terça-feira, 9 de maio de 2023

“Giro: Andreas Leknessund: «É superespecial estar de rosa»”


Ciclista norueguês radiante com liderança no Giro

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista norueguês Andreas Leknessund (DSM) usou a fuga do dia para chegar à camisola rosa, 'cedida' pelo belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), numa quarta etapa do Giro que serviu para comprovar o talento do francês Aurélien Paret-Peintre (AG2R-Citroën).

O francês, de 27 anos, cumpriu os 175 quilómetros entre Venosa e Lago Laceno em 4:16.04 horas, batendo o novo camisola rosa por dois segundos, com o letão Toms Skujins (Trek-Segafredo), outro membro da fuga do dia, no terceiro lugar, a 57 segundos.

Na geral, Evenepoel chegou a 2.01 minutos do vencedor e 'cedeu' a liderança, agora do norueguês, com 28 segundos de vantagem sobre o belga e 30 sobre Paret-Peintre. O português João Almeida (UAE Emirates) é quarto, a um minuto.

Desde o quilómetro zero que o dia começou a mostrar a sua cara mais previsível: ataques, inúmeros, para se formar uma 'fuga bidone', com muitos elementos, por ser já sabido que o primeiro dia de montanha seria propício a uma vitória de escapados, e pela 'vontade' de Remco Evenepoel de ceder a rosa, e com ela o trabalho que a equipa tem de fazer a liderar o pelotão.

A sucessão de ataques foi 'policiada' pelo checo Josef Cerny, que foi controlando quem tinha 'direito' a escapar-se face ao grau de ameaça ao chefe de fila da Soudal Quick-Step, e só a partir da primeira das subidas categorizadas é que a fuga começou a tomar forma, incluindo os dois protagonistas do dia.

Antes disso, João Almeida voltou a estar em apuros, ao ficar para trás na primeira descida do dia, fruto de um corte, ainda dentro dos primeiros quilómetros, obrigando a equipa a 'descair' para o ajudar.

Formada a fuga, já depois de o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) vencer mais uma categoria de montanha para reforçar a liderança desta classificação, o pelotão abrandou e deixou-a ganhar embalo, com o prémio duplo, vitória em etapa e camisola rosa, em cima da mesa para quase todos os fugitivos.

Depois de selecionados os mais fortes, na subida final até Colle Molella, sobraram dois relutantes parceiros, uma vez que Paret-Peintre sabia ser mais forte e Leknessund queria a vitória.

Ainda se escapou do francês, mas este apanhou-o numa das derradeiras descidas e os dois foram passando pela frente, com um 'falso' sprint na meta, para o qual o nórdico pouco se esforçou por ter vantagem na luta pela 'maglia rosa'.

No fim de contas, e mesmo que tivesse admitido que queria mesmo era vencer a etapa, Leknessund 'contenta-se', aos 23 anos, com ser já líder de uma grande Volta, algo que a Noruega tinha visto pela última vez na Volta a Espanha de 2021, com Odd Christian Eiking.

Antes, Alexander Kristoff tinha liderado a Volta a França em 2020, e Thor Hushovd era 'useiro e vezeiro' no Tour, com três instâncias da amarela e ainda uma 'roja' da Vuelta pelo meio, em 2006.

"É superespecial estar de rosa. Como todos sabem, o ciclismo não é nada fácil. É inacreditável", admitiu o novo 'maglia rosa'.

Quanto a Paret-Peintre, o triunfo confirma a boa forma mostrada na Volta aos Alpes e o augúrio que pairava sobre a sua carreira, agora consagrada com uma primeira vitória em grandes Voltas.

"O meu objetivo principal este ano era o Giro, treinei muito para viver este dia, estas três semanas. Sabíamos que hoje caberia à fuga, então era importante porque queremos uma vitória em etapa e a geral, como equipa", revelou.

Este "dia perfeito", analisou, começou numa fuga "superdifícil de integrar e de se formar", e colaborou com o norueguês, no final, por saber ser "mais rápido" na ponta final, com um desfecho em que "assim toda a gente ficou feliz".

Na quarta-feira, 171 quilómetros ligam Atripalda a Salerno, com apenas duas contagens de montanha categorizadas, longe da meta e de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Resistência Urbana Noturna de Abrantes 2023”


Olá, vimos convidar a participar na 10ª Resistência Urbana Noturna de Abrantes em BTT no dia 3 de Junho, com partida da Praça da República no centro da cidade de Abrantes.

O percurso percorre as ruas do centro histórico assim como as suas praças, com passagem na Fortaleza do Castelo e o seu magnifico jardim, esperamos por si, para uma tarde/noite onde se espera a diversão, com início agendado para as 20h e seu término às 23h.

Esperamos por si, bons treinos, votos de muita saúde.

 

Percurso

 

4.6km volta com 114D+

 

Inscrições:

https://sportchip.net/index.php?pg=evento&id=175

 

Regulamento:

https://sportchip.net/Doc23/2023_06_03_REGULAMENTO_RUNA_2023v3.pdf

 

Termo de Responsabilidade:

https://sportchip.net/Doc23/2022_02_26_Termo_Responsabilidade_2023.pdf

 

Prémios:

 

Geral (3 primeiros)

Duplas - sub-16

Escalões femininos

Elite femininos

Masters femininos

Escalões masculinos

Juniores

Sub-23/elites

Masters 30

Masters 35

Masters 40

Masters 45

Masters 50

Masters 55

 

Calor 16 euros valor do donativo por atleta

 

Com direito:

 

Cronometragem.

Seguro de acidentes pessoais.

Abastecimento sólido e líquido

Reforço alimentar no final (Bifana e Bebida).

O reforço será servido por Concelho de Abrantes restaurante/bar.

Banhos no Estádio Municipal de Abrantes situado a 2km da meta.

Fonte: Associação de Cicloturismo e BTT do Fôjo

“Giro: Andreas Leknessund novo líder da geral, Paret-Peintre vence quarta etapa”


Por: SIF // AMG

Foto: LaPresse

O ciclista norueguês Andreas Leknessund (DSM) assumiu hoje a liderança da geral da Volta a Itália, ao ser segundo na quarta etapa, ganha pelo francês Aurélien Paret-Peintre (AG2R-Citroën).

O francês, de 27 anos, cumpriu os 175 quilómetros entre Venosa e Lago Laceno em 4:16.04 horas, batendo o novo camisola rosa por dois segundos, com o letão Toms Skujins (Trek-Segafredo), outro membro da fuga do dia, no terceiro lugar, a 57 segundos.

Na geral, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) chegou a 2.01 minutos do vencedor e ‘cedeu’ a liderança, agora do norueguês, com 28 segundos de vantagem sobre o belga e 30 sobre Paret-Peintre. O português João Almeida (UAE Emirates) é quarto, a um minuto.

Na quarta-feira, 171 quilómetros ligam Atripalda a Salerno, com apenas duas contagens de montanha categorizadas, longe da meta e de terceira categoria.

Fonte: Lusa

“James Whelan traz experiência World Tour para a Glassdrive / Q8 / Anicolor”


Por: Marta Varandas

Foto: DR

O nosso novo reforço, um corredor internacional que vem fazer a sua primeira época em Portugal ao serviço da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, nesta temporada de 2023.

James Whelan, este australiano de 26 anos, um trepador por natureza, esteve durante cinco anos ao serviço da norte-americana EF Education-EasyPost e vem trazer a experiência acumulada nesta formação World Tour para a estrutura que tem sede em Águeda.

James Whelan acaba de chegar a Portugal para reforçar o bloco da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor esta época de 2023, um trepador por natureza, esteve durante cinco anos ao serviço da norte-americana EF Education-EasyPost, sendo que a experiência acumulada nesta formação World Tour será uma mais-valia para a estrutura que tem sede em Águeda, é também uma aposta que Rúben Pereira, diretor desportivo, tinha “guardado na manga” para a fase decisiva da temporada.

Jimmy Whelan, 26 anos (11/07/1996), vem de Melbourne, Austrália. Esteve na EF Education-EasyPost e em 2022 na australiana Team BridgeLane. Assume-se como um puro trepador, mas admite que também se defende bem no Contrarrelógio, estando disposto a trabalhar para a equipa sempre que necessário. Para Rúben Pereira, é “um jovem que apresenta bastante margem de evolução e a sua vinda para o ciclismo português, país onde está a correr pela primeira vez, pode relançar a sua carreira para voltar a um grande nível enquanto ciclista”.

Como apontamentos de palmarés, em 2018 Jimmy Whelan foi Medalha de Prata nos Campeonatos Nacionais da Austrália em Sub-23 e no mesmo ano venceu a Ronde Van Vlaanderen. Na passada época foi de novo Medalha de Prata nos Campeonatos Nacionais de Estrada Elites e venceu a 1.ª Etapa do Tour Down Under. Ainda em 2022 foi o vencedor da Geral do Tour Down Under.

“Estou muito grato por estar de volta às corridas Pro com a Glassdrive / Q8 / Anicolor. Será realmente emocionante correr num ambiente novo, com uma equipa europeia apaixonada e bem-sucedida. Tenho alguns assuntos que deixei em aberto no ciclismo profissional e mal posso esperar para alcançar grandes resultados com a Glassdrive / Q8 / Anicolor. As estradas com montanha de Portugal e Espanha encaixam bem nas minhas características e estes percursos vão proporcionar uma oportunidade emocionante para promover a minha carreira como corredor profissional”, referiu James Whelan.

Já Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “Jimmy Whelan é um corredor jovem e que esteve durante cinco anos a correr no escalão World Tour. É um trepador por natureza e como tem experiência no pelotão World Tour, pode também acrescentar muito à nossa equipa, onde poderá ter um papel bastante importante na ajuda aos nossos líderes, inclusive em alguma corrida poder-se assumir líder da equipa e ter a sua oportunidade”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Agenda de Ciclismo Federação Portuguesa Ciclismo”


Setúbal recebe arranque da segunda metade da Taça de Portugal de BMX

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de BMX entra na fase decisiva no próximo fim de semana, na pista do Parque Verde da Belavista, Setúbal, local que recebe a quinta e sexta provas pontuáveis para o troféu.

Esta será a penúltima jornada dupla da Taça de Portugal, que, no total, conta com oito corridas pontuáveis. Será, por isso, o momento de começar a definir-se a classificação geral do troféu de regularidade.

Na principal categoria de competição masculina, a superclass, as provas do próximo fim de semana serão essenciais para que comece a definir-se um favorito ao triunfo final, pois, até ao momento, impera o equilíbrio.

Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) está no comando, com 31 pontos. Mas tem dois rivais muito próximos. Édi Barradas (Núcelo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) soma 29 pontos e Renato Silva (Team BMX Quarteira) já amealhou 28.

No setor feminino a situação é diferente. Rita Xufre (Núcelo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) venceu as quatro provas já realizadas e, a correr em casa, pretende destacar-se ainda mais no topo da classificação geral.

A entrada é livre para o público, que poderá assistir aos treinos oficiais e às competições. No sábado as corridas iniciam-se às 16h00, duas horas depois do arranque dos treinos. No domingo a competição está marcada para as 10h30 e os treinos para as 9h30.

 

Mais eventos oficiais

 

13 de maio: Bairrada UltraMaratona, Águeda

13 de maio: 1.º GP de Ciclismo da Vila de Fronteira

13 de maio: Taça de Estrada da Ilha Terceira, Santa Bárbara, Açores

14 de maio: 4.ª Prova do Campeonato Regional de Vila Real de XCM, Ribeira de Pena

14 de maio: 3.ª XCO de Esposende

14 de maio: Passeio dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, Trancoso

14 de maio: Ecotour BTT do Dão, Santa Comba Dão

14 de maio: Troféu Beirão de Meia Maratona, Vila Cova à Coelheira, Seia

14 de maio: 1.ª Prova da Taça Regional de XCM, Cadima, Cantanhede

14 de maio: XCO de Marrazes, Leiria

14 de maio: 2.º Prémio Juvenil da Cidade do Montijo

14 de maio: Maratona BTT Terras de Mira, Santa Clara A Velha, Beja

14 de maio: 2.ª Prova Taça do Algarve de XCO, Castro Verde

14 de maio: 15.º Cicloturismo Cobital, Faro

14 de maio: 2.ª Prova Taça da Madeira de XCO, Bica da Cana, Ponta do Sol, Madeira

14 de maio: Taça do Canal de Ciclismo de Estrada, Lajes, Pico, Açores

15 a 21 de maio: 5.ª Ride Across Portugal

16 a 20 de maio: Trans Madeira Summer

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com