segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

“Ano 2020 atípico para tudo, um ano diferente para o ciclismo mundial, e 2021 o que pode se esperar?”


Por: José Morais

Foto: Federação Colombiana Ciclismo

Todos nós sabemos como decorreu o ano que está quase a terminar, iniciamos 2020 bem, porem, a partir de março, com a pandemia a surgir em força, um vírus descontrolado colocou o mundo num pandemónio, com tudo que nos rodeia a ser fortemente penalizado.

Como todos sabemos o ciclismo não fugiu à regra, eventos a serem diariamente cancelados, outros a serem alterados nas suas datas, eventos realizados em períodos que ninguém imaginava, mas acabando por terem grande sucesso, com as organizações a tentarem fazer o seu melhor, os ciclistas a dar o seu máximo, e o público a portar-se quase bem na sua totalidade.

Em Portugal ainda se conseguiram realizar algumas provas, a Volta a Portugal, o Trofeu Joaquim agostinho, o Campeonato Nacional CRI Feminino, a Prova de Abertura CAR Anadia, Campeonato Nacional de Paraciclismo CRI, Campeonato Nacional Estrada - Sub23 Masculinos. / Elite Masculinos., Campeonato Nacional de Rampa - Cadetes/Juniores/Sub23/Elites/Masters (m/f), CN Fundo - Femininas (Todas as cat.) | Paraciclismo | Cadetes e Juniores Masculinos, entre outros.

Fora fronteira, tivemos um Tour de França, um Giro de Itália, uma Volta a Espanha, diferentes do habituais, tanto em organização como em datas, o insólito surgiu com Giro e a Vuelta a sobreporem-se, algo nunca pensável, mas onde o mais importante era as provas irem para a estrada e os ciclistas não serem tão penalizado, ainda a Volta à Flandres, Liege-Bastogne-Liege, Giro da Lombardia.

Isto um pouco do que se passou no ciclismo mundial em 2020, e aqui fica agora uma pergunta, com o aproximar de 2021, que se pode esperar do novo ano, já saiu o calendário da UCI, já existem provas com datas marcadas, mas ainda em 2020 já começa a fazer moças a pandemia.

Uma informação da Federação Colombiana de Ciclismo, a realização do Tour Colômbia 2.1 para 2021, foi cancelado, e o evento apenas retomará em 2022, motivado pelo elevado número de casos ativos, aos surtos no mundo e à dificuldade de dar todas as garantias relacionadas aos protocolos de segurança para a caravana e a todos em geral.

A comissão executiva da Federação Colombiana de Ciclismo na íntegra, assumiu a decisão de cancelar o evento, a situação da pandemia obrigou o ciclismo e outros grandes eventos desportivos a repensar a encenação, dos seus principais protagonistas, procurando prevenir e reduzir o risco de disseminação do Covid-19, mesmo manifestando e apelando ao público a não comparência.

O Tour da Colômbia, prova que nas últimas três edições anteriores teve grande repercussão entre os adeptos do país e do mundo, a organização está ciente da elevada presença de adeptos nas cidades por onde passa a caravana, tanto nas partidas como nas chegadas, fator que impossibilita o controlo de segurança estabelecidos pela UCI possa causar o caos, depois de bem analisado, as opções possíveis era para a não realização da prova.

Ainda não chagamos a 2021, e a pandemia já começa  a fazer moças, a primeira prova já foi cancelada, os votos é de que não se repitam muitos casos destes, esperando que o novo ano nos traga coisas mais positivas, e possamos regressar aos tempos de antigamente, cá ficamos assim para ver o que nos espera, com o ciclismo em alta.

“Juniores pedalam rumo a 2021”


Texto e Foto: AfterTwo //Works

A equipa júnior da Academia Joaquim Agostinho / UDO reuniu-se para um primeiro estágio de pré-época depois de ter revelado através das redes sociais os atletas que a vão representar na temporada 2021.

As saídas de Carlos Jorge, Daniel Gonçalves e João Ferreira, que sobem ao escalão Sub-23 e de Paulo Pereira, que vai dedicar-se exclusivamente à sua formação académica, são colmatadas com as entradas de Renato Silva (ex-Efapel), Daniel Jorge (ex-GDM Alenquer) e com as promoções de Afonso Hermenegildo e Mário Domingos, que sobem mais um degrau na pirâmide da academia torriense, onde têm evoluído desde as "escolinhas".

Num plantel com um total de 9 elementos, transitam da época anterior Diogo Dias, Gonçalo Fino, Diogo Pinto, Diogo Sousinha e Tiago Costa.

Célio Apolinário, o treinador que se mantém no cargo pelo 5º ano consecutivo, reuniu os atletas durante 2 dias no Restaurante Residencial Braga, no Vimeiro, com o objetivo de reativar o espírito de grupo e transmitir os objetivos definidos para a nova época.

Para além dos treinos nas estradas da região oeste, o programa incluiu uma caminhada pelas escarpas da Maceira e praias de Santa Cruz, que contou com a participação de alguns pais e amigos.

Segundo o calendário já definido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a atividade competitiva no escalão terá início a 13 de março, data para a qual está agendada a prova de abertura, o "Troféu Cidade de Fafe".

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO

“Valerio Conti desloca clavícula após atropelamento no Mónaco”


Ciclista italiano chocou contra um muro, sendo encontrado e auxiliado por um outro ciclista

 

Fonte: Lusa

O ciclista italiano Valerio Conti sofreu uma deslocação de grau 2 na clavícula, depois de ser atropelado por uma mota quando treinava junto a sua residência no Mónaco, informou a UAE-Team Emirates.

O italiano, que é companheiro de equipa dos portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira, estava sozinho no treino e na sequência do atropelamento chocou contra um muro, sendo encontrado e auxiliado por um outro ciclista, e transportado pelos serviços de emergência para um hospital em Nice.

Sem necessidade de cirurgia, Conti precisará de um período de recuperação de cerca de três semanas, segundo adiantou o médico da equipa Emirates, Michele de Grandi.

O ciclista, de 27 anos, venceu uma etapa da Volta a Espanha em 2016, e foi camisola rosa no Giro durante seis dias em 2019.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com