quarta-feira, 30 de outubro de 2019

“Gerard Armillas reforça EFAPEL”

Ciclista espanhol cumpre primeira experiência no estrangeiro

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O ciclista espanhol Gerard Armillas, ex-Team Compak, vai reforçar a EFAPEL na próxima época, iniciando a sua primeira experiência no estrangeiro, anunciou esta quarta-feira em comunicado a formação portuguesa.

"Natural de Barcelona e com 24 anos, Gerard Armillas é um jovem corredor de grande estrutura e ainda em plena evolução, que vai ter um importante papel de trabalho para toda a equipa. Considerado um rolador nato, que anda muito bem em plano, apresenta-se também como um homem bastante combativo, a quem agradam em especial as fugas. Mas defende-se bem na média montanha", destacou a equipa.

Gerard Armillas correu toda a sua carreira na Team Compak, com sede em Tarragona, tendo no palmarés uma vitória de etapa na Volta a Castela e Leão, vitórias na Copa Espanha Elite e Copa Espanha em Don Benito. "Estou muito feliz por fazer parte da EFAPEL em 2020. O meu objetivo é ajudar a equipa a conseguir todas as vitórias possíveis, aprender com a experiência dos meus colegas e melhorar todos os dias como corredor", sublinhou o catalão.

Fonte: Record on-line

“Volta à Califórnia sai do calendário UCI em 2020”

Decisão foi tomada por motivos económicos

Por: Lusa

Foto: DR

A Volta à Califórnia, prova por etapas que decorre desde 2006, vai sair em 2020 do calendário da União Ciclista Internacional (UCI), anunciaram na terça-feira os organizadores, em comunicado.

"Tivemos 14 anos fantásticos. A AEG [organizadora da prova] anunciou que fará uma pausa na Volta à Califórnia na temporada de 2020", refere o comunicado, acrescentando que "foi uma decisão muito difícil de tomar" e que se prende por motivos económicos.

A Volta à Califórnia, que se juntou ao WorldTour (1.ª divisão) em 2017, teve como último vencedor, em maio, o esloveno da UAE-Emirates Tadej Pogacar. O historial da prova conta, entre outros, com o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), em 2016, e o colombiano Egan Bernal (INEO), em 2018, vencedor da Volta à França de 2019.

O presidente da federação de ciclismo dos Estados Unidos, Bob Stapleton, citado no comunicado, refere que está a encetar contactos para reunir "novos apoios e recursos", na esperança de recuperar a Volta à Califórnia em 2021.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de Ciclocrosse ruma a Santo Tirso

A segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse realiza-se, no domingo, no Parque Urbano Sara Moreira, em Santo Tirso.

O município de Santo Tirso recebe pela primeira vez uma prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Na categoria de elite, a luta pelo primeiro lugar promete ser feroz. Os onze segundos de diferença entre Márcio Barbosa e Mário Costa, primeiro e segundo classificados, na ronda anterior, são prova disso mesmo. Em Melgaço, o ciclista da Aviludo-Louletano deixou Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) para trás apenas na subida final e acabou por assumir a liderança da geral.

Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) fechou no último lugar do pódio. Nesta segunda jornada, os ciclistas tentarão a desforra, com o objetivo de equilibrarem as contas da Taça, faltando perceber em que ponto de forma se encontram os outros concorrentes, que podem ter uma palavra a dizer para construir um pódio com novos protagonistas.

A corrida feminina de elite irá contar com a vencedora da primeira prova da Taça de Portugal, Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A vila-condense foi a atleta mais forte na prova em Melgaço, à frente de Daniela Pereira (Saertex Portugal/ Edaetech) e de Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), e tentará manter a liderança da classificativa.

O programa começa com a prova de juvenis, às 9h30. De seguida, será realizada a prova de masters, às 10h00. As femininas e os cadetes masculinos partem às 11h00. A corrida final será a de juniores e a de elite masculina, às 12h00. 


Mais eventos oficiais

1 de novembro: Grande Prémio do Sul- II Etapa, Alte – Monte Ruivo, Loulé

3 de novembro: 2.º Passeio BTT Rota da Bifana - Amigos do Pedal, Lagares, Penafiel

3 de novembro: Avalanche Licor Beirão 2019, Trevim, Lousã

3 de novembro: 1.º Resistência BTT Sanguedo, Santa Maria da Feira

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com