segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

“Muitas novidades de Lés-a-Lés”

No dia em que abrem as inscrições para o 19.º Portugal de Lés-a-Lés, a FMP vai desvendar, no Luso, novos moldes da grande aventura.

Em ano de inúmeras novidades, a Comissão de Mototurismo da Federação Nacional de Motociclismo promete tornar o 19.º Portugal de Lés-a-Lés em evento ímpar, de maior intensidade turística e acrescida descoberta de um País realmente único. Para desvendar roteiro de irrecusável proposta aventureira, o Grande Hotel do Luso será palco, na tarde de 5 de fevereiro, domingo, da apresentação do passeio que vai ligar Vila Pouca de Aguiar ao Algarve, em envolvente de grande festa. Altura para ficar a conhecer, em ambiente único, relaxado e confortável, mais pormenores da edição que inaugura novo formato, em ocasião coincidente com as primeiras inscrições e com o anúncio dos finais de etapa.

Aventura em novos moldes, com prólogo de 90 quilómetros entre bosques, carvalhais e soutos aguiarenses, no dia das Verificações Técnicas e Documentais e três etapas, mais curtas mas oferecedoras de acrescidas possibilidades de descoberta. Anúncio das “cidades-etapa” que, de 14 a 17 de junho de 2017, acolherão a heterogénea caravana de mototuristas em ambiente de grande festa, com música e muita animação em mais uma das novidades da maior maratona mototurística do Europa. Festa que começará na receção em Vila Pouca de Aguiar, com Verificações mais rápidas e confortáveis face a anos anteriores, em local com condições para acolher com maior eficácia e dignidade toda a enorme caravana.

Depois, através de estradas que serão desvendadas no domingo dia 5 de fevereiro, edição de maior gozo mototurístico, com mais conforto para os participantes e ainda mais diversão, mas também mais tempo para descansar e mais oportunidades descobrir sítios únicos. Tudo ao longo dos já tradicionais 1000 quilómetros de estradas nacionais, regionais e municipais e até uns quantos caminhos de terra para chegar aos mais bonitos e recônditos locais, em intenso desafio de quatro dias, de quarta-feira a sábado.

Alteração que vai permitir partidas menos madrugadoras e a chegada ainda com a luz do dia, além de maior tranquilidade nos controlos e nas paragens, minimizando “engarrafamentos” na estrada como nas refeições. E que, por outro lado, permite aproveitar o feriado do dia 13 de junho (Santo António) para a deslocação até ao local de partida, beneficiando do feriado do Corpo de Deus, no dia 15, podendo regressar a casa, com toda a tranquilidade, no domingo, dia 18 de junho. Ou seja, ainda mais vantagens para os participantes com este novo formato! Claro que a maior oferta de diversão e aventura, com mais dias, mais refeições e maior animação, terá o seu custo e, apesar do enorme esforço da FMP, o preço de inscrição será – após longos anos sem alteração – de 150 euros.

Fonte: O Gabinete de Imprensa 19.º Portugal de Lés-a-Lés/Parceria Notícias do Pedal

“Rui Costa à descoberta da Argentina”

Iniciou-se hoje a época na Volta a San Juan, correndo pela 1.ª vez naquele país

Por: Ana Paula Marques

Foto: DR

Chegou o dia de Rui Costa iniciar a temporada de 2017, agora pela UAE Abu Dhabi, equipa que substitui a Lampre. E após algumas semanas de incerteza quanto ao futuro da formação, salva com patrocínio do Médio Oriente, o português diz-se pronto para as primeiras pedaladas numa temporada que tem como grande novidade o Giro, que acontecerá pela primeira vez. Em estreia estará também na Argentina, onde se disputa a Volta a San Juan. Em 2009, Rui Costa correu a Volta a Chihuahua, no México.
"Não conheço o país [Argentina], mas tenho muita expectativa e curiosidade. O mesmo se passa com a Volta a San Juan. Estou muito feliz e com muita ilusão para descobrir uma corrida nova para mim", disse Rui Costa na conferência de imprensa de antevisão da prova que reuniu os principais nomes do pelotão. Sendo a primeira corrida, o poveiro não traçou grandes metas. "Temos aqui uma boa equipa, muito equilibrada. Tentarei fazer o melhor possível. As primeiras metas do ano, em termos de resultados, estão fixadas mais para a frente. "Todas as corridas são um objetivo, mas é óbvio que as grandes voltas e as clássicas são o mais importante." Importa agora referir que, a seguir à Argentina, o ciclista da UEA Abu Dhabi vai continuar a temporada, participando na "Volta a Omã, Volta a Abu Dhabi, Tirreno-Adriático, clássicas das Ardenas e o Giro".

Rui Costa, de resto, pronunciou-se sobre a incerteza que pairou durante semanas quanto ao futuro da equipa. "Foram momentos difíceis para todos. Mas sempre tivemos confiança no que nos iam dizendo os dirigentes." Agora é olhar para a frente. "Tenho muita fé neste grupo e estou muito contente de estar aqui."

Percurso completo
A Volta a San Juan disputa-se em sete etapas, com perfil para todo o tipo de ciclistas: sprinters, contrarrelogistas e trepadores.
A corrida começa hoje com uma etapa para velocistas, sendo que amanhã há média montanha e na quarta-feira o ‘crono’ de 12 km. As três etapas seguintes têm de novo montanha, com a única chegada em alto a ser na sexta-feira.

Fonte: Record on-line

“Esta é a bicicleta mais ecológica do mundo”

A Urban GC1 é feita através de materiais 100% reciclados, desde a embalagem à pintura. Projeto procura financiamento.
O projeto da bicicleta mais “verde” do mercado pode estar quase disponível no mercado assim encontre o financiamento necessário. A Urban GC1 é feita através de materiais 100% reciclados, desde a embalagem à pintura.
É fabricada unicamente com papel, metal, borracha, plástico e poliestireno, incluindo rodas. A estrutura é coberta com tinta verde poliestireno que funciona como protetor e permite o uso em dias de chuva sem enfraquecer o papel.
A Urban GC1 estará disponível a partir de maio, caso reúna o financiamento necessário no crowdfunding que procura arrecadar para a concretização do projeto. O preço rondará os 150 dólares.
Fonte: Jornal Económico On-line

“FESTA DO TRIATLO na Chamusca”

Numa organização da Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Chamusca, realizou-se no passado domingo, dia 22 de Janeiro, no Cineteatro da Chamusca, a “Festa do Triatlo”, uma cerimónia aonde foram galardoados os grandes vencedores das Competições Nacionais de 2016, e atribuídas Menções Honrosas aos atletas e treinador participantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (relembre-se que João Pereira, atleta do Benfica, obteve um excelente 5ºlugar nesta edição).

Numa cerimónia, que de entre muitas entidades presentes se destaca, a do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas recebeu o troféu do 3ºLUGAR NO CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO JOVEM 2016, entre 47 equipas participantes, depois nas 5 épocas anteriores se sagrar por 4 vezes Vice-Campeã Nacional, e de ter sido Campeã Nacional em 2013, e também para os atletas torrejanos receberem os prémios relativos aos vários títulos conquistados individualmente durante a época de 2016:

3º. LUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE AQUATLO em Absolutos - Ricardo Batista

CAMPEÃO NACIONAL de Aquatlo em Cadetes – Ricardo Batista

CAMPEÃO NACIONAL de Duatlo em Juvenis – José Pedro Vieira

CAMPEÃO NACIONAL de Triatlo em Juvenis – José Pedro Vieira

CAMPEÃO NACIONAL de Aquatlo em Juvenis – José Pedro Vieira

CAMPEÃ NACIONAL de Triatlo no Grupo Idades 16-17 anos – Joana Miranda

CAMPEÃO NACIONAL de Triatlo em Veteranos I – Marco Sousa

Vice-campeã Nacional de Aquatlo em Cadetes – Joana Miranda

Vice-campeã Nacional de Triatlo em Cadetes – Carolina Serra

Vice-campeão Nacional de Triatlo em Cadetes – Ricardo Batista

Vice-campeão Nacional de Triatlo no Grupo Idades 16-17 anos – Ricardo Batista

Vice-campeã Nacional de Triatlo no Grupo Idades 16-17 anos - Carolina Serra

Vice-campeão Nacional de Triatlo no Grupo Idades 40-44 anos – Marco Sousa

Vice-campeão Nacional de Triatlo Longo em Veteranos I – Marco Sousa

Vice-campeão Nacional de Triatlo Longo em Veteranos II – Gonçalo Neves

3ºlugar no Ranking Nacional em Iniciados – Duarte Santos

3ºlugar no Campeonato Nacional de Triatlo em Juvenis – Afonso do Canto

3ºlugar no Campeonato Nacional de Aquatlo em Juvenis – Mariana Correia

3ºlugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Cadetes – Joana Miranda

3ºlugar no Campeonato Nacional de Triatlo no Grupo Idades 40-44 anos – Catarina Neves

Parabéns a TODOS OS ATLETAS que demonstraram espirito de equipa, coragem, esforço e sacrifício em todas as provas ao longo desta época, à dedicação e esforço da EQUIPA TÉCNICA, constituída por Paulo Antunes e Marco Sousa, que sempre acreditaram nesta grande equipa, a todos os PAIS e AMIGOS, que foram também indispensáveis para o sucesso dos nossos jovens, e aos nossos parceiros BATADEC, Lda., FARMÁCIA CARLOS PEREIRA LUCAS, AVENTUR Aventura e Lazer, Centro de Línguas Britannia House e Expoente Máximo.

Entretanto, a época de 2017 tem o seu início no próximo fim-de-semana em Vila Franca de Xira, com a realização do Duatlo das Lezírias.

Será disputada a 1ªetapa do Campeonato Nacional Jovem, no sábado à tarde, dia 28/Janeiro, e no domingo realiza-se a 1ª Taça de Portugal PORTerra.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com