segunda-feira, 23 de maio de 2022

“Todos os campeões nacionais de Triatlo Cross”


Na sequência do Xterra da Golegã, aqui fica a lista de todos os campeões nacionais de triatlo cross.

 

Absolutos

François Vie (Alhandra SC) e Pauline Vie (Alhandra SC)

 


20-24

François Vie (Alhandra SC) e Pauline Vie (Alhandra SC)

 

25-29

Hugo Baluga (Amiciclo Grandola)

 

30-34

Tiago Maia (SC. Espinho) e Ana Moura (Clube Oriental de Lisboa)

 

35-39

Rui Dolores (Amiciclo Grândola) e Joana Hipólito (Amiciclo Grândola)

 

40-44

David Coelho (SFRAA Triatlo)

 

45-49

Luís Cancela (Tramagal Sport União) e Alberta Pereira (GD Goma)

 

50-54

Mário Machado (SUC – Silvestre Festas / Moonsport Innerme) e Susana Pontes (Outsystems Olímpico de Oeiras)

 

55-59

António Calafate (Núcleo Sporting da Golegã)

 

60-64

António Moura (Pimpões Triatlo)

 

65-69

Carlos Cabrita (Louletano)

Todos os resultados aqui, Xterra Portugal: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/resultados-2022/20220521ftp001/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo Cross: Manos Vie campeões nacionais”


Pauline Vie e François Vie revalidaram os títulos de campeões nacionais de triatlo cross, ao serem os portugueses mais rápidos no Xterra da Golegã.

No sector masculino, François Vie (Alhandra SC) impôs-se à concorrência e terminou os 1,5km de natação, 35,7km de ciclismo e 10km de corrida em 02:40:09, menos 00:12:03 do que Rui Dolores (Amiciclo Grândola), segundo classificado e menos 13:043 do que António Barata ( SL. Benfica) que fechou o pódio. Na classificação absoluta, o jovem atleta do Alhandra foi terceiro, atrás do francês Arthur Serrières, e do grego Panagiotis Bitados.

Nas mulheres, Pauline Vie, do Alhandra SC, venceu com 03:38:38. O segundo lugar ficou para Beatriz Ferreira, do CN Torres Novas, e Susana Pontes, do Olímpico de Oeiras, fechou o pódio. Na classificação absoluta, a vitória do Xterra foi para a francesa do Amiciclo de Grândola, Solenne Billoun, enquanto Samantha Kingsford, da Nova Zelândia, e Gaelle Leduc, de França, completaram o pódio.

 

Amiciclo Grândola domina por equipas

 

A classificação por equipas, a contar para o nacional de clubes, confirmou o favoritismo do grupo alentejano. O AMICICLO de Grândola venceu no sector masculino, seguido pelo SFRAA e pelo Outsystem Olímpico de Oeiras. Nas mulheres, apenas a equipa alentejana conseguiu fechar o grupo e pontuar.

Todos os resultados aqui, Xterra Portugal: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/resultados-2022/20220521ftp001/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Cinco dicas para o primeiro triatlo”


Independentemente da distância para a qual te estás a preparar, o triatlo é essencialmente sobre toda a preparação que se faz de antemão e é fundamental que tenhas plena consciência do teu ponto de partida, para que possas escolher o teu desafio em função do teu nível de preparação atual. Para ti, que estás a iniciar, deixo-te aqui 5 dicas fundamentais para que possas realizar o teu primeiro triatlo com sucesso e em segurança:

 

1.Exames Médicos

 

Os exames médico desportivos são imprescindíveis para despistar qualquer tipo de restrição ou contraindicação para a prática de exercício físico, tanto para populações jovens como adultas. Contemplam os ECG, prova de esforço, entre outros e, são uma importante ferramenta de rastreio e prevenção de acidentes médicos;

 

2.Natação

 

Lembra-te que nadar em águas abertas não é o mesmo que nadar numa piscina. É um meio imprevisível e o contacto físico com outros atletas é uma realidade. Deves procurar ajuda qualificada para que possas desenvolver a tua técnica de nado, garantir em contexto de treino que és capaz de nadar na totalidade a distância para a qual te estás a preparar e, muito importante, deves treinar várias vezes em águas abertas antes da competição. Não te esqueças de escolher o fato isotérmico certo para ti, óculos adequados para águas abertas, bem como uma boia de sinalização, que te darão toda a segurança para nadares nos vários ambientes que podes vir a encontrar;

 

 3.Ciclismo

 

Primeiro passo: escolher a bicicleta certa para ti. Deves ter em conta que o tamanho da mesma deve estar adaptado á tua altura, promovendo um maior conforto e rendimento. Existem bicicletas para todos os preços, mas, tal como o treino, considero que também na escolha dos equipamentos deve haver uma progressão consoante a tua evolução. De seguida, o capacete obrigatório, sabendo que os pedais de encaixe numa primeira fase acabam por não ser preponderantes. Acima de tudo, deves treinar de forma regular no exterior para que possas aprimorar a tua técnica (curvar, travar, jogo de mudanças, etc.) e, de preferência, com companhia para te habituares a pedalar com a envolvência de outros atletas.

 

 4.Corrida

 

Tipicamente considerado o segmento mais simples, mas que mais está associado ao aparecimento de lesões. Desta forma, é fundamental que procures ajuda qualificada para realizares uma avaliação da tua técnica de corrida, para que possas escolher os ténis adequados para ti. Não vás em modas e decide de forma consciente. Deves realizar trabalho de técnica de corrida com exercícios específicos para o efeito bem como estar habituado a correr em diferentes superfícies (terra batida, asfalto, relva, etc.) e com diferentes altimetrias (percursos de sobe e desce), para desenvolveres vários aspetos mecânicos e metabólicos do teu treino.

 

5.Transições e Reabastecimentos Nutricionais

 

As transições podem fazer-te ganhar tempo e energia, mas também causar stress e prejudicar o teu rendimento. O segredo passa por praticar de forma regular estes processos, para adaptares o teu corpo a estas alternâncias entre segmentos. Pedalar logo a seguir a nadar e correr logo a seguir a pedalar deve fazer parte das tuas rotinas de treino semanais. Procura também, antes de iniciar a prova, um ponto que te sirva de referência (árvore? poste? edifício?) para que saibas imediatamente onde está o teu local de transição. Por último, mas igualmente importante, a tua nutrição em prova: o triatlo é uma modalidade exigente a nível de dispêndio energético e deves ser capaz de te alimentar e hidratar ao longo de toda a prova. Existem opções específicas para este fim (géis, barras energéticas, bebidas isotónicas, etc.). Deves treinar rotinas de reabastecimento durante a tua preparação para evitar transtornos gástricos ou dificuldades técnicas para ingerires os reabastecimentos em pleno esforço.

 Boa prova e sê bem-vindo(a) ao Triatlo!

Os conselhos são responsabilidade da ONTRISPORTS

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ellen van Dijk bate recorde da hora em Grenchen”


Regista 49,254 quilómetros, batendo a britânica Joscelin Lowden

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

A ciclista neerlandesa Ellen van Dijk bateu hoje o recorde da hora no Velódromo de Grenchen, na Suíça, ao registar 49,254 quilómetros, batendo a britânica Joscelin Lowden, que tinha marcado 48,405 como máximo em setembro de 2021.

A ciclista da Trek-Segafredo, de 35 anos, registou mais 849 metros do que Lowden, fazendo valer as credenciais de campeã do mundo de contrarrelógio.

"Fiquei tão feliz quando soube que tinha conseguido. Todo este projeto tem sido incrível para mim, uma grande experiência, e não podia pedir melhor apoio. Toda a equipa, durante a tentativa, estava no meu pensamento", declarou a ciclista, após o fim da Hora.

Van Dijk é campeã da Europa de fundo e uma das mais condecoradas praticantes da história do ciclismo feminino.

Antes da carreira na estrada, somou um título mundial de scratch, na pista, em 2008.

Fonte: Record on-line

“Paredes de Coura consagrou os Campeões do Minho de BTT Maratonas”


Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) e Tânia Lima (AXPO/FirstBikeTeam/Vila do Conde) foram os vencedores em elites da 6.ª Maratona Btt Paredes de Coura, terceira e última etapa do Campeonato do Minho - Discover Melgaço.

A prova de Paredes de Coura definiu a atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de Btt Xcm de 2022 campeão do Minho de Btt Xcm, consagrando em elites Carlos Cruz e Tânia Lima.

O vianense Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech), que chegou a Paredes de Coura na liderança da ranking do Campeonato do Minho, percorreu os mais de 83 quilómetros, em 3:50:11 horas, gastando menos 3m41s que Ivan Sá (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) enquanto Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) foi terceiro à geral com 3:54:53 e o melhor sub-23.


Em femininos, a vimaranense Tânia Lima gastou 4:24:01h para percorrer os 67,890km, venceu a prova e sagrou-se Campeã do Minho.

Em sub-23, o grande vencedor foi Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião), enquanto José Simões (Grupo CCR- AP Motors-Lobos Averomar Cyclin) foi segundo e Hélder Laranjeira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) terceiro.

Por equipas o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião venceu em Elites, deixando a Saertex Portugal/Edaetech na segunda posição.


Em master 30 a vitória sorriu a José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Vânia Vilaça (Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca).

José Oliveira, que conquistou o título de Campeão do Minho, deixou no segundo lugar Paulo Santos (Olivtec/Golden Project/3Via/Dot Work) e Daniel Santos (Team Lantemil) foi terceiro.

Em femininos, Vânia Vilaça (Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) cortou a meta na primeira posição ao fim de 4:27:45h, deixando Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) na segunda posição a 14 minutos.

Márcio Lourenço (Saertex Portugal/Edaetech) venceu a prova de master 35. José Lourenço (SPAC BTT) foi segundo e sagrou-se Campeão do Minho. Ricardo Oliveira (Saertex Portugal/Edaetech) cortou a meta na terceira posição.


Em master 40 a vitória foi para Carlos Rocha e Virgínia Moreira, ambos da Saertex Portugal/Edaetech.

Carlos Rocha (Saertex Portugal/Edaetech), que conquista a camisola de Campeão do Minho, deixou na segunda posição Ernesto Morais (SPAC Btt). Hernâni Gouveia (individual) fez terceiro lugar.

Por seu turno Virgínia Moreira sagrou-se campeã do Minho na categoria de master 40, após alcançar o pleno nas três maratonas do Campeonato do Minho.

João Leite (SPAC Btt) venceu em master 45, Carlos Soares (Saertex Portugal/Edaetech) em master 50 e Joaquim Batista (Grupo CCR- AP Motors-Lobos Averomar Cyclin) em master 55.

António Melo (Saertex Portugal/Edaetech) foi o vencedor em master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech) em master 65. Roberto Soares (Discover Melgaço União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) venceu em Paraciclismo.


Em CPT venceu Carlos Oliveira (Team Lantemil), enquanto Paulo Simões foi segundo e João Alves terceiro.

A Saertex Portugal/Edaetech venceu por equipas em master, deixando a SPAC Btt na segunda posição e o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião foi terceiro.

A 6ª Maratona Btt de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Una Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do Btt e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) sagra-se campeão do Minho

 

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) foi o vencedor da Maratona de Paredes de Coura. O ciclista vianense venceu a prova, deixando o segundo classificado a mais de três minutos, e sagrou-se Campeão do Minho…

“A prova correu bem. Tive um pequeno percalço, mas não influenciou em nada a prova. Fechar o Campeonato Regional de Xcm com uma vitória é sempre bom, ainda mais porque me sagrei Campeão do Minho”, disse o ciclista da Saertex Portugal/Edaetech.

Carlos Cruz, que está há cerca de três anos no Btt referiu que “agora é continuar a trabalhar para fazer o melhor possível nas provas que faltam tanto em Xcm como em Xco”.


 

Tânia Lima (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) sagra-se campeã do Minho

 

Tânia Lima, vimaranense que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, terminou o Campeonato do Minho de Xcm, tal como começou… a ganhar.

“O objetivo no Campeonato do Minho era conquistar a camisola de Campeã. Esse objetivo está alcançado… sinto-me super feliz”, começou por afirmar a ciclista de Guimarães, que sobre a prova de Paredes de Coura referiu que “hoje não tive a companhia de atletas da minha categoria, mas tive de outras categorias e partilhei com elas uma parte do percurso. Depois decidi acelerar um bocadinho mais e terminei o percurso sozinha. Foi uma prova gerida, em que o objetivo passava por me divertir”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, congratulou-se com o regresso do Btt e das Maratonas, em concreto, ao concelho. “As expetativas para esta prova foram mesmo ultrapassadas. Havia muitas outras provas noutros sítios, que despertavam a atenção das pessoas, mas mesmo assim esta foi uma prova muito participada e, felizmente, sem incidentes”.

Afirmando que “foi uma festa e não apenas uma prova”, Tiago Cunha referiu que “foi uma prova muito positiva e esta é uma aposta do concelho. Desde há alguns anos que se delineou uma estratégia que aposta nos desportos de natureza e, por esse motivo, construímos um Centro Cycling Portugal, com uma pista olímpica de Xco e também por isso apostamos nas maratonas. Estamos a fazer o nosso percurso de uma forma sustentada, pensada e acredito que enquanto a estratégia se mantiver dessa forma, continuaremos na senda de melhorar sempre”.

Tiago Cunha salientou que “o desafio neste momento é apostar na bicicleta enquanto forma de estar, enquanto modo de vida e atitude saudável e de educação e não tanto pela competição. Como disse a competição é um objetivo, mas queremos mais”.

De resto, o autarca de Paredes de Coura mostrou-se muito satisfeito “por ver que há courenses que aproveitam a oportunidade para fazer o percurso… e não vou mentir quando digo que é, talvez, o pódio que mais me satisfaz”.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo Xterra jovem da Golegã”


Sempre presente nos pódios do triatlo jovem

 

Paulo José Catarino Vieira

Os mais jovens atletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes este domingo, 22/maio, na vizinha vila da Golegã, para disputarem a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, com uma excelente prestação dos vários atletas torrejanos nas provas realizadas, neste Xterra Jovem, desde os benjamins a juvenis.

Este formato de prova, tem talvez no seu segmento de ciclismo, a sua vertente mais difícil, mas os atletas do Clube de Natação torrejano demonstraram estar a altura para enfrentar este segmento de ciclismo em Btt, para além da natação e da corrida.

Começando nos Benjamins, tivemos a estreia de Diana Brito, que depois de realizar um bom segmento de natação, terminou na 17ª posição.

Em Infantis, Santiago Magalhães, apesar de uma queda no ciclismo, conseguiu concluir a sua prova na 6ª posição, e em femininos, Beatriz Carvalho foi 11ª classificada, enquanto Madalena Alves terminou no 29º lugar.

Francisca Leirião, ficou a um lugar do pódio, terminando na 4ª posição no escalão de Iniciados, e no setor masculino, Salvador Fonseca, fez a sua estreia numa prova de triatlo, sendo 38º classificado.

No último escalão deste campeonato triatlo jovem, e a contar para o Campeonato Nacional de Juvenis, o Clube de Natação de Torres Novas colocou 2 atletas nos primeiros lugares, como já tinha acontecido na 1ª etapa em Portalegre, e desta vez também, com mais 1 atleta torrejano a fazer parte do top 10. Dinis Ferreira no 1º lugar e Francisco Carvalho no 2º, subiram ao pódio, e Mateus Nascimento alcançou o 7º lugar. Em femininos, Ana Júlia Marques, fez também parte do top 10, ao terminar no 6º lugar.

Por equipas, e face à forma regulamentar como é obtida a classificação coletiva, equipas com maior número de atletas alcançam maior número de pontos, o Clube de Natação de Torres Novas obteve o 9º lugar, entre 31 equipas presentes.

Entretanto, no dia anterior, 21/maio, realizou-se a prova do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross, e pelo Clube de Natação de Torres Novas esteve presente Beatriz Ferreira, que ao ser a 2ª portuguesa a terminar esta prova designada por Xterra Portugal, sagrou-se Vice-campeã Nacional de Triatlo Cross.

A próxima prova jovem realiza-se em Coruche, no dia 5 de junho, e será a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, enquanto no próximo fim-de-semana teremos em Olsztyn na Pólonia, 5 atletas do Clube de Natação de Torres Novas presentes no Campeonato da Europa de Triatlo em distância sprint. Ricardo Batista, Tiago Fonseca e Maria Tomé em Sub23 e Elites, e João Nuno Batista e Gustavo do Canto em Juniores, juntamente com o técnico Paulo Antunes que fará parte da equipa técnica que acompanhará a seleção nacional.

A nível interno, estaremos presentes no Campeonato Nacional de Individual de Triatlo em Elites e Juniores, Grupos de Idade, e o Campeonato Nacional de Cadetes na prova de seleção Youth, que se realiza no domingo, 29/maio em Oeiras, na Marginal junto à Praia da Torre.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Volta Feminina a Burgos Juliette Labous foi a vencedora”


Foto: Getty Images

A última etapa da Volta a Burgos Feminina foi ganha por Demi Vollering da equipa da SD Worx que terminou em Lagunas de Neila, com Juliette Labous da equipa da DSM a ser a vencedora da prova.

Demi Vollering atacou o grupo de favoritas, com ela estava juntas Juliette Labous, e Paula Patiño da Movistar Team quando estavam a meio da subida de treze quilómetros, mas esta fuga foi anulada, com Juliette Labous a sair novamente, levando a dupla da SD Worx da Equipa de Vollering e Niamh Fisher.

 Fishe -Black  estabelecia um ritmo forte para a sua líder, com Demi Vollering a assumir a prova, e batia Juliette Labous no quilómetro final, cortando a linha de chegada com dezassete segundo de vantagem, com Évita Muzic da FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope, a fazer terceiro com trinta e sete segundos de diferença para Demi Vollering.

Num dia muito quente, o mesmo sentiu-se durante mais de 50 kms da etapa de 125,1 quilómetros, antes da fuga ser estabelecida, Anna Shackley, Lotte Kopecky ambas da equipa da SD Worx, Elise Chabbey da Canyon-SRAM, Marie Le Net da FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope e Lucinda Brand da Trek-Segafredo, nunca estiveram em vantagem de mais de 1:16 minutos, e foram absorvidas a treze quilómetros da meta, logo após o início da subida para Lagunas de Neila.  

Juliette Labous estava muito satisfeita no final, a ciclista francesa conseguiu assim vencer assim a sua primeira corrida mundial, ficando em primeiro lugar na classificação geral nos quatro dias da Volta Feminina a Burgos.

“Giro: Carapaz aguarda Mortirolo "duríssimo" e coloca João Almeida como rival”


Líder da Volta a Itália frisa que "falta uma semana muito dura"

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O líder da Volta a Itália, o ciclista equatoriano Richard Carapaz (INEOS), projetou esta segunda-feira a etapa de terça-feira, "duríssima" com a subida ao Mortirolo, e vê o português João Almeida (UAE Emirates) como um dos principais rivais.

"Falta uma semana muito dura. A BORA-hansgrohe controlou no sábado, numa etapa curta ao estilo de uma clássica, mas agora chegam etapas com subidas longas, com muito mais desnível. Estou tranquilo e, em conjunto com a equipa, sinto-me preparado para o que aí vem", declarou o vencedor do Giro em 2019, no terceiro e último dia de descanso da 105.ª edição.

A 'locomotiva de Carchi' perspetivou ainda os 202 quilómetros entre Salò e Aprica, na 16.ª etapa, que na terça-feira testam o pelotão e a sua liderança, de sete segundos para o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), segundo, e de 30 para João Almeida.

"A etapa de terça-feira é duríssima, com mais de 5.000 metros de desnível. Notar-se-á a fadiga e, nas etapas seguintes, não teremos tranquilidade. (...) A última semana é-me favorável, preparei-me para a montanha, e temos já a 'maglia rosa', que dá um extra de motivação para mim e para a equipa", explicou.

O ciclista equatoriano, que procura o segundo triunfo na 'corsa rosa', lembrou a importância dos seus companheiros de equipa, nomeando o australiano Richie Porte, o francês Pavel Sivakov e o espanhol Jonathan Castroveijo, sobretudo tendo em conta a possibilidade de mudança meteorológica, de um Giro mais quente para a possibilidade de chuva.

Num Giro "diferente de 2019", em que chega mais experiente, lista Hindley, João Almeida e o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) como rivais.

Landa, quarto a 59 segundos de Carapaz, também se mostrou hoje ambicioso e 'puxou dos galões' da experiência, uma vez que, aos 32 anos, é mais velho do que os ciclistas que ocupam o pódio.

"Não tenho nenhuma etapa assinalada. Faltam quatro muito duras, sobretudo na terça-feira, na quarta-feira e no sábado. Cada uma será importante. Sinto-me bem", declarou.

O espanhol sonhou "muitas vezes com ganhar o Giro e há uma oportunidade", pelo que vai continuar a pensar nisso, porque só sabe "aspirar ao máximo".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com