sexta-feira, 27 de agosto de 2021

“Como convive com os ciclistas na estrada? Prepare-se...”


Um estudo realizado pela Universidade de Oxford (Inglaterra) analisou milhares de pessoas que vivem em diferentes cidades da Europa e concluiu que as viagens ativas – de bicicleta, a pé ou de trotinete - reduzem mais de 80% das emissões de gases com efeito de estufa.

No estudo, foram observadas cerca de 4 mil pessoas a viver nas cidades de Londres, Antuérpia (Bélgica), Barcelona, Viena, Örebro (Suécia), Roma e Zurique durante um período de dois anos. Durante esse tempo, estudaram as suas viagens diárias, seja por comboio, carro ou autocarro, calculando a pegada de carbono deixada para trás.

Os resultados mostraram que a pegada de carbono é 84% mais baixa para as pessoas que andam a pé ou de bicicleta em vez de utilizarem o transporte por combustão. Descobriram que a pessoa que substituiu o carro pela bicicleta reduziu as suas emissões em 3,2 kg CO2.

Finalmente, ficou provado que as emissões do ciclismo podem ser até 30 vezes inferiores às de um carro de combustão e até 10 vezes inferiores às de um carro elétrico.

Assim, embora os esforços para fazer esta mudança se concentrem na promoção tanto de veículos elétricos como de células de combustível ou no financiamento da instalação de pontos de carregamento, existe uma forma de transporte que é ao mesmo tempo saudável e que não emite quase nenhuma emissão: a bicicleta - ou qualquer veículo de mobilidade pessoal - ou a pé.

Mesmo que todos os carros novos fossem totalmente elétricos, ainda levaria 15-20 anos a substituir a frota mundial de carros movidos a combustíveis fósseis, de acordo com alguns estudos.

Mais de metade de todas as viagens efetuadas por transporte intensivo em termos de emissões, como autocarros ou carros, poderia ser feita de bicicleta, com ou sem motor. Com bicicletas elétricas, essa viagem poderia ser ainda mais longa graças à autonomia que permitem.

Fonte:  Auto Foco

“Vuelta: Rui Oliveira nono na vitória de Florian Sénéchal, Eiking continua líder”


Por: JP // VR

O francês Florian Sénéchal (Deceuninck-QuickStep) venceu hoje a 13.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, na qual o português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi nono, enquanto o norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert) permanece na liderança.

Sénéchal foi o primeiro a cruzar a meta, em Villanueva de la Serena, após 4:58.23 horas e 203,7 quilómetros desde Belmez, superando na disputa pelo triunfo a Matteo Trentin (UAE Emirates), segundo classificado, enquanto o também italiano Alberto Dainese (DSM) terminou em terceiro, dois segundos depois. Rui Oliveira chegou com o primeiro grupo, a três segundos do vencedor.

Odd Christian Eiking, que chegou com um atraso de 11 segundos, segurou a liderança da corrida, com 58 segundos de vantagem sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo classificado, e 1.56 minutos sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), bicampeão da prova.

No sábado, o pelotão da 76.ª edição da Vuelta vai disputar a 14.ª etapa, entre Don Benito e Pico Villuercas, numa tirada com 165,7 quilómetros e três contagens para o prémio de montanha, uma de terceira categoria e duas de primeira, a última das quais coincidindo com a meta.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Nuno Reis qualifica-se em 13.º para a final de Downhill”


Nuno Reis disputou hoje a qualificação para a prova de downhill de juniores, do Campeonato do Mundo de BTT, em Itália. O corredor português conseguiu qualificar-se no 13.º lugar.

 

Por: Ana Nunes

Foto: Rick Schubert

Hoje foi de Nuno Reis disputar a qualificação para a final de juniores masculinos, da prova de downhill (DHI). O corredor português fez uma descida controlada, com o objetivo de conseguir um bom lugar para a final, sem correr demasiados riscos. O bom ritmo que conseguiu manter deu-lhe o 13.º lugar, a nove segundos do melhor tempo da sessão, conquistado pelo irlandês, Oisin O’Callaghan.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, já esperava uma boa prestação da parte de Nuno Reis. “Este era um resultado que poderia sempre acontecer. Ele não deu o máximo, para também não correr riscos desnecessários. Fez uma descida controlada, para também tentar perceber se as linhas que tínhamos estudado estavam adequadas. Agora é ajustar os últimos pormenores e esperar pela prova de domingo, onde penso que terá tendência para melhorar o resultado de hoje”, revelou Pedro Vigário.

Nuno Reis irá disputar a final no domingo, às 08h25 (hora portuguesa), mas amanhã é dia de as atletas sub-23 entrarem em competição. Ana Santos e Raquel Queirós vão correr a prova de cross-country olímpico (XCO), que deverá ter início pelas 08h00 (hora portuguesa).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“15.ª Volta a Portugal de Juniores – Dia 2”


João Gomes conquista vitória ao sprint em Penamacor

 

Por: Ana Nunes

O pelotão chegou compacto a Penamacor e João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o mais forte ao sprint, vencendo esta segunda etapa da 15.ª Volta a Portugal de Juniores. Sérgio Saleiro (C.C.Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) foi segundo e Roberto Alonso (Bathco Cycling Team) terceiro.

Hoje cumpriu-se a etapa mais longa da Volta a Portugal de Juniores, que ligou Sabugal a Penamacor, num percurso de 129,4 quilómetros.

A fuga do dia consolidou-se à entrada do sabugal, ao quilómetro 32, com Abel Rosado (Teika Team G-Sport) e Diogo Mendes (Academia Ciclismo de Paredes/Penafiel Bike Clube). Nesta altura, o duo levava 40 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, composto por Alexandre Moreira (Alcobaça C C/Crédito Agrícola), Nuno Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol), João Martinho (Escola de Ciclismo Bruno Neves) e Tomás Mineiro (EFAPEL- Escola Ciclismo Águeda). O pelotão seguia a 1m30s.


Pouco depois, ao quilómetro 56, o grupo perseguidor viria a ser alcançado pelo pelotão. Já o duo que seguia na cabeça de corrida chegou a alcançar uma vantagem de 2m10 para o grupo. A certa altura, a fuga começaria a perder forças, acabando os dois corredores por ser absorvidos pelo pelotão ao quilómetro 88.

O pelotão seguiu compacto até ao final da etapa, com os corredores a se prepararem para uma chegada ao sprint. João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o mais forte nesta chegada emocionante, conquistando assim a vitória da segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores. Sérgio Saleiro (C.C.Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) foi segundo e Roberto Alonso (Bathco Cycling Team) fechou em terceiro.

Com o pelotão a chegar compacto, António Morgado (Bairrada) segurou a liderança da prova e ainda a camisola branca, de melhor júnior de primeiro ano. O seu colega de equipa, Gonçalo Tavares permanece líder da montanha, com Abel Rosado a vestir a camisola dos pontos. A Bairrada continua líder da classificação por equipas.


João Gomes, vencedor da etapa, não poderia estar mais satisfeito com esta vitória. “Foi uma sensação muito boa. As últimas provas não me têm corrido muito bem, tive até de desistir de duas delas, uma delas o Campeonato Nacional, e isso desmotiva sempre um pouco. Ontem tivemos um azar com o nosso colega de equipa que estava para a geral e hoje era a minha vez de tentar a sorte. Foi uma chegada muito rápida com muitos toques e estava mal colocado até ao último quilómetro. No entanto, consegui chegar à frente e arranjar uma boa posição para discutir o sprint. Correu tudo bem, dentro do previsto, e conseguimos a vitória”, afirmou João Gomes.

Amanhã disputa-se o contrarrelógio individual, entre Gouveia e Seia, que terá 14,8 quilómetros. Esta é uma das especialidades de eleição do camisola amarela, António Morgado, que terá aqui uma oportunidade de reforçar a sua liderança.

“Hoje a etapa correu como planeado. A equipa esteve 100% empenhada em manter a camisola amarela e esse objetivo foi conseguido. Amanhã quero tentar manter a liderança e espero que a equipa consiga ter o máximo possível de atletas no pódio. Em relação ao dia de amanhã, o contrarrelógio é uma especialidade da qual gosto bastante e espero que corra bem”, explicou António Morgado.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com