quinta-feira, 27 de novembro de 2025

“É cicloturista ou utilizador de bicicleta, possui seguro, “acha” que está seguro…?”


Por: José Morais

Foto: Revista Notícias do Pedal

Se pedala sozinho ou em grupo, se participa em passeios de cicloturismo, apesar de não ser obrigatório, sabia que deveria ter um seguro para se proteger?

Se é organizador, sabia que em caso de acidente quando é colocado no cartaz de divulgação “A organização não se responsabiliza por acidentes e danos” a mesma é responsável.

Estejam atentos brevemente um artigo para tirar as vossas dúvidas sobre seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil.

Boas pedaladas.

“Lenda italiana anuncia que 2026 será o seu último ano como profissional, após uma época em que fez top 5 no Giro aos 37 anos”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Aos 38 anos, Damiano Caruso atravessa uma fase da carreira que o próprio descreve como surpreendente. Uma época que começou com dúvidas sobre a reforma transformou-se num caminho de redescoberta, em que a forma física recuperada, o prazer do sacrifício e a vitória inesperada em Burgos na reta final mostraram-lhe que ainda tem muito para dar ao ciclismo.

O italiano prepara-se para enfrentar 2026 como a sua última temporada profissional, com as cores da Bahrain - Victorious, com a intenção de dar tudo e fechar a sua bem-sucedida carreira em alta, deixando tudo na estrada.

Caruso pode olhar para 2025 com satisfação: “Voltei a surpreender-me. No início do ano tinha praticamente decidido retirar-me, mas depois fiz uma temporada mais do que decente. Por isso posso dizer que estou plenamente satisfeito”, afirma em entrevista ao OA Sport.

O momento-chave que o levou a repensar a retirada chegou na Volta a Itália de 2025, onde o experiente italiano voltou ao top 5 da geral enquanto os colegas mais jovens falharam. “Em 2024 não consegui encontrar uma forma real, mas em 2025, por volta de abril, comecei a sentir-me bem. Confirmei isso na Volta aos Alpes e depois no Giro foi perfeito. Senti que ainda tinha algo a dar ao desporto”.

 

Vitória em Burgos: um prémio inesperado

 

Bater os companheiros de fuga em Burgos (entre eles Rui Costa) aos 38 anos foi “a cereja no topo do bolo”, segundo Caruso: “Não pensava tanto na vitória, mas sim em fazer uma prestação sólida. O triunfo surgiu totalmente inesperado e foi um enorme prazer, sobretudo porque não foi uma vitória ‘oferecida’. O pelotão era grande, procurei a fuga e interpretei a corrida da melhor forma possível”.

Caruso confirma que 2026 será a sua última época como profissional. Quanto à vida depois da bicicleta, pretende continuar ligado ao ciclismo: “Gostaria de aproveitar a experiência que acumulei ao longo dos anos. Depois veremos como tudo evolui, mas essa é a ideia neste momento”.

Sobre os objetivos para a derradeira temporada no pelotão, acrescenta: “Espero alcançar um bom nível e ser competitivo nas corridas. A partir daí, o objetivo é terminar a época com a certeza de ter dado tudo e de ter sido útil para mim e para a equipa”.

 

Maturidade como chave da carreira

 

Caruso reconhece que a carreira mudou após os 30 anos: “Decidi sair da minha zona de conforto. Talvez nos primeiros anos me tenha acomodado um pouco. Com maturidade percebi que tinha de exigir mais de mim e foi aí que chegaram os resultados. Olhando para trás, acho que poderia ter feito mais antes, mas o ciclismo era diferente e os jovens tinham mais tempo para crescer. Ainda assim, estou satisfeito e não tenho arrependimentos”.

Em 2021, Caruso assinou a sua melhor campanha na Volta a Itália ao terminar segundo da geral atrás de Egan Bernal, a quem chegou a desafiar pela vitória final com um ataque arrojado na última etapa de montanha. Embora não tenha passado de uma vitória de etapa, Caruso deixou marca na história da corrida.

O seu principal lamento também está ligado à Corsa Rosa, mas não à derrota em 2021. Diz respeito a 2022, quando a equipa quis aproveitar o renascido Caruso para a geral na Volta a França, mas o plano não resultou e o italiano acabou por abandonar a corrida.

Em vez disso, teria preferido estar nesse ano no Giro, já que a forma era excelente nesse período, como evidenciado pelo 6º lugar na Volta à Romandia e 4º no Dauphiné, as duas provas que enquadram a Volta a Itália.

“Provavelmente teria preferido correr o Giro nesse ano, mas é preciso respeitar as decisões da equipa. No Tour, também tinha a ambição de tentar a classificação ou ganhar uma etapa, tentando tirar o máximo possível”.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lenda-italiana-anuncia-que-2026-sera-o-seu-ultimo-ano-como-profissional-apos-uma-epoca-em-que-fez-top-5-no-giro-aos-37-anos

“O ciclocrosse francês está a morrer porque as equipas veem “o ciclocrosse como pura e simplesmente preparação para a estrada”, segundo um ex-profissional”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Neste fim de semana, a Taça do Mundo de ciclocrosse visita França na segunda ronda deste inverno, em Flammanville. A França terá candidatos à vitória nas categorias sub-23, sobretudo graças a Aubin Sparfel e Célia Gery, mas as hipóteses de um grande resultado nas provas principais são diminutas.

E por sucesso, falamos de um top 10 na corrida masculina e top 5 na feminina. O quadro agrava-se quanto mais se aprofunda: ambos os campeões nacionais franceses estão sem contrato para 2026 após a dissolução da Arkéa - B&B Hotels.

Ao longo da carreira, Steve Chainel travou uma batalha semelhante à que o atual campeão francês Clément Venturini enfrenta. Segundo o antigo corredor de 42 anos, as equipas francesas simplesmente não querem ouvir falar em conciliar ciclocrosse e estrada, e os planos da UCI para fazer contar pontos das disciplinas fora de estrada para o ranking UCI não parecem alterar essa abordagem enraizada.

“Corri por quase todas as equipas francesas e posso dizer que o mesmo lema aplica-se em todo o lado: o ciclocrosse é, pura e simplesmente, preparação para a estrada”, afirmou o antigo campeão francês de ciclocrosse Chainel à WielerFlits, numa longa entrevista.

“Por mais talentoso que sejas no ciclocrosse como júnior, as grandes equipas não o consideram verdadeiramente uma especialidade. É por isso que Arnaud Jouffroy, Julian Alaphilippe e Pauline Ferrand-Prévot nunca tiveram uma carreira de ciclocrosse de topo. Assim que passam a profissionais, as equipas dizem: acabou! O mesmo aconteceu a Quentin Jauregui há pouco tempo. Chegou a ser terceiro na Taça do Mundo sub-23, mas, como profissional, já não lhe permitiram competir a tempo inteiro em ciclocrosse. O Joshua Dubau, por sua vez, regressou ao BTT”.

 

A paixão e o talento existem

 

E, segundo Chainel, é lamentável que o ciclocrosse não tenha o apoio e a validação necessários como forma de preparação por parte das estruturas de estrada francesas de topo. Com o filho Caliste (17), viu de perto que os melhores franceses nas camadas jovens igualam o talento que cresce na Bélgica e nos Países Baixos, porém qualquer corredor promissor vira-se para a estrada assim que sai de júnior, já que uma carreira de ciclocrosse é dificilmente sustentável em França.

“Vou regularmente a corridas de juniores, onde há mais de 200 corredores na partida. Todos adoram ciclocrosse, e os pais também. O meu filho tem 17 anos e é louco pelo Wout van Aert, mas o Mathieu van der Poel também é uma grande inspiração. Mas depois dos anos de formação, é preciso escolher: ganhar dinheiro na estrada numa grande equipa e quase não correr ciclocrosse, ou continuar no ciclocrosse num pequeno clube com orçamentos limitados”.

Nota-se uma pequena mudança na Decathlon, onde o talento da equipa de desenvolvimento, Aubin Sparfel, tem luz verde para fazer um inverno completo de ciclocrosse. Já retribuiu a confiança com a medalha de prata no Campeonato da Europa sub-23, mas em 2027 deverá subir a profissional na equipa francesa, e resta saber se poderá continuar a competir no ciclocrosse nessa altura.

“Na Decathlon CMA CMG, a maré começa a virar um pouco, mas, novamente, por iniciativa dos próprios corredores. O Aubin Sparfel é, neste momento, o maior talento francês no ciclocrosse e foi inteligente. Assinou um contrato substancial com a Decathlon e ficou estipulado que quer competir todos os invernos. É um verdadeiro entusiasta da modalidade e está a pensar nos Jogos Olímpicos”.

Nem mesmo o campeão do mundo júnior Léo Bisiaux está autorizado a competir no ciclocrosse durante o inverno, já que a equipa francesa espera que, ao lado de outro antigo fenómeno júnior da disciplina, Paul Seixas, o duo possa crescer para ser o próximo par de franceses candidatos à geral na estrada.

“Calhou estarmos juntos num podcast com o Léo esta semana”, revelou Chainel. “Pensar-se-ia que, como antigo campeão do mundo, também teria oportunidades no ciclocrosse, mas quando lhe perguntei sobre isso, disse logo que, na Decathlon, só interessa que evolua para um grande trepador para a classificação geral. Pode ser o que melhor lhe convém”.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/o-ciclocrosse-frances-esta-a-morrer-porque-as-equipas-veem-o-ciclocrosse-como-pura-e-simplesmente-preparacao-para-a-estrada-segundo-um-ex-profissional

“Geraint Thomas nomeado diretor de corrida da equipa de ciclismo INEOS”


Britânico terminou a carreira este ano

 

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O galês Geraint Thomas é o novo diretor de corrida da INEOS, anunciou hoje a equipa britânica, que o vencedor do Tour2018 representou durante 16 temporadas como ciclista.

Em comunicado, a formação britânica explicou que Thomas irá trabalhar "em estreita colaboração com Sir Dave Brailsford, com o diretor de desempenho Scott Drawer e com o restante grupo de gestão", contribuindo com a sua experiência em estratégia, recrutamento, desenvolvimento e preparação das competições.

Geraint Thomas terminou a carreira no início de setembro, após a última etapa da Volta à Grã-Bretanha, disputada em Cardiff, a sua cidade natal.

Campeão olímpico de pista em Pequim2008 e Londres2012, Thomas cumpriu toda a carreira de estrada na formação Sky, que mais tarde se tornou INEOS, ajudando Bradley Wiggins e Chris Froome a vencer o Tour, que, depois, conquistaria, como líder da equipa, em 2018.

"Esta equipa tem sido a minha casa desde o primeiro dia e assumir esta nova função parece-me um passo natural. Aprendi muito com as pessoas à minha volta, sejam colegas de equipa ou dirigentes, e quero construir o futuro a partir dos nossos sucessos do passado", afirmou o antigo ciclista.

Após ter dominado grande parte da década de 2010, a INEOS perdeu protagonismo nas últimas épocas para formações como a UAE Emirates ou a Visma--Lease a Bike, mas mantém-se uma das potências do ciclismo atual.

Para as próximas temporadas, a equipa já assegurou os reforços dos franceses Kévin Vauquelin e Dorian Godon.

Segundo a INEOS, a nomeação de Thomas "reflete o compromisso de longo prazo com a promoção de talento interno, aproveitando o seu vasto conhecimento".

Único galês a vencer a Volta a França, 'G' foi também segundo na prova francesa em 2019 e terceiro em 2022.

O vice-campeão do Giro2023 sublinhou que pretende "ajudar a próxima geração a progredir e voltar a colocar a equipa na luta pelas grandes voltas".

"Os Grenadiers continuarão a competir com determinação, humildade e compromisso com a excelência, e estou entusiasmado por ajudar a construir esse futuro", concluiu Thomas.

Fonte: Record on-line

“Rafael Reis continua a ser o capitão da Anicolor / Tien 21 em 2026”


Rafael Reis renovou para mais uma época com a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien 21.  Para o diretor desportivo, Rúben Pereira, Rafael Reis é uma peça muito importante para a equipa, sendo um capitão dentro da estrutura.

Rafael Ferreira Reis é português, tem 33 anos (15/07/1992) e é natural de Palmela. Tem feito uma carreira consistente, com resultados importantes, e afirma continuar motivado em melhorar constantemente.  

Nas suas competições de 2025 destacam-se o 1º lugar no Prólogo e na 10ª etapa da 86ª Volta a Portugal em Bicicleta, 1º lugar no Prólogo do 48º Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, 2º lugar no 38º Campeonato Nacional de Portugal de Contrarrelógio (ITT) e o 2º lugar na 4ª etapa do 13º Grande Prémio O Jogo. 

"Sinto a equipa a crescer ano após ano e isso motiva-me ainda mais. Somos a melhor equipa em Portugal porque o provámos na estrada nos últimos 5 anos. Em 2026 quero continuar a honrar este projeto e continuar a elevar este projeto" afirma Rafael Reis. 

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Federação Portuguesa de Ciclismo anuncia nova parceria estratégica para a organização da Volta ao Algarve, Volta ao Alentejo e Volta a Portugal em 2026”


A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou hoje, em conferência de imprensa realizada na sua sede, a celebração de uma nova parceria estratégica para a organização das principais provas de estrada em 2026, concretamente a 52ª Volta ao Algarve, a 43ª Volta ao Alentejo e a 87ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Esta decisão representa a evolução do modelo transitório anunciado pela FPC há uma semana, após a resolução antecipada do contrato com a Podium Events devido ao incumprimento reiterado das suas obrigações financeiras, situação que se tornou insustentável.

Importa clarificar que esse contrato abrangia apenas a Volta a Portugal em Bicicleta, a Volta ao Alentejo e a Volta ao Futuro. No entanto, numa lógica de sinergia organizativa e de facilidade de negociação com as equipas sobretudo internacionais a Federação decidiu integrar também a Volta ao Algarve na nova parceria, assegurando uma abordagem conjunta, coerente e mais eficaz do ponto de vista operacional e desportivo, reforçando a atratividade e o posicionamento das três provas.

O acordo agora estabelecido, válido para a época de 2026 e com possibilidade de prolongamento, é firmado com a empresa internacional Emesports, fundada em 2013 pelo ex-ciclista profissional Ezequiel Mosquera, vice-campeão da Vuelta em 2010. Desde então, a empresa consolidou um percurso de crescimento sustentado, desenvolvendo infraestruturas próprias, metodologias especializadas e uma forte capacidade de produção técnica e logística.

Atualmente, a Emesports gere mais de 150 eventos anuais em várias modalidades e escalas competitivas, incluindo várias provas profissionais de ciclismo, como O Gran Camiño.

Esta experiência confere à Emesports um perfil sólido, inovador e alinhado com as exigências das competições internacionais e com a visão estratégica da FPC para o futuro das provas portuguesas.

A empresa assegurará, entre outras responsabilidades, a direção técnica das três competições. A definição detalhada da repartição de tarefas encontra-se atualmente em fase de acerto.

“Este é um momento essencial para o futuro das nossas grandes provas. Perante o incumprimento reiterado do anterior organizador da Volta a Portugal, não podíamos continuar a adiar decisões. Tínhamos a responsabilidade de agir com determinação e rapidez, encontrando uma solução sólida e credível”, explica Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“A Emesports reúne a experiência, a credibilidade e a visão internacional que ambicionamos para as nossas competições. A decisão de integrar também a Volta ao Algarve nesta parceria foi natural: permite-nos trabalhar de forma mais eficiente, reforça a negociação com as equipas e potencia a valorização conjunta das três provas”, destaca Cândido Barbosa.

Este modelo foi concebido para 2026, “mas acreditamos que poderá estender- se no tempo, caso este primeiro ano confirme o seu potencial”, reforça.

“A Volta a Portugal é o símbolo maior da modalidade no nosso país e temos a ambição de a modernizar, reforçar o seu impacto no território e torná-la mais atrativa para todos – adeptos, parceiros, comunicação social, equipas e corredores. Esta parceria para 2026 é um passo decisivo nesse caminho.”

“Assumir um desafio desta dimensão é, para nós, uma enorme responsabilidade, mas também um grande orgulho”, explica, por sua vez, Ezequiel Mosquera, CEO e fundador da Emesports.

“O ciclismo vive hoje uma complexidade crescente e a Volta a Portugal, apesar de ser uma prova singular e com quase um século de história, tem sido prejudicada pelo atual sistema de pontuação. No entanto, possui ativos únicos: a sua dimensão social, a ligação ao território e um sentimento nacional que poucas corridas no mundo conseguem gerar. Acreditamos profundamente que a Volta a Portugal é Património Nacional e que tem condições para reforçar a sua projeção internacional. Queremos contribuir para uma prova mais moderna, mais competitiva e mais aberta ao mundo, valorizando o que ela representa para Portugal”, afirma, ainda, Ezequiel Mosquera.

Fora desta parceria fica a Volta a Portugal do Futuro, que passará a ser organizada exclusivamente pela FPC, reforçando a sua missão de desenvolvimento de jovens talentos e de sustentação das bases da modalidade.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

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