quinta-feira, 5 de novembro de 2020

“Perfil etapa 16 de da Volta a Espanha: Salamanca - Ciudad Rodrigo”


Dia muito difícil em que algum favorito do pelotão pode tentar

 

A Volta a Espanha continua a caminho de Madrid, onde no domingo a competição terminará. Na 16ª etapa desta sexta-feira, o pelotão percorrerá 162 quilômetros entre Salamanca e Ciudad Rodrigo na véspera de La Covatilla.

Apesar de ser sábado o dia marcado em vermelho para muitos, os favoritos poderiam tentar surpreender nas dificuldades montanhosas. Análise, perfil e passeio da etapa 16 de da Volta a Espanha, após a etapa mais longa em Ourense, o dia apresenta duas grandes dificuldades que se destacam no perfil, como Puerto El Portillo (13,8 quilômetros a 4,4% de média) e o final em El Robledo (11,7 a 3,8% de média).

O dia pode levar a qualquer final entre os quais há, sem dúvida, um possível ataque da Ineos ou em busca da surpreendente Jumbo Visma de Primoz Roglic, que procura evitar a bebida ruim do Tour de France. A chegada a Ciudad Rodrigo é precedida pelos últimos dez quilómetros favoráveis, em que até mesmo numa chegada, poderia ocorrer entre as chegadas mais poderosas:

Fonte: Marca

“Burgos BH continua a fortalecer-se com Mario Aparicio”


O corredor é uma jovem promessa que saltará para o profissionalismo vestido de roxo

 

O destaque da Burgos BH permanece muito alto nesta Volta a Espanha onde eles participam em praticamente todas as fugas da corrida e após a incorporação do velocista colombiano Edwin Avila, o promissor Mario Aparicio será o próximo a vestir as cores roxas para a próxima temporada, onde a equipa procurará seguir a progressão que teve nas últimas temporadas.

A equipa aposta na juventude do corredor de 20 anos, que já se destacou nas categorias inferiores. O ciclista já sabe como é esfregar os ombros com o melhor do Bizkaiko Itzulia Junior, onde venceu a primeira etapa numa corrida onde o Remco Evenepoel também estava lá, uma sensação do ciclismo mundial numa nova geração de ouro, que já bate na porta das grandes praças.

Fonte: Marca

“Carlos Coloma, 22 Copas do Mundo consecutivas e uma corrida de sonho”


Carlos Coloma é uma lenda viva do Mountain Bike nacional e internacional. Desde 1999, quando fez a sua estreia mundial na São (Suécia), o ciclista carioca não perdeu o Campeonato Mundial uma única vez, o grande evento da temporada de especialidades.

No total, são 22 presenças consecutivas no Campeonato Mundial que Carlos Coloma acumula, um registo que melhor reflete o alto nível e constante que Riojan expôs ao longo de sua extensa carreira desportiva.

Carlos Coloma fez a sua estreia pela seleção espanhola em 1999 no Campeonato Mundial, onde venceu junto com Marga Fullana, Roberto Lezaun e José Antonio Hermida o arco-íris do Team Relay na primeira edição deste evento. Um primeiro passo bem-sucedido para uma carreira desportiva da lenda na qual, além disso, conquistou um bronze inesquecível nos Jogos Olímpicos de Verão de2016 no Rio de Janeiro, um diploma olímpico nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, dois pódios na Copa do Mundo e quatro títulos de Campeão Espanhol.

Fonte: Marca

“Federação de triatlo cancela três últimas provas da temporada”


Decisão tomada devido à pandemia de Covid-19

 

Por: Lusa

Foto: Triatlo Portugal

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) anunciou esta quarta-feira o cancelamento das últimas três provas em solo luso previstas para 2020, entre as quais o XIX Triatlo Internacional de Quarteira, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a FTP relembra que conseguiu organizar "as provas possíveis do calendário em 2020, seguindo as regras institucionais, cumprindo os requisitos necessários para poder concretizar o calendário da melhor forma, numa altura em que as recomendações eram de suspensão de eventos desportivos ou de condicionamento da sua realização".

Contudo, com as novas diretrizes das autoridades de saúde, a FTP decidiu cancelar as restantes provas do calendário de 2020, o Triatlo da Quinta do Lago, o XIX Triatlo Internacional de Quarteira, que integra a Taça da Europa, e o XXVI Duatlo de Grândola.

Fonte: Record on-line

“Congresso da UCI aprova orçamento para 2021 e relatório de 2019”


David Lappartient destacou o sucesso de eventos como os Mundiais de estrada e outras provas realizadas ao longo do ano

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O 189.º Congresso da União Ciclista Internacional (UCI) decorreu esta quinta-feira de forma virtual com 115 países participantes, que aprovaram o orçamento para o próximo ano e o relatório de 2019.

"O Congresso aprovou o relatório para 2019, que inclui os resultados financeiros consolidados e auditados, que mostram que a UCI, e o Centro Mundial de Ciclismo da UCI, possuíam reservas de mais de 40 milhões de francos suíços (cerca de 37,3 milhões de euros) no final de 2019. Também foi aprovado o orçamento para 2021 e uma previsão atualizada para 2020", pode ler-se numa nota da União.

Segundo a mesma fonte, o plano financeiro de quatro anos foi apresentado ao congresso e inclui um cenário de contingência no caso do cancelamento dos jogos Olímpicos2020, adiados para 2021, o que levaria as reservas a caírem para uma verba acima dos 20 milhões de francos até Paris2024.

Na sessão virtual, devido à pandemia de covid-19, foi introduzido o 197.º país-membro, a Palestina, e excluídos três antigos integrantes, de Chile, Bulgária e Montenegro, por "violações sérias da constituição da UCI", e substituídos por federações nacionais dos mesmos países.

O presidente da UCI, David Lappartient, destacou o sucesso de eventos como os Mundiais de estrada, em Imola, e outras provas ao longo do ano de 2020, como provas do sucesso organizativo do mundo do ciclismo face à situação pandémica, além de introduzir os primeiros Mundiais de ciclismo 'esports', marcados para dezembro deste ano.

Outra das medidas anunciada é a passagem das atividades operacionais de antidopagem da UCI da Fundação de Antidopagem no Ciclismo para a Agência Internacional de Testagem, que terá efeito em janeiro de 2021, e a contratação do antigo ciclista australiano Michael Rogers como gestor de inovação.

Fonte: Record on-line

“Melgaço acolhe arranque da Taça de Portugal de Ciclocrosse


Prova decorrerá com todas as condições de segurança

 

Por: Sara Pereira

Melgaço acolhe no próximo domingo, dia 8 de novembro, a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. A prova irá decorrer num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço e com todas as condições de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde e concertadas com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em virtude das medidas contra a propagação do novo coronavírus COVID-19, a prova será vigiada pela organização e pelas forças de segurança, garantindo desta forma que todos seguirão, rigorosamente, as diretrizes.

Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M. e pelo Município de Melgaço, a prova destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters. O programa prevê um período para treinos entre as 07h30 e as 09h00, iniciando-se a competição às 09h30.

O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

O circuito do Destino de Natureza Mais Radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional: o Centro de Estágios de Melgaço, onde será disputada a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

«Melgaço é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto. É palco de eventos de diferentes modalidades, atraindo ao nosso concelho atletas e amantes do desporto oriundos de Portugal e do Mundo», afiança Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Fonte: Câmara Municipal de Melgaço  

“Vuelta/Jasper Philipsen vence etapa, Roglic continua a liderar”


Na sexta-feira, a 16.ª etapa vai ligar Salamanca a Ciudad Rodrigo, ao longo de 162 quilómetros, com duas contagens de montanha

 

O ciclista belga Jasper Philipsen (UAE Emirates) venceu hoje ao ‘spint’ a 15.ª etapa da Volta a Espanha, enquanto o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) manteve a liderança da geral individual.

Jasper Philipsen, companheiro de equipa dos portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, cumpriu os 230,8 quilómetros entre Mos e Puebla de Sanabria em 06:22.36 horas, batendo os alemães Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe), segundo, e Jannik Steimle (Deceuninck-QuickStep), em terceiro.

O dia não produziu alterações nos primeiros postos da geral, com Roglic a seguir líder, com 39 segundos de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, e 47 para o britânico Hugh Carthy (Education First), terceiro.

Na sexta-feira, a 16.ª etapa vai ligar Salamanca a Ciudad Rodrigo, ao longo de 162 quilómetros, com duas contagens de montanha, uma de segunda e outra de primeira categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Artrite obriga Ian Stannard a acabar a carreira aos 33 anos”


Ciclista britânico venceu a Omloop Het Niewsblad de 2014 e 2015, os principais de sete triunfos profissionais

 

Por: Lusa

Foto: Ianstannard.com

O ciclista britânico Ian Stannard (INEOS) anunciou esta quinta-feira o fim da carreira profissional, após anos como gregário do compatriota Chris Froome, devido a problemas relacionados com artrite reumatóide.

Aos 33 anos, o corredor natural de Milton Keynes, deixa para trás a bicicleta, com a qual venceu a Omloop Het Niewsblad de 2014 e 2015, os principais de sete triunfos profissionais.

"É dececionante ter de parar assim, mas é a decisão correta para a minha saúde e para a minha família. Explorámos todas as opções, a equipa esteve sempre comigo. Tive esperança de poder gerir o problema durante o confinamento, mas mal voltei à estrada soube que não ia poder render mais", explicou.

O médico da equipa, na qual trabalhou para inúmeros triunfos de Froome, Richard Usher, revelou que o diagnóstico foi realizado há um ano e trouxe várias complicações nas articulações, pulsos e joelhos, tomando aqui "uma decisão pela sua saúde a longo prazo".

Fonte: Record on-line

“Cancelamento de prova de DHI em Tarouca”


Por: José Carlos Gomes

A prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), que deveria realizar-se em Tarouca, no próximo domingo, foi cancelada após receber parecer desfavorável da autoridade local de saúde.

Tendo em conta a altura da época desportiva, não será possível encontrar data alternativa, pelo que o ranking da Taça de Portugal fecha com a classificação atualmente em vigor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Época nacional de ciclocrosse arranca em Melgaço

Por: José Carlos Gomes

O ciclocrosse, disciplina velocipédica de outono e inverno, regressa a Portugal no próximo domingo, com a primeira prova da Taça de Portugal 2020/2021, no Centro de Estágios de Melgaço.

O programa da competição conta com quatro corridas, com horários sequenciais. Os primeiros a correr são os juvenis, logo às 9h30. Às 10h00 será dado o tiro de partida para os masters masculinos. Os cadetes masculinos e todas as categorias etárias femininas arrancam às 11h00. Os juniores e os corredores masculinos de elite partem às 12h00.

São esperados os melhores especialistas nacionais de ciclocrosse, aos quais se juntam, na categoria de elite, ciclistas profissionais de estrada e corredores que têm no BTT a vertente principal. Além de pontuável para a Taça de Portugal, a prova será o Campeonato do Minho para corredores minhotos e representantes de equipas daquela região. Tendo em conta a situação pandémica, não será permitido o acesso do público ao recinto da competição.

Depois de Melgaço, a Taça de Portugal terá mais três etapas até ao final do ano. A segunda corrida pontuável acontece em Vila Real, no dia 22 de novembro, seguindo-se Bragança (6 de dezembro) e Gouveia (20 de dezembro).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com