segunda-feira, 15 de maio de 2017

“Vinokourov pede aos tribunais que retirem acusação de 'comprar' prova”

O ex-ciclista cazaque Alexandre Vinokourov é suspeito de ter comprado a sua vitória na Liège-Bastogne-Liège de 2010.

Foto: CARL DE SOUZA / AFP

Alexandre Vinokourov, ciclista cazaque

O ex-ciclista cazaque Alexandre Vinokourov, suspeito de ter comprado a sua vitória na Liège-Bastogne-Liège de 2010, pediu hoje aos tribunais belgas que retirem as queixas, arquivando assim o processo.

Vinokourov, 43 anos, e que foi campeão olímpico de estrada em Londres2012, contesta os factos que lhe são imputados: ele e o russo Alexandr Kolobnev são suspeitos de estarem combinados nas ultimas centenas de metros da etapa rainha da ‘clássica’, a 25 de abril de 2010.

De acordo com os investigadores belgas, Alexandre Vinokourov terá comprado o seu sucesso a Kolobnev, mediante a contrapartida de 150.000 euros.

O inquérito denuncia atos de corrupção e é baseado em trocas de emails entre os dois ciclistas, bem como em pagamentos de 100.000 e 50.000 euros realizados posteriormente, em julho e dezembro de 2010.

O ministério publico pediu a punição de ambos os ciclistas junto do tribunal correcional de Liège, que divulgará a sua decisão na sexta-feira.

“O dossier não tem muitos elementos. Os indícios são muito poucos. Se o caso for encaminhado para o tribunal criminal, será com serenidade que nos apresentaremos”, disse o advogado que representa Vinokourov.

Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“Rota da Sopa da Pedra”

A Associação 20 quilómetros de Almeirim, realiza o seu 19º passeio de bicicleta, 13º por equipas no dia 18 de junho.

Informações e inscrições: Tel. 932887322/919411982/966494289

Mail: ciclismo20kmsalmeirim.com

“Meio milhar de crianças de Aveiro em deslocações sustentáveis para a escola”

Cerca de 500 alunos de oito escolas do concelho de Aveiro, e os respectivos pais, participam este ano na campanha europeia “A Serpente Papa-Léguas - Jogo da Mobilidade”. Com 73 escolas participantes de todo o país, o Jogo é coordenado em Portugal pela ACA-M e tem em Aveiro o Ciclaveiro como parceiro implementador local.

A escola de Verdemilho já participou este ano no Jogo, com a actividade suscitando muito entusiasmo e obtendo excelentes resultados. Estas próximas duas semanas, de 15 a 26 de Maio, é a vez das cinco escolas primárias do Agrupamento de Cacia e ainda as de Aradas e Bonsucesso participarem.

A Serpente Papa-Léguas é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas deslocações para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças, pais e professores como o principal público-alvo.

Com este desafio de duas semanas em cada escola, pretendem-se quebrar percepções negativas em relação às alternativas ao automóvel, nomeadamente a preocupação excessiva com a exposição das crianças ao risco no ambiente rodoviário, e promover modos de transporte sustentáveis como uma alternativa divertida, saudável e segura tanto para os pais como para os filhos. A campanha pretende também consciencializar para o aumento da segurança rodoviária na envolvente e proximidade escolar resultante da redução do tráfego motorizado e dos congestionamentos e pressão do estacionamento automóvel junto às escolas.

Desde o início da campanha, em 2014, participaram já cerca de duas mil escolas e quase 200 mil alunos de 19 países europeus, que alcançaram uma redução de 2.5 milhões de quilómetros de viagens em automóvel e de 300 toneladas de emissões de dióxido de carbono. Adicionalmente, tem-se verificado que uma parte muito significativa do incremento de deslocações sustentáveis realizadas durante o período de participação no Jogo se mantém após o seu término.

Como funciona o Jogo?

Durante as duas semanas da campanha, cada aluno recebe um ponto (1 autocolante) de cada vez que viajar para a escola de uma forma sustentável. São consideradas viagens sustentáveis as realizadas a pé, de bicicleta, transportes públicos, partilhando o carro com crianças de outras famílias, ou, caso tenha mesmo de se deslocar de carro, estacionando a pelo menos 300 metros da escola e fazendo a última parte do percurso a pé. Todos os pontos são colocados num grande cartaz da Serpente Papa-Léguas. Ao completar o cartaz da escola é alcançado o objectivo do Jogo e os alunos participantes recebem um prémio simbólico.

Fonte: Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

“Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”

Rui Teixeira venceu o 4º BTT DHI Vila de São Torcato

Rui Teixeira, Vice-Campeão do Minho de BTT Down Hill, venceu em elites do 4º BTT DHI Vila de São Torcato, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION disputada. Na pista de Down Hill de São Torcato (Guimarães) também venceram João Pereira (juniores), Alberto Rodriguez (cadetes), Jorge Afonseca (master 30), Antero Oliveira (master 40), Augusto Pedrosa (master 50), Rui Ribeiro (promoção) e Getpro / Linhas Afemar / Torcatense (equipas).

Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Junta de Freguesia de São Torcato e São Torcato DH, o 4º BTT DHI Vila de São Torcato, foi disputado numa pista que voltou a ser do agrado generalizado dos pilotos (definida pela maioria como "técnica, rápida e super divertida"). Contribuindo para a afirmação de São Torcato no panorama do Down Hill, o 4º BTT DHI Vila de São Torcato saldou-se num êxito e voltou a contar com a presença de muito público. A segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION contou com cronometragens a cargo da SportChip que participará nas restantes provas do Campeonato minhoto,

Rui Teixeira (Getpro / Linhas Afemar / Torcatense), Vice-Campeão do Minho de BTT Down Hill, além de vencer em elites a prova patrocinada pela Bike House, registou o melhor tempo absoluto nas mangas de qualificação e final. Na descida de São Torcato, Bruno Almeida (MS Racing Portugal) e Carlos Martins (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense) terminaram em segundo e terceiro lugares da classificação de elites.

João Pereira (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense)  foi o atleta junior mais veloz, deixando nas restantes posições do pódio os atletas individuais André Ferreira e Pedro Fernandes.

Em cadetes, o espanhol Alberto Rodriguez (Tribo Del Ñu C. C.) foi o mais rápido em São Torcato alcançando o primeiro lugar, enquanto João Baptista (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense) foi segundo e Paulo Saldanha (Desportivo Jorge Antunes) o terceiro.

Jorge Afonseca (Motogalos / A C R Roriz / WTG) foi o melhor piloto de master 30 no 4º BTT DHI Vila de São Torcato, completando o pódio Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes) e Rui Silva (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense).

Antero Oliveira (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense), Campeão minhoto no ano passado, venceu em master 40, tendo Nuno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) alcançado o segundo lugar e André Conceição (Individual) o terceiro.

Também Campeão do Minho de DHI, Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes), em master 50, venceu a prova de São Torcato, seguindo-se na classificação António Freitas (Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense).

Na promoção, o melhor a descer a pista de São Torcato foi Rui Ribeiro, seguido de André Santos e Mário Martins.

Coletivamente a vencedora foi a formação Getpro/ Linhas Afemar / Torcatense, enquanto o Desportivo Jorge Antunes concluiu a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION em segundo e o Motogalos / A C R Roriz / WTG em terceiro.

O 4º BTT DHI Vila de São Torcato teve o apoio Junta de Freguesia de São Torcato, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike House, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, www.sportchip.net, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial) e do comércio e indústria local.

O Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION prossegue com o 3º BTT DHI Moto Galos (25 de junho), seguindo-se o 18º BTT DHI - ACRAP (9 de julho), 8º BTT DHI Penha (17 de setembro) e o 5º BTT DHI de Sendim (1 de outubro).

Fonte: ACM

“1º TRIATLO DE MATOSINHOS”

Ricardo Batista 4º Lugar Absoluto

A cidade de Matosinhos foi palco este domingo, dia 14 de Maio, da 4ªetapa da Taça de Portugal de Triatlo, que foi também a 3ªprova de critério de selecção para o Campeonato da Europa de Triatlo em Juniores, que terá lugar na Áustria, nos dias 16 a 18 de Junho.

Esta 4ªetapa realizou-se no domingo de manhã, em distância Sprint (750m de natação, 20kms de ciclismo e 5kms de corrida), mas também teve lugar simultaneamente a realização de uma prova na distância olímpica com o dobro das distâncias nos 3 segmentos.

RICARDO BATISTA, após o 4ºlugar no Europeu de Juniores de Duatlo, apresentou-se à partida para esta prova muito confiante. Após uma excelente natação, que lhe permitiu sair da água em 2ºlugar, o triatleta torrejano juntamente com mais 3 triatletas iniciaram o ciclismo e somente foram alcançados pelo grupo perseguidor, sensivelmente aos 10kms do mesmo. À chegada ao parque de transição o grupo era composto por 13 triatletas, após uma transição muito rápida, Ricardo Batista colocou-se imediatamente nos lugares da frente que começaram a ganhar alguma distância para os demais. No final o atleta torrejano acabou ao sprint com o 4º/5º/6ºclassificado, com o parcial de 15m43s nos 5kms finais de corrida. Foi sem dúvida a melhor prestação que este atleta teve no Triatlo até esta altura, demonstrando que nesta distância já se consegue bater com alguns dos nossos melhores triatletas profissionais.

O seu colega de equipa, JOSÉ PEDRO VIEIRA também esteve muito bem nesta prova, o atleta torrejano depois de um excelente percurso de natação, integrou o grupo de ciclismo de 4 unidades que esteve em fuga até aos 10kms desse segmento. José Pedro acabou por chegar ao parque de transição inserido no grupo da frente. Fez uma corrida de bastante nível com um parcial nos últimos 5kms de 17m02s, alcançando o 11º lugar da classificação absoluta. Estes 2 atletas torrejanos acabaram por subir ao pódio nos lugares mais altos no escalão de Cadetes.

Por equipas, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um excelente 4ºlugar, com Diogo Mendes a fechar a equipa no 5ºlugar em Cadetes (28ºlugar na geral) e André Rodrigues a conseguir o 9ºlugar, também em Cadetes.

No setor feminino, para Carolina Serra (Junior) a prova não correu da melhor forma, a queda que teve no ciclismo sem grandes consequências físicas para a atleta, hipotecou-lhe uma boa classificação na prova, terminado na 4ªposição, enquanto Mariana Correia (Cadete) foi 7ªclasssificada.

Na prova de distância olímpica, tivemos a presença de Ricardo Rego (Sénior) com uma excelente prestação, terminou em 5ºlugar da geral.

Ainda no sábado à tarde, realizou-se uma prova de Aquatlo Jovem, que devido às condições do mar na Praia de Matosinhos, apenas foi possível realizar o segmento de corrida. Em Iniciados, João Nuno Batista venceu sem qualquer problema.

A próxima prova para a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, será em casa, mais concretamente, nas Piscinas Municipais Fernando Cunha e no Jardim das Rosas em Torres Novas. Será a 3ªetapa de Biatle do Circuito Portugal Tour 2017, com início às 10h00 de domingo, dia 21/Maio.

Fonte: Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Equipa Portugal/Sub-23 portugueses à conquista dos Pirenéus”

A Equipa Portugal compete, de 18 a 21 de maio, na Ronde de l’Isard, corrida francesa, marcada pela montanha e pontuável para o ranking internacional de sub-23.

Depois da participação nas clássicas do Norte da Europa, a Seleção Nacional de Sub-23 inicia um período de competições mais adaptado às caraterísticas dos ciclistas portugueses. Para o compromisso em França, o selecionador nacional, José Poeira, chamou André Carvalho (Team Cipollini Iseo Rime), Gaspar Gonçalves e Venceslau Fernandes (Liberty Seguros/Carglass), Gonçalo Carvalho e Hugo Nunes (Miranda/Mortágua) e Tiago Antunes (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés).

“Partimos com intenção de obter os melhores resultados possíveis, mas, até sub-23, cada participação internacional tem também um objetivo formativo, de dar maior experiência aos corredores, e de avaliação, de modo a percebermos de que forma são capazes de adaptar-se a um ambiente competitivo mais exigente do que aquele que encontram no dia a dia”, afirma José Poeira.

A Ronde de l’Isard é uma corrida de referência para o pelotão internacional, uma prova que dá a conhecer os melhores trepadores da categoria de sub-23. A primeira etapa, 146,2 quilómetros, entre Samatan e Boulogne sur Gesse, é a menos exigente das quatro. As restantes levarão o pelotão por duros traçados em plenos Pirenéus.

A segunda tirada tem 146 quilómetros e liga Salies de Salat a Hospice de France. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. No dia seguinte haverá nova chegada em alto, também de primeira categoria, a Plateau de Beille, depois de percorridos 143,7 quilómetros desde Quillan, numa viagem que cruza outras duas subidas de categoria principal.

A quarta e última etapa da competição não termina em alto, mas obriga os ciclistas a ultrapassarem três prémios de montanha de primeira categoria, durante os 142,1 quilómetros que vão ligar Lavelanet a St. Girons.

Fonte: FPC

“Kittel vence primeira etapa da Volta à Califórnia”

Tiago Machado em 32.º

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista alemão Marcel Kittel (Quick-Step Floors) venceu este domingo ao sprint a primeira etapa da Volta à Califórnia, com partida e chegada em Sacramento, com o português Tiago Machado a terminar na 32.ª posição.

Kittel precisou de 3:45.35 horas para cumprir o percurso de 167,5 quilómetros, batendo sobre a meta o esloveno Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e o italiano Elia Viviani (Sky).

Na geral, o alemão lidera com quatro segundos de avanço sobre o campeão do mundo e seis sobre Viviani.

Tiago Machado (Kathusa--Alpecin) foi o melhor português, na 32.ª posição, a quatro segundos de Kittel, tal como Rubern Guerreiro (Trek), que foi 35.º.

Na segunda-feira, corre-se a segunda etapa, entre Modesto e San José, num percurso de 143 quilómetros, com cinco contagens de montanha, uma das quais de categoria especial, a menos de 50 quilómetros da meta.

Fonte: Record on-line

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo do 4º Passeio Junta Santa Clara.2017”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo do 4º Passeio Junta Santa Clara.2017”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com