniores masculinos e todas as categorias femininas competem às 10h30. Às 12h30 é a vez dos masters e dos paraciclistas. A prova masculina de elite e sub-23 está marcada para as 15h00.

O pelotão de BTT ruma, no domingo, até Marmeleira, Mortágua. Aí decorrerá mais uma Supercup de XCO. A partir das 9h00 haverá provas dos diferentes escalões de escolas. As categorias de competição evoluem a partir das 11h00, hora marcada para todas as categorias femininas e para os cadetes masculinos. Os masters e os paraciclistas correm às 12h45, enquanto juniores, sub-23 e elite masculinos partem às 14h30.

O circuito tem um perímetro de 4800 metros, com um acumulado de subida de 140 metros por volta.

O ciclismo internacional de estrada também está de regresso a Portugal. Entre sexta-feira e domingo correm-se as três etapas da sexta edição do GP Internacional Beiras e Serra da Estrela. São esperadas 19 equipas, entre as quais as ProTeam Caja Rural-Seguros RGA e a Kern Pharma.

A corrida abre com uma etapa previsivelmente acessível para alguns sprinters, embora muito extensa. São 197,7 quilómetros entre Trancoso (11h25) e Mêda (16h20). No sábado a partida será dada em Belmonte, às 11h55, estando a chegada ao Sabugal prevista para as 15h30, depois de percorridos 151,7 quilómetros, também sem grandes dificuldades montanhosas.

A etapa-rainha está guardada para domingo, 171 quilómetros entre Manteigas (10h55) e a Covilhã (15h00), com passagem pelo alto da Torre, na serra da Estrela, logo ao quilómetro 20,5, já depois de ultrapassada a subida das Penhas da Saúde.

Ainda na estrada, mas no setor feminino, o fim de semana também estará bem preenchido. A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina acontece no sábado. A Marina de Albufeira será o epicentro do Troféu Carlos Silva e Sousa, que se inicia às 10h00. As corredoras de elite e sub-23 vão completar 77 quilómetros, as juniores, as masters 30 e masters 40 vão pedalar ao longo de 64 quilómetros, ficando o percurso de 51 quilómetros para as cadetes, as masters 50 e as masters 60.

Do Algarve para o Alentejo, onde, em Moura, vai disputar-se, no domingo, a terceira prova da Taça de Portugal Feminina. A Corrida da Liberdade começa às 10h00. As corredoras de elite e sub-23 irão enfrentar 95,3 quilómetros, as juniores 76,6 quilómetros, as cadetes e as masters terminam a corrida aos 57,5 quilómetros.

A pista de BMX de Coimbra vai agitar-se ao longo de todo o fim de semana, acolhendo duas provas pontuáveis para a Taça de Portugal. No sábado as corridas iniciam-se às 16h30, enquanto as provas de domingo estão marcadas para as 10h30.

Alpiarça, concelho com forte tradição na modalidade, ajuda a projetar as novas gerações. Recebe, no sábado, às 14h30, o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT, no Complexo Desportivo dos Patudos.

Também com foco nas novas gerações, mas aberto sobretudo a jovens não federados, entre os 3 e os 12 anos, que pretendam aprender a pedalar ou divertir-se de bicicleta, haverá atividades “O Ciclismo Vai à Escola” durante o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela. Sexta-feira em Trancoso, a partir das 9h00, sábado em Belmonte, às 9h30, e domingo na Covilhã, às 13h00. 

 

Mais eventos oficiais

 

1 de maio: 37.º Circuito de Vila Chã de Ourique, Cartaxo

1 de maio: 3.ª Prova Taça da Madeira de Estrada, São Gonçalo, Funchal

1 de maio: 3.ª Prova da Taça de S. Miguel de Estrada, S. Miguel, Açores

4 de maio: Rampa da Alegria, Braga

4 de maio: 3.º Open de BTT de Vila do Conde

4 de maio: Super Clássica da Primavera Coxe, Ílhavo

4 de maio: GP de Ciclismo das Festas de S. Jorge, Murtede, Cantanhede

4 de maio: 1.º XCO Clube Desportivo Os Águias, Alpiarça

4 de maio: Troféu Resistência Beirão 2024, Aguiar da Beira

5 de maio: 3.º Passeio BTT Vila Seca “Rota do Pocha”, Vila Real

5 de maio: Douro Granfondo, Peso da Régua

5 de maio: Encontro de Escolas da Beira Alta, Marmeleira, Mortágua

5 de maio: XIV Eiras Single Track, Coimbra

5 de maio: BTT da Atalaia, Alenquer

5 de maio: 31.º Passeio de Cicloturismo de Castro Verde

5 de maio: 4.ª Prova Taça de XCO Faial/Pico, Pico, Açores

5 de maio: 4.ª Prova Taça de XCO da Terceira, Terceira, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com