quinta-feira, 18 de julho de 2019

“34º Prémio Cidade de Barcelos”

O tradicional Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos realiza-se no dia 21 de julho. A 34ª edição da prova destina-se aos escalões de escolas, cadetes e juniores, sendo pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, as diversas provas do 34º Prémio Cidade de Barcelos serão realizadas nas imediações da avenida da Liberdade.

O arranque das diversas provas está marcado para as 9 horas, prevendo-se que a cerimónia protocolar e de entrega de prémios ocorra pelas 12h30.

A prova de destreza será realizada no Largo da Feira enquanto as provas em linha serão disputadas num circuito de 2,5 quilómetros (Avenida da Liberdade, Avenida Combatentes Grande Guerra, Largo dos Capuchinhos, Avenida Alcaide Faria, estação da CP, Rua Bom Sucesso, Avenida Dr. Sidónio Pais, Avenida da Liberdade).

No ano passado, o 33º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos foi disputado por cerca de três centenas de jovens atletas, levando a festa do ciclismo à localidade minhota.

O 33º Prémio Cidade de Barcelos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Score Tech, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design e Navega Rías Baixas.

Fonte: ACM

“Grande Prémio do Minho de regresso à estrada”

O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 25 a 28 de julho com Melgaço, Guimarães e Vieira do Minho a assumirem um papel de destaque no desenrolar da competição. Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho será disputado por um pelotão de cerca de centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.

Com o arranque da competição em Melgaço com um contrarrelógio por equipas, a primeira etapa terá início no centro da cidade de Guimarães e terminará em Santo Antonino, na freguesia vimaranense de Mesão Frio. Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da segunda etapa será o concelho que ajudará a definir o vencedor da 31ª edição do Grande Prémio do Minho. O pelotão rumará no último dia até Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, para enfrentar um trajeto delineado no “destino de natureza mais radical de Portugal” que terminará em Castro Laboreiro onde no ano passado se assistiu a uma chegada épica do Grande Prémio do Minho.

Durante os 278,6 quilómetros da prova estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações gerais individual por tempos (Camisola Amarela: Discover Melgaço), por pontos (Camisola Verde: Score Tech), da Montanha (Camisola Azul: Arrecadações da Quintã), do melhor júnior de primeiro (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Universidade do Minho) e por equipas. A montanha será um fator decisivo na definição dos vencedores do 31º Grande Prémio do Minho, estando previstas oito contagens de montanha, mas as metas volantes, num total de sete, constituirão certamente um fator que aumentará a competitividade até ao último momento.

Além das principais formações portuguesas, está confirmada a participação da equipa belga ACRG / Pauwels Sauzen / Balen BC, da colombiana Team Ingenieria de Vias / Monsalud e das espanholas Banco Santander, Fundacion Lintxu / G.D. Indarra, Ginestar – ULB, Arte en Transfer / LPS e Club Ciclista Padrones / Aluminios Cortizo.

As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: C.C. Barcelos / AFF / H.M. Motor / Flynk / Orbea, Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact, Tensai / Sambiental / Santa Marta, Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Driveonholidays / Mafra, Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, Anipura / GDM / Escola Alexandre Ruas, Bairrada, Efapel / Ovar "Território de Emoções", Escola de Ciclismo Bruno Neves, Fortuna / Maia Formação, LA Alumínios / SGR  Ambiente / CC A. Paio Pires, Mato Cheirinhos / Vila - Galé / Etopi, SC Bike Team / Academia NRV, Silva & Vinha / Adrap / Sentir Penafiel, União Ciclismo da Trofa e Vito / Feirense / PNB.

Recorde-se que no ano passado, com emoção até ao último metro, Vieira do Minho consagrou João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) como o grande vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho. João Macedo conquistou a camisola amarela (CJR – Cândido José Rodrigues) e a laranja (Cision), enquanto João Afonso (Centro Ciclista Barcelos A.F.F/Orbea/Onda) a camisola verde (Controlsafe), Pedro Andrade (Vito/Feirense/Blackjack) a azul (Arrecadações da Quintã) e Pedro Silva (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) a branca (Universidade do Minho).

O 31º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Discover Melgaço (Camisola Amarela), Score Tech (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Junta de Freguesia de Mesão Frio - Guimarães, Fermir, Confeitaria Alvorada, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, AFAcycles, Guimarpeixe, Café Bogani, Auto Terror, Centro de Estágios de Melgaço, Workview, Jopedois, RS Bikes, Roda na Frente e Correio do Minho (jornal oficial).


31º GRANDE PRÉMIO DO MINHO - 25 a 28 de julho de 2019

RESUMO DAS ETAPAS

Prólogo (CRE) - Quinta-feira, 25 de julho de 2019

Melgaço > Melgaço - 6,4 kms

Partida: 16h00 (1ª equipa) - Praça da República (Melgaço)

Chegada: 16h10 (1ª equipa) - Rua Dr. Afonso Costa (Melgaço)


1ª etapa - Sexta-feira, 26 de julho de 2019

Guimarães > Santo Antonino (Mesão Frio) - 69,6 kms

Partida: 13h30 - Largo da Mumadona (Guimarães)

Chegada: 15h24 - Santo Antonino (Mesão Frio - Guimarães)


Metas Prémio da Montanha

• Fafe (3ª catª) - Km 58,6 (melhor horário: 15h07) - MM Arrecadações da Quintã

• Fareja (3ª catª) - Km 65,3 (melhor horário: 15h18) - MM Arrecadações da Quintã

• Santo Antonino (2ª catª) - Km 69,6 (melhor horário: 15h24) - MM Arrecadações da Quintã


Metas Volantes

• Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Stª Maria) - Km 15,7 (melhor horário: 13h59) - MV SCORE Tech

• Póvoa de Lanhoso - Km 26 (melhor horário: 14h16) - MV Pormenor Building


2ª etapa - Sábado, 27 de julho de 2019

Vieira do Minho > Vieira do Minho - 97 kms

Vieira do Minho - Terra de Encantos

Partida: 13h00 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)

Chegada: 15h33 - Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)


Metas Prémio da Montanha

• Serradela (1ª catª) - Km 43,4 (melhor horário: 14h08) - MM Arrecadações da Quintã


Metas Volantes

• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 19,3 (melhor horário: 13h30) - MV SCORE Tech

• Vieira do Minho (passagem pela meta) - Km 75,1 (melhor horário: 14h58) - MV SCORE Tech
                 

3ª etapa - Domingo, 28 de julho de 2019

Melgaço > Castro Laboreiro  (Melgaço) - 105,6 kms

Melgaço - O destino de natureza mais radical de Portugal

Partida: 12h10 - Avenida da Inês Negra (junto à Câmara Municipal de Melgaço)

Chegada: 15h01 - Castro Laboreiro (Melgaço)


Metas Prémio da Montanha

• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 9,1 (melhor horário: 12h29) - MM Arrecadações da Quintã

• Variante Melgaço (3ª catª) - Km 40,9 (melhor horário: 13h19) - MM Arrecadações da Quintã

• Fiães (1ª categoria) - Km 72,8 (melhor horário: 14h09) - MM Arrecadações da Quintã

• Castro Laboreiro (1ª catª) - Km 105,6 (melhor horário: 15h01) - MM Arrecadações da Quintã


Metas Volantes

• Alvaredo - Km 19,1 (melhor horário: 12h45) - SCORE Tech

• Melgaço - Km 31,3 (melhor horário: 13h04) - SCORE Tech

• Alvaredo - Km 50,9 (melhor horário: 13h35) - SCORE Tech

Fonte: ACM

“Realizou-se de 13 a 15 de julho 2019 o Estágio de Juvenis em Abrantes”

Este estágio para atletas juvenis contou com a presença de 18 atletas, sete raparigas e 11 rapazes, oriundos de todo o país.

O evento reuniu os melhores atletas do escalão, constituindo-se como um prémio de mérito, segundo critérios de classificação previamente definidos pela FTP e incluiu um programa técnico alargado, abordando as diferentes disciplinas que compõem o triatlo (natação, ciclismo e corrida), transições e mecânica.

Todo o programa foi abordado segundo uma perspetiva pedagógica e de acordo com dinâmicas de grupo, tendo em vista uma abordagem que promovesse o espírito de equipa, o respeito e a superação dos jovens através do desporto.

Hugo Ribeiro, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, foi o treinador que assumiu a coordenação deste estágio, contando com a presença de mais dois treinadores em permanência, Bruno Gois, do Ludens Clube de Machico, e Fábio Azinheirinha do Clube de Natação do Cartaxo. Rafael Domingos, do Estoril Praia Credibom e José Estrangeiro, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, dois atletas de referência da modalidade, marcaram também presença no evento onde partilharam as suas experiências como triatletas.

Esta ação de formação contou também com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal, cujo objetivo se consubstanciou na transmissão dos valores educativos presentes nos Jogos Olímpicos, uma aspiração para os jovens triatletas. Hugo Ribeiro faz um balanço extremamente positivo deste fim de semana: «O estágio, que foi considerado como um prémio pela época realizada, correu muito bem. Penso que foram cumpridos os objetivos inerentes à preparação dos atletas para eventos futuros, reforçando a motivação e dando ênfase a valores fundamentais e estruturantes».

 Para além de tudo, «tratou-se também um momento de usufruir do convívio e partilhar métodos diferentes de trabalho, o que resulta sempre num processo de enriquecimento para todos.» O mesmo treinador considerou também que «…foi uma oportunidade de aprendizagem para todos, treinadores e atletas, tendo a FTP, a partir de agora, a responsabilidade de criar as devidas oportunidades para que clubes, treinadores e atletas possam assumir o desenvolvimento destes jovens, no respeito pela sua maturação biológica e tendo em vista as distintas etapas de crescimento desportivo. »

Neste fim semana pleno de experiências e aprendizagens os atletas ficaram alojados na Pousada da Juventude de Abrantes.

Fonte: FTP

“Froome declarado vencedor da Vuelta de 2011 após desclassificação de Cobo”

Ciclista espanhol perdeu prémio por doping

Por: Lusa

Foto: EPA

O britânico Chris Froome foi esta quinta-feira oficialmente declarado vencedor da edição de 2011 da Volta a Espanha, que terminou no segundo lugar, na sequência da desclassificação do espanhol Juan José Cobo, por doping.

A União Ciclista Internacional (UCI) oficializou a conquista de Froome, que soma sete conquistas entre as Grandes voltas, com quatro vitórias no Tour, duas na Vuelta e uma no Giro.

O triunfo do britânico já tinha sido anunciado em junho último, mas o organismo que rege o ciclismo mundial aguardou até ao fim do prazo de um possível recurso de Cobo, vencedor da etapa da Volta a Portugal de 2008 que terminou na Senhora da Graça.

Em 13 de junho, o espanhol foi considerado culpado de "violar o regulamento antidopagem (uso de substância proibida), com resultados anormais no seu passaporte biológico, entre 2009 e 2011".

"Melhor tarde do que nunca! A Vuelta de 2011 traz-me memórias únicas", escreveu Froome, na rede social Twitter, como legenda de uma fotografia no pódio espanhol, com a camisola vermelha da liderança.

Já a equipa INEOS, de Froome, "saudou a decisão da UCI", considerando-a "uma notícia particularmente positiva para Froome, após a sua recente queda [num treino], que o afastou da Volta a França".

Cobo, de 38 anos, enfrenta uma suspensão de três anos, até 12 de junho de 2022.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa foi oitavo: «Não me senti tão bem como esperava, mas fiz o meu melhor»”

Português integrou a fuga do dia

Por: Lusa

O ciclista português Rui Costa (UAE-Emirates) reconheceu esta quinta-feira não estar ao melhor nível, mesmo tendo integrado a fuga do dia e ter sido oitavo na 12.ª etapa da Volta a França.

"Não me senti tão bem como esperava, mas fiz o meu melhor e acabei no oitavo lugar, o melhor que poderia esperar", disse, depois de cortar a meta no grupo perseguidor ao trio que discutiu o triunfo, que coube ao britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott).

O experiente atleta, de 32 anos, e que procura a sua quarta vitória em etapas no Tour, integrou uma fuga com cerca de 40 elementos, sendo que na segunda de duas contagens de primeira categoria se destacou, definitivamente, um trio, composto por Yates, pelo espanhol Pello Bilbao (Astana) e pelo austríaco Gregor Muhlberger (BORA-hansgrohe).

"A primeira parte da tirada foi muito difícil, porque todos queriam estar na frente. Depois de quase uma hora, consegui entrar na principal fuga do dia", contou, lamentando não estar nas condições ideias para tentar algo mais.

Rui Costa, que na nona etapa já se tinha mostrado numa fuga, prometeu "tentar novamente" surpreender e vencer.

Fonte: Record on-line

“Yates diz que vitória o faz sentir "muito orgulhoso"”

Britânico admitiu que não estava muito confiante

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) foi esta qunta-feira o mais forte dos resistentes da fuga da 12.ª etapa da Volta a França, com o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) a manter a liderança na véspera do único contrarrelógio individual.

Membro de uma fuga com cerca de 40 unidades, na qual estava também o português Rui Costa (UAE-Emirates), que procura a sua quarta vitória em etapas no Tour, Simon Yates superiorizou-se sobre a meta ao espanhol Pello Bilbao (Astana) e ao austríaco Gregor Muhlberger (BORA-hansgrohe).

No primeiro dia nos Pirinéus, o trio isolou-se na segunda de duas contagens de primeira categoria do dia, instalada a cerca de 30 quilómetros da meta, e Yates bateu no reduzido sprint os dois companheiros de fuga, concluindo em 4:57.53 horas os 209,05 quilómetros que ligaram Toulouse a Bagnères-de-Bigorre.

"Não estava muito confiante que podia vencê-los, pois não sabia quão rápidos eram, mas o meu diretor disse-me para passar a última curva no primeiro lugar e estou feliz por ter resultado. Ter vencido uma etapa nas três grades corridas internacionais faz-me sentir muito orgulhoso", congratulou-se Simon Yates.

Rui Costa, que perdeu o contacto com a frente da corrida na subida, acabou por se juntar ao grupo perseguidor e terminar a etapa na oitava posição, a 1.28 minutos de Yates.

Mesmo chegando a 9.35 minutos do primeiro e integrado no pelotão, Julian Alaphilippe defendeu-se bem no exigente teste e manteve a camisola amarela, tal como intacta a vantagem de 1.12 minutos sobre o britânico Geraint Thomas, que defende o título de 2018, e 1.16 sobre o colombiano Egan Bernal.

Os pretendentes ao triunfo final não atacaram na primeira etapa dos Pirenéus, talvez poupando-se para o contrarrelógio individual de sexta-feira, de 27,2 quilómetros com início e fim em Pau, e que pode ser decisivo nas contas finais do Tour.

Fonte: Record on-line

“Tour: Rohan Dennis esteve desaparecido durante uma hora e equipa promete investigar”

Australiano abandonou a 80 quilómetros do fim da 12.ª etapa

Por: Lusa

Foto: EPA

A equipa Bahrain-Merida vai investigar o abandono do ciclista australiano Rohan Dennis, a 80 quilómetros do fim da 12.ª etapa da Volta a França.

O australiano deixou a bicicleta antes das duas contagens de montanha da tirada de 209,05 quilómetros que ligaram Toulouse a Bagnères-de-Bigorre, véspera do contrarrelógio individual de 27,2 quilómetros com início e fim em Pau, e para o qual era um dos favoritos ao triunfo.

A Bahrain-Merida esteve sem saber do campeão do mundo de contrarrelógio, de 29 anos, durante cerca de uma hora, até o localizar com a sua bicicleta junto ao autocarro da equipa perto da linha de meta.

"A nossa prioridade é o bem-estar de todos os nossos atletas, portanto, iniciaremos uma investigação imediata, mas não faremos mais comentários até que tenhamos percebido o que aconteceu com Rohan Dennis. Enquanto isso, continuamos a apoiar nossos competidores em prova", disse a equipa.

Algumas notícias sugerem problemas estomacais de alguns ciclistas, mas essa hipótese não foi confirmada.

Segundo um canal de televisão francês, Rohan Dennis foi visto a discutir com alguém do carro de apoio da sua equipa antes de descer da bicicleta.

A Bahrain-Merida já venceu uma etapa no Tour, a sexta, através de Dylan Teuns.

O britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) venceu esta quinta-feira a 12.ª etapa, após a qual o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) manteve a camisola amarela.

Fonte: Record on-line

“Simon Yates vence ao sprint, Alaphilippe mantém liderança no Tour”

Ciclista britânico cumpriu os 209,05 quilómetros que ligaram Toulouse a Bagnères-de-Bigorre

Por: Lusa

Foto: Reuters

O britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) venceu esta quinta-feira ao sprint a 12.ª etapa da Volta a França, após a qual o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) manteve a camisola amarela.

Simon cumpriu os 209,05 quilómetros que ligaram Toulouse a Bagnères-de-Bigorre, com três contagens de montanha, duas de primeira categoria, já na segunda metade da tirada, em 4:57.53 horas, batendo ao sprint o espanhol Pello Bilbao (Astana) e o austríaco Gregor Muhlberger (BORA-hansgrohe).

Rui Costa (UAE-Emirates), que chegou a estar em fuga, concluiu na oitava posição, com o mesmo tempo do quarto, a 1.28 minutos do vencedor da etapa.

Julian Alaphilippe manteve a camisola amarela, com 1.12 minutos de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas e 1.16 sobre o colombiano Egan Bernal, ambos da INEOS, após terem chegado integrados no pelotão, a 9.35 dos primeiros.

Na sexta-feira, o pelotão vai disputar o contrarrelógio individual de 27,2 quilómetros com início e fim em Pau.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com