segunda-feira, 19 de abril de 2021

“Volta à Colômbia, Oscar Sevilla recupera a liderança, com Brayan Sánchez a ser mais forte na terceira etapa em linha”


Por: José Morais

Foto: Federação Colombiana ciclismo

Foi num sprint forte que Brayan Sánchez da Team Medellin ganhou a terceira etapa em linha da Volta à Colômbia com o tempo de 04:07:16 no finla dos 181 quilómetros da etapa entre Mosquera e Ibagué, com Aldemar Reyes da EPM-Scott a ficar em segundo, e Alexander Gil da Paisa Pride em terceiro, todos com o mesmo tempo do vencedor.

Oscar Sevilla da Equipa Medellín voltou a recuperar a camisola amarela, e lidera agora a classificação geral, em segundo está Aldemar Reyes da EPM-Scott a 15 segundos, com Brayan Sánchez a completar o pódio.

No final da etapa, o vencedor manifestava a satisfação com a vitória. "na verdade fui muito feliz, me foi dada a vitória, num dia muito difícil com um final muito exigente, onde pude retribuir todo o esforço da minha equipa", disse Sanchez após o final da etapa.

Bem cedo foi feita a fuga, logo nos primeiros 20 quilómetros percorridos após  a saída dos 167 corredores existente no parque de Mosquera, José Serpa da Equipa Cartagena, aventurou-se pelo segundo dia consecutivo, tornando-se um dos protagonistas do dia, o primeiro sprint especial em Tocaima foi feito por Wilmar Molina da Depormundo.

Entre os homens da fuga estavam o veterano Serpa, Juan Pablo Restrepo da Colnago CM-Team, Steven Cuesta da Sundark Arawak, Miguel Mogollón (da Prefeito da Vega, Elkin Steven Malaver da Bikes Strongman-Clocks G Force, Wilmar Castro da Tolima is Passion e ainda Banzer Bernal da Tolima is Passion, onde chegou a existiu uma diferença máxima alcançada pelos fugitivos que passou os quatro minutos.

Mas com o passar dos quilómetros os fugitivos começaram a perder tempo, e a seis quilómetros para a linha de chegada o grande número de ciclistas liderada pela Equipa Medellín, apanhou José Serpa da Equipe Cartagena, o mais forte na etapa do dia, mas já na reta final da corrida, Brayan Sánchez da Equipa Medellín foi o mais forte, vencendo a etapa.    

Amanhã terça-feira será palco a etapa rainha, deixando Ibagué e terminando no mítico Alto de la Línea cerca de 122 quilómetros.

“Melanie Santos em 12.º lugar na Taça Europeia de Melilla”


Alexandre Nobre foi 29.º na prova masculina

 

Por: Lusa

A portuguesa Melanie Santos terminou este domingo em 12.º lugar na Taça Europeia de Melilla, em triatlo, enquanto Alexandre Nobre foi 29.º na prova masculina da competição espanhola.

Melanie cumpriu o combinado de natação, ciclismo e corrida em 58.54 minutos, a 1.47 minutos da vencedora, a francesa Beaugrand, que se impôs à italiana Angélica Olmo por 18 segundos e à também gaulesa Leonie Periault por 20 segundos.

Em prova com 65 atletas a chegar ao fim, Madalena Amaral Almeida foi 38.ª, ao concluir o seu desafio em 1:01.44 horas, a 4.37 da primeira.

No setor masculino, Alexandre Nobre foi 29.º, com 51.26 minutos, em competição ganha pelo francês Léo Bergere em 49.06, batendo o compatriota Dorian Coninx por 10 segundos e o israelita Shachar Sagiv por 11.

Fonte: Record on-line

“Equipa italiana Vini Zabù suspensa até 6 de maio devido a dois casos de doping”


Episódios com ciclistas Matteo De Bonis e Matteo Spreafico na base da decisão da UCI

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Vini Zabù Pro Cycling Team

A equipa italiana Vini Zabù foi esta segunda-feira suspensa por 30 dias pela União Ciclista Internacional (UCI), na sequência dos dois casos de doping entre os seus corredores detetados nos últimos meses.

A suspensão da equipa do segundo escalão do ciclismo mundial tem efeitos retroativos, vigorando de 7 de abril até 6 de maio, dois dias antes do arranque da Volta a Itália, à qual a formação italiana renunciou, num autodenominado gesto de "amor ao ciclismo".

As regras antidoping da UCI determinam a suspensão de uma equipa sempre que dois dos seus corredores tenham sido notificados de "um resultado analítico adverso" em amostras recolhidas durante o mesmo período de 12 meses.

Matteo De Bonis testou positivo por EPO em duas amostras recolhidas em fevereiro fora de competição, meses depois de Matteo Spreafico ter tido dois controlos positivos durante o Giro, em outubro de 2020.

Em 2 de abril, a equipa italiana tinha decidido suspender por iniciativa própria a atividade e, 13 dias depois, anunciou a retirada da Volta a Itália em bicicleta, para a qual tinha recebido um convite, tendo sido substituída pela Androni Giocattoli Sidermec.

"A nossa opção de não participar no Giro pretende evidenciar que a ação de um só atleta pode provocar um efeito devastador naqueles que se esforçam ao máximo para deixar os ciclistas correrem. [...] A nossa retirada da mais importante prova para os ciclistas italianos é um ato de amor ao ciclismo", justificaram então os italianos.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro foi 8.º na abertura da Volta aos Alpes”


Etapa foi ganha pelo italiano Gianni Moscon (INEOS)

 

 Por: Lusa

Foto: Instagram

O português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) foi esta segunda-feira oitavo classificado na primeira etapa da Volta aos Alpes, ganha pelo italiano Gianni Moscon (INEOS), primeiro líder da geral.

O italiano foi o mais rápido no final da ligação entre Brixen e Innsbruck, de 140,6 quilómetros, concluindo com um tempo de 3:29.24 horas, batendo sobre a meta o norueguês Idar Andersen (Uno-X), segundo, logo seguido do bielorrusso Alexandr Riabushenko (UAE Emirates), terceiro e que liderava o pelotão.

Guerreiro foi oitavo, com o mesmo tempo do vencedor, e ocupa o mesmo lugar da geral, a 10 segundos de Moscon, líder da geral destacado após as bonificações de tempo no final.

Na terça-feira, a segunda de cinco etapas liga Innsbruck a Feichter im Kaunertal, ao cabo de 121,5 quilómetros, numa tirada de alta montanha com três ascensões principais no traçado.

Fonte: Record on-line

“Mário Costa e Raquel Queirós dominaram o BTT XCO internacional de Melgaço”


Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT), venceram, na categoria de Elite, o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design.

A prova internacional, que marcou a estreia da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).


A primeira prova pontuável da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) viu Mário Costa destacar-se na categoria de Elite Masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde não teve o seu trabalho facilitado, terminando a apenas 16 segundos de David Rosa (Individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), que terminaram a prova em segundo e terceiro, respectivamente. Ivan Feijoo (BH Templo Cafes UCC Equipa UCI) foi o mais bem classificado entre os Sub23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.


Raquel Queirós foi a grande vencedora da corrida da categoria de Elite Feminina, sem dar qualquer hipótese às adversárias. A atleta da Guilhabreu BTT terminou com uma consistente vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey – El Gallo Components, a 5m49s de Raquel Queirós, para fechar em terceiro. Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em Sub23.

Na prova de juniores femininas esteve em destaque. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT). A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).


No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.

Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.

Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.


 

Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição

O êxito desportivo da prova e as valências da Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, construída junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, foram assinalados pela comunidade velocipédica que se rendeu ao novo espaço desportivo de Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal.

 

Manoel Batista: êxito organizativo e desportivo na muito elogiada pista de XCO de Melgaço

Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o 7.º BTT XCO e com os elogios à Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.

“Esta primeira prova de BTT do ano correu muito bem. Nós tínhamos tudo organizado em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo. É uma colaboração que tem corrido muito bem e que pretendemos manter. Com a realização desta competição demonstramos que podemos organizar provas e que, seguindo todos os cuidados e protocolos sanitários, é possível levar a efeito vários eventos, neste caso, desportivos e de ciclismo”, disse Manoel Batista.

Segundo o autarca “perceber a reação extraordinária dos atletas nacionais e estrangeiros, do Comissário Internacional, da ACM, da FPC e de todos os envolvidos, dizendo que a pista tem muita qualidade e que se posiciona como uma das melhores do País e uma referência internacional é motivo de grande orgulho”.


“Foram-nos lançados alguns desafios para os próximos tempos e anos e o nosso objetivo é crescer cada vez mais, ser uma referência de destino, entre outras coisas, do ciclismo”, revelou Manoel Batista garantindo que “Melgaço está disponível para continuar a crescer”.

 

Mário Costa satisfeito

Vencedor da corrida de elites masculinos, depois de ter assumido o comando logo no início, Mário Costa manifestou-se muito satisfeito com o triunfo em Melgaço: “Tive a oportunidade de fazer o reconhecimento do percurso antes da prova e, por isso, sabia da exigência da pista, as zonas técnicas e mais perigosas.

A chuva da semana passada veio compactar o terreno o que veio acrescentar valor ao circuito, referiu o atleta garantindo que “não há provas, nem vitórias fáceis” e que “o facto de ter andado na frente da corrida da primeira à última prova, tornou as coisas menos difíceis. Quem anda atrás teve mais dificuldades”.

 

Raquel Queirós: Melgaço tem das melhores pistas de XCO

“Correu muito bem”, foi assim que Raquel Queirós abordou o seu desempenho e a vitória na primeira prova de BTT XCO do ano, em Portugal.

A ciclista de Vila do Conde adiantou que “o meu objetivo era fazer uma prova consistente e penso que consegui. Agora estou focada nas provas que se aproximam, as Taças do Mundo, que se realizam já em maio”.

Raquel Queirós mostrou-se ainda agradada com a pista permanente de BTT XCO: “é muito boa, é das melhores a nível nacional”.

O 7º BTT XCO de Melgaço teve o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Strong Speed, Polisport, Vitalis e Jogos Santa Casa.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“SEMANA DE CICLISMO DO EUROSPORT ARRANCA COM A VOLTA AOS ALPES”


FÃS DE CICLISMO VÃO PODER VER AINDA A CLÁSSICA BELGA FLÈCHE WALLONE E O MONUMENTO LIÈGE – BASTOGNE – LIÈGE

Por: Vasco Simões

A semana de ciclismo no Eurosport arranca da melhor maneira com mais uma série de competições de grande qualidade e variedade. A partir de hoje cumpre-se mais uma edição da Volta aos Alpes (Eurosport 2 às 13:00h), corrida com mais de 40 anos de história realizada no norte de Itália e sul da Áustria. Dado o seu perfil montanhoso é ideal para os trepadores brilharem proporcionando também imagens de grande beleza a todos os fãs que acompanham a transmissão televisiva. Ruben Guerreiro (EF Education Nippo) é o único ciclista português na Volta aos Alpes que pode ser vista em direto no Eurosport até sexta-feira, dia 23 de abril.

Na quarta-feira, dia 21 de abril, realiza-se a 85.ª edição de La Flèche Wallone, uma prova de grande prestígio inserida no calendário das ‘Clássicas das Ardenas’. Este ano, o percurso liga Charleroi a Mur de Huy ao longo de 193.6 quilómetros. E é precisamente a última subida na fase final que torna esta prova tão famosa. Também conhecido como o Caminho das Capelas, o Mur de Huy é uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade. Um final de prova que promete muita emoção. A transmissão da La Flèche Wallone a não perder no Eurosport 1 às 13:15h.

Este ano, o Eurosport emite igualmente La Flèche Wallone feminina também no dia 21 de abril, no Eurosport 1 às 10:00h.

Finalmente no domingo, dia 25 de abril, realiza-se um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada. Depois do adiamento da Paris – Roubaix, devido à pandemia de Covid-19, é a vez da 107.ª edição da Liège – Bastogne – Liège sair para estrada. A partir das 10:20h no Eurosport é possível ver a prova feminina, enquanto a partir das 12:25h arranca a transmissão da prova masculina.

Corridas de grande qualidade e variedade para acompanhar esta semana no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Discovery Networks

“Juniores da Escola de Ciclismo e EFAPEL PARACYCLING arrancam com a época em Anadia”


Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo

Após um longo período de incerteza, ontem chegou finalmente o momento de voltar à competição, com a Prova de Abertura da Época de Juniores, que se realizou em Sangalhos, Anadia, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal Júnior.

A Equipa Júnior da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda esteve sempre na frente da corrida, dando indícios que a temporada desportiva que agora começou será plena de bons resultados.

Após ser dada a partida, os 131 corredores do pelotão de juniores davam início à temporada de 2021, numa corrida com cinco voltas ao Circuito CAR Anadia, que no total os fez completar 98,8 km. Até à última passagem pela meta, antes da derradeira chegada, assistiram-se a várias movimentações, mas todas elas sem êxito.


Foi António Morgado, da equipa Bairrada, que acabaria por vencer em Sangalhos, a solo, após lançar um ataque à quarta passagem pela meta. Gabriel Ferreira foi o primeiro Júnior da EFAPEL a cortar a linha da meta, na 24.ª posição.

Jorge Henriques, diretor desportivo da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, explicou que “não houve grande tempo para preparar em conjunto a dinâmica da equipa, mas todos estiveram bem”.


Com um coletivo praticamente todo renovado, com muitos atletas de primeiro ano na categoria, “a nossa equipa, que durante o fim-de-semana esteve em estágio, compreendeu perfeitamente a responsabilidade de vestir a nossa camisola. Por isso, estiveram sempre na frente da corrida e sempre que foi preciso, assumiram as despesas da corrida”.

No final da prova, o diretor desportivo estava bastante satisfeito com a equipa, continuando a salientar que “existe um processo em curso e acredito neste grupo jovem e numa época bem positiva”.


 

CLASSIFICAÇÕES:

1.ª Taça de Portugal Júnior – Troféu José Poeira

Circuito CAR Anadia» 5 voltas no total de 98,8 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

1.º António Morgado (Bairrada), 02h30m06s

24.º Gabriel Ferreira (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m51s

29.º João Machado (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m55s

30.º Tomás Mineiro (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), mt

33.º Guilherme Mesquita (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda), a 02m57s

DNF Bruno Rodrigues (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)

DNF Hugo Guimarães (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)

DNF Rodrigo Neves (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)

DNF Thiago Couto (EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

1.ª Bairrada, 07h35m40s

7.ª EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, a 03m19s

 

EFAPEL PARACYCLING estreia-se em Sangalhos com os melhores resultados

Ontem foi também assinalado o início da Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa, onde a EFAPEL PARACYCLING fez a sua estreia com Telmo Pinão a fazer o melhor resultado na categoria C2 e Bernardo Vieira em C1, o único corredor presente nesta categoria. A prova deste domingo marcou o arranque da temporada, com um contrarrelógio individual de 20,8 km no Circuito CAR Anadia, em Sangalhos.


A primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa contou com a participação de 23 atletas, de 10 categorias distintas.

Bernardo Vieira, que está a recuperar de uma lesão numa perna, ainda a fazer tratamentos de recuperação foi para participar, mas sem grandes expectativas: “Não tive grandes sensações porque estou a sair de uma lesão.

Contudo, foi muito bom voltar à competição e voltar à estrada com este grupo. É a primeira prova do ano, estou a tentar superar a lesão e estabilizar para voltar ao normal. No próximo fim-de-semana temos uma prova em Badajoz, Espanha, vou aproveitar estes dias para tentar treinar e preparar-me melhor para esse desafio”.

Para Telmo Pinão a prova de ontem “foi espetacular! Boas sensações, foi uma corrida contra o tempo e no fundo contra nós próprios, mas face aos meus treinos evoluí muito, senti os resultados de tudo o que fiz, foi extraordinário.

Mas a meio da prova saiu-me a corrente, coloquei-a logo, mas perdi uns 40s, acontece”, explicou. Ainda assim o atleta frisa que sentiu boas sensações e como “foi bom voltar à estrada, inclusivamente com este novo projeto. Foi uma boa festa, foi bom estarmos com os Juniores, correu tudo bem”.

A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Paraciclismo realiza-se a 16 de maio, em Loulé. Mas ainda antes disso, no próximo fim-de-semana a EFAPEL PARACYCLING desloca-se a Espanha para uma prova em linha, onde mais uma vez os dois atletas estarão em competição.

 

CLASSIFICAÇÕES:

1.ª Taça de Portugal Paraciclismo – Troféu José Poeira

Circuito CAR Anadia» Contrarrelógio Individual com 20,8 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

1.º Bernardo Vieira (EFAPEL PARACYCLING)» C1, 40m16s

1.º Telmo Pinão (EFAPEL PARACYCLING)» C2, 35m57s

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com